Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
sexta-feira, 31 de julho de 2020
CELEBRAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA NO PROGRAMA NEM MAIS NEM MENOS
CINEMA PERDE ALAN PARKER
Dono de uma carreira diversa, Alan Parker também assinou The Wall, filme feito em 1982 para acompanhar o clássico disco do Pink Floyd.
Por Expresso da Meia-Noite, Alan Parker foi indicado ao Oscar. Ele também disputou a estatueta por Mississipi em Chamas (1988).
Parker venceu o BAFTAs, considerado o Oscar britânico, por quatro vezes.
CAMPANHA PELA CULTURA DA AMAZÔNIA
terça-feira, 28 de julho de 2020
JORNALISTA RODRIGO RODRGUES MORRE AOS 45 ANOS
Rodrigo Rodrigues morreu nesta terça-feira (28) em decorrência de complicações da covid-19. Diagnosticado com a doença há cerca de 15 dias, o jornalista de 45 anos estava internado no Unimed Barra, zona oeste do Rio de Janeiro
.
Rodrigo de Oliveira Rodrigues nasceu Rio de Janeiro, no dia 18 de abril de 1975. Além de jornalista, ele era músico e escritor.
Entre as características marcantes de Rodrigo Rodrigues estavam a simpatia e a perspicácia entre assuntos como o esporte, música e cinema.
O jornalista trabalhou em diversas emissoras de TV. Entre os canais abertos, Rodrigo passou pelo SBT, TV Cultura e TV Gazeta. No ESPN Brasil, ele virou apresentador esportivo em 2011, na edição noturna do Bate-Bola. E, em 2017, Rodrigo assinou com o Esporte Interativo.
Em 2019, ele virou apresentador do Troca de Passes em setembro de 2019, onde atuou até o falecimento.
RENATO BARROS, LIDER DA BANDA RENATO E SEUS BLUE CAPS MORRE NO RIO
Renato Cosme Vieira de Barros nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de setembro de 1943. Ele era cantor, compositor, produtor e guitrarrista. Em 1959, formou a banda Renato e Seus Blue Caps junto com os irmãos César, Paulo e Edinho.
No início de março deste ano, Renato e Seus Blue Caps esteve no Recife para duas apresentações em celebração aos 60 anos da banda. Dos conjuntos da era do iê-iê-iê, o grupo musical foi um dos mais famosos e campeão em venda de discos.
Renato Barros foi casado com Lúcia Helena Dias Ribeiro, que morreu em 2006. Da união, nasceram as filhas, Renata e Erika. O músico também deixa duas netas, Juliana e Fernanda.
segunda-feira, 27 de julho de 2020
NAS ONDAS DA RÁDIO COMUNITÁRIA: Comunicação, Cidadania e Saúde
Participantes:- Denise Santos (Dj DD): diretora e locutora da rádio Se Liga Salgueiro, responsável pela Biblioteca Pública e Horta Atitude no Morro do Salgueiro;
- Fabiane Luisi Turisco: diretora executiva da Pro Natura Internacional, Programa de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis;
- Luiz Soares: educador, assistente social, membro do Conselho Comunitário de Manguinhos e conselheiro do CGI Teias Escola Manguinhos;
- João Malerba: Membro da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC Brasil), pesquisador do Laboratório de Estudos e Comunicação Comunitária (LECC/UFRJ) e ativista pelo direito à comunicação;
Mediação: André Lima, ativista social no Conselho Comunitário de Manguinhos e Conselheiro de Saúde, doutor em História e pesquisador na Cooperação Social da Fiocruz;
A plataforma Cidades em Movimento é uma iniciativa da equipe do programa de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos, da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz.
domingo, 26 de julho de 2020
MORRE ATOR TURÍBIO RUIZ
Nascido em Poá, Turíbio participou de várias produções da TV Globo. O último trabalho dele na emissora foi na novela “Araguaia”, de 2010, na pele do índio Ruriá.
Ele também fez participações em programas como Trapalhões nos anos 1980. O ator será velado e enterrado no Cemitério Municipal de Poá.
ESTREIA NO BRASIL CANAL DE TV VOLTADO À CULTURA AFRO URBANA
Estreou no último sábado (25) o canal Trace Brazuca, voltado à cultura afrourbana do Brasil. O espaço, disponível pelas operadoras Vivo e Claro, traz conteúdo musical, obras de ficção e documentários produzidos por criadores negros. Há ainda atrações na área da ciência, tecnologia, empreendedorismo, culinária e história africana.
Os clientes da Vivo terão acesso a todo o conteúdo do canal pelo Vivo Play. Na Claro, o canal também estará disponível no aplicativo do NOW, plataforma de streaming da operadora.
sábado, 25 de julho de 2020
sexta-feira, 24 de julho de 2020
CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA NO PROGRAMA CONVERSA COM BIAL
Após Xuxa Meneghel recentemente ser liberada pela Record TV para participar do Conversa com o Bial, o talk show da Globo receberá outro artista da concorrência.
Segundo o colunista Flávio Ricco, do portal R7, o apresentador e humorista Carlos Alberto de Nóbrega recebeu o aval do SBT para conversar com o jornalista Pedro Bial.
A gravação aconteceu na tarde da última quarta-feira, 22, com o titular do semanal A Praça É Nossa falando diretamente de sua casa, em Alphaville, São Paulo.
Online, o comediante relembrou da sua carreira na televisão em uma conversa descontraída com o global. O bate-papo dos dois deverá ser apresentado na noite desta sexta-feira, dia 24.
BATUQUE NA CAIXA : ENTREVISTA NA REDE MASSA
No sábado, 25 de julho, o batuque na caixa será recebido pelo apresentador Carlos Camargo, no programa TRIBUNA DA MASSA, na Rede Massa de Comunicação, as 12h30
Representado por Ricardo França e Valdir Rodrigues, o batuque na caixa vai falar de sua trajetória cultural e educativa nestes 21 anos desde sua criação; das ações sociais e das oficinas online no período de pandemia e também da arrecadação de alimentos não pereciveis encabeçada pela Academia Esbelt (até 10 de agosto).
Os alimentos podem ser doados na R. Araguaia, 514 - Oguido, Londrina - PR, 86025-720
https://www.redemassa.com.br/programas/tribuna-da-massa-londrina/
quinta-feira, 23 de julho de 2020
MORRE AOS 88 ANOS O MÚSICO SÉRGIO RICARDO
Morreu na manhã desta quinta-feira (23), aos 88 anos, o cantor e compositor Sérgio Ricardo, que atuou em movimentos que redefiniram a cultura brasileira, como a bossa nova e o cinema novo.
Paulista de Marília, descendente de árabes, Sérgio Ricardo nasceu em 18 de junho de 1932 e recebeu na certidão de nascimento o nome de João Lutfi. Adolescente, na cidade natal fez conservatório de música. O codinome Sérgio Ricardo passou a utilizar quando se radicou no Rio de Janeiro em 1950, onde fez história ao lado de outros nomes destacados das artes brasileiras. Oficialmente, a carreira musical teve início em boates da noite carioca, lado a lado com mestres da MPB como Tom Jobim, João Donato, Johnny Alf e Tito Madi. Maysa foi a primeira grande intérprete a gravar composição dele.
Tido como um pré-bossanovista, em 1960 gravou o primeiro LP, intitulado A bossa romântica de Sérgio Ricardo. Dois anos depois, participou do histórico festival da Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York, ao lado de João Gilberto, Tom Jobim, Roberto Menescal, Carlos Lyra e Sérgio Mendes. Amigo de João Gilberto, o acolheu em sua casa antes de ele se tornar famoso. As idiossincrasias do futuro “pai da bossa nova”, os levaram a se afastar.
Em 30 de setembro de 2008, no show que fez no Theatro Municipal, em comemoração aos 50 anos do movimento, surpreendentemente falante, João, depois de longo tempo, fez referências elogiosas a Sérgio. “Conheci Sérgio Ricardo no final dos anos 1950, tocando piano na noite do Rio. Nos tornamos amigos e estivemos juntos no Festival no Carnegie Hall. Depois disso, ele passou a fazer música, com letras de cunho social, além de trilhas para cinema”, lembra Roberto Menescal.
terça-feira, 21 de julho de 2020
HAMILTON COBRA DA F1 MAIS APOIO CONTRA RACISMO
Após vencer o Grande Prêmio da Hungria, neste domingo, o britânico Lewis Hamilton mostrou-se bastante contrariado com os organizadores da Fórmula 1.
Isto porque não houve no circuito de Hungaroring um protesto antirracista organizado, como havia ocorrido nas duas primeiras corridas da temporada, na Áustria.
Na Hungria, alguns pilotos usaram camisas com a frase "End racism" ("Fim ao racismo"), mas não houve um ajoelhamento coletivo (apenas Hamilton fez o gesto), com tudo sendo feito às pressas.
Em entrevista, Hamilton cobrou que a F1 ajude a promover mensagens antirracistas e a favor da igualdade e da diversidade étnica.
LÚCIA CAMARGO: UMA VIDA DEDICADA À CULTURA
Num momento de pandemia e onde carecemos de lideranças e politicas públicas efetivas e objetivas, perdemos nesta segunda (20) em São Paulo, aos 76 anos, a professora e jornalista, Lúcia Camargo.
Ela foi secretária de Estado da Cultura do Paraná, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, deu aulas nos curso sde jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no sábado (18), mas não resistiu.
Lúcia também fez curadoria para o tradicional Festival de Teatro de Curitiba, foi jurada do prêmio Shell, diretora do Teatro Municipal de São Paulo e do Palácio das Artes de Belo Horizonte, além de coordenadora de extensão cultural da SP Escola de Teatro.
O Instituto Cultural Arte Brasil lamenta profundamente o falecimento de Lúcia Camargo.
segunda-feira, 20 de julho de 2020
domingo, 19 de julho de 2020
LIVE DO PROJETO MANDACARU
HAMILTON VENCE GP DA HUNGRIA, É LÍDER DO CAMPEONATO E IGUALA RECORDE DE SCHUMACHER
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou na Hungria sua segunda vitória consecutiva em três provas nesta temporada de Fórmula 1 e assumiu a liderança do campeonato, neste domingo no circuito de Hungaroring.
Hamilton, que largou na pole position, foi acompanhado no pódio pelo holandês Max Verstappen (Red Bull), protagonista de uma grande performance depois de começar em sétimo no grid de largada e, apesar de um acidente, sofreu quinze minutos do início da prova, no qual danificou o carro, e pelo finlandês Valtteri Bottas (Mercedes).
O britânico, que também conseguiu o ponto extra pela melhor volta da corrida, batendo o recorde da pista, é líder do campeonato (63) com cinco pontos à frente de Bottas (58), que estava no topo da classificação ao chegar à Hungria.
Hamilton, que busca o sétimo título na categoria para se igualar ao mítico Michael Schumacher, venceu pela oitava vez no circuito húngaro, repetindo o recorde de vitórias numa mesma pista do ex-piloto alemão na França.
A próxima etapa do mundial de Fórmula 1 será em 2 de agosto, no GP da Inglaterra, disputado no circuito de Silverstone.
1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
les 306,630 km em 1h36:12.473
2. Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) a 8.702
3. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) a 9.452
5. Alexander Albon (TAI/Red Bull-Honda) a 1:18.316
7. Sergio Pérez (MEX/Racing Point-Mercedes) a 1 vuelta
8. Daniel Ricciardo (AUS/Renault) a 1 volta
9. Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari) a 1 volta
10. Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren-Renault) a 1 volta
11. Charles Leclerc (MON/Ferrari) a 1 volta
12. Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri-Honda) a 1 volta
13. Lando Norris (ING/McLaren-Renault) a 1 volta
14. Esteban Ocon (FRA/Renault) a 1 volta
15. Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari) a 1 volta
16. Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo Racing-Ferrari) a 1 volta
17. Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo Racing-Ferrari) a 1 volta
18. George Russell (ING/Williams-Mercedes) a 1 volta
19. Nicholas Latifi (CAN/Williams-Mercedes) a 5 voltas
Melhor volta da na corrida: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1:16.627 na 69ª volta (média: 202,863 km/h)
LIVE DO BLOCO BAFO QUENTE
PROGRAMA NEM MAIS NEM MENOS: A ASSISTÊNCIA SOCIAL DE LONDRINA NA PANDEMIA
sábado, 18 de julho de 2020
JOHN LEWIS: PIONEIRO DO ATIVISMO CIVIL
John Lewis, pioneiro do movimento dos direitos civis e veterano deputado da Câmara dos Estados Unidos, morreu na sexta-feira aos 80 anos.
Membro do Congresso por Atlanta, ele anunciou em dezembro que tinha câncer de pâncreas em estágio avançado.
Lewis era um protegido do reverendo Martin Luther King Jr., a quem conheceu quando tinha apenas 18 anos. Ele foi o último orador sobrevivente de março de 1963, em Washington, estando ao lado de King durante a realização do histórico discurso "I Have a Dream".
"Ele amava tanto este país que arriscou sua vida e seu sangue para que ele possa cumprir sua promessa", disse o ex-presidente Barack Obama, em um comunicado. "E ao longo das décadas, não apenas deu tudo de si pela causa da liberdade e da justiça, mas inspirou gerações a tentar seguir seu exemplo".
O ex-presidente Bill Clinton e a ex-Secretária de Estado, Hillary Clinton, afirmaram, em um comunicado conjunto: "Perdemos um gigante. John Lewis deu tudo que tinha para cumprir a promessa de igualdade e justiça dos Estados Unidos para todos e criar um lugar em que pudéssemos criar uma união mais perfeita juntos”.
A presidente da Câmera, Nancy Pelosi, chamou Lewis de um “titã do movimento dos direitos civis, cuja bondade, fé e coragem transformaram nossa nação”.
GP 2020: LEWIS HAMILTON BATE RECORDE DE POLES NA HUNGRIA
Lewis Hamilton mostrou porque é o piloto que mais vezes largou na frente na história da Fórmula 1. O inglês da equipe Mercedes não só fez hoje (18), em Budapeste, o melhor tempo do treino oficial do Grande Prêmio da Hungria, como estabeleceu o novo recorde da pista. O tempo de 1min13s447 garantiu ao hexacampeão a 90ª pole position da carreira.
A temporada 2020 tem sido marcada pela caça de Lewis Hamilton a recordes de Michael Schumacher. O principal deles, que só poderá ser atingido ao final do campeonato, é o de maior vencedor da Fórmula 1 – o inglês, com seis títulos, pode igualar a marca do alemão, heptacampeão.
Outros feitos, porém, pode vir ao longo do ano, um deles neste domingo. Se ganhar na Hungria, será a oitava vitória de Hamilton no circuito, o que o tornaria o maior vencedor de uma mesma prova ao lado de Schumacher, que cruzou a linha de chegada do Grande Prêmio da França oito vezes à frente dos rivais. Além disso, o triunfo em Hungaroring seria o 86ª da carreira do inglês, que ficaria a cinco dos 91 conquistados pelo alemão.
LEWIS HAMILTON É POLE NO GP 2020 DA HUNGRIA
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou neste sábado (18) a pole position no Grande Prêmio da Hungria, a de número 90 em sua carreira e a segunda consecutiva em três corridas desde o início desta temporada da F1.
— Resultados da classificação:
1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 1:13.447
3. Lance Stroll (CAN/Racing Point-Mercedes) 1:14.377
4. Sergio Pérez (MEX/Racing Point-Mercedes) 1:14.545
6. Charles Leclerc (MON/Ferrari) 1:14.817
7. Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) 1:14.849
8. Lando Norris (GBR/McLaren-Renault) 1:14.96
9. Carlos Sainz Jr (ESP/McLaren-Renault) 1:15.027
……
sexta-feira, 17 de julho de 2020
BOLSAS EM LIDERANÇA: CONFIRA OS GANHADORES DO PROGRAMA IMPULSO
| |
Ganhadores
|
Cascavel
Jislaine Cristina de Souza Pereira - Associação S. Francisco de Assis (ASFA) |
Curitiba
Tatianne Brito - Instituto Beija Flor Marciney Santos de Oliveira - Instituto Nacional do Trabalhador |
Foz do Iguaçu
Mayara Brunismann - Casa Família Maria Porta do Céu |
Londrina
Alex José Corrêa - Instituto NoName |
Maringá
Fátima Cristina Lucas - Programa Florescer |
Noroeste
Angela Carvalho Kotsubo - APAE |
Tayná Balzer - Colméia Abegail
Janaina Chiarello - Amigos do Hospital Bom Jesus
Carlos Alberto Rodrigues de Souza - Instituto Sorriso Negro
RAINHA ELISABETH HOMENAGEIA TOM MOORE
O homenageado arrecadou recursos para o sistema de saúde britanico.
A rainha Elizabeth II concedeu formalmente um título de "sir" ao capitão Tom Moore nesta sexta-feira (17), com reconhecimento ao homem de cem anos por ajudar a melhorar o espírito dos britânicos durante a pandemia e ajudar em campanhas para arrecadar dinheiro para os profissionais da saúde.
Moore, veterano da Segunda Guerra, deu voltas em torno de seu quintal e disse que completaria 100 vezes o circuito se as pessoas doassem dinheiro para a saúde pública de seu pais. Deu certo: foram arrecadados 33 milhões de libras (R$ 218 milhões).
Em uma investidura ao ar livre no castelo de Windsor, a rainha, de 94 anos, sorriu ao encostar com uma espada nos ombros de Moore --a arma pertenceu ao pai dela, George VI.
MORRE JOSÉ PAULO DE ANDRADE
O jornalista e apresentador José Paulo de Andrade morreu na manhã desta sexta-feira (17), aos 78 anos. Ele estava internado desde o dia 7 de julho, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por conta de complicações da Covid-19. As informações foram divulgadas pelo Twitter da Rádio BandNews FM.
José Paulo de Andrade tinha 60 anos de carreira no rádio, sendo 57 na Rádio Bandeirantes. O jornalista marcou época com a apresentação do programa ‘O Pulo do Gato’.
SÃO PAULO NÃO TERÁ RÉVEILLON 2021
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou na tarde desta sexta-feira (20) que a capital não realizará as celebrações do Ano-Novo na Avenida Paulista devido à pandemia do novo coronavírus.
MORRE O JORNALISTA JOSÉ PAULO DE ANDRADE
O jornalista e apresentador José Paulo de Andrade morreu na manhã desta sexta-feira (17), aos 78 anos. Ele estava internado desde o dia 7 de julho, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por conta de complicações da Covid-19. As informações foram divulgadas pelo Twitter da Rádio BandNews FM.
FESTIVAL DO CONHECIMENTO DA UFRJ DEBATE LEI ALDIR BLANC
quarta-feira, 15 de julho de 2020
LIVE OSC LEGAL: GOVERNANÇA NAS CAPTAÇÕES DE RECURSOS
A convidada será Daniela Balbina Marra, Contadora do Terceiro Setor, com especialização em Finanças e Controladoria e Mestrado em Administração Pública e Políticas Públicas.
A atividade contará com Lucas Seara, advogado e consultor, mestre em Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA), coordenador do Instituto OSC Legal.
Os participantes responderão perguntas e questões enviadas pelo público.
Entre em contato:
EMAIL: osclegal@gmail.com
ZAP: (71)996944511
Instagram: @osclegal
ANDREA PAES LEME É NOVA ADJUNTA NA SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA
O governo do presidente Jair Bolsonaro nomeou a advogada Andrea Abrão Paes Leme para ser a número dois da Secretaria Especial da Cultura, chefiada pelo ator Mário Frias.
A nomeação de Paes Leme como secretária adjunta da pasta foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15). Até então, a advogada ocupava o cargo de diretora do Departamento do Sistema Nacional de Cultura da secretaria.
Ela entra no lugar de Pedro José Vilar Godoy Horta, cuja exoneração foi publicada na terça-feira (14). As movimentações foram assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto.