Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
domingo, 31 de janeiro de 2021
PALMEIRAS: CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2020
O Palmeiras venceu o Santos na tarde deste sábado, 30, no Maracanã, por 1 a 0, com um gol nos acréscimos, e conquistou o título da Copa Libertadores de 2020. O gol do título foi marcado por Breno Lopes aos 54 minutos do segundo tempo.
sábado, 30 de janeiro de 2021
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PAUTA DO PROGRAMA NEM MAIS NEM MENOS
Domingo 31/01 ao vivo das 8h às 10h, o Programa Nem Mais Nem Menos da Rádio Brasil Sul, com Sueli Galhardi e Zezinho fisioterapeuta e, convidado Ferdinando Zapparoli, traz o tema: ”As várias faces da COVID-19: Sociedade Plural - Estado Laico por quê intolerância religiosa?”
Participações especiais:
1) Vanessa Carvalho de Mello. Teologa e terapeuta Coordenadora do Coletivo EIG, Evangélicas pela Igualdade de Gênero.
2) Daniel Fermino da Silva, casado há 18 anos e tem três filhos. Engenheiro, e membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, onde serviu em vários cargos. Membro do GDI Londrina há 05 anos. (Grupo de Diálogo Interreligioso) Além do GDI, também serve em outros projetos comunitários.
3) Giselia Nascimento Schaffer Ekedji Candomblé Membro do GDI Londrina
4) Melissa Campus, mulher trans , Produtora Cultural , Atriz da Cia Teatro de Garagem de Londrina , atualmemte Morando em Milão ITÁLIA.
Acesse: www.radiobrasilsul.com.br e assista ao vivo
WhatsApp 99910-0510 ou ainda pelo telefone (43)3378-2100.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
EQUADOR PERDE O MESTRE DA PINTURA ENRIQUE TÁBARA
O pintor equatoriano Enrique Tábara, com mais de sete décadas de trajetória artística e referência da pintura equatoriana, morreu aos 90 anos de um infarto, informou sua família nesta terça-feira, 26.
"Morreu de um infarto cardíaco", informou à AFP um de seus filhos, Eduardo. "Ele sofria de insuficiência renal há anos", acrescentou.
Tábara foi figura do movimento construtivista fundado no século XX pelo artista russo Vladimir Tatlin e desenvolvido na América Latina pelo uruguaio Joaquín Torres García e o francês-equatoriano Manuel Rendón.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
25 DE JANEIRO: DIA DA BOSSA NOVA
Para comemorar o dia Dia Nacional da Bossa Nova, data que marca o aniversário de nascimento de Tom Jobim, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez um levantamento sobre as obras musicais mais tocadas nos últimos 5 anos e as mais gravadas por outros intérpretes.
Antônio Carlos Jobim nasceu em 25 de janeiro de 1927 e completaria 94 anos este ano. Um dos responsáveis pela criação da Bossa Nova e um dos maiores expoentes da música brasileira, o compositor possui no banco de dados do Ecad, 458 músicas e 1017 gravações cadastradas.
Nos últimos cinco anos, mais de 80% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música destinados a ele foram referentes aos segmentos de TV, Show, Música ao Vivo e Rádio. No topo das mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública está “Garota de Ipanema”.
Composta ao lado do parceiro Vinicius de Moraes, a canção registra 395 gravações e é a terceira colocada no ranking global das músicas mais gravadas de todos os tempos no Brasil, de acordo com informações do Ecad.
Conheça o ranking das 20 músicas de autoria de Tom Jobim mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festas e de Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo).
1º Garota de Ipanema – Tom Jobim/Vinicius de Moraes
2º Wave – Tom Jobim
3º Chega de Saudade – Tom Jobim/Vinicius de Moraes
4º Eu sei que vou te amar- Tom Jobim/Vinicius de Moraes
5º Águas de março – Tom Jobim
6º Corcovado – Tom Jobim
7º Samba do avião – Tom Jobim
8º Água de beber – Tom Jobim/Vinicius de Moraes
9º Desafinado – Tom Jobim/Newton Mendonça
10º Samba de uma nota só – Tom Jobim/Newton Mendonça
11º Insensatez – Tom Jobim/Vinicius de Moraes
12º Só tinha de ser com você – Tom Jobim/Oliveira Louis
13º Só danço samba – Tom Jobim/Vinicius de Moraes
14º Dindi – Tom Jobim/Oliveira Louis
15º A correnteza – Tom Jobim/Luiz Bonfá
16º Anos dourados – Tom Jobim/Chico Buarque
17º Estrada do sol – Tom Jobim/Dolores Duran
18º O morro não tem vez – Tom Jobim/Vinicius de Moraes
19º Ela é carioca – Tom Jobim/Vinicius de Moraes
PARANÁ PERDE TIOMKIM, PIONEIRO NO AUDIOVISUAL
Faleceu em Curitiba, Osval Dias de Siqueira Filho, o Tiomkim, pioneiro e referência no audiovisual paranaense, que atuou durante 24 anos no MIS-PR.
Nascido em Porto Alegre, ganhou a alcunha de Tiomkim ainda em terras gaúchas em homenagem ao maestro ucraniano Dimitri Tiomkim. E foi assim que ele chegou a Curitiba no início dos anos 80 para se tornar um personagem fundamental da cultura paranaense.
Jornalista, videomaker, colecionador, produtor de cinema, vídeo e fotografia, Tiomkin produziu inúmeros curta-metragens, representando o Paraná em festivais nas décadas de 1980 e 1990. Premiado em 1989 pelo Salão Curitiba Arte V, viajou até Praga, na antiga Tchecoslováquia, onde registrou o fim do Comunismo.
Em 1991, foi premiado em Vitória (ES) pelo filme “Cenas de um sonho selvagem”, e em 1997 recebeu o prêmio OCIC – Organização Católica Internacional, no Festival do Maranhão, pela obra “Rainha de Papel”, sobre Efigênia Rolim, em parceria com Estevan Silvera.
Há 25 anos, Tiomkim produzia o programa "Cinemaskope, A Maravilhosa Música do Cinema", que ia ao ar aos domingos, pela rádio Paraná Educativa. Também participou e divulgou todas as edições do Festival de Cinema da Lapa. Mesmo aposentado, nunca abandonou sua paixão pela sétima arte. Seu último projeto foi “O Fotograma Revisitado”, em que presta homenagem a 20 obras primas do cinema mundial.
Em fase de pré-produção, o documentário “Trilha Sonora Para Uma Vida Inquieta”, de Estevan Silveira, conta a trajetória artística de Tiomkim e deve estrear em abril no MIS-PR.
Tiomkin faleceu em seu apartamento no Centro de Curitiba aos 68 anos, deixando uma legião de amigos e seguidores inspirados por sua paixão pelo cinema.
CINEMA: MORRE ROTEIRISTA WALTER BERNSTEIN
O nome pode não ser popular, mas sua contribuição para o cinema foi enorme. O roteirista Walter Bernstein, que morreu no sábado (23), aos 101 anos, de pneumonia, é autor do roteiro do filme Testa- de- Ferro por Acaso (The Front, 1976), quase um testemunho das agruras que ele e o diretor sofreram durante o macarthismo. Dirigido por Martin Ritt, com Woody Allen e Zero Mostel nos principais papéis, o filme conta a história de um roteirista (Zero) que entra para a lista negra promovida pelo senador McCarthy e fica proibido de assinar roteiros em Hollywood nos anos 1950, recorrendo a um amigo que trabalha num restaurante (Allen) para assumir o papel de testa-de-ferro.
A exemplo do personagem de Zero Mostel, Walter Bernstein teve de recorrer ao mesmo expediente para sobreviver na era McCarthy. Autoclassificado como um judeu secular de tendência esquerdista, Bernstein chegou a receber uma indicação para o Oscar por causa de Testa-de-ferro por Acaso, o que não deixa de ser irônico. Um homem contra o sistema hollywoodiano, que entrou para o Partido Comunista por influência de sua tia, Walter Bernstein escreveu roteiros para filmes que criticam duramente o imperialismo norte-americanos, entre eles o hoje clássico Limite de Segurança (Fail Safe, 1964).
Dirigido por seu amigo Sidney Lumet, Limite de Segurança é uma espécie de Doutor Fantástico (de Stanley Kubrick) em versão dramática. Em plena Guerra Fria, um erro de computador desloca uma frota de aviões para atacar Moscou e destruir a cidade com duas bombas atômicas, enquanto os russos se preparam para revidar e acabar com Nova York. Bernstein já havia trabalhado com Lumet num filme de 1959, Mulher Daquela Espécie (That Kind of Woman), em que Sofia Loren se vê dividida entre a proteção de um milionário e o amor por um soldado que está prestes a partir para a França ocupada.
Em Paris Blues, de 1961, sua primeira parceria com o diretor Martin Ritt, Walter Bernstein trata de uma tema social ainda mais complexo, a amizade inter-racial entre dois músicos de jazz, um branco (Paul Newman) e um negro (Sidney Poitier) expatriados numa Paris racista. Por essa época já assinava roteiros com o próprio nome, embora ele não apareça nos créditos de duas produções que fizeram grande sucesso, Sete Homens e um Destino (Seven Magnificent Men, 1960) e O Trem (The Train, 1964).
A única experiência de Walter Bernstein como diretor foi no filme A Garotinha Que Caiu do Céu (Little Miss Marker, 1980), sobre uma nenina que é dada como garantia pelo pai em nome de uma dívida. Bernstein certamente não será lembrado por ele, mas por sua contribuição como roteirista e professor de cinema – até recentemente, aos 101 anos, ainda trabalhou como conselheiro de alunos de cinema da Universidade de Nova York.
texto: Antonio Gonçalves Filho
domingo, 24 de janeiro de 2021
INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL: ORGANIZAÇÃO PARTICIPANTE OFICIAL DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2021
https://join.wsf2021.net/?q=pt-pt/organizations/11877
O Instituto Cultural Arte Brasil participa mobilizando seus profissionais e beneficiados por seus projetos para participarem dos eventos do FSM 2021 e também debatendo temas em seu blog e nas suas reuniões onlne.
Esta semana, a coordenadora regional Jéssica Ramos participou do debate no Conselho de Gestão Escolar do Paraná sobre a volta das aulas presencias em escolas públicas.
ACIDENTE MATA JOGADORES DO PALMAS
Quatro atletas e o presidente do clube Palmas Futebol e Regatas morreram em um acidente aéreo. O avião particular caiu após a decolagem e explodiu, na manhã deste domingo (23), em Porto Nacional (TO). O piloto da aeronave também morreu na hora.
A assessoria do Palmas Futebol e Regatas informou que o presidente do time, Lucas Meira, e quatro jogadores estavam na aeronave. Os atletas são Lucas Praxedes, de 23 anos; Guilherme Noé, de 28 anos; Ranule, de 27 anos; e Marcus Molinari, de 23. O piloto foi identificado apenas como comandante Wagner. Todos morreram.
A aeronave particular, modelo BE58 Baron, decolou de uma pista da Associação Tocantinense de Aviação (ATA), no distrito de Luzimangues, e caiu logo em seguida, em um matagal. No acidente, o avião se partiu e explodiu.
A equipe enfrentaria o Vila Nova pela Copa Verde em Goiânia. A partida estava programada para esta segunda-feira (25). O Vila Nova emitiu nota lamentando o acidente e informando que vai colaborar para o adiamento da partida.
sábado, 23 de janeiro de 2021
MUNDO PERDE O CELÉBRE APRESENTADOR LARRY KING
Ele estava internado desde dezembro em hospital de Los Angeles por complicações da covid-19. Comunicador fez história na TV americana, comandando programa na CNN por mais de 25 anos.O apresentador americano Larry King morreu neste sábado, aos 87 anos, em um hospital de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde estava internado após apresentar sintomas de covid-19.
“É com profundo pesar que a Ora Media anuncia a morte de nosso co-fundador, apresentador e amigo Larry King, que faleceu nesta manhã no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles”, informa um comunicado veiculado no perfil do próprio comunicador no Twitter.
A apresentador, que comandou um programa de entrevistas por mais de 25 anos na emissora americana CNN, estava internado desde o início deste mês, devido complicações provocadas pela infecção pelo novo coronavírus.
Com mais de 60 anos de carreira, King começou sua trajetória profissional como locutor esportivo em uma rádio local no estado da Flórida em 1957.
"Larry sempre viu seus entrevistados como verdadeiras estrelas de seus programas, e ele mesmo como um canal imparcial entre o convidado e o público", disse sua produtora, Ora Media, em um comunicado.
Dalai Lama, Elizabeth Taylor, Mikhail Gorbachev, Barack Obama, Bill Gates e Lady Gaga são alguns dos muitos que já se sentaram à famosa mesa do seu talk show.
"Se ele estava entrevistando um presidente dos EUA, líder estrangeiro, celebridade, personagem cheia de escândalos, ou um homem comum, Larry gostava de fazer perguntas curtas, diretas e descomplicadas."
Foram mais de 50 mil entrevistas transmitidas, segundo uma estimativa feita pela agência de notícias Associated Press.
"As entrevistas de Larry em seus 25 anos de 'Larry King Live', 'Larry King Now' e 'Politicking with Larry King' são referência para os meios de comunicação de todo o mundo e fazem parte do registro histórico do final do século 20 e início do século 21", disse a Ora Media.
REABERTURA DAS ESCOLAS É TEMA DO PROGRAMA NEM MAIS NEM MENOS
Domingo 24/01 ao vivo das 8h às 10h, o Programa Nem Mais Nem Menos da Rádio Brasil Sul, com Sueli Galhardi e convidado Ferdinando Zapparoli, traz o tema: ”As várias faces da COVID-19: é possível a reabertura das escolas com segurança?”
Participações especiais
1) Hylea Ferreira, 37 anos, advogada, mãe do Augusto de 7 anos e do Felipe de 5 anos, fundadora do instagram LONDRINA PRA CRIANÇA e coordenadora do Movimento Mães e Pais pela Educação.
2) Mariana Lobo, 37 anos, advogada, mãe do Miguel de 4 anos, coordenadora do Movimento Mães e Pais pela Educação.
Acesse: www.radiobrasilsul.com.br e assista ao vivo WhatsApp 99910-0510 ou ainda pelo telefone (43)3378-2100.
sábado, 16 de janeiro de 2021
BAILARINO JUAN COPES MORRE NA ARGENTINA
Juan Carlos Copes nasceu em Buenos Aires. Aos 17 anos, tomou Maria Nieves , de 14 anos, como sua parceira de dança; os dois logo se tornariam amantes. Ela o descreveu como um dançarino ruim inicialmente, mas ele melhorou rapidamente. Suas primeiras apresentações profissionais foram com a orquestra de Francisco Canaro em 1955, e em 1958 ele estreou na Europa e nos Estados Unidos com Maria Nieves como sua parceira.
Ele se casou com Maria Nieves em Las Vegas, mas o casamento não durou. Eles continuaram a dançar juntos, e Maria Nieves descreveu o ódio entre eles como um aprimoramento de sua arte. [2]
Durante a década de 1960, Copes foi fundamental na criação do conceito de show de tango moderno em Buenos Aires. Copes and Nieves estrelou uma produção de 1962 no Alvin Theatre na Broadway , bem como apareceu em vários episódios do The Ed Sullivan Show de 1962 a 1964.
Copes coreografou e estrelou o musical Tango Argentino em Paris em 1983, que contribuiu para o renascimento mundial do tango; seus créditos estágio notáveis incluem também o seu trabalho como coreógrafo-chefe de Astor Piazzolla 's María de Buenos Aires (1968), no Espanhol Companhia Nacional de Dança ' Dance Series Ícones s (1993), e um papel de liderança na de Manuel González Gil Entre Borges y Piazzolla ( Entre Borges e Piazzolla , 1997).
Os créditos cinematográficos de Copes incluem o musical Funes, un gran amor (1993) de Raúl de la Torre e a função de coreógrafo-chefe de Tango, la película ( Tango, o Filme ), filme de 1998 de Carlos Saura .
Ele teve uma filha, Johana, com sua segunda esposa, e começou a dançar com ela no palco em 1994.
Copes recebeu vários prêmios artísticos. Seus alunos incluem Robert Duvall e Liza Minnelli .
Sua relação frequentemente problemática com Maria Nieves, sua parceira de dança por mais de 40 anos, foi retratada no documentário Un tango más de 2015, de German Kral.
Copes morreu de complicações COVID-19 em 16 de janeiro de 2021.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
POR COVID: MORRE JORNALISTA ALGACI TÚLIO
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021
PIONEIRO DO SURF, CARLOS TWIN MORRE EM SP
Pioneiro do surf nacional e figura fundamental na consolidação desse esporte na Baixada Santista, Carlos Argento, mais conhecido como Carlinhos Twin, faleceu vítima de câncer na manhã deste domingo (10).
Carlinhos lutava contra a doença a cerca de um ano, porém, nos últimos meses o quadro foi se agravando com bastante intensidade, sendo necessária sua internação na Santa Casa de São Paulo.
Carlinhos e irmão gêmeo, Eduardo, o Dudu, morto em 2013, fundaram, em 1971, em São Vicente, a Twin, primeira surf shop da Baixada Santista, e umas das primeiras do Brasil.
Carlos e Eduardo tiveram seu contato com o surf em 1964, após assistirem a uma exibição do filme “Mar Raivoso”, em um cinema de Santos.
A história, embalada pela recém-criada surf music, retratava as aventuras de um grupo de jovens nas ondas do Havaí.
Foi como se um portal para uma nova dimensão se abrisse para os irmãos.
Absolutamente envolvidos por aquela atmosfera mágica, os irmãos decidiram que a partir daquele momento se tornariam surfistas.
O primeiro passo foi construir suas próprias pranchas, feitas de madeirite, e então se juntaram ao pequeno grupo de surfistas que desfrutava das ondas de Santos e São Vicente.
As pranchas produzidas pelos irmãos fizeram sucesso e eles começaram a produzir novas pranchas de madeirite para amigos.
Era a semente da Twin que começava a germinar.
Em 1971 veio a primeira loja Twin, na praia do Itararé, em São Vicente, um dos epicentros do surf paulista na época.
sábado, 9 de janeiro de 2021
MUSEU OSCAR NIEMEYER REABRE AO PÚBLICO
O Museu Oscar Niemeyer (MON) reabre ao público neste sábado (9/1) seguindo orientações de segurança determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Em 2020, devido à pandemia, o MON ficou fechado ao público no período de 17/3 a 16/10 e após 6/12.
Entre as várias medidas adotadas está o limite de pessoas para visitação nas salas expositivas e em todo o Museu, para garantir o distanciamento seguro. O material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis por QR codes.
Apesar do fechamento temporário, nos últimos meses o Museu inaugurou seis exposições físicas, que podem ser vistas agora pelo público. São elas: “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – Segunda Edição”; “Tony Cragg – Espécies Raras”; “Gente no MON”, de Dico Kremer; “A Violência sob a Delicadeza”, de Vera Martins; “Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço” e “Fernando Velloso por ele mesmo”.
Também estão em cartaz atualmente no MON as mostras: “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Luz ≅ Matéria”; “África, Mãe de Todos Nós”; “Museu em Construção”; “Espaço Niemeyer”; “Cones” e obras do Pátio das Esculturas.
PROTOCOLO DE SEGURANÇA MON
- Será permitida a entrada de até 200 pessoas simultaneamente.
- Prefira horários com menor fluxo de público: pela manhã ou após as 16h.
- Prefira a compra do ingresso pelo nosso site – é rápido, seguro e você não precisará passar pela bilheteria.
- Caso compre o ingresso na bilheteria, você contará com uma sinalização especial para evitar aglomerações, além de orientações de nossa equipe.
- Para uma visita mais segura, use máscaras de proteção. Se achar necessário, traga mais de uma para que possa substituí-la ao longo da visita. Caso tenha esquecido de trazer a sua, não se preocupe, você poderá adquiri-la na MON Loja.
- Em caso de filas, pedimos que respeite as marcações de solo que indicam a distância segura de dois metros.
- Você vai sentir nossa preocupação com a sua segurança logo na entrada do Museu (detector de metais), onde será feita a aferição de temperatura corporal e a higienização individual de bandejas porta-objetos e outros itens. Tapetes desinfetantes também foram instalados nesse local, para garantir a higienização dos calçados.
- Já na entrada e depois, em diversos locais do Museu, você encontrará dispensadores com álcool em gel 70%. Assim, poderá higienizar suas mãos sempre que quiser.
- Nosso guarda-volumes estará aberto e devidamente higienizado (inclusive as chaves), e você contará com embalagens plásticas individuais para colocar seus pertences antes de guardá-los nos armários. Lembrando que o ideal é que traga sempre o mínimo possível de objetos ao Museu. Líquidos, alimentos, mochilas e bolsas grandes devem sempre ser guardados.
- Como medida preventiva, os empréstimos de cadeiras de rodas e de carrinhos de bebê estão temporariamente suspensos para que não sejam compartilhados.
- Pessoas com mobilidade reduzida terão prioridade no uso dos elevadores e eles estarão liberados para uso individual ou por pessoas de um mesmo grupo de convivência (famílias, por exemplo).
- A visitação das salas expositivas, bem como de todo o Museu, terá um limite de pessoas, pois, apesar de serem amplas, precisamos seguir o distanciamento entre os visitantes.
- Sugerimos algumas rotas dentro do Museu (sinalizadas nos pisos), bem como uma indicação dos sentidos para subida e descida nas rampas, para deixar o fluxo mais organizado e seguro.
- Para sua segurança, procure não tocar nos corrimãos, portas e outros objetos, como expositores de vidro. Embora devidamente higienizados, o ideal é evitarmos o contato neste momento.
- Tanto nas salas expositivas quanto no Pátio das Esculturas, reforçamos a solicitação de não tocar nas obras, para preservá-las e para sua maior segurança.
- Nosso material informativo, como guia da programação e folders das exposições, foi substituído do papel para versões digitais, disponíveis por QR codes, que você encontrará na entrada do Museu e também nas salas expositivas.
- Nosso Centro de Documentação está temporariamente fechado para visitas e consultas presenciais, mas solicitações de pesquisa podem ser encaminhadas pelo e-mail pesquisa@mon.org.br.
- As oficinas artísticas e as visitas mediadas acontecem agora de forma virtual. Acompanhe nossas redes sociais e consulte o site do Museu.
- Pessoas cegas ou com baixa-visão que desejem visitar o espaço tátil do programa MON Para Todos deverão obrigatoriamente agendar a sua visita pelo e-mail agendamento@mon.org.br, para que possamos organizar as medidas de higienização necessárias. Por segurança, o acesso a esse espaço não está disponível para os demais visitantes.
Serviço
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
www.museuoscarniemeyer.org.br
LINK PARA IMAGENS: https://drive.google.com/drive/folders/1i9ZuOcvK40e-yAa8WpU6CAyWGPAsCtTo?usp=sharing
MORRE VJ E YOUTUBER DANIEL CARVALHO
O ex-apresentador da MTV e da Band Daniel Carvalho, conhecido por interpretar a personagem Katylene, morreu, aos 32 anos, na noite da última sexta-feira (8). Segundo o colunista Fefito, do portal UOL, ele estava internado com problemas renais, desde o fim do ano passado, em um hospital do Rio de Janeiro.
Sucesso na internet, Daniel virou VJ da MTV em 2010. Dois anos depois, fez parte da equipe do programa “Muito Mais”, apresentado por Adriane Galisteu na Band.
Nos últimos anos, o influenciador se dedicou à criação de conteúdo nas redes sociais.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2021
MORRE O MESTRE DO FORRÓ GENIVAL LACERDA
Genival Lacerda foi um dos grandes nomes do forró e, com carisma e irreverência, se tornou um ídolo popular. Conhecido por todo o Brasil durante 64 anos de carreira, era um símbolo da cultura do Nordeste.
O cantor e compositor nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 5 de abril de 1931. Chegou a trabalhar na cidade como radialista, mas fez a primeira gravação como cantor quando já morava em Recife, para onde se mudou em 1953.
Genival gravou seu primeiro disco em 1956, um compacto duplo com "Coco de 56", escrito por ele e João Vicente, e o xaxado "Dance o xaxado", feito por ele com Manoel Avelino. Ele gravou diversos álbuns e ficou conhecido pelo Nordeste como músico e radialista durante esta fase no Recife.
Em seguida, vieram sucessos como "Radinho de pilha", "Mate o véio" e "De quem é esse jegue", que consolidaram o estilo bem humorado do "seu Vavá", como também era conhecido.
O músico viveu no Rio durante o auge da popularidade do forró no Sudeste, e conviveu com outros artistas fundamentais do estilo como Dominguinhos e Luiz Gonzaga.
Com Jackson do Pandeiro, teve uma relação ainda mais próxima, mesmo sendo bem mais novo. A irmã de Jackson, Severina, foi casada com um irmão de Genival.
Desde os anos 90, voltou a morar no Recife e, em 2016, ganhou título de cidadão recifense da Câmara dos Vereadores. Nos últimos anos, não tinha novos sucessos nas rádios, mas manteve o ritmo de shows e o reconhecimento popular.
No final de 2017, recebeu no Palácio do Planalto a medalha da Ordem do Mérito Cultural (OMC). Na cerimônia, Genival tirou seu chapéu estampado de bolinhas ao passar diante do então presidente Michel Temer.
Na sexta-feira (8), estava previsto o lançamento de uma faixa do DVD "Minha Estrada", com a participação de artistas nordestinos, que foi gravado no Teatro Boa Vista, em agosto 2019. Em 13 de dezembro, aniversário de Luiz Gonzaga, foi feito o primeiro lançamento de faixa.
Apesar do falecimento de Genival, o lançamento da canção com o artista Zé Lezin, está mantido. "O artista faleceu, mas a obra dele vai ficar", disse a assessora da família, Manuela Alves. Ao todo, são 15 faixas, com um lançamento por mês. A divulgação acontece pelas redes sociais e por plataformas digitais.