quinta-feira, 27 de junho de 2024

MALHADA DOS BOIS REALIZOU AUDIENCIA PÚBLICA SOBRE A LEI ALDIR BLANC 2024

Em 29 de maio de 2024 o município de Malhada dos bois, Sergipe, realizou audiencia pública com a comunidade cultural para construção do PAAR/Plano Anual de Aplicação de Recursos referente a utilização dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PNAB 2024. Duas dezenas de agentes culturais debateram e indicaram sugestões para a destinação dos recursos para fomento cultural. A plenária sugeriu a contratação de consultoria técnica visto o desafio na implantação e execução da PNAB e destinação do saldo restante para edital de fomento a projetos e premiação cultural.

terça-feira, 25 de junho de 2024

SAMBA DE COCO DE TIA MOCINHA É DESTAQUE NO SÃO JOÃO DE INDIAROBA

Tradicional, o grupo samba de coco de Tia Mocinha, comandado por essa mestre de cultura popular com mais de 70 anos de idade e boa parte da vida dedicada a história e arte ancestral afro-brasileira foi destaque nos eventos e celebrações do São João de Indiaroba, interior de Sergipe.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

SHOW E DRA HONORIS CAUSA: MARISA MONTE CELEBRA 90 ANOS DE USP

No sábado, cidade universitária da USP reuniu milhares de pessoas em concerto marcante com a cantora Marisa Monte. O evento que comemorou 90 anos da Universidade arrecadou 12 toneladas de alimentos, segundo atualização da CUFA em 23 de junho. Na ocasião, a cantora recebeu o título de Dra. Honris Causa

quinta-feira, 20 de junho de 2024

SERTANEJO: MORRE CANTOR CHRYSTIAN

O cantor Chrystian morreu nesta quinta-feira, 20, em São Paulo, aos 67 anos de idade. Dupla de Ralf, o sertanejo faleceu enquanto sua última entrevista foi exibida na TV, durante o programa 'The Noite', do SBT. Chrystian iniciou a carreira ainda na infância. Nascido José Pereira da Silva Neto, o artista começou a se apresentar em um clube de Goiânia aos 6 anos. À época, ainda era chamado de Zezinho. O sucesso na cidade foi tão grande que Chrystian ganhou um programa na televisão, chamado "Pinguinho de Gente". Nos anos seguintes, ele e o irmão mais novo começaram a sonhar em se tornar uma dupla sertaneja. Chrystian ainda gravou temas de novela, como "More Than You Know", "Bird Songs", "No Broken Heart", "Emotions In My Heart", "You're So Tender" e "Love's a Dream". A virada para o sertanejo começou no início dos anos 1980. Ainda muito jovens, os irmãos escolheram formar a dupla "Chrystian e Ralf" e lançaram o primeiro disco em 1983, com regravações. "Quebradas da Noite" tinha 12 faixas e foi sucesso de vendas, alcançando o disco de ouro. Ainda na década de 1980, a dupla gravou a canção "Amargurado", ao lado de Tião Carreiro. Eles também conseguiram pela primeira vez o disco de platina com o álbum "Chrystian e Ralf", impulsionado pelo hit "Chora Peito".

ATOR DONALD SUTHERLAND MORRE AOS 88 ANOS

Donald Sutherland morreu nesta quinta-feira (20), em Miami. A notícia foi confirmada pelo filho do ator, Kiefer Sutherland, nas redes sociais. Sutherland tinha 88 anos. Sutherland é considerado um dos rostos mais marcantes de Hollywood. Ele participou de filmes icônicos como "M*A*S*H", "Orgulho e Preconceito" e a franquia "Jogos Vorazes". Ele deixa sua esposa, Francine Racette, e os filhos Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Rachel. O ator tinha quatro netos. Sutherland foi vencedor do Emmy, do Globo de Ouro, e era considerado um dos melhores atores a nunca vencer um Oscar. Ele recebeu uma estatueta honorária em 2017. Em 2019, ele foi homenageado no festival de cinema na Espanha.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

INDIAROBA: ARRASTÃO DO SAMBA DE COCO DE TIA MOCINHA

VAGNER XAVIER LANÇA NOVO LIVRO NA FESTA LITERÁRIA DE LONDRINA

PNAB 2024: FEIRA INTERMUNICIPAL DE UMBAÚBA É UM SUCESSO

Sob a magia do dia dos namorados, foi realizada em Umbaúba (SE) a Feira Intermunicipal de artesanato com a participação dos premiados na Política Nacional Aldir Blanc. Os trabalhadores da cultura selecionados no edital de prêmios não precisaram dar contrapartidas mas enxergaram na feira a oportunidade de expor seus produtos e serviços para investidores e fruição da própria população. Desta forma, além do artesanato marcaram presença grupos culturais, cantores, profissionais da culinária típica e os convidados batucada de dona Zefinha e o barco de fogo.
Por volta das 19h, a secretária municipal de cultura e turismo Dra Angelita Santos e o prefeito Humberto Maravilha deram as boas vindas. Subiram ao palco os músicos do cantor Joselito Forrozão (banda elétrica com luxuoso apoio de metais). Crianças se divertiam correndo na praça de eventos do município; adultos namoravam e degustavam as delícias da culinária junina local (bolo de paçoca, bolo de puba, pé de moleque, licor de jenipapo, amendoim cozido e caldinho de mandioca) e a terceira idade dançava ao som do mais tradicional forró.
A ornamentação perfeita e muito colorida emprestava alegria ao evento que em seguida recebeu as pastorinhas com seu bailado e canto típico. O cantor Marconys Gerrard subiu ao palco e foi ovacionado com um repertório dirigido à celebração do Santo Antônio.
A mesa de recepção estava composta pelo prefeito Humberto Maravilha, pela vice-prefeita Professora Guadalupe, pela secretária de cultura e turismo Angelita Santos, secretário de comunicação Claudson Guimarães e o consultor cultural Aldo Moraes.
O público também prestigiou as rainhas juninas mirim, juvenil e rainha das margaridas; o cantor Alex Santos Tom Maior; a quadrilha junina da Associação São Francisco de Assis; o cantor Nilton Santos a nova pegada e o trio pé de serra os coroas do forró.
Um momento de cultura popular tradicional foi a participação como convidado do grupo de batucada Buscapé, da cidade de Estancia. Remontando os ritmos oriundos dos toques de senzala que os negros escravizados tocavam como forma de preservar a memória cultural e histórica dos ancestrais africanos, a batucada se apresentou com a forte energia da percussão e a dança de meninas e meninos com seus tamancos. Fundado por dona Zefa, nos anos 80, a batucada preserva e reconhece um importante movimento de resistência cultural na luta pela liberdade juntamente com os atos de mentes abolicionistas.
Ao final da feira, houve apresentação do barco de fogo (uma cultura tradicional da cidade de Estancia e que tem reconhecimento em todo o estado de Sergipe) e da guerra de espadas. Neste evento, novamente os paranaenses Aldo Moraes (músico, escritor e jornalista) e Jéssica Rosa Ramos (educadora, escritora, coreógrafa e pesquisadora) deram continuidade as pesquisas sobre a cultura e história do Nordeste.
Fotos: Samuel Trindade Barbosa

quarta-feira, 12 de junho de 2024

ALDO MORAES REPERCUTE SÃO JOÃO SERGIPANO NA REVISTA D'ARTE

acesse a edição completa:

FESTA DE SANTO ANTÔNIO DE UMBAÚBA: FEIRA INTERMUNICIPAL COM APOIO DA POLITICA NACIONAL ALDIR BLANC 2024

NORDESTE: ALDO MORAES SE REÚNE COM SAMBA DE COCO DE DONA MOCINHA

O escritor, músico, jornalista e pesquisador Aldo Moraes se reuniu com Alci Conceição e dona Mocinha (ela, uma importante mestre e liderança cultural) para discutir caminhos para apoio e fortalecimento do samba de coco de Dona Mocinha, uma tradição cultural de Indiaroba. MinC, Iphan e Funcap foram discutidos na reunião como caminhos para reconhecimento e apoio financeiro a esta importante manifestação cultural brasileira. Recentemente, Moraes foi premiado pelo edital Araripe Coutunho/Funcap SE/Lei Paulo Gustavo como pesquisador cultural

sábado, 8 de junho de 2024

ECONOMIA: MORRE MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES

A economista Maria da Conceição Tavares morreu em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (8). Nascida em Aveiro, Portugal, ela era brasileira naturalizada e tinha 94 anos. Maria da Conceição foi deputada federal entre os anos de 1995 e 1999 e professora de economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp). Também foi conselheira do Partido dos Trabalhadores (PT) e ganhou prêmios como escritora.

PESQUISADORES PARANAENSES PARTICIPAM DE GINCANA CULTURAL NO NORDESTE

A convite do Centro Educacional Pequeno Principe, eu e a coreógrafa/educadora Jéssica Ramos (ambos membros do Instituto Cultural Arte Brasil) participamos da Gincana Cultural organizada pela instituição. Fomos jurados junto com Noélia Vieira (articuladora social); Professor Lié (educador e ex-vereador) e José Raimundo Santos Ramos. O que em outro lugar seria uma gincana de crianças e pre adolescentes, em Indiaroba foi uma disputa de conhecimento, qualidade e apreço pelas tradições.
O nome dos 3 grupos concorrentes foi definido a dedo por seus membros: Os herdeiros de Samarica, Cangaço caipira e Fogueteiros do Divino respectivamente aludindo ao trabalho das parteiras, à mística sertaneja do cangaço e finalmente às tradições de Indiaroba. O evento foi aberto pelo samba de coco Raízes do Divino no jardim do Centro de Convenções de Indiaroba, interior de Sergipe. O espaço é vinculado a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do município. No evento, o diretor de esporte Antônio Leandro Popó representou o secretário de cultura Jean Carlos Felisberto.
Com apresentação da escritora e coordenadora pedagógica do CEPP Thatilta Sintique, o evento foi aberto com a apresentação dos jurados e em seguida seguiu-se uma verdadeira sessão de atividades relacionadas à tradição dos festejos juninos alicerçadas na história e cultura sergipanas. Degustação de pratos que foram do café sergipano ao milho assado, bobó de camarão, bolos diversos e doces servidos no São João fizeram a delícia da mesa. Alunos dançaram quadrilha ao som do forró, xote e samba de coco; apresentaram a decoração de suas barracas e formularam respostas sobre a inspiração nordestina para a abordagem de seus grupos. O evento retrata o que tenho visto nos últimos anos em território sergipano: a educação e o conhecimento através da cultura no cotidiano de crianças e jovens e sobretudo, um processo permanente de exposição histórica e cultural sobre os caminhos do Brasil.
Participaram também da atividade Maria Djalma Souza Santos (sócia administrativa), professores e convidados. Aldo Moraes (MTB 0010993/PR) participou como jurado a convite da instituição realizadora

POEMA ANTI RACISTA DE CAMILA GOMES PUBLICADO NA REVISTA ACRE