terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

BAFTA PREMIA OS MELHORES DO CINEMA

Gravidade, do cineasta mexicano Alfonso Cuarón, sagrou-se o grande vencedor da 67ª edição do Bafta, a maior premiação do cinema britânico. O longa ganhou em seis das 11 categorias nas quais concorria: melhor filme britânico, diretor, trilha sonora original, fotografia, som e efeitos visuais.
A odisseia espacial em 3D, protagonizada por Sandra Bullock, desbancou Longo Caminho para a Liberdade, Philomena, Rush, Walt nos Bastidores de Mary Poppins e O Gigante Egoísta na disputa de melhor longa produzido no Reino Unido.

Considerado um dos indicadores para o Oscar, o Bafta parece ter aumentado as chances de 12 Anos de Escravidão, do diretor Steve McQueen, ser aclamado na premiação de Hollywood, marcada para 2 de março. O título levou o prêmio de melhor filme e melhor ator para Chiwetel Ejiofor.

Trapaça também saiu da cerimônia, que aconteceu na Royal Opera House de Londres, com motivos para comemorar. O norte-americano David O. Russel recebeu o Bafta de melhor roteiro original para a tragicomédia que escreveu ao lado de Eric Warren Singer. Jennifer Lawrence foi considerada a melhor atriz coadjuvante, desbancando Julia Roberts (Álbum de Família) e Oprah Winfrey (O Mordomo da Casa Branca).

A australiana Cate Blanchett sagrou-se melhor atriz por sua elogiada atuação em Blue Jasmine, de Woody Allen. Outro prêmio que não causou surpresa foi o de melhor ator coadjuvante para Barkhad Abdi, de Capitão Phillips. A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, foi considerado o melhor filme estrangeiro da noite. E o controverso O Grande Gatsby, de Baz Luhrmann, mereceu os troféus de figurino e direção de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário