quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PRÊMIO ARTE PARANÁ DIVULGA PROJETOS APROVADOS


Prêmio Arte UrbanaA Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) divulgou nesta quinta-feira (30/11) o resultado do Edital 006/2017 do Prêmio Arte Urbana, que selecionou 10 projetos de grafite em mural com a temática Educação no Trânsito. O valor da premiação é de R$ 88 mil reais, que será dividido entre os selecionados. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado – Comércio, Indústria e Serviços Nº 10.078 de 30 de novembro de 2017 e também pode ser conferido aqui: http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/ARTE_URBANA/Resultado_Final_Arte_Urbana.pdf

O projeto Arte Urbana – Respeito no Trânsito tem como propósito a pintura em arte grafite de toda a extensão do muro do Detran-PR situado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, em Curitiba. São 160 metros de muro que receberão a arte dos grafiteiros selecionados por meio do edital 006/2017. Haverá ainda oficinas de grafite para jovens em situação de vulnerabilidade social.

A execução da arte no muro e das oficinas será de 11 a 17 de dezembro de 2017. Na data de entrega do muro, prevista para a tarde do dia 17 de dezembro, haverá uma grande confraternização, com pista de Halfpipe (estrutura em forma de U para prática de esportes radicais, como o skate, patins em linha ou bicicletas BMX), apresentação de Hip Hop e DJ.

Parceria da SEEC com o Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR), o Arte Urbana busca usar linguagens e formatos que chamem a atenção dos jovens, grupo de risco no trânsito, e promovam uma mudança de comportamento com o auxílio da arte.

APÓS 155 ANOS, DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DEIXA DE SER IMPRESSO

Após 155 anos de existência da versão em papel do Diário Oficial da União (DOU), o governo decidiu suspender a impressão do documento a partir de 1º de dezembro.

O acesso passará a ser feito exclusivamente pela internet, o que é um marco de modernidade para o governo, disse hoje o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, que participou da cerimônia que marca o fim da versão impressa do DOU.

Segundo dados do governo, a maioria dos leitores da imprensa oficial já acessa o conteúdo pela internet. São 700 mil acessos online ao mês, enquanto a versão impressa circula com tiragem de 6 mil exemplares por dia.

Debates Sesc Partituras 2017: Villa-Lobos e a Coleção Escolar

No dia 01 de dezembro, das 14h30 às 16h30, os pesquisadores Carlos Alberto Figueiredo Manoel Corrêa do Lago participarão do “Debates Sesc Partituras”, onde irão falar sobre as composições e arranjos de Villa-Lobos para a Coleção Escolar.
 
Os musicólogos abordarão questões relacionadas ao contexto da criação dos arranjos e composições criadas na implantação do Canto Orfeônico nas escolas brasileiras. Serão analisadas em especial as obras disponibilizadas no Sesc Partituras a partir de uma parceria com a Academia Brasileira de Música. 
 
Confira a matéria completa no site:
 

Segue o link da transmissão online que acontecerá amanhã, das 14h30 às 16h30http://www.canalsescbrasil.com.br/canal/aovivo/

RENATO FORIN RECEBE PRÊMIO JABUTI ESTA NOITE

Escritor de "Samba de Uma Noite de Verão" participa de cerimônia no Auditório Ibirapuera em São Paulo e comemora recente premiação de outra obra pela Fundação Cultural do Pará

Na noite desta quinta-feira, um londrinense será o primeiro autor a subir o palco do Auditório Ibirapuera para receber o troféu mais desejado da literatura brasileira. Contemplado em terceiro lugar na categoria Adaptação do 59° Prêmio Jabuti, o jornalista Renato Forin Jr. divide o pódio com Walcyr Carrasco e Rodrigo Machado. O reconhecimento vem para o seu primeiro livro, "Samba de Uma Noite de Verão", publicado pela pequena KAN Editora e patrocinado pelo PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina. A cerimônia será transmitida ao vivo a partir das 20 horas pela página do Facebook da CBL - Câmara Brasileira do Livro. Nesta edição, concorreram ao Jabuti quase 2.500 obras de ficção e não-ficção e foram premiados nomes como Silviano Santiago, Ana Miranda, Marilena Chauí e José Castello.


“É uma emoção inexplicável e uma honra desmedida estar junto de autores que sempre li e que estudo na Academia, neste prêmio que é o mais antigo da literatura brasileira. Nem me sinto muito merecedor. Ao mesmo tempo, penso no troféu como um fôlego para seguir em frente em meio ao caos que temos vivido na área cultural e como reconhecimento a um trabalho árduo e que vem de longa data”. O autor destaca ainda que, pela característica de “Samba de Uma Noite de Verão”- um livro acompanhado de CD com canções escritas por ele na voz de cantores de Londrina -, trata-se de uma obra coletiva. “Este livro representa a consolidação de instituições importantíssimas na cidade, como a Funcart, onde este texto nasceu, o PROMIC, que o financiou, além de concentrar o trabalho de vários artistas da área musical, gráfica e editorial. É a cultura de Londrina que sobe ao pódio”, destaca. 


O livro de Forin é uma reescritura de "Sonho de Uma Noite de Verão", obra do fim do séc. XVI do dramaturgo inglês William Shakespeare. Sua proposta consiste em transpor a trama para o universo brasileiro, desenhando metáforas da formação do país. Passeiam pelos 5 atos da peça musical personagens típicos do imaginário brasileiro, como malandros, trabalhadores, lavadeiras, um chefe de comunidade, uma mãe de santo, dentre outros. Eles habitam a Vila de Vera Cruz, humilde e alegre favela de onde ecoa o miscigenado ritmo brasileiro. A história também se passa em uma floresta contígua à Vila, onde reinam seres imaginários da cultura afro-brasileira, como os orixás e outras deidades. 

“Quando li o ‘Sonho...’, imediatamente vi ali uma forma interessante para abordar nossas questões, como a exploração dos mais pobres pelos mais ricos, os amores tropicais, a demagogia dos líderes políticos, a visão da sociedade sobre os artistas. Ao mesmo tempo, uma oportunidade para falar sobre o que há de mais potente na nossa formação: o dom da mistura. Foi um longo e minucioso processo de pesquisa para encontrar no contexto brasileiro – e a partir da tradição de nossas matrizes fundadoras – personagens e situações paralelas àquelas propostas por Shakespeare”, explica. O resultado foi o espetáculo encenado em 2009 pela Escola Municipal de Teatro, com direção de Edna Aguiar e Guilherme Kirchheim, e, após posteriores ajustes no texto e novas composição cancionais, a publicação em livro-CD em dezembro de 2016. 

Renato enviou o projeto do livro ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura por cinco vezes e só na última teve a proposta aprovada, o que permitiu a distribuição de parte da tiragem para escolas públicas estaduais, além de outras instituições ligadas à arte e à educação da cidade, como forma de incentivo à leitura do texto dramático e à audição de música popular para jovens.  No sentido paradidático, a publicação traz notas com vida e obra de compositores brasileiros, desde a tradição até a contemporaneidade, partituras das canções autorais e posfácio analítico escrito pelas professoras Sonia Pascolati e Maria Carolina de Godoy, do PPG Letras da UEL.  Outros textos incluídos no livro são o prefácio do autor e a apresentação elaborada pelo jornalista Antônio Mariano Jr. A direção musical do disco é de Sara Delallo, com produção de áudio de Luciano Galbiati. A coordenação editorial é de Marcos Losnak, cuja editora também recebe seu primeiro Jabuti na cerimônia desta noite, representada por Danieli Pereira, que fez a produção do livro. 


Nova premiação – Novembro foi um mês de ótimas surpresas para Renato. Poucos dias após saber do Prêmio Jabuti, o autor recebeu a notícia de que outro texto dramatúrgico – a peça “OVO” – fora contemplado nos Prêmios Literários 2017 do  Programa Seiva de Incentivo à Arte e à Cultura da Fundação Cultural do Pará (FCP). O resultado foi divulgado no dia 22 de novembro e prevê a publicação inédita da obra em formato de livro. Parte da tiragem será distribuída pela Fundação sediada em Belém e outra parte será destinada ao autor. No mesmo edital, foram contemplados mais onze novos escritores em diferentes categorias, como romance, poesia, ensaio e infanto-juvenil, de quatro estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pará. “OVO” recebeu a média 100, nota máxima inclusive dentre outras categorias. 

“Os Prêmios Literários promovidos pela Fundação Cultural do Pará têm duas características muito interessantes e incomuns: o fato de, mesmo sendo um prêmio estadual, permitir a inscrição de autores do território nacional, e abarcar várias categorias, inclusive a dramaturgia – este gênero milenar, que tem pouca visibilidade em outros concursos e no mercado editorial. Uma grande felicidade poder publicar ‘OVO’, um texto pelo qual tenho particular apreço”, explica Renato. Bem diferente de “Samba de Uma Noite de Verão”, que toca em aspectos mais culturais e sociológicos, “OVO” propõe uma reflexão filosófica sobre a passagem: a morte das pessoas, o desaparecimento das coisas e a efemeridade do tempo. 

A trama traz dois personagens trágicos – Édipo e Electra – como irmãos que passaram a juventude na zona rural e que, na vida adulta, encontram-se na cidade no momento do falecimento de mãe. Diante da circunstância extrema da morte, é a oportunidade de refletirem juntos sobre questões como os afetos familiares, a força do destino na caminhada humana e a figura divina. Com forte influência psicanalítica e teor lírico, “OVO” traz metáforas ligadas à maternidade/paternidade e ambienta a trama em um galinheiro, como referência ao espaço onde os irmãos brincavam na infância. Em termos formais, o texto alinha-se à dramaturgia contemporânea, propondo quebras espaço-temporais, fluxos de pensamento e reflexões metateatrais. Inédita no formato de livro, a peça foi montada pelo grupo londrinense Agon Teatro em 2015 e cumpriu mais de 30 apresentações na cidade-sede e outros municípios paranaenses. 

Ainda este ano, a publicação estará em fase de edição pela Fundação Cultural do Pará, em parceria com o autor, e o lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2018. O livro “Samba de Uma Noite de Verão” pode ser adquirido na Funcart (Rua Souza Naves, 2380) ou direto com o autor pelo WhatsApp (43) 99979-3349. O valor do livro ilustrado de capa dura com CD é R$ 35.

Fotos: Livro “Samba de Uma Noite de Verão” e montagem de “OVO” pelo Agon Teatro (Londrina-PR).
Créditos: no nome de cada arquivo

Contatos para a imprensa:
Renato Forin Jr.: (43) 9 9979-3349

NEGROS DOMINAM PRINCIPAL CATEGORIA DO GRAMMY 2018

Os indicados ao Grammy 2018 foram anunciados nesta terça-feira (28). Esta é a primeira vez em 18 anos que não há um homem branco na lista de artistas que disputam o troféu de Álbum do Ano, principal categoria da premiação que chegará à 60ª edição.

Esse cenário foi visto pela última vez em 1999, quando Lauryn Hill, Sheryl Crow, Garbage, Madonna e Shania Twain disputaram a categoria. Lauryn foi quem ganhou o grande troféu com seu The Miseducation of Lauryn Hill.

Os indicados deste ano são Childish Gambino (Redbone), Jay-Z (The Story of O.J.), Kendrick Lamar (HUMBLE.), Bruno Mars (24K Magic) e Lorde (Melodrama).

Além disso, quatro das cinco faixas que concorrem na categoria Gravação do Ano são de artistas negros: HUMBLE. (Kendrick Lamar), Redbone (Donald Glover), 24K Magic (Bruno Mars), The Story of O.J. (Jay-Z).

PERFIL DOS SELECIONADOS NO PRÊMIO CULTURAS POPULARES 2017

Dos 500 selecionados, 200 foram na categoria "Mestres e Mestras", 200 na categoria "Grupos/Comunidades", 80 na categoria "pessoas jurídicas sem fins lucrativos" e 20 herdeiros de mestres já falecidos (In Memorian).
 
O Grupo Afrolage, do Rio de Janeiro (RJ), foi um dos 151 premiados na região Sudeste, do total de 500 selecionados em todo o País. Idealizado pela professora e coreógrafa Flávia Souza, busca dar visibilidade à cultura de matriz afro-brasileira, por meio de manifestações culturais como o Jongo, a Capoeira Angola, o Maracatu, o Côco e o Samba de Roda. Todo último domingo do mês, seus membros promovem, de forma voluntária, um encontro na Praça Agripino Grieco, Zona Norte da capital fluminense. Com 12 integrantes, o grupo reune até 100 pessoas.
 
Na região Sul, o Boizinho da Praia foi um dos contemplados. No município Cidreira (RS), trata-se de um folclore da cultura popular local. A manifestação havia caído em desuso por mais de 50 anos e foi resgatada, registrada e socializada pelo Mestre Ivan Therra. Ainda no Sul (Paraná), o batuque na caixa recebeu nota máxima por sua história que se mistura com a trajetória do músico Aldo Moraes, seu fundador.
 
No Centro-Oeste, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, em Alto Paraíso de Goiás (GO), foi uma das selecionadas. Fundada em 1997, na pequena Vila de São Jorge, os idealizadores buscavam um espaço democrático para as manifestações da cultura popular tradicional. Sede e precursora do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, a Casa de Cultura ficou conhecida em todo o país por acolher, anualmente, as manifestações artísticas e expressões culturais do povo simples brasileiro. A Catira e a Curraleira, executadas pelos foliões de São João da Aliança; a Sussa dançada pelos Calungas do Vão do Moleque e do Vão das Almas; o Lundu e o Batuque, representados pelo grupo A Caçada da Rainha, de Colinas do Sul; e o Congo, encenado pela comunidade de Niquelândia, são alguns dos exemplos mais emblemáticos das expressões artísticas que se apresentam anualmente.
 
No Nordeste, o mestre Severino Vitalino, natural de Caruaru (PE), também foi agraciado pelo prêmio. Com o pai, o consagrado mestre Vitalino, aprendeu a modelar o barro e retratar personagens e bonecos da realidade local. As obras de Mestre Vitalino podem ser vistas no Museu do Barro de Caruaru, em Pernambuco; e no Museu Casa do Pontal, o mais importante museu de arte popular do Brasil, no Rio de Janeiro. O mestre criou uma narrativa visual expressiva sobre a vida no campo e nas vilas do nordeste pernambucano. Realizou esculturas antológicas, como "o enterro na rede", "cavalo marinho" e "casal no boi", entre outras.
 
Já na região Norte, o "botador de boi", repentista, cantador de carimbó, compositor de sambas, poeta e pescador Mestre Damasceno foi um dos premiados. Ele criou, a exemplo do boi-bumbá, o "Búfalo-Bumbá" de Salvaterra. A escolha do búfalo se deu por ser um símbolo da paisagem de Marajó. Trata-se de uma brincadeira coletiva, que percorre as ruas da cidade duas vezes por ano, em junho e agosto.

MINC DIVULGA SELECIONADOS NO PREMIO CULTURAS POPULARES 2017

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, nesta terça-feira (28), os 500 ganhadores da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros. Lançado em junho, o prêmio foi recordista em número de inscrições – 2.862 – no âmbito da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC. Cada premiado receberá R$ 10 mil. Foram selecionadas iniciativas de todas as regiões: 258 do Nordeste, 151 do Sudeste, 42 do Norte, 21 do Centro-Oeste e 28 do Sul.
O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, explicou que o edital integra o programa de fomento do MinC e tem por objetivo incentivar e preservar expressões culturais que formam o DNA do Brasil. "Trata-se de um reconhecimento da importância de nossas tradições e dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso País", afirmou. 
"O edital teve número expressivo e recorde de premiados porque queríamos atender e contemplar as mais diversas manifestações e valorizar o trabalho desses mestres e grupos culturais", afirmou a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Débora Albuquerque. 

A comissão de seleção do prêmio, formada por servidores públicos e membros da sociedade civil, elegeu iniciativas que retomam práticas populares em processo de esquecimento e difundem tais expressões para além dos limites de suas comunidades de origem. Entre elas, o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Não foram incluídas no prêmio Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira por já serem objeto de editais específicos lançados pelo MinC.
Foram avaliados a contribuição sociocultural do projeto às comunidades; a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e o impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros.

Relação dos premiados nacionais:

http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1458433/Port.+n%C2%BA%2015-Dispoe+sobre+a+homl.+do+Resultador+do+Edital+n%C2%BA%2001-Edicao+Leandro+Gomes+de+Barros.pdf/a984161c-8cdd-4ff8-875b-cc58940e8096
FONTE: MINC

MINC ANUNCIA LIBERAÇÃO DE PATROCÍNIO DA CAIXA PARA O CARNAVAL DO RIO

O governo federal cumpriu o compromisso assumido com as escolas de samba do Rio de Janeiro e vai destinar R$ 8 milhões para o Carnaval de 2018. O valor será repassado pela Caixa Econômica Federal via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O anúncio foi feito nesta terça-feira (28/11) pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
 
Para que os recursos sejam liberados, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) precisa retificar campos da proposta protocolada no Ministério da Cultura na semana passada. "A bola está agora na quadra da Liga das Escolas de Samba, para que eles possam qualificar o projeto no âmbito da Lei Rouanet e acertar os detalhes com a Caixa", disse Sá Leitão.
 
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

RENATO GAÚCHO: ÍDOLO IMORTAL


Maior ídolo da história do Grêmio e vencedor da Libertadores como jogador, Renato Gaúcho se torna agora também o primeiro brasileiro a conquistar o feito como jogador e técnico.


Gaúcho se impôs nos 2 jogos contra o Lanus e vira definitivamente imortal perante a história gremista.

GRÊMIO É TRI NA LIBERTADORES

Pela terceira vez, a América do Sul é preto, azul e branca. Depois de 22 anos, o Grêmio volta ao topo do continente, e de forma incontestável.

Segura, sofrendo poucos riscos e com golaços, a equipe tricolor confirmou o título da Libertadores ao bater o Lanús por 2 a 1 no Estádio Ciudad de Lanús - Néstor Díaz Pérez, nesta quarta-feira. No confronto de ida da final, os brasileiros já tinham triunfado por 1 a 0 em Porto Alegre.

Fernandinho e Luan marcaram ainda no primeiro tempo para os visitantes. Sand, de pênalti, descontou na etapa final, mas nada que ameaçasse a vitória e o título do adversário.

Com a conquista, o Grêmio iguala-se a São Paulo (1992, 1993 e 2005) e Santos (1962, 1963 e 2011) como time brasileiro com mais títulos da Libertadores. Somente quatro clubes possuem mais taças: Independiente (7), Boca Juniors (6), Peñarol (5) e Estudiantes (4). Os gaúchos tinham ficado no lugar mais alto do continente em 1983 e 1995.

Além disso, o título faz de Renato Gaúcho o primeiro brasileiro a erguer o troféu da competição na condição de jogador e técnico. 

GUILHERME RIPPER ESTREIA OBRA MUSICAL GLORIA CONCERATO, NO RIO


PAULO BRIGUET LANÇA O LIVRO CORAÇÃO DE MÃE


NESTE Sábado, dia 02, Harmonitango lança CD no Instituto Tom Jobim

Uma homenagem a Astor Piazzolla deve ser feita por músicos competentes, virtuosos e, principalmente, versáteis, que possam transitar entre o popular e o erudito tão habilmente quanto o consagrado, e muitas vezes incompreendido, músico portenho. Neste sentido, e em busca por diferentes sonoridades e novas formas de expressão, o Harmonitango chega ao seu primeiro CD, numa formação inusitada, com músicos de grande experiência camerística: José Staneck (harmônica), Ricardo Santoro (violoncelo) e Sheila Zagury (piano). Última produção de Sergio Roberto de Oliveira, morto em julho deste ano de câncer no pâncreas, o CD homônimo faz jus à diversidade cultural que tanto marcou a obra de Pìazzolla, agora com tempero brasileiro. O trio fará concerto de lançamento no próximo dia 02 de dezembro, sábado, às 20h, no Instituto Tom Jobim, no Jardim Botânico, com entrada gratuita.


A partir de suas múltiplas influências, a música de Piazzolla também bebeu na fonte brasileira. No início de carreira, em sua ânsia de se tornar compositor erudito, o portenho foi ter aulas com a legendária Nadia Boulanger, mestre de alguns dos maiores criadores do século XX como Igor Stravinsky, Leonard Bernstein, Aaron Copland, os brasileiros Claudio Santoro, Camargo Guarnieri e Almeida Prado, além de nomes fundamentais da música popular moderna, como Egberto Gismonti e Quincy Jones. E foi a própria Boulanger quem lhe incentivou a desistir da carreira erudita e mergulhar de vez no tango, ritmo que tanto o fascinava.

Neste CD, estão presentes duas de suas maiores criações: Adiós Nonino, dedicada ao seu pai que acabara de perder, em 1959; e Libertango, tema consagrado pelas interpretações do compositor e das várias releituras mundo afora. A Libertango se juntam, nesta gravação, Meditango e Violentango, que pertencem a uma série original de sete tangos (além dos três citados, Meditango, Undertango, Amelitango e Tristango) lançados em único disco, de 1974.

Em Fuga y Misterio, o compositor resgata suas influências eruditas, onde encontramos uma fuga que integra, originalmente, María de Buenos Aires, uma “ópera- tango” denominada pelo compositor como “operita”. Essa mesma forma reaparece em La Muerte del Ángel, com momentos líricos magistrais.

Ainda dentro da série “Ángel”, Milonga del Ángel e Resurrección del Ángel, e Oblivion, escrita em 1982 para o filme Enrico IV, do cineasta Marco Bellocchio. Deus Xango é um dos frutos dos encontros de Piazzolla com o saxofonista Gerry Mulligan: o disco Summit (Reunión Cumbre), de 1974. Já Retrato de Milton é dedicada a Milton Nascimento, que Piazzolla considerava como o grande representante da então nova geração de grandes compositores do Brasil.

AGENDA SESC CADEIÃO CULTURAL DEZEMBRO/2017


quarta-feira, 29 de novembro de 2017

VENCEDORES DO PREMIO LONDRINA CIDADANIA 2017

Os grandes vencedores do 3º Prêmio Londrina de Cidadania promovido por Observatório de Gestão Pública de Londrina são:

Associacao Projeto Recrutando Vidas - 1º lugar

ACEVB Projeto Vista Bela/Biblioteca Solidária - 2 º lugar

Clube das Mães Unidas - 3 º lugar

Foram premiados também os outros sete finalistas pelas excelentes iniciativas!

ADA Associação Defensora dos Animais Londrina, Projeto Dançando um Sonho, Cursinho Fênix - Popular e Gratuito, Tok de Amor, SOS VIDA ANIMAL, Morada de Deus – Centro de Assistência e Recuperação de vidas e Associação Cultural Espaço Thalita Cumi

Conheça os vencedores do Prêmio Literário Biblioteca Nacional

Marcelo Moutinho, Cláudia Maria de Vasconcelos, Angela de Castro Gomes, Patrícia Hansen, Eva Furnari, João Anzanello Carrascoza, Sérgio Medeiros, Gabriela Marques de Castro, Paulo André Chagas, Gustavo Marcheti, J. P. Cuenca e Rogério Bettoni foram os vencedores da edição 2017 do Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. A entrega dos prêmios ocorreu na noite dessa segunda-feira (27), em cerimônia com a presença do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. 
 
Conto - Prêmio Clarice Lispector
Marcelo Moutinho, com a obra "Ferrugem", da Editora Record
 
Ensaio Literário - Prêmio Mario de Andrade
Cláudia Maria de Vasconcelos, com a obra "O livro Samuel Beckett e seus duplos: espelhos, abismos e outras vertigens literárias", da Editora Iluminuras
 
Ensaio Social - Prêmio Sérgio Buarque de Holanda
Angela de Castro Gomes e Patrícia Hansen, com a obra "Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política", da Editora Civilização Brasileira
 
Literatura Infantil - Prêmio Sylvia Orthof
Eva Furnari, com a obra "Drufs", da Ed. Melhoramentos
 
Literatura Juvenil - Prêmio Glória Pondé
João Anzanello Carrascoza, com a obra "Tempo justo", da Editora SM
 
Poesia - Prêmio Alphonsus de Guimaraens
Sérgio Medeiros, com a obra "A idolatria poética ou a febre de imagens", da Editora Iluminuras
 
Projeto Gráfico - Prêmio Aloísio Magalhães
Gabriela Marques de Castro, Paulo André Chagas e Gustavo Marcheti (Bloco Gráfico), com a obra "O momento presente", de Anri Sala, da Editora IMS
 
Romance - Prêmio Machado de Assis
J. P. Cuenca, com a obra "Descobri que estava morto", da Tusquets Editores
 
Tradução - Prêmio Paulo Rónai
Rogério Bettoni, com a obra "Jaqueta Branca ou O mundo em um navio de guerra", de Herman Melville, da Editora Carambaia

VOO DA CHAPECOENSE: 1 ANO DEPOIS


Começou pouco depois da meia-noite desta quarta-feira (29) uma cerimônia católica na Arena Condá, em Chapecó, no Oeste catarinense, em homenagem às vítimas do acidente com o voo que levava a delegação da Chapecoense. Torcedores e familiares dos mortos acompanham a cerimônia religiosa. Na queda do avião, em 29 de novembro de 2016, 71 morreram e seis ficaram feridos. 



Uma capela improvisada foi montada na arquibancada da Arena Condá. As famílias das vítimas tiveram um espaço reservado para as orações. No restante das arquibancadas do estádio, torcedores acompanharam a cerimônia. 

As famílias das vítimas receberam velas verdes, que simbolizam a vida que nunca acaba. Elas iluminaram a procissão até a Catedral Santo Antônio, no Centro de Chapecó. 

Durante a cerimônia católica, os presentes ouviram músicas tradicionais litúrgicas e cantaram o famoso grito de torcida do time, "vamos, vamos, Chape". 

A partir das 9 hs, a Arena Condá abre novamente para homenagens durante todo o dia.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

ARRIGO BARNABÉ CANTA ROBERTO E ERASMO


SHOW NOEL ABRAÇA LONDRINA


FILO 50 ANOS RETOMA CABARÉ

Projeto FILO – Rumo aos 50 Anos
 
De 1 a 17 de dezembro de 2017

Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen) e Universidade Estadual de Londrina

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura – Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Petrobras – Governo Federal, Universidade Estadual de Londrina, Caixa Econômica Federal e Unimed Londrina.

Apoio Institucional: Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e Instituto de Desenvolvimento de Londrina – Codel.

Programação:
01 e 02/12 - Denise Stoklos (SP) - “As Palavras Gestuais de Denise Stoklos”. Teatro Ouro Verde, 20h30. Ingressos no www.diskingressos.com.br

05/12 - Clarice Niskier (RJ) - “A Alma Imoral”. Teatro Ouro Verde, 20h30. Ingressos no www.diskingressos.com.br

05 e 06/12 - Grua-Gentleman de Rua (SP) - “Corpos de Passagem”. Pelas ruas da Cidade

07/12 - Palhaça Rubra (SP) - "Rubra Pop Show". Concha Acústica, 19 horas

08/12 - Palhaça Rubra (SP) - "Rubra Pop Show". Calçadão, 18 horas

09/12 - Beatles Para Crianças (SP). Aterro do Lago Igapó 2, 18 horas.

13/12 - Show Paralamas do Sucesso, “Sinais do Sim". Pavilhão Nacional do Parque Ney Braga, 21h. Ingressos no www.diskingressos.com.br

14/12 - Show Zeca Baleiro, 20 anos de carreira. Pavilhão Nacional do Parque Ney Braga, 21h. Ingressos no www.diskingressos.com.br

17/12 - “Bailinho do Plantão”, com Plantão Sorriso.  Margens do Lago Igapó, 18 horas

OFÍCIO DA BAIANA DO ACARAJÉ É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL

Dona Avelina (no alto, sentada) ensinou à filha Tânia (direita) e à neta Ana Cássia (esquerda) o ofício da baiana do acarajé. O alimento, originalmente ligado ao candomblé, é um dos mais populares do país (Fotos: Janine Moraes/Ascom MinC)
 
 
Turbante, bata, anágua engomada, saia armada bem arredondada, com fitas, rendas e o que mais tiver direito. Tudo em um branco luzente, cerimonioso. É assim que a baiana de acarajé costuma cumprir um ofício que vai além de alimentar e satisfazer o paladar. A preparação da comida (seja para oferta religiosa ou venda), a composição da indumentária e a arrumação do tabuleiro e do ponto integram um ritual que rendeu ao ofício das baianas o título de bem cultural de natureza imaterial, inscrito no Livro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cultura.
 
A relevância da tradição ancestral mantida por essas mulheres ainda definiu presença no calendário das datas comemorativas nacionais:  a Lei 12.206/2010 instituiu o 25 de novembro como o Dia Nacional da Baiana de Acarajé. O reconhecimento institucional se alia à reverência que as baianas merecem receber nos terreiros e nas ruas. "O reconhecimento é a gente chegar no ponto, como ontem, quando eu estava trabalhando, e uma pessoa dizer: baiana, seu acarajé é uma delícia, que tabuleiro bonito!", conta Ana Cássia Pereira Nery, filha de Tânia, neta de Avelina, herdeira desse fazer matriarcal que revela a sociedade, a cultura e a religiosidade do povo baiano.
 
Ainda no período colonial, mulheres – escravas ou libertas – preparavam acarajé e outras comidas e, à noite, com cestos ou tabuleiros na cabeça, saíam a vendê-las nas ruas de Salvador ou a oferecê-las aos santos e fiéis nas festas relacionadas ao candomblé. Na religião de matriz africana, a chamada obrigação do acarajé, ou seja, a autorização para produção e venda pública por mulheres iniciadas nos rituais tradicionais do candomblé, tinha o objetivo de angariar recursos para "fazer o santo", isto é, cobrir os gastos necessários às obrigações de iniciação.
 
Atualmente, a venda do acarajé não está ligada exclusivamente à tradição religiosa: ampliou seu espaço nas ruas de Salvador e em outras cidades brasileiras, tornando-se meio de vida para parte da população local. "Eu tive 11 filhos, dei um duro, criei os meus filhos tudo, sem pai, e está todo mundo criado hoje. (...) Eu devo muito, abaixo de Deus, ao acarajé. Foi assim que eu criei os meus filhos", afirma a aposentada Avelina Santos.
 
Filha de dona Avelina e atuante em um dos pontos mais reconhecidos de Salvador, Tânia Barbara Nery reforça que a baiana é normalmente "pai e mãe de família", chegando a arcar com um percentual que varia de 80 a 100% das contas de casa, mesmo quando é casada. Apesar dessa realidade, Tânia diz que não atua-se nesse ofício visando unicamente os lucros: "A baiana patrimônio é essa também. Ela não visa os lucros, ela faz com amor, com carinho, se dedica única e exclusivamente a isso aí, a esse ofício; ela não quer ganhar o cliente só pelo lucro, ela quer que o cliente coma, vá e volte".
 
FONTE:
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

EDITAL DE AUDIOVISUAL DO PARANÁ DIVULGA SELECIONADOS

Edital AudiovisualA Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) divulgou nesta terça-feira (28/11) a classificação dos projetos enviados para o edital de Produção e Distribuição de Obras Audiovisuais. As propostas habilitadas na etapa prévia passaram por avaliação técnica e de mérito e foram classificadas conforme pontuação obtida. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado – Comércio, Indústria e Serviços nº 10.076 do dia 28 de novembro de 2017.

Na etapa de Avaliação e Seleção dos Projetos foram considerados os itens: qualidade e originalidade do roteiro; currículo da empresa produtora; currículo da equipe técnica/elenco; e cronograma físico financeiro do projeto. A pontuação máxima somava 100 pontos. Os projetos que atingiram pelo menos 70% do total de pontos possíveis na soma dos critérios de análise técnica e de mérito foram classificados.

Próximos passos
Os proponentes classificados têm cinco dias de prazo para enviar a documentação obrigatória via SisProfice. Os documentos necessários estão descritos nos itens 16.3 a 16.6 do edital 004/2017 e devem ser anexados na aba ‘Contratação’ do sistema. Esta é a fase de Habilitação Jurídica e Fiscal, também de caráter eliminatório, que precede a divulgação do Resultado Final.

Atenção!
A Coordenação de Incentivo à Cultura informa que aqueles proponentes com mais de um projeto aprovado deverão obrigatoriamente optar por apenas um dos projetos, conforme consta no item 9.1 subcategorias III e IV.

Fomento ao audiovisual
No total serão selecionados até 17 projetos entre curtas-metragens, telefilmes, longas-metragens e projetos de distribuição de obras cinematográficas, que receberão R$ 3,75 milhões em recursos. Parte destes recursos provém do orçamento da SEEC e parte da Agência Nacional de Cinema (Ancine) por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) | Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV).
 
LISTA DE SELECIONADOS:
 
http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/cic/AUDIOVISUAL/Classificados_Edital_Audiovisual.pdf
 

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

EM JOGO CONTRA ATLÉTICO MINEIRO, CORINTHIANS LEVANTA TAÇA DE CAMPEÃO

Em jogo realizado ontem contra o Atlético Mineiro, o time paulista empatou e levantou a taça de campeão antecipado do campeoanto brasileiro 2017.

SUL AFRICANA DEMI LEIGHT NEL PETER VENCE O MISS UNIVERSO

A modelo sul-africana Demi-Leigh Nel-Peter foi eleita a Miss Universo 2017 em cerimônia realizada na noite deste domingo em Las Vegas, nos Estados Unidos. A bela de 22 anos deixou para trás outras 91 concorrentes, incluindo a brasileira Monalysa Alcântara - que chegou a entrar no top 10. Esta é a segunda vez na história do concurso que a coroa vai para a África do Sul - a última vez que o país venceu foi em 1978, com Margaret Gardiner.

A cerimônia - que contou com pocket show da cantora Fergie - foi apresentada novamente pelo comediante Steve Harvey, que em 2015 confundiu as vencedoras e anunciou a Miss Colômbia como ganhadora da noite, quando na verdade a vencedora era a Miss Filipinas. Não por acaso, a segunda colocada este ano foi novamente a Miss Colômbia, Laura González, de 22 anos. O terceiro lugar ficou com a jamaicana Davina Bennet, 21 anos.

domingo, 26 de novembro de 2017

BOTTAS, HAMILTON E VETTEL SOBEM AO PÓDIO EM ABU DHABI

A última prova da temporada 2017 de Fórmula 1 teve vitória do finlandês Valtteri Bottas, neste domingo, no Grande Prêmio de Abu Dhabi. O piloto travou batalha intensa com o britânico Lewis Hamilton, mas conseguiu levar a melhor em cima do campeão deste ano. Durante todo o embate, a Mercedes se manteve soberana no circuito.

Desde a entrada na pista, o que se viu foi um desempenho constante e a busca por um melhor trajeto dos dois pilotos da escuderia alemã, em Yas Marina. Vencedor na Rússia e na Áustria, Bottas subiu no lugar mais alto do pódio pela terceira vez.

Vettel completou o pódio, em terceiro lugar. O brasileiro Felipe Massa, que encerrou a carreira, terminou em décimo.

YTALLO BEZERRA NO QUINTAL DO SAMBA, EM LONDRINA


LEGADO EM EXPOSIÇÃO E RECONHECIMENTO DA UNESCO EVIDENCIAM NILSE DA SILVEIRA

Do ateliê criado por Nise da Silveira (1905-1999) nos anos 1940, no Centro Psiquiátrico Pedro II, saíram quase 400 mil obras – todas parte do acervo do Museu de Imagens do Inconsciente, no Engenho de Dentro, no Rio, também fundado por ela e que segue vivo, ganhando novas obras dos frequentadores que ainda encontram ali um espaço de livre expressão, como ela quis.

Saíram obras e artistas. Mas esse não era o objetivo final daquele setor de Terapia Ocupacional. O que se buscava era o tratamento humanizado de pessoas em sofrimento psíquico.

Essa é a maior contribuição dessa psiquiatra alagoana que, aos 15 anos, entrou para a faculdade de Medicina, aos 21 se formou com outros 257 médicos – todos homens -, foi presa como comunista por Getúlio Vargas, voltou à ativa depois da anistia, revolucionou a psiquiatria da época, conheceu e se correspondeu com Jung e ajudou milhares de clientes – ela não gostava de chamá-los de pacientes – a organizar seu caos interior e a expressar seus sentimentos, angústias, dores e desejos.

Parte do seu legado e vida está na Ocupação Nise da Silveira, em cartaz até 28 de janeiro no Itaú Cultural.

Este mês, a Unesco declarou os arquivos pessoais de Nise, quase 50 mil itens que estão no museu e serviram de base para essa mostra, como Memória do Mundo. E esse arquivo em breve estará disponível para consulta na internet – o Itaú Cultural está patrocinando sua digitalização.

OCUPAÇÃO NISE DA SILVEIRA
Itaú Cultural. Av. Paulista, 149. 3ª a 6ª, das 9h às 20h. Sáb., dom. e feriado, das 11h às 20h. Abre hoje, 25, 11h/13h. Até 28/1. Grátis

sábado, 25 de novembro de 2017

NEYMAR DIAS LANÇA CD NO SESC VILA MARIANA

Lançamento do CD NEYMAR DIAS FEELS BACH !


Sesc Vila Mariana ,dia 25 de novembro às 18:30

VIDA E ARTE DE AI WEIWEI



Ai Weiwei nasceu em Pequim, no dia 28 de agosto de 1957.

 É designer arquitetônico, artista plástico, pintor, comentarista e ativista social.

Ai Weiwei foi o assessor artístico na construção do Ninho de Pássaro (Estádio Nacional de Pequim) onde foram celebrados os Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, que foi uma empreitada conjunta entre os arquitetos Jacques Herzog e Pierre de Meuron de Herzog & de Meuron, o arquiteto Stefan Marbach e Ai Weiwei.

Foi especialmente conhecido por suas críticas à construção de uma instalação escolar destruída durante o terremoto de Sichuan de 2008. Em novembro de 2010, ficou em prisão domiciliar depois de anunciar a organização de uma confraternização para o dia 7 de novembro em Xangai, com a que pretendia denunciar a demolição do seu estúdio nessa cidade, ação ordenada e executada pelas autoridades chinesas em razão de sua ilegalidade. Por sua parte, Ai Weiwei negou, assinalando que tinha o beneplácito das autoridades de Xangai e que a atuação do governo só obedecia a um castigo contra ele por seu apoio à dissidência no país.Pouco depois, o governo chinês ordenou demolir seu estúdio, no qual havia investido um milhão de euros.



Em 3 de abril de 2011, Ai Weiwei acabou sendo preso pelas autoridades chinesas quando embarcava para Hong Kong. Poucas horas após sua detenção, seu estúdio em Pequim foi invadido por mais de 40 policiais. Dezenas de itens foram confiscados e funcionários foram interrogados. Passou três meses detido num local secreto.



Em 21 de novembro de 2011 foi divulgada uma foto onde Ai Weiwei e mais quatro mulheres aparecem nus. O ato eclodiu com a ação diversas pessoas que publicaram fotos nus em apoio ao artista e protestando contra o governo chinês com o argumento de que nudez não é pornografia.

PRELÚDIO 21 HOMENAGEIA SÉRGIO ROBERTO DE OLIVEIRA EM CONCERTO

Dando seguimento a sua 10ª Temporada no Centro Cultural da Justiça Federal, e a 20ª de sua carreira, o grupo carioca de compositores Prelúdio 21 promoverá um concerto mais do que especial no próximo dia 25 de novembro, sábado, às 15h, no Centro Cultural da Justiça Federal. O penúltimo recital do ano será todo dedicado a um dos seus fundadores, o compositor Sergio Roberto de Oliveira, falecido em junho deste ano. No programa, somente obras do músico tijucano através dos intérpretes Paulo Santoro (violoncelo), Miriam Groisman (piano)e o Conjunto de Saxofones da UFRJ. Será exibido também o seu videoclipe "Ao Mar", com a participação do Duo Santoro e da soprano Gabriela Geluda.


Duas vezes indicado ao Grammy Latino (2011 na categoria “Melhor Composição Clássica Contemporânea” e 2012 pelo CD “Prelúdio 21 –Quartetos de Cordas” no qual atuou como produtor e compositor), Sergio Roberto de Oliveira vinha participando decisivamente no cenário musical brasileiro e internacional e continuou produzindo e compondo até o fim da vida. Sua ópera Na Boca do Cão, com interpretação da soprano e atriz Gabriela Geluda e direção de Bruce Gomlevsky, foi sua última obra escrita, apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil nos meses de junho e julho deste ano. Mesmo bastante debilitado, produziu os discos “Trio Paineiras interpreta Compositores de Hoje” e o CD de estreia do Harmonitango.


Desde sua primeira indicação ao Grammy Latino, em 2011, Sergio Roberto de Oliveira se dedicou intensamente na difusão de sua obra e da música de concerto carioca. Produziu e lançou inúmeros títulos neste segmento, como os CDs do Quinteto Lorenzo Fernandez, Trio Capitu, os dois do Duo Santoro, Cristiano Alves, Ayran Nicodemo, Ricardo Tacuchian, The Biedermeiers, Duo Bretas-Kevorkian, GNU, Orquestra Sinfônica Nacional, escrevendo obras para a maioria destes.
Publicada nos EUA, Inglaterra e Alemanha, sua música já foi executada em 8 países. No campo da música para cinema, lançou em 2014 o curta “Ao Mar”, e compôs a trilha para os filmes “Alla Prima” e “A Dívida”, sendo indicado com o último no Festival Internacional de Cinema de Madri na categoria “Melhor Música para filme” e no International Filmmaker Festival of  World Cinema de Milão na categoria “Melhor Trilha Sonora”. Oliveira era ainda membro do grupo de compositores Vox Novus, baseado em Nova York, e da Academia Latina de Artes e Ciência da Gravação.

POEMA TEATRO, DE TERESINKA PEREIRA

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  TEATRO
A vida é um teatro
com emoções verdadeiras,
esperanças falsas
e vaidades festivas.


Crescemos como atores.
Fora do coração  
a humildade
vai ficando solitária
como a liberdade
da expressão corporal.

Teresinka Pereira
 
 
......................
 
 
THEATER
 
Life is a theater
with true emotions,
fake hopes
and festive vanities.
 
We grow up as actors
outside of our hearts.
Humbleness goes on
solitary just like
corporal expression.
 
Teresinka Pereira