Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
quinta-feira, 30 de junho de 2011
I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR
O Centro Cultural Teatro Guaíra, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, torna público o Edital do I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR, dedicado a fomentar a produção de música sinfônica nova no Brasil.
Do objeto
O presente edital tem como objeto o lançamento de um concurso nacional de composição para a Orquestra Sinfônica do Paraná, e tem como tema em sua primeira edição o Centenário da Universidade Federal do Paraná, primeira universidade brasileira a completar, em 2012, um século de existência.
As obras finalistas serão executadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná durante a I Bienal Música Hoje, no dia 2 de Setembro de 2011; a obra vencedora entrará na Temporada 2012 da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).
Dos candidatos
Estão habilitados a participar do I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR compositores brasileiros natos ou radicados, residentes no Brasil ou no exterior, sem limitação de idade.
Das obras
As obras inscritas para o I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR deverão ser inéditas, não tendo sido estreadas ou publicadas até a data de finalização do concurso.
a. Formação
As obras deverão ser escritas para Orquestra Sinfônica do Paraná, com a seguinte formação máxima:
2 Flautas (2ª alterna com Piccolo, opcional)
2 Oboés (2º alterna com Corne Inglês, opcional)
2 Clarinetas (2ª alterna com Clarone, opcional)
2 Fagotes (2º alterna com Contrafagote, opcional)
4 Trompas
2 Trompetes
2 Trombones
1 Trombone Baixo
1 Tuba
4 Tímpanos
Percussão (2 Percussionistas)
5 granite blocks
3 temple blocks
8 Tom-toms
2 caixas claras
3 pratos suspensos
1 par de pratos Wagnerianos
2 glockenspiel
1 xilofone
3 triangulos
1 tam-tam
1 gongo
1 matraca
1 xicote
1 bumbo sinfônico
maracas
1 Harpa
Celesta ou Piano
Cordas
b. Duração
As composições deverão ter entre 7 e 10 minutos de duração.
c. Tema
As obras deverão ter como temática o Centenário da Universidade Federal do Paraná, tendo o compositor liberdade quanto à maneira de relacionar-se ao tema proposto.
Da seleção
A seleção da obra vencedora ocorrerá em duas etapas:
a. Etapa Preliminar:
A Comissão Julgadora selecionará dentre as obras enviadas no máximo sete (07) composições para serem executadas na Etapa Final durante a I Bienal Música Hoje. A Comissão Julgadora se reserva o direito de aprovar um número menor que o estabelecido, podendo inclusive optar por não aprovar obra alguma, se julgar que as obras concorrentes não têm mérito técnico e artístico condizente com o Concurso.
b. Etapa Final
As obras selecionadas para a Etapa Final serão apresentados em concerto com caráter de leitura pública pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Márcio Steuernagel, no dia 2 de Setembro de 2011 às 20h00, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto do Centro Cultural Teatro Guaíra, como parte integrante da I Bienal Música Hoje, com presença de Banca Julgadora, em concerto aberto ao público, que terá direito a voto para seleção da obra vencedora.
A obra vencedora será anunciada no concerto de encerramento da I Bienal Música Hoje, às 20h00 do dia 4 de Setembro de 2011, no Teatro da Reitoria.
A Banca Julgadora reserva-se o direito de abster-se da votação, caso a maioria absoluta de seus integrantes, incluindo o voto representado pelo público, considerar que nenhuma das obras finalistas tem mérito artístico e técnico condizente com o Concurso.
Dos critérios de seleção
a. Qualidade musical da obra;
b. Viabilidade de execução em quatro ensaios.
Da premiação
A obra vencedora será executada em concerto oficial da Temporada 2012 da Orquestra Sinfônica do Paraná, recebendo o compositor o montante de R$ 5 000,00 com os descontos previstos em lei, concedidos pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, a título de premiação, bem como edição de partitura e partes pela Editora UFPR, a partir de edição eletrônica providenciada pelo compositor.
Do cronograma
1ª Etapa
30 de Maio a 1 de Agosto de 2011
Envio de inscrições e grades das obras.
12 de Agosto de 2011
Anúncio das obras selecionadas para a 2ª Etapa
2ª Etapa
15 a 22 de Agosto de 2011
Envio de documentação e partes orquestrais das obras finalistas.
2 de Setembro de 2011
Concerto com obras finalistas e votação do público.
4 de Setembro de 2011
Anúncio da obra vencedora do I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR.
Das inscrições
As inscrições deverão obrigatoriamente ser enviadas pelo correio através de SEDEX (não poderá constar no remetente, nome e endereço que possibilitem identificação do proponente), tendo como destinatário:
I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR.
Universidade Federal do Paraná – Departamento de Artes
Rua Coronel Dulcídio, 638 - Bairro Batel
CEP 80420-170 - Curitiba - PR – Brasil
As inscrições serão encerradas no dia 1 de Agosto de 2011, sendo desconsideradas as inscrições feitas após a data de encerramento. O comprovante de envio por Sedex documentando a entrega da obra ao Departamenteo de Artes da UFPR, servirá de comprovante da inscrição, valendo a data de postagem para fins de prazo de inscrição. O CCTG e a UFPR não se responsabilizam por projetos extraviados, não entregues no endereço ou fora de prazo determinados neste Edital.
Os proponentes deverão apresentar sua proposta em um só volume contendo dois envelopes, sobrescritos apenas com o pseudônimo do proponente e o título da obra proposta, contendo:
a. um deles, folha informando pseudônimo, nome do proponente e título da obra proposta, acompanhada de ficha de inscrição integralmente preenchida, declaração de liberação de direitos autorais, e demais ítens de documentação especificados abaixo.
b. o outro, três cópias impressas de partitura digitalizada em computador, identificadas, exclusivamente, com o título da obra e pseudônimo, e informando a minutagem e o ano de composição.
Da documentação
a. cópia legível do RG e CPF.
b. dados bancários do próprio premiado, em conta da qual ele seja titular, e que não
seja de poupança;
c. currículo curto (10 a 15 linhas) com fotografia
d. ficha de inscrição integralmente preenchida (em anexo)
e. declaração de liberação de direitos autorais assinada (em anexo)
Contato
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Artes
Rua Coronel Dulcídio, 638 - Bairro Batel
CEP 80420-170 - Curitiba - PR – Brasil
www.proec.ufpr.br deartes@ufpr.br (041) 3222-6568
Casos omissos serão julgados pela comissão organizadora que é, em conjunto com a Comissão e Banca Julgadora, soberana, não cabendo recurso às suas decisões.
Janete Clair, nome artístico de Jenete Stocco Emmer Dias Gomes, nasceu em Conquista, Minas Gerais, em 25 de abril de 1925 e faleceu noRio de Janeiro, a 16 de novembro de 1983.
Célebre escritora brasileira, autora de peças teatrais, contos skatches, libretos e de folhetins para rádio e televisão. O sobrenome Dias Gomes vem do marido, o também escritor Alfredo de Freitas Dias Gomes.
Biografia/Vida Artística
Ainda na adolescência, na pequena e bucólica cidade de Conquista, no Triângulo Mineiro, no vale do Rio Grande, próxima a Uberaba, em Minas Gerais, a jovem Jenete escrevia contos e fábulas, dando asas à sua incrível capacidade criativa. Por razões familiares, pelo grande sonho de ser escritora e pelo avassalador desejo de mudanças, foi para a Cidade de São Paulo, onde muito jovem, com apenas 16 anos, iniciou a carreira de rádio atriz na Rádio Tupi.
Adotou o sobrenome artístico Clair, inspirada na música "Clair de Lune" de Claude Debussy. Também adotou Janete pois era um nome mais comum e fácil de falar do que Jenete, que é um nome estrangeiro. Nessa época, trabalhando na rádio, conheceu e se apaixonou por seu futuro marido.
Nos anos 50, já casada e incentivada pelo marido, o também dramaturgo Dias Gomes, passou a escrever radionovela e teve grande sucesso com Perdão, Meu Filho (Rádio Nacional, 1956). Com Dias, Janete teve os filhos Guilherme, Alfredo, Denise e Marcos Plínio, este falecido ainda criança com dois anos e meio, fato que a fez sofrer demais.
Na década de 1960 iniciou a produção para a televisão, com as telenovelas O Acusador e Paixão Proibida, ambas pela TV Tupi. Em 1967, recebeu a incumbência de alterar a trama da telenovela Anastácia, a Mulher sem Destino, da Rede Globo, para reduzir drasticamente as despesas de produção.
Ela, então, inseriu na história um terremoto que matou a metade das personagens e destruiu a maior parte dos cenários (Em 1969, um incêndio na Rede Excelsior de São Paulo destruiu cenários e grande parte do acervo). Depois disso, ficou em definitivo na Rede Globo, onde escreveu algumas telenovelas como Sangue e Areia,Passo dos Ventos,Rosa Rebelde e Véu de Noiva.
Nos anos 70 escreveu algumas das telenovelas de maior sucesso, como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) e Pecado Capital (1975), período este em que passou a ser chamada de "a maga das oito", por garantir grandes índices de audiência nas telenovelas exibidas neste horário. Em 1978, parou o Brasil com a telenovela O Astro, em torno do mistério de "quem matou Salomão Hayala?" , interpretado por Dionísio Azevedo.
Janete Clair se tornou a maior autora popular da história da televisão do Brasil, a única a alcançar 100 pontos de audiência.
Morreu precocemente, vitimada por um câncer no intestino, escrevia a telenovela Eu Prometo, que deixou inacabada, sendo concluída pela colaboradora Glória Perez, que viria a tornar-se novelista, e pelo seu viúvo Dias Gomes.
Com a participação de historiadores, parentes, amigos, admiradores e do poder público está sendo preparado o "Festival Janete Clair" que deverá acontecer todos os anos na semana do dia 25 de Abril na cidade natalícia de Janete, Conquista, interior de Minas Gerais.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
A honraria foi proposta pelo Ex-Vereador Marcos Defreitas na 14ª legislatura ( 2006/2010).
Por sua trajetória e pela divulgação que faz do nome de Londrina, pelo Brasil e mundo afora, Ivo será homenageado.
Local: Câmara Municipal de Londrina
Data: 30/6
Horário: 18:30 hs
Informações: www.cml.pr.gov.br
www.ivopessoa.com.br
www.jairotamura.com.br
2º Concurso Latinoamericano de Composición Electroacústica
Gustavo Becerra-Schmidt
(Versão em português abaixo)
La Comunidad Electroacústica de Chile (CECh) tiene el agrado de invitar a los compositores latinoamericanos a participar en el 2º Concurso Latinoamericano de Composición Electroacústica Gustavo Becerra-Schmidt.
REGLAMENTO
1- Podrán participar de este concurso compositores de cualquier edad, cuya nacionalidad pertenezca a alguno de los países latinoamericanos o sea residente en alguno de ellos hace más de tres años.
2- Los compositores podrán enviar una sola obra por cada categoría.
3- Las obras no deben haber sido compuestas hace más de cinco años.
4- No se aceptarán obras con una duración mayor a 15 minutos.
5- Las obras no podrán haber sido premiadas (incluyendo menciones especiales) ni publicadas en disco compacto u otro soporte a la fecha de cierre de esta convocatoria.
6- El concurso premiará obras en tres categorías:
a) Música acusmática (obra sobre soporte fijo para ser reproducida a través de altoparlantes sin la presencia de instrumentistas o manipulaciones en tiempo real);
b) Música mixta, incluyendo hasta cuatro instrumentos (obra con instrumentos en vivo interactuando con una parte electrónica fija y/o manipulada en tiempo real);
c) Música electrónica de fronteras (obra sobre soporte fijo que expanda las fronteras de la música popular, donde el sonido sea el principal interés como material expresivo y sustancial de la creación, mediante el uso de tecnologías electrónicas).
7- Cada categoría entregará un premio único de US$500 dólares. El jurado se reserva el derecho de otorgar menciones honrosas sin premio en dinero.
8- Las obras premiadas, menciones honrosas y otras obras sugeridas por el jurado, serán publicadas por el netlabel Pueblo Nuevo (www.pueblonuevo.cl) en una edición dedicada a las obras del concurso.
9- El jurado será constituido por la mesa directiva de la Comunidad Electroacústica de Chile, más dos invitados al XI Festival Internacional de Música Electroacústica Ai-Maako 2011. Los integrantes del jurado estarán impedidos de participar en el concurso, mas no así los integrantes de la CECh.
10- Las obras ganadoras, además, serán presentadas en un concierto especial a realizarse durante el XII Festival Internacional de Música Electroacústica Ai-Maako 2012. Menciones honrosas quedan a consideración de los organizadores del festival.
11- El plazo máximo de envío de las obras es el 10 de agosto de 2011. En el caso de las obras enviadas por Internet, el plazo vence el 10 de agosto de 2011 a las 23:59 hrs., hora de Chile.
12- Los resultados del concurso serán dados a conocer el día Martes 18 de octubre de 2011, en el marco del XI Festival Internacional de Música Electroacústica Ai-Maako.
13- En todas las categorías se aceptarán obras en formato estereofónico o multicanal (hasta 8 canales discretos). Para el caso de las obras multicanal, se deberán enviar las pistas separadas y numeradas en formato WAV o AIFF. Se deberá adjuntar, además, una reducción estereofónica para evaluación.
14- Para la categoría de música mixta se deberá adjuntar la grabación completa de la obra y su partitura impresa. Para los envíos vía Internet se aceptará la partitura en formato PDF. No se aceptarán versiones MIDI para representar la parte instrumental.
15- En todas las categorías los participantes deberán adjuntar una breve biografía y notas de programa de la obra. Ambos textos no deben sumar más de 1.000 palabras.
16.- Además se debe incluir un documento que acredite nacionalidad o residencia (pasaporte, cédula de identidad, certificado de residencia, etc.).
17- El candidato podrá elegir una de las siguientes formas de envío:
* Internet: Enviar todos los materiales en un único archivo comprimido (ZIP o RAR), usando un método de transferencia de su elección que permita descargar el archivo cómodamente (Mediafire, Megaupload, Rapidshare, o algún otro de su preferencia). NO UTILIZAR YOUSENDIT. Todos los documentos de texto, partituras (si las hubiera) y certificación de nacionalidad o residencia deben enviarse en formato PDF. El link de descarga debe ser enviado a la dirección de correo electrónico concursogbsch@gmail.com
* Correo tradicional: Enviar todos los materiales en un único sobre. Incluir fotocopias de partituras, si las hubiera (no originales) y certificados, en lo posible, originales (de otro modo, se aceptarán fotocopias, siempre y cuando sean completamente legibles). Si el candidato estimara conveniente, podrá enviar, además, un respaldo de todos o algunos documentos en un CD o DVD, sólo en formato PDF. El sobre deberá ser remitido a:
Concurso de Composición Gustavo Becerra-Schmidt
Concha Y Toro 19
C.P. 8340579
Santiago Centro
CHILE
18. La organización del concurso se reserva el derecho de suspender, anular o modificar el concurso por causas imprevistas, las cuales serían dadas a conocer oportunamente.
19. Los autores premiados se comprometen a hacer figurar la mención "Premio Gustavo Becerra-Schmidt 2011" en todos los programas y publicaciones que incluyan su obra premiada.
20. Por su participación en el concurso, los candidatos declaran aceptar en su totalidad las condiciones del presente reglamento.
2º Concurso Latino-Americano de Composição Eletroacústica
Gustavo Becerra-Schmidt
É com grande satisfação que a Comunidade Eletroacústica do Chile (CECh) convida os compositores latino-americanos para participar do 2º Concurso Latino-Americano de Composição Eletroacústica Gustavo Becerra-Schmidt.
REGULAMENTO
1- Poderão participar deste concurso compositores de qualquer idade, cuja nacionalidade pertença a algum dos países latino-americanos ou seja residente em algum deles há mais de três anos.
2- Os compositores poderão enviar apenas uma obra por cada categoria.
3- As obras não devem ter sido compostas há mais de cinco anos.
4- Não serão aceitas obras cuja duração ultrapasse os 15 minutos.
5- As obras não poderão ter sido premiadas (incluindo menções especiais) nem publicadas em CD ou outro suporte até a data de encerramento desta convocatória.
6- O concurso premiará obras em três categorias:
a) Música acusmática (obra sobre suporte fixo para ser reproduzida através de alto-falantes sem a presença de instrumentistas ou manipulações em tempo real);
b) Música mista, incluindo até quatro instrumentos (obra com instrumentos ao vivo interagindo com uma parte eletrônica fixa e/ou manipulada em tempo real);
c) Música eletrônica de fronteiras (obra sobre suporte fixo que expanda as fronteiras da música popular, onde o som seja o principal interesse enquanto material expressivo e substancial da criação, mediante o uso de tecnologias eletrônicas).
7- Cada categoria entregará um prêmio único de US$500 dólares. O júri reserva para si o direito de outorgar menções honrosas sem prêmio em dinheiro.
8- As obras premiadas, menções honrosas e outras obras sugeridas pelo júri, serão publicadas pelo netlabel Pueblo Nuevo (www.pueblonuevo.cl) em uma edição dedicada às obras do concurso.
9- O júri será constituído pela diretoria da Comunidade Eletroacústica do Chile e mais dois convidados do XI Festival Internacional de Música Eletroacústica Ai-Maako 2011. Os membros do júri estarão impedidos de participar no concurso, porém os demais integrantes da CECh poderão participar normalmente.
10- As obras vencedoras serão ainda apresentadas num concerto especial durante o XII Festival Internacional de Música Eletroacústica Ai-Maako 2012. Menções honrosas poderão ser consideradas pelos organizadores do festival.
11- A data limite de envio das obras será o dia 10 de agosto de 2011. No caso das obras enviadas pela Internet, o deadline será no dia 10 de agosto de 2011 às 23:59 hs., horário do Chile.
12- Os resultados do concurso serão dados a conhecer no dia 18 de outubro de 2011, durante a realização do XI Festival Internacional de Música Eletroacústica Ai-Maako.
13- Em todas as categorias serão aceitas obras em formato estereofônico ou multicanal (até 8 canais independentes). Para as obras multicanal, deverão ser enviadas as faixas separadas e numeradas em formato WAV ou AIFF, junto com uma redução estereofônica para avaliação.
14- Para a categoria de música mista deverá ser anexada a gravação completa da obra e sua partitura impressa. Para os envios pela Internet será aceita a partitura em formato PDF. Não serão aceitas versões MIDI para representar a parte instrumental.
15- Em todas as categorias os participantes deverão anexar uma breve biografia e notas de programa da obra. Ambos textos não devem somar mais do que 1.000 palavras.
16.- Deve-se incluir um documento que comprove nacionalidade ou residência (passaporte, identidade, certificado de residência, etc.).
17- O candidato poderá escolher uma das seguintes formas de envio:
* Internet: Enviar todos os materiais num único arquivo comprimido (ZIP ou RAR), utilizando um método de transferência da sua escolha que permita fazer o download do arquivo facilmente (Mediafire, Megaupload, Rapidshare, ou algum outro da sua preferência). NÃO UTILIZAR YOUSENDIT. Todos os documentos de texto, partituras (se for o caso) e certificado de nacionalidade ou residência devem ser enviados em formato PDF. O link de download deve ser enviado para o endereço de correio eletrônico concursogbsch@gmail.com
* Correio tradicional: Enviar todos os materiais num único envelope. Incluir fotocópias de partituras, se for o caso (não-originais) e certificados, se possível, originais (serão aceitas fotocópias, sempre que completamente legíveis). Caso o candidato considere conveniente, poderá também enviar uma cópia de todos ou alguns documentos em CD ou DVD, apenas em formato PDF.
O envelope deverá ser remetido a:
Concurso de Composición Gustavo Becerra-Schmidt
Concha Y Toro 19
CEP 8340579
Santiago Centro
CHILE
18. A organização do concurso reserva para si o direito de suspender, anular ou modificar o concurso por motivos imprevistos, os quais seriam dados a conhecer oportunamente.
19. Os autores premiados comprometem-se a fazer constar a menção "Prêmio Gustavo Becerra-Schmidt 2011" em todos os programas e publicações que incluam sua obra premiada.
20. Pela sua participação no concurso, os candidatos declaram aceitar em sua totalidade as condições do presente regulamento
A foto em placa de metal, que teria sido feita em 1879 ou 1880 em Fort Summer, no Novo México, mostra Billy the Kid em roupas de caubói e chapéu, olhando direto para câmera e descansando a mão sobre um rifle Winchester.
Uma clássica imagem de caubói fora-da-lei do Velho Oeste, nas palavras da porta-voz da casa de leilões Brian Lebel, em Denver, Melissa McCracken.
“Só existe uma foto de Billy the Kid, e acho que é por isso que ela cativa tanto a imaginação das pessoas.”
Figura imortalizada nos clássicos filmes de faroeste, Billy the Kid supostamente nasceu em Nova York, mas se mudou para o Colorado com a mãe e os irmãos após a morte do pai.
Famoso por sua rapidez no gatilho, o bandido foi responsabilizado pela morte de 21 pessoas, embora algumas fontes elevem este número para até 27.
O homem caçado em todo o sul dos Estados Unidos e norte do México deu a sua própria foto ao amigo Dan Dendrick, cuja família guardou o retrato por todos esses anos.
A imagem agora passará às mãos do colecionador privado William Koch, que pagou um preço seis vezes maior que os leiloeiros estavam esperando.
Billy the Kid foi capturado e sentenciado à morte por enforcamento pela morte de um xerife em 1878.
Ele conseguiu escapar, mas foi novamente encontrado e morto pelo xerife Patrick Floyd Garrett, no dia 14 de julho de 1881.
Paulo Renato de Souza
"Trata-se de uma perda muito grande para a área de Educação no Brasil", lamentou o reitor da Unicamp, Fernando Costa. Segundo ele, Paulo Renato teve atuação de destaque na institucionalização da Universidade bem como para toda a área de Educação no País. "Além disso, desempenhou papel fundamental no processo de autonomia financeira e de gestão das três universidades estaduais paulistas", completou o reitor.
Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo Renato Costa Souza assumiu a reitoria da Unicamp em 1986, permanecendo quatro anos à frente da Universidade. Em sua gestão foram criadas as pró-reitorias de Graduação, de Pesquisa, de Extensão e Assuntos Comunitários, de Desenvolvimento Universitário e de Pós-Graduação. Ainda na área administrativa, o Conselho Universitário (Consu) substituiu o Conselho Diretor como órgão máximo da Universidade, que assim completou o seu processo de reforma institucional.
Foram inaugurados no período o Hospital de Clínicas (HC) e o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), assim como foi desmembrada da Faculdade de Engenharia de Campinas (FEC) - hoje Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e urbanismo, - a Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE), que depois viria a se denominar Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) . A Universidade adquiriu na gestão de Paulo Renato um importante centro de pesquisas das Indústrias Monsanto, localizado nas proximidades do campus, logo transformado no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA).
Ao deixar a Unicamp, Paulo Renato foi ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso e secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo José Serra. Entre suas principais realizações está a criação do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Entre outras funções, integrou o quadro da ONU (Organização das Nações Unidas) em temas ligados a empregos e salários, foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington e o presidente da Abmes (Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior).
Autoridades do mundo político, como a Presidente Dilma Roussef, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e o Ex-Governador José Serra lamentaram a perda e destacaram a personalidade agregadora e dedicada de Renato Souza.
Fonte: Agcom Unicamp
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Morre cantora Bidú Reis
A cantora, compositora e pianista Edila Luísa Reis, conhecida por Bidú Reis, morreu ontem (26/6), aos 91 anos de idade.
Bidú Reis nasceu no Rio de Janeiro e integrou o grupo musical As três Marias, Bidú lançou seu primeiro disco em 1942, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, ao lado de Marília Batista e Salomé Cotelli. Dois anos depois, o trio se desfez e Bidú passou a se apresentar na Rádio Globo e na Orquestra Tabajara.
Ela compôs grandes sucessos da década de 1950 como Festa de Luz, Bar da Noite e Interesseira, canção imortalizada na voz de Anísio Silva.
Bidú Reis também presidiu a Associação das Donas de Casa da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2000, e pertencia à União Brasileira de Compositores.
Da Agência Brasil
Escritor brasileiro e Universidade dos EUA elogiam CD Batuque na caixa
“ Senhor Aldo Moraes, ao cumprimenta-lo, agradeço o envio do CD Batuque na caixa, projeto premiado pelo seu alcance social, iniciativa que merece todo o meu elogio.” Deputado Federal e Escritor Gabriel Chalita, 19/04/2011
“ The University of Texas at Austin agradece sua contribuição ao Acervo” Coleção Latino-americana” da instituição, através da doação do CD Batuque na caixa”, Presidente Bill Powers, 20/05/2011
a) V CONCURSO NACIONAL DE VIOLÃO
FRED SCHNEITER
Conservatório Brasileiro de Música
Rio de Janeiro
Dias 06 e 07 de outubro de 2011
(Provas públicas)
Eliminatória: 2 estudos da série “ESTUDOS OBLÍQUOS” de Fred Schneiter e uma peça de livre escolha com até 4 minutos de duração.
Inscrições: de 22 a 29 de agosto de 2011
Prêmios em dinheiro, violão e acessórios.
Regulamento, prêmios e maiores informações em:
www.interkit.com.br/mostrafred
b) II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical UNESP-USP-UNICAMP
Chamada para trabalhos
Data: 1 a 3 de setembro
Local: Instituto de Artes da UNESP (São Paulo, campus Barra Funda)
Data limite para envio de trabalhos: 15 de julho de 2011
Informações no website: http://www.eca.usp.br/etam/
Coordenadores:
Marcos Pupo Nogueira (UNESP) mpuponogueira@uol.com.br
Graziela Bortz (UNESP) g_bortz@hotmail.com
Adriana Lopes Moreira (USP) adrianalopes@usp.br
Paulo de Tarso Salles (USP) ptsalles@usp.br
Silvio Ferraz (UNICAMP) silvioferrazmello@uol.com.br
José Augusto Mannis (UNICAMP) jamannis@uol.com.br
c) Caros colegas,
Estou divulgando o blog "Audio Arte" (baseado no logotipo de nosso estúdio), onde estaremos colocando mensagens sobre temáticas variadas acerca do ensino de Música e Performance Musical de forma mais espontânea. Os interessados podem participar através de comentários. O endereço é:
http://audio-arte.blogspot.com/
Esperamos relatar de forma mais livre algumas experiências realizadas, com base especialmente em novas concepções sobre o ensino da Performance Musical. Há também indicação de literatura que trate dos assuntos abordados, muitas vezes sobre a Pedagogia do Piano, porém, sempre procuramos estender estas idéias à Performance em geral.
Cordialmente,
Daniel Lemos ( dal_lemos@yahoo.com.br)
Curso de Música - Departamento de Artes
Fórum de Pedagogia da Performance
ENSAIO - Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
d) Concerto para Violão e Orquestra de Ricardo Tacuchian com Turibio Santos
No dia 30 de junho de 2011 Turibio Santos será o solista da Orquesta Sinfónica Ciudad de Salamanca, sob a regência de Gustavo Ubeda, maestro brasileiro, residente no Reino Unido. O Concerto será realizado no moderno teatro da cidade espanhola de Salamanca, o Centro de las Artes Escénicas y de la Música. O evento ocorrerá uma semana depois que Ricardo Tacuchian terá ministrado (dias 20,21 e 22 de junho), na Universidad de Salamanca, um curso sobre música brasileira.
O Concerto para Violão e Orquestra de Tacuchian, faz parte do CD Sonhos, Ritmos e Danças que acabou de ser lançado pela ABM Digital (abmusica@abmusica.org.br) e que também apresenta o Concerto de Villa-Lobos e as Danças Concertantes de Turíbio Santos.
e) A série que traz o som da orquestra para a música popular homenageia um dos mais sofisticados e geniais compositores brasileiros da atualidade:
GUINGA SINFÔNICO
PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO, O COMPOSITOR TOCA SUA OBRA COM ORQUESTRA
Quarta-feira, 22 de junho, às 20h30, no Oi Casa Grande
com a ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA
Convidados: Lula Galvão (violão), Jessé Sadoc (trompete), Paulo Sérgio Santos (clarinete) e André Boxexa (percussão)
Assessoria musical: Paulo Aragão
REGÊNCIA DE CARLOS PRAZERES
O primeiro concerto da série MPB&Jazz em 2011 faz uma homenagem ao compositor carioca que criou um novo nicho na MPB, com a sofisticação de sua produção: Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o GUINGA. Este é o oitavo ano de sucesso do projeto que veste o repertório popular com a formação sinfônica, valorizando os arranjos de orquestra para a música brasileira e o jazz. Como sempre, desde o início, a Série tem a participação da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Na quarta-feira, 22 de junho, às 20h30, portanto, a Opes volta ao palco do Oi Casa Grande.
Nesta edição, o regente é Carlos Prazeres – que, além de assistente do Maestro Karabtchevsky na Petrobras Sinfônica, é o titular da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia.
Concebida por Wagner Tiso, a série MPB&JAZZ entra em nova fase este ano e passa a trazer para a frente da orquestra compositores/instrumentistas brasileiros, como é o caso de Guinga (o segundo concerto desta temporada, em agosto, vai apresentar o flautista Carlos Malta com seu Pife Muderno). Nestes anos de estrada, a série já marcou, em efemérides, a homenagem a figuras paradigmáticas da música brasileira como Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Ataulfo Alves, Dolores Duran e gêneros como o Frevo (veja o box com todas as edições); já trouxe convidados como Stanley Jordan, a Velha Guarda da Portela, Lenine, Dominguinhos, Beth Carvalho e Zélia Duncan.
Nestas duas edições 2011, portanto, os olhares se voltam para o compositor que é também instrumentista/solista. Continuam, como um dos objetivos permanentes do projeto, o estímulo ao trabalho de arranjadores para orquestra, abrindo mercado e trazendo novos nomes para a função.
O patrocínio é da Petrobras e a realização da Trem Mineiro Produções Artísticas.
GUINGA
Carioca de corpo e alma, Guinga está considerando a Série MPB&Jazz a festa de comemoração de seus 60 anos – completados em junho do ano passado. “É uma honra estar com orquestra na minha cidade”, diz ele, que já esteve com a Filarmônica de Los Angeles tocando pela em 2006. No Brasil, também se apresentou com orquestras em Porto Alegre e São Paulo (“a Jazz Sinfônica fez diversos concertos”). A escolha do repertório foi conduzida pelo compositor, com a assessoria musical de Paulo Aragão e a diretora Giselle Goldoni Tiso, reunindo canções com a respiração orquestral. “Continuo compondo muito, com Aldir, e com jovens parceiros como Thiago Amud e Mauro Aguiar”, conta ele. “Não faço projeto na minha vida – quero só fazer música, esse é o meu negócio”.
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, Guinga, nasceu em 10 de junho de 1950, no Rio de Janeiro. Aprendeu violão intuitivamente aos 13 anos de idade. Mais tarde faria cursos de música, inclusive cinco anos de violão clássico com o professor Jodacil Damasceno. Começou a compor aos 16 anos, classificando a sua primeira canção aos 17 anos no Festival Internacional da Canção. Como músico, acompanhou Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira, entre outros. Formou-se em Odontologia em 1975. Sempre compondo, teve várias de suas músicas gravadas por nomes como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Ivan Lins.
Compôs com diversos parceiros, entre eles Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza e Nelson Motta. Gravou seis CDs pela gravadora Velas: Simples e Absurdo - 1991 / Delírio Carioca - 1993 / Cheio de Dedos – 1996 /Suíte Leopoldina – 1999 / Cine Baronesa – 2001 /Noturno Copacabana – 2003. Todos foram sucessos de crítica. Ganhou com Cheio de Dedos os prêmios Sharp 1996 - Melhor Disco Instrumental, Melhor Música Instrumental (Dá o pé o Loro) e Melhor Produção (Paulo Albuquerque). A música Chá de panela trouxe para Guinga o Prêmio Sharp 1996. Teve sua obra gravada por Leila Pinheiro no CD Catavento Girassol (EMI - ODEON). Apresenta-se sempre no exterior - no Festival Brasiliana-Madrid 1993, Café Central-Madrid 1996 (durante 15 dias), Festival Internacional de Guitarra - Cordoba (Espanha) - 1996, Festival Braziliana-Jazz (Copenhagen-Dinamarca) - 1997. Recentemente esteve em Perugia, na Itália, onde também gravou um CD com o clarinetista Gabriele Mirabassi, em homenagem à obra de Guinga, que se chamará Graffiando Vento. O CD Suíte Leopoldina, lançado em 1999, foi sucesso de crítica, em todo o país.
Foi apontado por unanimidade pelos críticos do Jornal O GLOBO o melhor CD de música popular brasileira de 1999. Seu lançamento nos EUA foi no dia 15 de Maio de 2000. Em 2002 Guinga teve sua biografia completa escrita pelo jornalista Mario Marques, no livro "Guinga, os mais belos acordes do subúrbio", publicado pela Editora Gryphus. Em 2003, foi lançado na Bienal do Livro o songbook "A música de Guinga", também editado pela Gryphus.
Série MPB & Jazz – Temporada 2011 - 1° Concerto: Guinga Sinfônico
1) ABERTURA: Preludio das Bachianas Brasileiras n. 4 de Villa-Lobos
2) Casa de Villa (Guinga e Mauro Aguiar)* / Sete estrelas (Guinga e Aldir Blanc) *
3) Rasgando seda (Guinga e Simone Guimarães) *
4) Vô Alfredo (Guinga e Aldir Blanc) *** (adaptação Paulo Aragão)
5) Nem mais um pio (Guinga e Sergio Natureza) **** (adaptação Paulo Aragão)
6) O silêncio de Iara (Guinga e Luiz Felipe Gama) *
7) Dos anjos (Guinga) **** (adaptação Paulo Aragão)
8) Canção desnecessária (Guinga e Mauro Aguiar) *
9) Abluesado (Guinga e Aldir Blanc) *
10 )Senhorinha (Guinga e Paulo César Pinheiro) *
11) Geraldo no Leme (Guinga) *** (adaptação Paulo Aragão)
ORQUESTRAÇÕES: * Paulo Aragão / ** Jessé Sadoc / *** Nailor Proveta / **** Gilson Peranzzetta
Oi Casa Grande
Av. Afrânio de Mello Franco, 290 - Leblon - Tel: 21 2511-0800
Quarta, 22 de junho, 20h30
Bilheteria: funciona de 3ª a 6ª - 15h às 21h / sáb 15h as 21:30h / dom 15h às 19:30h
INGRESSOS: R$ 30 (meia entrada para estudantes e maiores de 65 anos)
Classificação etária: 14 anos
Filme Faroeste Caboclo
Os novos personagens, garante o diretor René Sampaio, 37, só foram criados para que a história do quarteto principal, formado por João, Maria Lúcia, Jeremias e Pablo, ficasse mais coerente. Entre eles, há um policial corrupto interpretado por Antonio Calloni e um senador, pai de Maria Lúcia (Marcos Paulo).
Os produtores insistem que o filme "não é um clipe da música", ainda que alguns trechos fossem fortes demais para ficar de fora, como a chegada de João a Brasília, "bestificado com a cidade", a Rockonha e, é claro, o duelo final.
A ideia é que os novos personagens e cenas ajudem a explicar passagens que não ficam claras na música. Por exemplo: como Maria Lúcia, menina rica, acaba se apaixonando por dois traficantes.
Já no que se refere à locação, o desafio era achar um lugar cheio de barracos em ruas de terra, como a Ceilândia de João, hoje a cidade mais populosa do Distrito Federal.
A solução: Jardim ABC, bairro pobre e violento da Cidade Ocidental (GO), bem na divisa com Brasília.
Lá, a produção construiu um quarteirão cenográfico -desde a casa de João até a carpintaria onde ele tenta uma vida honesta- e mexeu com a rotina dos moradores.
Além de "Faroeste Caboclo", Renato Russo volta à cena em "Somos Tão Jovens", de Antonio Carlos da Fontoura. O longa retratará a adolescência do cantor. As filmagens começaram há duas semanas.
Renato Russo tinha 19 anos quando compôs "Faroeste Caboclo", épico de 159 versos e 9 minutos. A música acompanha a saga de João de Santo Cristo desde a infância pobre no interior da Bahia até a riqueza criminosa em Brasília, passando pela redenção amorosa nos braços de Maria Lúcia e pelo duelo mais famoso do rock nacional, contra o vilão Jeremias.
a) Novos editais para cultura nacional, no site do Minc
www.cultura.gov.br
b) EDITAL FUNDAÇÃO TELEFÔNICA - PROGRAMA ARTE E TECNOLOGIA
Os projetos deverão ser apresentados exclusivamente através do site www.fundacaotelefonica.org.br. A inscrição é inteiramente gratuita.
Serão analisadas as fichas de inscrição apresentadas no período entre 26 de abril de 2011 e 30 de junho de 2011.
c) Edital para projetos institucionais públicos " Governança da
cultura em países em desenvolvimento"
www.unesco.org/culture/en/culturegov
Remake de O Astro
Rodrigo Lombardi será o protagonista de O Astro, interpretando o trambiqueiro Herculano, que na versão original era Francisco Cuoco. Na nova versão, Francisco Cuoco terá participação especial como o mestre Ferragus. Rodrigo Lombardi e Carolina Ferraz serão o par romântico de O Astro. Carolina Ferraz vai interpretar Amanda Assumpção, que na versão original era Dina Staf. O remake ainda conta com as atrizes Alinne Moraes e Regina Duarte, que interpretam as personagens Lilly e Clo Hayalla. Thiago Fragoso será Márcio, namorado de Lilly. E Daniel Filho será Salamão Hayalla, interpretado por Dionisio Azevedo na versão de Janete Clair.
Mauro Mendonça Filho está na direção do novo O Astro. E Geraldo Carneiro e Alcides Nogueira escrevem a série.
Quem é quem em O Astro
Lembra dos nomes dos personagens da novela de Janete Clair? Então acompanhe a lista: Herculano Quintanilha, Amanda Mello Assumpção, Márcio Hayalla, Lili (Lilian Paranhos), Clô (Clotilde Hayalla), Samir Hayalla, Salomão Hayalla, Felipe Cerqueira, Natal (Natalício Valença), Çãozinha (Consolação Paranhos), Neco (Nestor da Silva), Laurinha (Laura Paranhos da Silva), Alan Quintanilha, Tia Magda, Beatriz, Joselina Mello Assumpção Hayalla, Mello Assumpção (Agenor Mello Assumpção), Amin Hayala, Nadja Hayalla, Youssef Hayalla, Jamile Hayalla!
Pois todos voltam para a sua telinha a partir de julho. E o Brasil vai voltar a se perguntar: Quem matou Salamão Hayalla?
O Astro original foi exibido entre 6 de dezembro de 1977 e 8 de julho de 1978, às 20 horas da noite, escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho e Gonzaga Blota. Foram 185 capítulos. No formato de série, serão cerca de 50 capítulos. A Globo aposta em O Astro também para homenagear o aniversário de 60 anos da telenovela brasileira.
Edital
I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR
O Centro Cultural Teatro Guaíra, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, torna público o Edital do I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR, dedicado a fomentar a produção de música sinfônica nova no Brasil.
Do objeto
O presente edital tem como objeto o lançamento de um concurso nacional de composição para a Orquestra Sinfônica do Paraná, e tem como tema em sua primeira edição o Centenário da Universidade Federal do Paraná, primeira universidade brasileira a completar, em 2012, um século de existência.
As obras finalistas serão executadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná durante a I Bienal Música Hoje, no dia 2 de Setembro de 2011; a obra vencedora entrará na Temporada 2012 da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).
Dos candidatos
Estão habilitados a participar do I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR compositores brasileiros natos ou radicados, residentes no Brasil ou no exterior, sem limitação de idade.
Das obras
As obras inscritas para o I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR deverão ser inéditas, não tendo sido estreadas ou publicadas até a data de finalização do concurso.
a. Formação
As obras deverão ser escritas para Orquestra Sinfônica do Paraná, com a seguinte formação máxima:
2 Flautas (2ª alterna com Piccolo, opcional)
2 Oboés (2º alterna com Corne Inglês, opcional)
2 Clarinetas (2ª alterna com Clarone, opcional)
2 Fagotes (2º alterna com Contrafagote, opcional)
4 Trompas
2 Trompetes
2 Trombones
1 Trombone Baixo
1 Tuba
4 Tímpanos
Percussão (2 Percussionistas)
5 granite blocks
3 temple blocks
8 Tom-toms
2 caixas claras
3 pratos suspensos
1 par de pratos Wagnerianos
2 glockenspiel
1 xilofone
3 triangulos
1 tam-tam
1 gongo
1 matraca
1 xicote
1 bumbo sinfônico
maracas
1 Harpa
Celesta ou Piano
Cordas
b. Duração
As composições deverão ter entre 7 e 10 minutos de duração.
c. Tema
As obras deverão ter como temática o Centenário da Universidade Federal do Paraná, tendo o compositor liberdade quanto à maneira de relacionar-se ao tema proposto.
Da seleção
A seleção da obra vencedora ocorrerá em duas etapas:
a. Etapa Preliminar:
A Comissão Julgadora selecionará dentre as obras enviadas no máximo sete (07) composições para serem executadas na Etapa Final durante a I Bienal Música Hoje. A Comissão Julgadora se reserva o direito de aprovar um número menor que o estabelecido, podendo inclusive optar por não aprovar obra alguma, se julgar que as obras concorrentes não têm mérito técnico e artístico condizente com o Concurso.
b. Etapa Final
As obras selecionadas para a Etapa Final serão apresentados em concerto com caráter de leitura pública pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Márcio Steuernagel, no dia 2 de Setembro de 2011 às 20h00, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto do Centro Cultural Teatro Guaíra, como parte integrante da I Bienal Música Hoje, com presença de Banca Julgadora, em concerto aberto ao público, que terá direito a voto para seleção da obra vencedora.
A obra vencedora será anunciada no concerto de encerramento da I Bienal Música Hoje, às 20h00 do dia 4 de Setembro de 2011, no Teatro da Reitoria.
A Banca Julgadora reserva-se o direito de abster-se da votação, caso a maioria absoluta de seus integrantes, incluindo o voto representado pelo público, considerar que nenhuma das obras finalistas tem mérito artístico e técnico condizente com o Concurso.
Dos critérios de seleção
a. Qualidade musical da obra;
b. Viabilidade de execução em quatro ensaios.
Da premiação
A obra vencedora será executada em concerto oficial da Temporada 2012 da Orquestra Sinfônica do Paraná, recebendo o compositor o montante de R$ 5 000,00 com os descontos previstos em lei, concedidos pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, a título de premiação, bem como edição de partitura e partes pela Editora UFPR, a partir de edição eletrônica providenciada pelo compositor.
30 de Maio a 1 de Agosto de 2011
Envio de inscrições e grades das obras.
12 de Agosto de 2011
Anúncio das obras selecionadas para a 2ª Etapa
2ª Etapa
15 a 22 de Agosto de 2011
Envio de documentação e partes orquestrais das obras finalistas.
2 de Setembro de 2011
Concerto com obras finalistas e votação do público.
4 de Setembro de 2011
Anúncio da obra vencedora do I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR.
Das inscrições
As inscrições deverão obrigatoriamente ser enviadas pelo correio através de SEDEX (não poderá constar no remetente, nome e endereço que possibilitem identificação do proponente), tendo como destinatário:
I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR.
Universidade Federal do Paraná – Departamento de Artes
Rua Coronel Dulcídio, 638 - Bairro Batel
CEP 80420-170 - Curitiba - PR – Brasil
As inscrições serão encerradas no dia 1 de Agosto de 2011, sendo desconsideradas as inscrições feitas após a data de encerramento.
O comprovante de envio por Sedex documentando a entrega da obra ao Departamenteo de Artes da UFPR, servirá de comprovante da inscrição, valendo a data de postagem para fins de prazo de inscrição. O CCTG e a UFPR não se responsabilizam por projetos extraviados, não entregues no endereço ou fora de prazo determinados neste Edital.
Os proponentes deverão apresentar sua proposta em um só volume contendo dois envelopes, sobrescritos apenas com o pseudônimo do proponente e o título da obra proposta, contendo:
a. um deles, folha informando pseudônimo, nome do proponente e título da obra proposta, acompanhada de ficha de inscrição integralmente preenchida, declaração de liberação de direitos autorais, e demais ítens de documentação especificados abaixo.
b. o outro, três cópias impressas de partitura digitalizada em computador, identificadas, exclusivamente, com o título da obra e pseudônimo, e informando a minutagem e o ano de composição.
Da documentação
a. cópia legível do RG e CPF.
b. dados bancários do próprio premiado, em conta da qual ele seja titular, e que não
seja de poupança;
c. currículo curto (10 a 15 linhas) com fotografia
d. ficha de inscrição integralmente preenchida
e. declaração de liberação de direitos autorais assinada
Contato
Universidade Federal do Paraná
Departamento de Artes
Rua Coronel Dulcídio, 638 - Bairro Batel
CEP 80420-170 - Curitiba - PR – Brasil
www.proec.ufpr.br deartes@ufpr.br (041) 3222-6568
Casos omissos serão julgados pela comissão organizadora que é, em conjunto com a Comissão e Banca Julgadora, soberana, não cabendo recurso às suas decisões.
terça-feira, 21 de junho de 2011
WILZA CARLA
A atriz Wilza Carla morreu no último sábado em São Paulo, vítima de complicações do diabetes. Aos 75 anos, a ex-vedete sofreu um agravamento de seu estado de saúde nos últimos anos por causa de uma obesidade crônica.
Nascida em Niterói, Wilza Carla atuou como vedete no teatro de revista e em filmes de chanchada nos anos 50. Mas foi na novela Saramandaia, folhetim de Dias Gomes exibido em 1976 pela Rede Globo, que ela se tornou nacionalmente conhecida. Na trama marcada pelo realismo mágico, ela interpreta Dona Redonda, uma glutona senhora que come até explodir.
A atriz, que começou sua carreira artística como vedete no teatro, também foi jurada do Show de Calouros apresentado por Silvio Santos na década de 1980, no SBT.
MORRE BRASILEIRA MAIS VELHA DO MUNDO
A mineira que foi reconhecida pelo Guinness Book como a mulher mais velha do mundo morreu na madrugada desta terça-feira (21) na cidade de Carangola, situada na região da Zona da Mata e a 360 quilômetros de Belo Horizonte (MG).
Maria Gomes Valentim, de 114 anos, estava internada na Casa de Caridade de Carangola desde a manhã do último domingo com sintoma de pneumonia e, segundo a bisneta Taís Nolasco, ela morreu de falência múltipla dos órgãos, às 4h15 de hoje. Conhecida como “vó Quita”, ela iria completar 115 anos no próximo mês.
A mineira se tornou uma celebridade após ter sido reconhecida pelo livro dos recordes, em maio deste ano. Ela, que nasceu no dia 9 de julho de 1896, havia desbancado a americana Besse Cooper, que detinha o título de mulher mais velha do mundo.
O trâmite para o reconhecimento se iniciou com contato feito por uma organização americana que pesquisa os “supercentenários” pelo mundo denominada “Gerontology Research Group”.
Feijoada e empada de frango
Em abril deste ano, a reportagem do UOL Notícias esteve na cidade de Carangola e entrevistou a família de “vó Quita”. A mulher era descrita pelas pessoas que conviveram com ela como uma pessoa de temperamento forte e devota de Nossa Senhora Aparecida. Ela teve apenas um filho, que morreu aos 75 anos. Ela tinha 4 netos, 7 bisnetos e 5 trinetos.
Segundo Jane Ribeiro Moraes, 63, uma das netas que cuidavam diariamente da idosa, ela dificilmente tomava medicamentos e tinha predileção por feijoada e empada de frango, “com bastante pimenta”.
Para Marina Fernandes, uma das cuidadoras contratadas pela família, dona Quita era uma pessoa “tranquila, mas que queria fazer tudo”.
Questionada sobre a longevidade da avó, a neta Jane repetiu uma fase que diz sempre ter escutado da idosa. “Ela fala que vive muito porque sempre cuidou apenas da vida dela e nunca da vida dos outros”.
A neta também destaca a alimentação de Vó Quita. “O pai dela morreu com quase cem anos. Mas eu atribuo isso [longevidade] ao fato de ela se alimentar muito bem”.
Familiares pretendiam organizar uma grande festa para comemorar os 115 anos de dona “Quita”.
Fonte: UOL Noticias
Recentemente, a posse do produtor cultural André Sturm como novo Diretor do MIS/Museu da Imagem e do Som de São Paulo e a polêmica causada por questionar o foco das instituições culturais públicas que, prioritariamente, realizam programas voltados à segmentos específicos e não buscam chegar ao seio da população, faz pensar em ações e conceitos num país em que quase toda a produção cultural depende de verbas governamentais.
Sturm propõe que o orçamento anual de 9 milhões de reais do MIS/SP esteja voltado a formar platéias e a colocar o cidadão dentro do espaço físico e do espaço conceitual, de que pode fazer parte o Museu.
" O museu tem muito espaço que não vinha sendo usado. Não dá para ficar apenas na vanguarda pela vanguarda, acho meio vazio", diz o Diretor, em entrevista à Folha de São Paulo, no dia 5 de junho de 2011.
Ele cita o caso do LAbMis, laboratório com ilha de edição que recebe 4 pessoas para uma residência durante 3 meses e que poderia servir a 2.000 pessoas, como ele enxerga, na nova visão administrativa do MIS.
Em ações recentes, a cidade de Paulínia tem enxergado mais longe e mais amplamente, ao se transformar em pólo cinematográfico, ao receber concertos internacionais e promovendo a interação de sua classe artística com o que há de mais elaborado na produção cultural contemporânea.
O evento Festa do Teatro distribui 40.000 ingressos, em São Paulo com o objetivo de promover o acesso à diversidade da produção cênica contemporânea brasileira e acontece também no Rio de Janeiro. A Virada Cultural, já tradicional e reconhecida em todo o país, é um evento que leva famílias ao universo do teatro, dança e literatura. Sem falar nos shows e concertos eruditos e instrumentais que transformam a capital paulista num grande painel gratuito da música nacional.
Aceitar o desafio de que grandes públicos podem aproveitar e se apropriar do que há de melhor e de conceitual nas produções artísticas e culturais é também reconhecer a inteligência deste público. Quando grandes eventos, festivais e projetos culturais são feitos com recursos públicos, devem propor em seus objetivos o desafio de alcançar ( através do interesse direto, uma campanha, marketing social e promoções criativas) o grande público e de alguma forma, tentar chegar até ele.
O brasileiro é reconhecido como um povo musical, mas há o estigma de que não ouve música clássica. Pois, contrariando tal conceito ( de forma errônea, consolidado em nosso inconsciente), o Festival de Música de Londrina, por exemplo, toda vez que vai às ruas, aos colégios e aos bairros, tem platéia cativa e interessada. Aceitar estes paradigmas é enclausurar a própria idéia de democratização, onde deve se oferecer, antes de supor que não é aceita.
O Festival de Música de Londrina/FML tem este mérito, assim como o Festival Internacional de Teatro de Londrina/FILO, o Carnaval Popular de Londrina e o interessante e multi-facetado Londrix/Festival Literário de Londrina.
Um concerto da OSUEL/Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina com o Maestro Daniel Havens me chamou a atenção pelo furor que causou no público, ávido por ouvir, ao vivo, trilhas de filmes tão diversos quanto um faroeste e uma ficção científica. Havens tem feito este concerto com orquestras pelo Brasil e o mundo e o sucesso, bem como a repercussão entre os novatos apreciadores de música clássica é imediato. Neste seu programa existe um foco. Mas precisamos lembrar da Bachiana Filarmônica ( idealizada por João Carlos Martins) e os concertos ao ar livre do pianista Arthur Moreira Lima, que percorrem o Brasil e que este ano esteve em Londrina. Ambos são sucessos entre o grande público, de Norte a Sul do país.
O fato é que devemos entregar ao público em geral, de forma ampla e irrestrita, o resultado de nossas obras e projetos culturais e deixar que sigam seu caminho: amadurecendo, renascendo ou sendo re-descobertos, no julgamento isento da história.
Aldo Moraes ( compositor)
composermoraes@hotmail.com
segunda-feira, 20 de junho de 2011
O cantor e compositor popular Cícero de Souza, nasceu em 31/01/1965, na cidade de Londrina, Paraná.
Com uma trajetória marcada por grandes interpretações e pela cuidadosa escolha do repertório, Cícero começou a aparecer para o grande público no ano de 1998.
As principais influências musicais do cantor e compositor, são: Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Originais do Samba, Alcione, Beth Carvalho, Tim Maia e Fagner.
Cícero de Souza é conhecido por sua voz forte e refinada, que lhe permite transitar pelo samba de raiz e pela MPB. Gravou 3 CDs: Mais
Iolanda e o CD Homenagem ( onde rende tributo a seus ídolos musicais). Estes CDs gravou no WS Estúdio, com a preciosa colaboração do produtor e compositor Wilmar Cirino.
Em Londrina, sempre foi convidado para cantar nos mais diversos e disputados espaços culturais, como: Centro de eventos, Exposição Agro-Pecuária de Londrina ( palco principal por 5 anos ), Bar Baiano rei da batida, Casa de shows Albatroz, Autódromo Internacional Ayrton Senna, Iate Clube de Londrina, Country Club de Londrina, Buffet Planalto.
Além disto, Cícero de Souza teve a satisfação de abrir shows, como convidado, para os seguintes artistas: Jorge Aragão, Ivete Sangalo, Grupo Tradição, Raça Negra, Guilherme & Santiago.
Enxergando a cada dia que vem chegando a hora de um grande disco que mostre seu total potencial e de uma ampla tournée por diversas cidades e estados brasileiros, Cícero vem percorrendo editais públicos e empresas privadas para apresentar seu projeto de carreira para 2011/12. Suas performances podem ser vistas no youtube e no site: www.wstudio.com.br
O artista que já mostrou sua voz em cidades como: Cianorte, Umuarama, Campo Mourão, Goioerê, Maringá, Cambé, Ibiporã, Apucarana, Cornélio Procópio (PR); Presidente Prudente e São Paulo ( SP), pode ser contatado através do telefone:
0xx43 8441-5439
a) Acompanhe a programação do Festival Internacional de Londrina/FILO:
www.filo.art.br
b) Peças, eventos, vídeos e textos de teatro, em:
www.globoteatro.com.br
c) Trechos do espetáculo novo do Circo de Soleil:
www.varekai.com.br
d) Peça" Enquanto isso...", de Alan Ayckbourn
Tradução e Direção de Isser Korik
www.enquantoisso.art.br
e) Mostra Além das Fronteiras/ O cinema suiço
Caixa Cultural São Paulo e Rio de Janeiro
www.ocinemasuico.com.br
www.caixa.gov.br/caixacultural
f) Estréias Teatrais:
Otro, com Coletivo Improviso
La Omisión de la familia Coleman, com Mirada ( Ocupação Argentina)
Mostra Sutil Companhia de Teatro 18 anos
A pantera, com Marco Antônio Braz
www.sescsp.org.br
Concerto do Centro de Música Brasileira
I
FÁBIO CURY Recital de Fagote
FRANCISCO MIGNONE (1897-1986) 16 Valsas para Fagote Solo
1 Valsa da Outra Esquina
2 Aquela Modinha que o Villa não Escreveu
3 Sexta Valsa Brasileira
4 Mistério... (quanto a amei!)
5 Apanhei-te meu Fagotinho (Valsa paródia)
6 Valsa Declamada ( o Viúvo)
7 + 1 ¾
8 Valsa em Si bemol menor ( a dolorosa)
9 Valsa Improvisada
10 Valsa-Choro
11 Boa Páscoa para você, Devos!
12 Valsa quase Modinheira (a implorante)
13 Macunaíma
14 Valsa Ingênua
15 A Escrava que não era Isaura (Valsa sem quadratura)
16 Pattapiada
II
ANTONIO EDUARDO Recital de Piano
prestigiando COMPOSITORES CONTEMPORÂNEOS :
GIL NUNO VAZ A quem quer todas as notas (2003)
EDUARDO AVELLAR Do Mar se vê a Areia,,,Consonante (2005)
GILBERTO MENDES Simplesmente uma Valsa (2005)
Étude de Sinthèse (2007
JOAO CARLOS ROCHA Nagarê
OSVALDO LACERDA Ponteio Nº 4
EMERSON BARBOSA Samba Lelê (Tema e Variações) (2010)
ALMEIDA PRADO Fantasia Litorânea (2008)
EDSON SANT´ANNA Estudo Múltiplo Nº 6
* Tocata para Piano
· 2º Prêmio no Concurso “Tocata para Piano” promovido pelo CMB em 2008, com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Apoio Cultural da Academia Brasileira de Música
(Rio de Janeiro)
sexta-feira, 17 de junho de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Festival de Música de Ourinhos
Está no ar o sítio eletrônico do décimo primeiro Festival de Música de Ourinhos.
O endereço, como nos anos anteriores, é o www.ourinhosfestivaldemusica.com.br.
Neste ano o evento oferece 41 cursos, entre eles contrabaixo elétrico com Fábio Gouvea, piano popular com André Marques, prática de big band com Vinícius Dorin e percussão brasileira com Cléber Almeida, todos músicos que integram a banda de Hermeto Pascoal, um dos instrumentistas e arranjadores populares mais refinados do país. Ídolo dos músicos, o alagoano Hermeto já gravou com importantes nomes da música mundial, entre eles o jazzista Miles Davis.
Hermeto Pascoal é um dos nordestinos que integram a rica programação artística desta edição do Festival de Música de Ourinhos, que terá na abertura show com Dominguinhos.
As inscrições para os cursos do Festival podem ser feitas a partir da próxima sexta, dia 10 de junho. Os alunos matriculados na Escola Municipal de Música de Ourinhos terão 50% de desconto nas taxas de inscrição. No curso de Prática de Coro Infantil não há taxa de inscrição. Mais informações pelo telefone 14 3302 3344.
Acompanhe a agenda cultural de Ourinhos no curtaourinhos.blogspot.comHYPERLINK "http://culturaourinhos.mktenvios.net/registra_clique.php?id=H%7C82731%7C20949%7C5587&url=http%3A%2F%2Fcurtaourinhos.blogspot.com"
Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos
Rua do Expedicionário, 503 - Centro.
CEP: 19900-041.
Tel. 14 3302 3344