quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CIRCO RECEBE RECONHECIMENTO



No dia 17 de novembro, a Associação Londrinense de Circo, recebeu na Câmara Municipal de Londrina, uma das honrarias que a Casa concede a pessoas e instituições que se destacam por relevantes serviços prestados à sociedade.

A ALC recebeu o Diploma de Reconhecimento Público, em projeto de lei de autoria do Vereador Jairo Tamura ( PSB ) e durante a cerimônia, os artistas realizaram uma série de intervenções que ilustram o trabalho coordenado pelos produtores culturais Paulo Líbano e Serginho de Oliveira, este último também fundador da instituição.

No discurso, Tamura ressaltou o trbalho de cultura popular e resgate da cidadabia e da própria memória da arte que o circo promove, enquanto Serginho reinvindicou maior apoio da Prefeitura de Londrina.

O Diploma de Reconhecimento Público foi entregue pelos Vereadores Jairo Tamura e Rony Alves ( PTB).

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

POEMAS




“ Como é bela a nossa vida
quando chove no sertão .
Quando a terra renascida
Se reveste de esperança
E tudo beira a bonança
Como é bela a nossa vida !

A natureza florida
Tranqüiliza o coração;
Há uma transformação
Em tudo que nos rodeia
E o homem não se aperreia
Quando chove no sertão “

( Monsenhor Walfredo Gurgel /RN )





“Minha vida, eu colori com as tintas da amizade
e agora, que envelheci
grande alegria me invade “

Alda Correa Mendes Moreira/RJ




E ficou daquela infância aquela sala
Lumiada de luz duma candeia
Sempre trêmula, cansada ...

Irineu Volpato/SP

REGISTROS NA BILBIOTECA NACIONAL

Registre obras instrumentais e canções em geral, na Biblioteca Nacional e assegure o direito do seu trabalho intelectual.

Tabelas de preços, critérios e forma de envio para registro e formulário para preenchimento :

www.bn.br

FAROFA DUO

HOJE, 25 DE NOVEMBRO DE 2009, HAVERÁ CONCERTO DO FAROFA DUO, NO TEATRO ZAQUEU DE MELO.

O DUO, FORMADO POR TIAGO MAYER E LEOPOLDO NANTES EXECUTARÁ MUSICAS DO CD ESPONTANEO.

O CONCERTO SERÁ AS 20 HS E O TEATRO FICA NA AV RIO DE JANEIRO, 413
LONDRINA PR
Contatos : ( 43) 3356-5292

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Livro de Marcelo Caires

ESCRITOR DE CAMPOS DO JORDÃO É CONDECORADO NA ITALIA

O escritor Benilson Toniolo, de Campos do Jordão, foi condecorado pela Associazione Socio-Culturale di Nocera Superiore, Italia, com o Diploma de “Onore Internazionale”, por sua atuação no intercâmbio literário Brasil-Italia, através da divulgação de textos de novos autores dos dois países. A condecoração foi realizada no último dia 25 de outubro, na cidade de Salerno, por iniciativa do escritor Sabato Laudato, durante a premiação do VI Prêmio Literário “Nocera Poesia”. Benilson é membro da Academia de Letras de Campos do Jordão, União Brasileira de Escritores, União Brasileira de Trovadores e fundador do Centro de Ação Literária de Campos do Jordão. “Cuore Veneto”, seu livro de poemas escritos em língua italiana, está em fase final de conclusão.


Fonte: Jornal Geral, Campos do Jordão

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL AGRADECE O RECEBIMENTO DE CORRESPONDÊNCIAS DE :


FUNARTE ( BIENAL DE MÚSICA DO RIO )

ADIRSON VASCONCELOS (DF) LANÇAMENTO DE LIVRO

CIRANDA CULTURAL EDITORA ( SP) DVD BEETHOVEN

JORNAL DO SENADO FEDERAL EDIÇÃO 3.127/241

MAGAZIN DEUTSCHLAND Nº 5/2009

ESCRITOR ROGÉRIO SALGADO ( MG )

EDITORA LIMIAR ( SP )

Orquestra Rio Camerata




Orquestra Rio Camerata

www.orc.art.br


Concerto dia 16 de dezembro-19h10

Centro cultural da Justiça Eleitoral

Av. Primeiro de Março 42 - RJ

Entrada franca



Programa :

-W.A.Mozart ( 1756/1791 ) - Sinfonia 23 em Ré KV 181

-W.A.Mozart - Concerto para Clarineta e Orquestra KV 622

José Botelho, Clarineta



-José Maurício Nunes Garcia (1767/1830)- : Matinas da Assunção

( Com a participação do Coro Mirabeau preparado por Maryse Mirabeau )



Regente : Israel Menezes

www.israelmenezes.com

PS : Em nossos concertos de dezembro, o Clarinetista José Botelho encerra suas atividades pois pretende se aposentar.




VI CIRANDA DE POESIAS DE LONDRINA

CLASSIFICADOS

Categoria Infantil

Nº Autor Poesia
01 Ana Flavia Palmacene Neles Divertido é!
02 Fernando Antonio Camargo Bernardi de Araújo Os Passarinhos
03 Gabriel Henrique da Veiga Ribeiro Trabalho
04 Gabriel Vitorino Pereira O menino arrependido
05 Isabela Rubo Andrade Quero sonhar
06 Jasmin Rosário Moreira O sol
07 Jhonatan Moretto Vilas Boas A chácara
08 Mariana Pinguelli Borges Livros
09 Matheus Bonafini Chaves A árvore da escravidão
10 Matheus Wolfgang de Oliveira Mrtvi Medos da vida
11 Miriam Harumi Sato Meu mundo
12 Nathalia Rodrigues de Morais O amor
13 Rafael Furlan Rodolpho A natureza


Categoria Infanto-Juvenil

Nº Autor Poesia
01 Agne Guedes Oliveira Sonho de menina
02 Caroline Cristine da Silveira O quadro maluco
03 Eric Kenji Teracano Dias Malabarista de rua
04 Gisian Fernandes Inimaginável
05 Jane Carolina da Silva Uma receita de vida
06 Laís Gaffo Barbosa Antônia
07 Lorena Isabela Carvalho Diversão
08 Manuela Albertoni Tristão Circunstâncias
09 Natália Cristina Martins de Sá Mãe
10 Nayara Martins Orsi O que devo fazer?
11 Susanah Yoshimi Watanabe Romero Igualdade
12 Victor Afonso Ramos de Jesus Inspiração


Categoria Juvenil

Nº Autor Poesia
01 Elisama Rodrigues da Silva A dor
02 Fabiana Akemi Muraguchi Não sei
03 Francisco Kikuchi Ribeiro Rotina
04 Gleice Aparecida Cleto O que posso lhe dar?
05 Igor Massahiro de Souza Suguira O eu libertado
06 Mariane Cristine Ridão Curty Falar de algo
07 Marina Welter Nascimento Não posso mentir
08 Marjorie Caetana Coelho Guimarães de Oliveira Ecos literários
09 Nathalia Covre da Silva Revolução industrial
10 Pedro Augusto Dias Terra dos Homens
Categoria Adulto

Nº Autor Poesia
01 Aline Kalçovik Antunes Lemos Ser mulher
02 Antonio Campos de Lima Tintas e palavras
03 Camila Mossi de Quadros Breve história do mundo
04 Edmeire Cristiane Gonçalves Duas vidas, duas liras
05 Eliane Rosa Ser poeta
06 Franciela Silva Zamariom Maior abandonado
07 Kelly Christiane F. G. Shimohiro Identidade
08 Luciana Finco Mendonça Noturno
09 Maria Zélia Gomes da Silva Menino de rua
10 Rosilâine de Lourdes Migoto Entre lírios e semáforos
11 Valéria Fernandes Lemes Trindade Humanidades
12 Viviane Cristina Vieira Só saudade, só a lembrança
13 Zulmira Aparecida Herrera Insônia


Categoria Experientes

Nº Autor Poesia
01 Aparecida Vaz Primo Londrina – nos meados do século XX
02 Dolores Coliado Peres Inesquecível amor
03 Eva Maria de Oliveira Lembranças da infância
04 Izolina da Silva Santos Vila D. Maria
05 Lea Rocha Zanco Amor divino
06 Luiz Cantoni Hoje quem chora sou eu
07 Luiz Henrique Mignone Viana Eu quero uma mulher
08 Maria Ângela Moreira Sina
09 Maria do Carmo Marques Rosas amarelas
10 Maria Marcondes Alves Hei de voltar?
11 Sérgio Aparecido Lonni A matemática do amor
12 Valdir Gomes de Sá Velho ranchinho
13 Vera Lucia Colloni de Souza Como um rio

CONCURSO DE FLAUTA





II CONCURSO de INTERPRETAÇÃO de MÚSICA BRASILEIRA PARA FLAUTA

REGULAMENTO


Capítulo I – DA INSCRIÇÃO



Art..1 – O Concurso, de âmbito nacional, será franqueado a flautistas e pianistas acompanhadores de ambos os sexos, de qualquer idade e brasileiros natos ou naturalizados.

Art. 2 – A inscrição será feita pessoalmente, por carta registrada ou sedex na Rua Santarém, 269 – Perdizes – CEP 01251-040 – São Paulo , SP – telefone ( 11 ) 3862-4020 ou 3865-0624, das 11 às 16hs.
Parágrafo Único – Não se aceitarão inscrições por fax ou Internet .

Art. 3 – As inscrições se iniciarão no dia 15 de novembro e se encerrarão no dia 1 de dezembro de 2009.
Parágrafo Único – Se a inscrição for feita por carta registrada ou sedex, será válida a data do carimbo de remessa da carta.

Art. 4 – A inscrição será feita mediante preenchimento da ficha anexa a este Regulamento, da qual deverão constar:
a)– nome completo, endereço completo, telefone, e-mail ( se houver ) do concorrente, mais a data de nascimento;
b)- nome completo, endereço completo, telefone, e-mail ( se houver ) do atual professor do concorrente ;
a) – relação das 5 ( cinco ) músicas de 5 ( cinco ) DIFERENTES COMPOSITORES BRASILEIROS NATOS, que serão tocadas pelo concorrente. De cada música deverá também ser declarada, alem do nome da mesma e do compositor, a respectiva minutagem.
A ficha de inscrição deverá ser acompanhada de :
b) - cópia xerox da cédula de identidade do concorrente ou da certidão de nascimento;
c) – duas fotografias iguais em tamanho 3/4, com o nome completo do concorrente no verso;
d) - nome, endereço, telefone , e-mail ( se houver ) do pianista acompanhador, devendo o flautista concorrente, escrever se o seu pianista concorre ou não ao Prêmio de Melhor Pianista Acompanhador.

Parágrafo Único - O concorrente poderá preencher cópia xerox da ficha de inscrição.

Art. 5 – A taxa de inscrição será de R$50,00 ( cinqüenta reais ), pagos em dinheiro ou cheque cruzado emitido em favor do CENTRO de MÚSICA BRASILEIRA . Se a inscrição for feita pessoalmente, o pagamento da taxa será efetuado no ato, em dinheiro ou em cheque. Se a inscrição se fizer por carta, o pagamento da taxa será em cheque, enviado com a carta.

Parágrafo Único – No caso da desistência do concorrente, não lhe será devolvida a taxa de inscrição.

Art. 6 – Se a inscrição for feita por carta registrada ou sedex, será válida a data do carimbo do Correio.

Art. 7 – A inscrição implicará na aceitação, por parte do concorrente, de todas as condições estipuladas no presente Regulamento.


Capítulo II - DO REPERTÓRIO


Art. 8 – O repertório do concorrente constará de 5 ( cinco ) músicas para flauta e piano, de CINCO DIFERENTES COMPOSITORES, brasileiros natos, assim discriminados:
a) - 4 ( quatro ) músicas de livre escolha;
b) - peça de confronto: “ PRIMEIRO AMOR” de PATÁPIO SILVA


Art. 9 - Na escolha do repertório, o concorrente observará o seguinte:
a)– as peças serão originais para flauta e piano, não se aceitando transcrições de nenhuma espécie, mesmo quando feitas pelo próprio compositor;
b) – as músicas serão eruditas, não se aceitando, em nenhuma hipótese, músicas populares.
c) – em se tratando de um ciclo de peças ( por exemplo, uma Suíte ou uma Sonata ), o concorrente apresentará apenas uma das peças, devendo mencionar na letra “ c “ do Art. 4, o nome da peça e o do ciclo a que ela pertence.
d) – do repertório, poderá constar, SE QUISER, uma peça original para flauta solo.

Art. 10 - Uma vez feita a inscrição, o concorrente não poderá mais trocar as obras inscritas.


Capítulo III – DA PROVA


Art. 11 – Haverá uma prova única, de no máximo 20 ( vinte ) minutos, não havendo duração mínima.

Art. 12 –O flautista concorrente poderá tocar de cor ou não, o seu repertório.

Art. 13 – Uma hora antes do início da prova, o concorrente entregará a um membro da Comissão Organizadora, que as encaminhará à Banca Julgadora, três cópias xerox de cada peça que irá tocar, com exceção da peça de confronto.

Art. 14 – O concorrente poderá tocar as 5 peças na ordem que preferir, mas deverá dize-la a membro da Comissão Organizadora, que a anunciará ao público presente.

Art. 15 – Todas as cópias deverão conter, na primeira página, o nome completo e bem legível do concorrente. As cópias serão devolvidas ao concorrente após o término das provas de todos os concorrentes.

Art. 16 – A ordem de apresentação dos concorrentes obedecerá à seqüência alfabética dos seus prenomes.

Art. 17 – Os concorrentes deverão estar presentes no local das provas , pelo menos uma hora antes do início das mesmas.

Art. 18 – Atraso ou falta do concorrente à prova implicará na sua desclassificação.

Art. 19 – As provas serão realizadas publicamente em São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2009, das 14 às 22 horas. Elas terão lugar na CASA MÁRIO de ANDRADE / OFICINA da PALAVRA , na Rua Lopes Chaves, 546, Bairro BARRA FUNDA, telefones 11 3666-5803 3826-4085 .


Capítulo IV – DOS PRÊMIOS


Art. 20 - Aos vencedores serão atribuídos prêmios em dinheiro, assim distribuídos :
a) – ao flautista classificado em primeiro lugar, 1 Prêmio, no valor de R$10.000,00 ( dez mil reais, valor bruto ) ;
b) – ao flautista classificado em segundo lugar, 2 Prêmio, no valor de R$3.600,00 ( três mil e seiscentos reais, valor bruto ) ;
c) – ao melhor pianista acompanhador, Prêmio de R$1.000,00 ( um mil reais , valor bruto, oferecido pelo CENTRO de MÚSICA BRASILEIRA ) .

Art. 21 - Não poderá haver empate em nenhum dos Prêmios.

Art. 22 – A Banca Julgadora poderá atribuir Menção Honrosa a um ou mais dos concorrentes flautistas ou pianistas acompanhadores dos concorrentes.





Capítulo V – DO JULGAMENTO

Art. 23 – A Banca Julgadora será constituída de três profissionais de reconhecida idoneidade e competência, escolhidos e designados pela Comissão Organizadora.
Parágrafo Único - Não poderá integrar a Banca Julgadora , professor de qualquer dos concorrentes.

Art. 24 – A Banca Julgadora levará em conta, no julgamento, os seguintes itens:
a) – interpretação;
b) - fidelidade absoluta à partitura;
c) _ afinação e técnica;
d) - bom gosto na escolha do repertório;
e) - uma boa e correta postura corporal do flautista.
Parágrafo Único - De acordo com o nome do Concurso, especial ênfase será dada, pela Banca Julgadora, à INTERPRETAÇÃO do repertório do concorrente.

Art. 25 – A Banca Julgadora chegará às suas decisões não pelo sistema de atribuição de notas aos concorrentes, mas por consenso de seus três membros.

Art. 26 – A Banca Julgadora poderá ser assessorada, em seus trabalhos, por membro da Comissão Organizadora, que não terá direito a voto.

Art. 27 – No caso de não comparecimento ou grande atraso à prova, de membro da Banca Julgadora, será o mesmo substituído por membro da Comissão Organizadora.

Art. 28 – O resultado do Concurso será tornado público após o encerramento do julgamento.

Art. 29 – As decisões da Banca Julgadora serão definitivas e irrecorríveis.


Capítulo VI – DO PIANISTA ACOMPANHADOR

Art. 30 – O pianista acompanhador ficará à escolha e a cargo do flautista concorrente.

Art. 31 – O pianista, que quiser concorrer ao Prêmio de Melhor Pianista Acompanhador, deverá proceder à sua inscrição ( sem ficha de inscrição ) obedecendo ao que se acha disposto no Art. 4, letras “a” , “d” e “e”, declarando , outrossim, o nome completo do flautista ou flautistas que irá acompanhar.

Art. 32 – A taxa de inscrição do pianista acompanhador concorrente será de R$ 35,00 ( trinta e cinco reais ), cujo pagamento deverá der efetuado de acordo com o que se acha estipulado no Art. 5

Art. 33 – O flautista concorrente poderá não se limitar, no decorrer da prova, a apenas um pianista acompanhador, mas, neste caso, nenhum de seus pianistas estará concorrendo ao prêmio de Melhor Pianista Acompanhador.

Capítulo VII - DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 34 – Todas as despesas de transporte, hospedagem e alimentação do concorrente, correrão exclusivamente por sua conta.

Art. 35 – O CENTRO de MÚSICA BRASILEIRA não se responsabilizará por locais e instrumentos para ensaios dos concorrentes.

Parágrafo Único - O concorrente poderá, no entanto, ensaiar no local e dias das provas, pela manhã, combinando horário com a Direção da CASA MÁRIO de ANDRADE.

Art. 36 – Tendo-se em conta o acontecido em anteriores concursos promovidos pelo CENTRO de MÚSICA BRASILEIRA, fica estabelecido que em nenhuma hipótese, as datas das provas serão alteradas por motivos de ordem religiosa, alegados por pessoas que desejam concorrer.

Art. 37 – A Comissão Organizadora do Concurso será constituída pelos membros da Diretoria do CENTRO de MÚSICA BRASILEIRA.

Art. 38 – Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora .

São Paulo, outubro de 2009.

DIRETORIA do
CENTRO de MÚSICA BRASILEIRA :



Presidente : OSVALDO LACERDA
Vice – Presidente : EUDÓXIA de BARROS
1 Secretária : HELENA MARCONDES MACHADO
2 Secretária : FERNANDA IERVOLINO ROSSINI
1 Tesoureiro : SERGIO ROSSINI
2 Tesoureiro : TOMASINO CASTELLI




APOIO CULTURAL :

CASA MÁRIO de ANDRADE / OFICINA da PALAVRA
PIANOS FRITZ DOBBERT

CONVÊNIO :
SECRETARIA de ESTADO da CULTURA de SÃO PAULO

REVISTA A CIGARRA


A Revista A Cigarra, lançou o n° 22 de julho/agosto de 1995, com capa do artista plástico Perkins T. Moreira. Editoria de Jurema
Barreto de Souza e concepção gráfica de João A. da Silva Sampaio e Zhô Bertholini.


Atualizações do http://revistacigarra,blogspot.com


Coordenação : Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A obra social de Martins





Recentemente João Carlos Martins começou a nos legar o talento da regência, depois de uma grande história com o piano e vem realizando concertos memoráveis pelo Brasil e exterior. Mas o grande interprete de Bach é também o humanista que tem invocado seu prestigio internacional para ajudar projetos e jovens talentos, que sem recursos financeiros, encontram dificuldades para se inserir no universo musical. Como é o caso do paulista Jean William, 23 anos, criado pelo avô bóia-fria e que, graças ao apoio de Martins, começa a despontar no canto lírico. O que vemos por todo o Brasil são as oficinas culturais e os projetos musicais ( da percussão afro ao concerto erudito ) dando novas perspectivas de vida a tantas crianças e jovens que desenham um futuro diverso daquele que seus pais tiveram.

E constatamos que recebendo apoio governamental ou não; pois nem sempre esta causa é sensível aos orçamentos da política nacional; as propostas culturais de inserção social vão mostrando a eficácia de um trabalho que vai muito além dos sistemas conservadores que consistem em punição e prisão para os jovens infratores ou sub-empregos para as pessoas que moram em comunidades da periferia.

A sensibilidade e o carisma do Maestro João Carlos Martins, ao se envolver diretamente com talentos que precisam de apoio e carinho, revelam a grandeza de um artista que a cada dia dá novo alcance à sua vida profissional e humana. E ao se colocar ali, onde precisam dele, Martins empresta sua experiência e genialidade para que estes jovens possam ter o melhor professor na arte musical e de perseverar por vencer desafios. Pois desafiar o destino e vencê-lo é uma das maiores obras de Martins
.

PUBLICADO NA FOLHA DE SÃO PAULO EM 15 DE NOVEMBRO DE 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lembrando Lévi-Strauss





" O Antropólogo Claude Lévi-Strauss detestou a baía de Guanabara
Pareceu-lhe uma boca banguela " ( Caetano Veloso, Música O Estrangeiro, Álbum idem/1989 )



Lévi-Strauss, que faleceu esta semana na cidade de Paris ( França ) aos 100 anos, vim a conhecer ainda adolescente através do seu livro " Tristes Trópicos" e acompanhei suas idéias em entrevistas, reportagens e livros, de forma atenta, nos últimos 20 anos.


Nascido em Bruxelas, na Bélgica, Lévi-Strauss foi um dos grandes pensadores do século 20 e se tornou-se conhecido na França, onde seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da antropologia. Filho de um artista e membro de uma família judia francesa intelectual, estudou na Universidade de Paris.


De início, cursou leis e filosofia, mas descobriu na etnologia sua verdadeira paixão. No Brasil, lecionou sociologia na recém-fundada Universidade de São Paulo, de 1935 a 1939, e fez várias expedições ao Brasil central. É o registro dessas viagens, publicado no livro "Tristes Trópicos" (1955) que lhe trará a fama. Nessa obra ele conta como sua vocação de antropólogo nasceu durante as viagens ao interior do Brasil.

Exilado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Lévi-Strauss foi professor nesse país nos anos 1950. Na França, continuou sua carreira acadêmica, fazendo parte do círculo intelectual de Jean Paul Sartre (1905-1980), e assumiu, em 1959, o departamento de Antropologia Social no College de France, onde ficou até se aposentar, em 1982.

Membro da Academia de Ciências Francesa (1973), integrou também muitas academias científicas, em especial européias e norte-americanas. Também é doutor honoris causa das universidades de Bruxelas, Oxford, Chicago, Stirling, Upsala, Montréal, México, Québec, Zaïre, Visva Bharati, Yale, Harvard, Johns Hopkins e Columbia, entre outras.

Conceitualmente, o estudioso jamais aceitou a visão histórica da civilização ocidental como privilegiada e única. Sempre enfatizou que a mente selvagem é igual à civilizada. Sua crença de que as características humanas são as mesmas em toda parte surgiu nas incontáveis viagens que fez ao Brasil e nas visitas a tribos de indígenas das Américas do Sul e do Norte. Strauss defendia e incentivava o pensamento e a filosofia indígena.


O antropólogo passou mais da metade de sua vida estudando o comportamento dos índios americanos. O método usado por ele para estudar a organização social dessas tribos chama-se estruturalismo. "Estruturalismo", diz Lévi-Strauss, "é a procura por harmonias inovadoras".

Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2009


VIII CONCURSO NACIONAL DE PIANO CORA PAVAN CAPPARELLI (MG) - até 10/11

O VIII Concurso Nacional do Conservatório Estadual de Música de Uberlândia, MG terá como compositor homenageado o compositor mineiro Antônio Celso Ribeiro, atualmente residente em Pouso Alegre, MG.

O evento será realizado nos dias 19, 20, 21 e 22 novembro de 2009. Além do Concurso, o compositor fará uma palestra sobre as diferenças entre a Escola da Nova Simplicidade e a Escola da Nova Complexidade na Universidade Federal de Uberlândia. Fará também um workshop sobre sua linguagem composicional que se insere dentro da Escola da Nova Simplicidade no Conservatório Estadual de Música de Uberlândia. O trabalho de Antonio Celso Ribeiro vem se destacando em âmbito nacional e internacional.

Compositor convidado para a ministrar oficina de composição no VII Encun - Encontro de Compositores Universitários ocorrido em outubro passado na Escola de Música da UFMG em Belo Horizonte, teve na mesma ocasião a estréia de sua obra "Preghiera alla Vergine" pelo coro OUÇO, com regência de Oiliam Lanna, durante a II Mostra de Composição "Eu Gostaria de Ouvir".

Em setembro deste ano, Antonio Celso foi agraciado no BAMDialogue - Brazilian Composition Contest, tendo sua obra "Dois Pássaros Mecânicos e uma Gaiola Melancólica" estreada pelo renomado Nieuw Ensemble de Amsterdam durante a famosa International Gaudeamus Music Week, sendo convidado pelo ensemble e pelo governo holandês a acompanhar aos ensaios e à estréia.



Anselmo Duarte ( 1920-2009)

Ainda moleque, me lembro de ter assistido ao filme O Pagador de Promessas numa sessão noturna de televisão.

Acontece que a confusão de um cara que vai pagar promessa e leva junto à igreja o seu burro e está indiferente aos apelos do padre conservador, que quer uma definição sobre para quem o fiel fez a promessa : Santa Bárbara ( no catolicismo ) ou Yansã ( no candomblé ) me baratinou a cabeça.

Achei muito interessante tudo aquilo e me cortou o coração, ver aquele homem simples sofrendo e tendo que esclarecer coisas que nem mesmo ele sabia. Mas gostei da turma fazendo coro para que o homem pudesse entrar na igreja com o burro que foi curado pela santa. Ou pelo orixá .

Mais tarde, a beleza do texto de Dias Gomes e as interpretações do filme se misturaram ao meu orgulho acerca dos prêmios que a película recebera e sobretudo a 1ª indicação do Brasil ao Oscar de filme estrangeiro. Em 1999, quando o Brasil esteve perto do Oscar com Central do Brasil ( de Walter Salles e a indicação de Fernanda Montenegro como melhor atriz ) voltou a se falar muito de Anselmo Duarte.

Mas... Como muitos colaboradores da ALMA BRASILEIRA ou BRASILIDADE, e as quais poderíamos reivindicar com mais ânimo dos nossos governantes, Anselmo Duarte estava esquecido. Jogado num canto da esquecida e doente memória nacional.

E agora com sua morte, se volta a falar momentaneamente do ator, o cineasta e o visionário que foi ...

Mas como o Zé do burro ( da peça e do filme ) Anselmo Duarte e sua obra está aí, teimosa e valorosa que é, a nos dar um tapa na cara da indiferença ...

Salve Anselmo Duarte e o cinema brasileiro !



Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

GRAMMY LATINO PARA MÚSICA ERUDITA




Estes são os nominados para o Grammy Latino, nas categorias de Melhor Álbum e Melhor Composição de Música Clássica !

TORÇAMOS ENTÃO !!!!


MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA CLÁSSICA


Bach: Cello Suites
Andrés Díaz; Alan Bise, producer
[Azica Records]

Cavaleiro Neukomm Criador Da Música De Câmara No Brasil
Ricardo Kanji & Rosana Lanzelotte; Anna Carolina Gomes, producer
[Biscoito Fino]

Concierto De Aniversario
Ricardo Morales & The Pacifica Quartett; Luis Enrique Juliá, producer
[ProArte Musical]

Villa-Lobos: Piano Music; Guia Pratico, Albums 10 and 11; Suite Infantil Nos. 1 and 2
Sonia Rubinsky; Nikolaos Samaltanos, producer
[Naxos]

MELHOR COMPOSIÇÃO CLÁSSICA
Cuatro Asimetrias Para El Cuarteto De Guitarras De Asturias Entre Quatret
Orlando Jacinto Garcia, composer (Orlando Jacinto Garcia)
Track from: Temporal
[Innova Recordings]

Danças Nativas
Clarice Assad, composer (Aquarelle Guitar Quartet)
[Chandos Records]

Inca Dances
Gabriela Lena Frank, composer (Manuel Barrueco & Cuarteto Latinoamericano)
Track from: Sounds Of The Americas
[Tonar Music]

Variations On A Souvenir
Roberto Sierra, composer (Roberto Sierra)
Track from: Souvenirs
[Albany Records]

Voces Del Barrio
Alfonso Fuentes, composer (Kathleen Jones)
[Cemca]




FESTIVAL UNICANTO DE CORAIS

DE 3 A 7 DE NOVEMBRO


20 HS TEATRO OURO VERDE LONDRINA PR


ENTRADA 1 KG DE ALIMENTO


DIREÇÃO ARTISTICA : MAESTRO JOSÉ MÁRIO TOMAL


APOIOS E PATROCÍNIOS : CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, GOVERNO FEDERAL, PB LOPES, ITAMARATY, PENNACCHI, UNOPAR, UNIWARE, SUPER MUFFATO.


PROMOÇÃO : CORAL UNICANTO DE LONDRINA

terça-feira, 3 de novembro de 2009

POEMAS






POSTAMOS MAIS UMA SÉRIE DE POEMAS DE COLABORADORES DO INFORMATIVO ARTE BRASIL, EDITADO MENSALMENTE E DISTRIBUIDO EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL.



DISFARCES

Quero sentir seu corpo
Junto ao meu explorando
Todo o íntimo do meu ser
E me fazendo mulher
Num simples toque de amor

( Viviane Schiller Balau/RS)






BUSCA

Busco o amor na poesia
A poesia no amor
A poesia e o amor
Amo intensamente
Amo passageiro
Escrevo e amo
Amo e escrevo
Escrevo o amor

( Andrea Carvalho, in livro Artesão de Versos )



POEMINHA MATUTINO

A noite abre uma fresta
Banham a rua, raios de luz
Asas voam para o azul:
Manhã !


( Fátima Friedriczewski/RS )
http://jardimdezymm.blogspot.com








DISFARCES

A tua ausência me fez só e calada
Alguns ( por isso) dão a mim
Atributos de fada, por verem palavras
Fugindo dos meus dedos
( pequenas borboletas )
a disfarçar meus segredos

( Haydée Hostin Lima )





DUERMEBELLA

Se durmió entre mis brazos
Noche de enorme luna
Puerta de cuarto abierta
Revueltas sábanas y la llamita
Almita de la única vela
Duerme ... vela ...
Guiñándonos su único ojito compinche.

( Rubén Vedovaldi/ Argentina )




“ Quando chove lá em casa
parece que inunda
o mundo inteiro ... “

( Aldo Moraes/PR)





Editais de patrocínio para música:


Edital de Intercâmbio para artistas que precisam participar de eventos no Brasil e exterior ( ver prazos para cada período no site do Ministério da Cultura, link editais do Minc: www.cultura.gov.br )


Promic
Para produtores que residam em Londrina/PR
Projetos Estratégicos ( até 12/11) e Independentes ( até 23/11)
www.londrina.pr.gov.br/promic

ARTE BRASIL AGRADECE

O INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL AGRADECE O RECEBIMENTO DE CORRESPONDÊNCIAS DOS POETAS WALMOR DÁRIO SANTOS ( SÃO VICENTE/SP ), ARINE DE MELLO JR ( PONTA PORÃ /MS ), REVISTA E SESC Nº 04, ANO 16 E EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.

AGRADECE TAMBÉM O LIVRO DO ESCRITOR ANDERSON BRAGA HORTA ( DF ), A REVISTA DEMOCRACIA (IBASE/RJ ) E CORRESPONDÊNCIAS DA POETA EUNICE MENDES (SP) E TEMPLON GALERIE ( FRANÇA).