segunda-feira, 31 de julho de 2023

Lançamento de "Poemas Coligidos (1983-2020), de Rodrigo Garcia Lopes, em CURITIBA

Nesta quarta, dia 2 de agosto, em Curitiba, a partir das 19hs, acontece o lançamento do livro Poemas Coligidos (1983-2020), de Rodrigo Garcia Lopes, uma edição especial da Kotter Editorial (616 páginas). É mais uma edição do “Vino, Tapa Y Letra”, evento organizados por Guilherme Gontijo Flores. A noite de autógrafos, que terá leitura de poemas da obra, acontece no Pepita Tapa y Vino (Rua Saldanha Marinho, 1220, fundos). O volume reúne sete livros de poesia, na íntegra. *** PEPITA Tapa y Vino. Rua Saldanha Marinho, 1220, fundos, Curitiba, Instagram: @pepitatapasbar

sábado, 29 de julho de 2023

CANTORA LUANA BARRETO RECEBE DIPLOMA DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A cantora londrinense Luana Barreto foi reconhecida com o diploma de Reconhecimento da Belissima Musical, emissora de Nova Iorque, por sua trajetória e participação no projeto latino-americano Canto por la paz. Além do talento como cantora que valoriza o compositor e o músico londrinense, Luana Barreto colabora voluntariamente com projetos sociais e de formação musical para adolescentes e jovens, como o canto por la paz e o batuque na caixa. Em conversa com o jornalista Aldo Moraes, a artista revelou seu orgulho em representar o Brasil através de sua voz e agradeceu este reconhecimento em nome da cultura de Londrina e do país.
Conheça mais: https://www.youtube.com/@CantoraLuanaBarrettoOficial

CULTURA: INDIAROBA PROMOVE ENCONTRO DE PREMIADOS NA LEI PAULO GUSTAVO

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude de Indiaroba, Sergipe, promoveu em 29 de julho de 2023 o encontro dos representantes de 15 grupos culturais selecionados nas áreas de audiovisual e outras áreas da cultura, da Lei Paulo Gustavo (lei complementar 195, cuja regulamentação pelo Governo Federal ocorreu em maio deste ano, em Salvador com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, Ministra Margareth Menezes, autoridades da Bahia e milhares de artistas de todo o Brasil).
No encontro, tiveram fala sobre a importância da LPG: O secretário de cultura Jean Felisberto (quem vem fazendo um excelente trabalho); o secretário de planejamento Marcos Sertanejo, o consultor e jornalista Aldo Moraes; o secretário de administração Marcelo Leite e o prefeito municipal Adinaldo Nascimento. Gordinho Moral foi o apesentador do encontro. Na ocasião, os artistas esclareceram questões sobre o processo das ações culturais e do relatório a ser apresentado à gestão.
Para se ter uma ideia da importância artística e cultural em Indiaroba, muros espalhados pela cidade são estampados com mestres da cultura popular que representam a história do município (samba de coco, reisado, lambe sujo, quadrilha junina, dança afro).

quarta-feira, 26 de julho de 2023

MORRE A CANTORA IRLANDESA SINÉAD O'CONNOR, AOS 56 ANOS

A cantora irlandesa Sinéad O’Connor, de 56 anos, morreu, de acordo com a RTE, a emissora pública da Irlanda. A causa da morte não foi divulgada
Seu primeiro álbum, “The Lion and the Cobra”, foi lançado com aclamação da crítica em 1987, mas foi o segundo álbum de O’Connor, “I Do Not Want What I Haven’t Got”, que a destacou como uma artista reconhecida. Sua interpretação da música de Prince, “Nothing Compares 2 U”, alcançou o primeiro lugar em 1990, impulsionada pelo videoclipe que apresentava O’Connor com cabelo curto e gola escura.
A canção foi indicada para vários Grammys e rendeu a O’Connor as vitórias de vídeo do ano da MTV e de melhor vídeo de uma artista feminina. Nos últimos anos, O’Connor se abriu sobre sua luta contra o vício e a saúde mental, e detalhou sua experiência em seu livro de memórias de 2021, chamado “Rememberings”. A cantora deixa três filhos. Seu filho Shane, de 17 anos, morreu em 2022.

LEI PAULO GUSTAVO: INDIAROBA ABRE EDITAL DE PREMIAÇÃO CULTURAL

O Edital está no jornal Oficial 954, de 24 de julho de 2023: https://www.indiaroba.se.gov.br/paginas.html?urlp=https://publicacoesmunicipais.com.br/eatos/indiaroba

terça-feira, 25 de julho de 2023

CANTO TRISTE: MORRE LENY ANDRADE

Morreu na manhã desta segunda-feira (24) a cantora Leny Andrade, aos 80 anos de idade. Ela estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, e faleceu em decorrência de uma pneumonia e broncopatia inflamatória. A morte foi confirmada pela assessoria do Retiro dos Artistas, onde a cantora residia desde 2019. O velório começa nesta terça-feira (25), das 10h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e segue das 14h às 16h, no Memorial do Carmo, no Caju, onde ocorrerá a cremação. Leny Andrade iniciou sua carreira profissional em 1958, atuando como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves. Nas décadas de 1980 e 1990, dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico Luz Neon. Lançou também CDs em parceria com instrumentistas de renome, como César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Romero Lubambo.
Teve vários hits nas paradas brasileiras, e em 2007 dividiu um Grammy Latino com César Camargo Mariano para Melhor Álbum MPB ao Vivo. Em 2018, comemorou 60 anos de carreira com apresentações pelo projeto Clube do Choro Convida, acompanhada pelo violonista Luiz Meira. Cantou as músicas que se tornaram marcantes em sua trajetória, como Estamos aí (Durval Ferreira, Maurício Einhorn), Rio (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), Céu e Mar (Johnny Alf), Influência do Jazz (Carlos Lyra), Contigo Aprendi (Armando Manzanero), além do pout-pourri de Tom Jobim, com Este seu Olhar, Triste, Vivo Sonhando e Você vai ver e Garota de Ipanema. Em agosto de 2022, gravou, com o pianista Gilson Peranzzetta, a música Por Causa de Você (Tom Jobim e Dolores Duran), lançada como single pela Mills Records em janeiro de 2023 em comemoração aos seus 80 anos. FONTE: Agência do Brasil

segunda-feira, 24 de julho de 2023

ADEUS AO CANTO DE DÓRIS MONTEIRO

Morreu no Rio, na madrugada desta segunda-feira (24), a cantora Doris Monteiro. De acordo com a família, ela faleceu de causas naturais em casa. A artista tinha 88 anos. Nascida Adelina Doris Monteiro, a carioca começou a cantar profissionalmente ainda na adolescência, no fim da década de 40. Nos anos 50, ela se consagrou como uma das maiores intérpretes do país.
Em 1951, ela gravou o primeiro álbum. No ano seguinte, ela foi eleita a "Rainha dos Cadetes". Na fase inicial da discografia de Doris – que compreende 15 discos de 78 rotações editados entre 1951 e 1956 pelas gravadoras Todamérica e Continental – a voz macia da cantora começou a se impor em cena ainda dominada por interpretações sentimentais, à moda das interpretações das rainhas Angela Maria (1929 – 2018) e Dalva de Oliveira (1917 – 1972). São dessa fase seminal de Doris os sucessos: Se você se importasse (Peter Pan, 1951) e Dó ré mi (Fernando César, 1955). Ao longo dos anos 1950, Doris se consagrou como uma das principais vozes femininas do país. Doris também trabalhou no cinema. Ela participou de pelo menos dez filmes e atuou ao lado de nomes como Mazzaroppi, José Lewgoy e Tônia Carrero.

sábado, 22 de julho de 2023

O BOTECO DO PORTO APRESENTA JAIME SANTOS

SERGIPE: EXPOSIÇÃO DE ESCRITORES ESTANCIANOS

ROGÉRIO FERRAZ NO EPISÓDIO 14 DO PODECHEFE

ELABORAÇÃO DE PROJETOS: OFICINA COM EDDIE MANSAN

ADEUS A TONY BENNETT

O cantor norte-americano Tonny Bennett morreu nesta 6ª feira (21.julho.2023) em sua casa na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Segundo a assessoria do artista, a morte se deu por causas relacionadas a idade. Ele tinha 96 anos. Bennett foi diagnosticado com a doença de alzheimer em 2016. Mesmo debilitado, o astro do jazz continuou a se apresentar até 2021. Dono de hits como “Body and Soul” e “Blue velvet”, o cantor ganhou 20 Grammys ao longo da carreira. O cantor começou sua carreira no início da década de 1950 e mostrou talento com a voz forte e cheia de personalidade. Crooner à moda antiga, cantou faixas como "Because of You", "Rags to Riches" e "The Good Life". Com "Because of You", ficou por 10 semanas no topo da lista de músicas da revista "Billboard".
Entre seus últimos trabalhos, estão duetos com nomes clássicos e contemporâneos. Em março de 2011, Bennett gravou com Amy Winehouse o single "Body and soul" nos estúdios Abbey Road, em Londres. A parceria entrou no disco "Duets 2". Ele foi o último artista a trabalhar com Amy antes da sua morte prematura aos 27 anos. Com esse disco de parcerias, Bennett ocupou pela primeira vez na carreira o topo da lista dos álbuns mais vendidos da "Billboard". Foram 179 mil cópias vendidas na primeira semana, segundo a publicação.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

PIANISTA, CANTOR E COMPOSITOR JOÃO DONATO MORRE AOS 88 ANOS

Morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, o pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor João Donato. A informação foi confirmada pela família do músico. O velório será nesta terça-feira (18) no Theatro Municipal, em horário a confirmar. O corpo será cremado na sequência no Memorial do Carmo. João Donato tinha 74 anos de carreira, marcada pela criatividade e pelas misturas de vários gêneros musicais. Ele não parou de trabalhar nem durante a pandemia da Covid-19, quando participou do lançamento digital do álbum “Jazz is Dead”, em parceria com músicos de Los Angeles.

domingo, 16 de julho de 2023

LITERATURA PERDE MILAN KUNDERA

O escritor tcheco Milan Kundera, autor de "A Insustentável Leveza do Ser" - um dos principais romances do século XX - morreu em Paris aos 94 anos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (12) pelo grupo editorial francês Gallimar. Em seu primeiro romance, "A Brincadeira", de 1967, ele retratou e satirizou o regime comunista da Tchecoslováquia. Kundera chegou a perder a nacionalidade tcheca e foi naturalizado francês. Anos depois, ele ganhou o Prêmio Nacional de Literatura de seu país de origem. O autor era elogiado por seu estilo de retratar temas e personagens que flutuavam entre a vida cotidiana e o mundo das ideias. Seu livro mais famoso, "A Insustentável Leveza do Ser", lançado em 1984, é considerado um dos principais romances do século XX.

MORRE ATRIZ E CANTORA JANE BIRKIN

A atriz e cantora britânica Jane Birkin (na foto com Caetano Veloso), que ganhou fama nos anos 1960 e se tornou uma figura amada na França, morreu em Paris aos 76 anos, informou o Ministério da Cultura da França neste domingo (16. Jane Mallory Birkin nasceu em Londres em dezembro de 1946, filha da atriz britânica Judy Campbell e do comandante da Marinha Real David Birkin. Ela subiu ao palco pela primeira vez aos 17 anos e apareceu no musical “Passion Flower Hotel”, de 1965, do maestro e compositor John Barry, com quem se casou pouco depois. O casamento terminou no final dos anos 1960. Antes de se aventurar pelo Canal da Mancha aos 22 anos, ela alcançou notoriedade no polêmico filme de Michelangelo Antonioni de 1966 “Blow-Up: Depois Daquele Beijo”, aparecendo nua em uma cena de sexo a três. Além de cantar e atuar em dezenas de filmes, ela era uma figura popular na França por sua natureza calorosa e luta firme pelos direitos das mulheres e LGBT. Foi no set do filme “Slogan” em 1969 que Birkin conheceu Gainsbourg, que estava se recuperando de um rompimento com Brigitte Bardot, e os dois rapidamente começaram um caso de amor que cativou a nação.

sábado, 15 de julho de 2023

EDITAL DO PROGRAMA FUNARTE RETOMADA

Primeiro investimento é de R$ 18 milhões, do total de mais de R$ 100 milhões para a reconstrução da Política Nacional das Artes, com R$ 52 milhões para programas de incentivo. LINK: https://www.gov.br/funarte/pt-br/editais-1/2023

sexta-feira, 14 de julho de 2023

DIPLOMACIA: MORRE SÉRGIO AMARAL, AOS 79 ANOS

Morreu nesta quinta-feira (13), em São Paulo, o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e ex-ministro da Indústria e Comércio, Sérgio Amaral. Ele tinha 79 anos e lutava contra um câncer há cerca de um ano. Amaral foi embaixador em Londres entre 1999 e 2001, em Paris, no período de 2003 e 2005, e Washington, de 2016 a 2019. Formado em Direito pela USP, com pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Paris-Sorbonne, trabalhou como professor assistente de Relações internacionais na Universidade de Brasília. Ao longo de sua carreira, foi negociador da dívida externa brasileira e ocupou importantes postos na administração pública, entre os quais o de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Secretário de Comunicação e Porta-Voz do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Atuou também Ministro da Indústria e do Comércio, de 2016 a 2019, e presidente dos conselhos da CAMEX e do BNDES. No setor privado, presidiu o Conselho Empresarial Brasil-China e integrou o Conselho da WWF Brasil, assim como das empresas francesas Total, Plastic Omnium e de várias empresas brasileiras. Era associado ao escritório Felsberg e Advogados e membro do Conselho Estratégico da FIESP.

LONDRINA: MORRE TADEU FELISMINO

O jornalista e presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Tadeu Felismino morreu nesta quinta-feira (13), aos 68 anos. Ele lutava contra um câncer e deixa esposa e dois filhos. José Antônio Tadeu Felismino é jornalista e mestre em Comunicação Social formado pela Universidade Estadual de Londrina. Teve marcante papel nos movimentos estudantis durante a ditadura militar. Participou de todas as edições do Poeira, entre 1974 e 1978, e ocupou diversos cargos de representação estudantil no período, inclusive presidente do DCE Como jornalista, teve passagens pela Folha de Londrina, Panorama, Veja, Jornal do Brasil e Movimento. Felismino foi professor de Comunicação da UEL e Pró Reitor de Extensão. Foi eleito verereador e ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Londrina entre (1989-1990). O jornalista ocupou cargo de liderança em diversas entidades ligadas à inovação. Foi Coordenador da ADETEC – Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina, Incubadora Industrial de Londrina, Núcleo SOFTEX Norte do Paraná, Parque Tecnológico de Londrina. Idealizador e fundador do Fórum Desenvolve Londrina e Agência Terra Roxa. Ele também ocupou o cargo de diretor de Inovação do IAPAR. À convite do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, voltou a ocupar cargos no poder público. Foi chefe de Gabinete da Prefeitura de Londrina entre janeiro de 2019 e 2021. Em janeiro de 2021 assumiu o cargo de presidente do Ippul com o principal objetivo de conduzir o debate sobre as leis complementares de atualização do Plano Diretor Participativo. O velório será no Parque das Allamandas, das 9h às 16h, seguido da cerimônia de cremação. Ele deixa esposa e dois filhos. FONTE: CBN LONDRINA/GUILHERME MARCONI

UMBAÚBA REALIZA OITIVA DA LEI PAULO GUSTAVO

Na quarta-feira, 12 de julho de 2023 a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Umbaúba, Sergipe, reuniu a comunidade cultural do municipio na sede do Rotary Club para uma oitiva sobre a Lei Paulo Gustavo. Umbaúba teve o plano de ação aprovado, as contas abertas e o termo de adesão assinado aguardando a chegada dos recursos para a operacionalização da LPG.
Os agentes culturais e representantes de organizações culturais foram recepcionados pela Secretária Municipal de Cultura e Turismo, a Dra Angelita dos Santos; pelo membro da Operativa Nacional da Lei Paulo Gustavo, o músico Aldo Moraes; pelo Presidente do Rotary Club, Sr José Francisco Sobral e o membro Roque Silva; o Presidente da quadrilha junina Balanço do Nordeste e membro do Conselho de Cultura e Turismo de Umbaúba, Júlio César e; o secretário Municipal de Comunicação, Sr Claudson Cardoso Guimarães.
A explanação foi focada no histórico da lei complementar 195/2022 denominada de lei Paulo Gustavo, nas expectativas da secretaria em relação ao processo e os agentes culturais foram ouvidos e fizeram questionamentos que prontamente foram respondidos por Angelita e Aldo. Ao final, foram feitos agradecimentos aos presentes pela contribuição à arte e cultura do municipio, ao apoio do Prefeito Humberto Maravilha e ao Ministério da Cultura pelo resgate da força das tradições nacionais e das instituições.
Crédito das fotos: Secretaria Municipal de Comunicação de Umbaúba/SE

sábado, 8 de julho de 2023

MORRE ATRIZ NEUSA MARIA FARO

Foi enterrado, no interior de São Paulo, o corpo da atriz Neusa Maria Faro. Ela tinha 78 anos e estava internada para tratar uma trombose. Neusa Maria interpretou papéis marcantes em novelas da TV Globo. Em "Alma Gêmea" contracenou com Fúlvio Stefafini e Nicette Bruno como Divina Santini. A atriz também participou de 'O Profeta e 'Caras e bocas”.

NA SUÉCIA: AOS 76 ANOS, ELTON JOHN ENCERRA CARREIRA DE SHOWS

O cantor e compositor britânico Elton John, de 76 anos, fará, neste sábado (8), o seu último show, após 54 anos de carreira fonográfica. O encerramento da "Farewell Yellow Brick Road" - como é chamada sua turnê de despedida que começou em 2018 - aconteceu na Tele 2 Arena, em Estocolmo, capital da Suécia. A despedida do artista em sua terra natal aconteceu recentemente - no último dia 25 de junho - no Festival de Glastonbury, no Reino Unido. Onde, ironicamente, o cantor nunca tinha se apresentado antes. Já sua última apresentação nos Estados Unidos aconteceu em 20 de novembro do último ano, no Dodger Stadium de Los Angeles. Elton Jhon iniciou sua carreira ainda em 1969, com o LP “Empty sky”. Estimativas apontam que ao longo dos anos o britânico vendeu entre 250 e 300 milhões de discos, ficando atrás, somente, de Michael Jackson, Elvis Presley e os Beatles, além de uma fortuna de R$2,6 bilhões. John deu bastante destaque aos seus sucessos dos anos 1970 em seus últimos shows. Ele costuma abrir as apresentações com “Bennie and the Jets” e segue por números como “Tiny dancer”, “Candle in the wind”, “Philadelfia freedom”, “Don’t let the sun do down on me”, “Your song” e “Goodbye yellow brick road”. Já nos hits dos anos 1980, ele vem tocando “I guess that’s why they call it the blues” e “I’m still standing”.

quinta-feira, 6 de julho de 2023

YOUTUBE: NA DIREÇÃO DA POESIA APRESENTA ALDO MORAES

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=wlyl-yP4h2c

TEATRO: MORRE ZÉ CELSO MARTINEZ

Nascido em 1937, o trabalho de Zé Celso Martinez, encarado às vezes como orgiástico e antropofágico,[1] iniciou-se no fim da década de 1950, e se definiu na década de 1960 quando Zé Celso liderou a importante Teatro Oficina − grupo formado quando integrava o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo − onde apresentava sua inquietude e irreverência, realizando trabalhos de caráter inovador.[2] Nessa época, destacam-se as encenações de Pequenos Burgueses (1963) − peça que enfoca a Rússia às vésperas de sua Revolução e evidencia numerosos pontos de contato com a realidade nacional anterior ao golpe militar de 1964 −, O Rei da Vela (1967), de Oswald de Andrade − espetáculo-manifesto tornado emblema do movimento tropicalista − e Na Selva das Cidades (1969), obra de Bertolt Brecht que trata da profunda crise que atravessava o país e a equipe artística.[3][4][5] Pequenos Burgueses, embora suspenso em abril de 1964 por autoridades militares que acabavam de tomar o poder, rendeu a José Celso todos os prêmios de melhor direção do ano e as críticas colocaram a produção como a mais perfeita encenação do teatro brasileiro; a apresentação retornou aos palcos no mês seguinte.[2] Interessado em eventos culturais, artísticos e políticos, Zé Celso atualmente se intercala entre o cinema e o teatro. Trabalhou em Encarnação do Demônio (2007), de José Mojica Marins (lançado em 2008), dirige e atua em inúmeras peças teatrais, ainda comandando o Teatro Oficina, mesmo depois de cinquenta anos − como em Santidade (2007). Por experimentar formas ousadas de se realizar uma peça teatral, Zé Celso já se viu entre críticas internacionais. Num caso mais recente, sua peça Os Sertões, quando montada em 2005 em Berlim, Alemanha, causou polêmica na capital pelo fato dos atores ficarem nus em determinadas cenas. A imprensa alemã apelidou a montagem de “teatro pornô”.[6] Desde os anos 2000, luta contra o Grupo Silvio Santos, que busca construir um empreendimento comercial nos arredores do Teatro Oficina, cujos traços originais, projetados pela arquiteta Lina Bo Bardi, interagem com vizinhança ameaçada pela incorporação imobiliária. Embora José afirme que sua relação com Silvio Santos seja boa,[7] a disputa se estende há anos.[8] Trabalhando − seja dirigindo, adaptando, ou realmente numa colaboração − com nomes que vão de Augusto Boal, Henriette Morineau, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Raul Cortez, Bete Coelho e Flávio Império a Chico Buarque, William Shakespeare, Nelson Rodrigues, Max Frisch, Bertolt Brecht e Máximo Gorki, Zé Celso construiu um dos mais originais percursos dos palcos brasileiros. Com a realização de Vento Forte Para um Papagaio Subir (2008) − de sua própria autoria e montada primeiramente em 1958.

quarta-feira, 5 de julho de 2023

COMPOSITOR E SANFONEIRO ZÉ LU MORRE EM MINAS GERAIS

O compositor e sanfoneiro José Luiz Pereira da Silva, o Zé Lu, morreu, aos 62 anos, em Montes Claros, no Norte de Minas, na madrugada desta quarta-feira (5/07). Com vários discos gravados, Zé Lu tornou-se muito conhecido no Norte do estado e em outras regiões, por animar festas populares à base do "forró pé de serra". Também fez apresentações em Belo Horizonte e São Paulo. Durante mais de 30 anos, Zé Lu integrou o Terno da Folia de Reis de Alto Belo (distrito de Bocaiuva, liderado porTeo Azevedo, nascido no lugar), tocando rabeca, violão, viola ou mesmo cavaquinho, além de ajudar nos cantos de reis.