sexta-feira, 30 de novembro de 2018

REVISTA HELENA JÁ CIRCULA COM SUA NONA EDIÇÃO

Já está em circulação o número 9 da Helena, a revista de artes, ensaios e reportagens da Biblioteca Pública do Paraná. A edição abre com uma investigação de Marcio Renato dos Santos sobre a Selvática, coletivo performático e experimental que há seis anos movimenta a cena teatral de Curitiba. Os repórteres Alexandre Gaioto e Kamille Viola também foram a campo, para entrevistar o lendário crítico José Ramos Tinhorão e o cantor e compositor Rogerio Skylab, respectivamente.

Outros destaques da Helena 9: Alexandre Matias mostra como o fim da indústria cultural como a conhecemos criou uma nova safra de artistas — que renega marcas e nomes do passado para viver uma realidade com gosto de ficção. Roberto Muggiati lembra de suas peripécias durante o rigoroso inverno britânico de 1962 /63, período que antecipou uma era de revoluções na cultura local e mundial.

Lourival Holanda resgata o romance Avalovara (1973), do pernambucano Osman Lins, que marcou a literatura latino-americana com uma prosa inovadora e de alta densidade poética. Fernando Bini comenta a trajetória do gravurista, muralista e ilustrador Poty Lazzarotto, morto há 20 anos. Juliana de Albuquerque destaca a importância da escola, da biblioteca e, principalmente, das pessoas que atuam nestes ambientes para despertar a vocação para a pesquisa e a literatura.

A revista ainda traz poemas de Marília Garcia, contos de Carol Bensimon e Mário Bortolotto, HQ de Eloar Guazzelli e fotos de Albari Rosa, Murilo Ribas e Bárbara Lopes — além de ilustrações de Adriana Tabalipa, Aline Daka, Hallina Beltrão, André Kitagawa, Bárbara Scarambone Leal, Carolina Vigna Prado e André Dahmer.

A Helena tem tiragem de mil exemplares e distribuição gratuita na Biblioteca Pública do Paraná e nas bibliotecas e escolas de ensino médio do estado, além de pontos de cultura de Curitiba. Também é enviada por correio para jornalistas, escritores, acadêmicos e artistas gráficos de todo o Brasil. Leia online em www.helena.pr.gov.br

CONHEÇA OS FINALISTAS DO PREMIO DE EDUCAÇÃO FISCAL


ESPETÁCULO APOCALIPSE NO TEATRO MÃE DE DEUS


SEMINÁRIO CHAVE DE OURO NA SEICHO NO IE LONDRINA


ONE MAU BAND NA CASA VERDE


terça-feira, 27 de novembro de 2018

CINEMA: MORRE BERNARDO BERTOLUCCI

O cineasta Bernardo Bertolucci, considerado um de mestres italianos da sétima arte, morreu em sua casa nesta segunda-feira aos 77 anos, em Roma, no bairro de Monteverde Vecchio. Bertolucci é autor de filmes clássicos do cinema, como O Último Tango em ParisNovecento e O Último Imperador, pelo qual recebeu nove Oscar, entre eles as estatuetas de melhor direção e melhor roteiro, em 1988. O cineasta estava havia anos em uma cadeira de rodas, lutando contra uma doença.


  • Bernardo Bertolucci, mestre do cinema italiano, morre aos 77 anos
Nas últimas duas décadas, depois da estreia de Assédio, em 1998, lançou apenas dois filmes: Sonhadores, em 2003, uma visão autoral sobre os eventos de maio de 1968, e o que fica como sua última obra, Eu e Você, de 2012, baseado num romance de Niccolò Ammaniti.

BATUQUE NA CAIXA PARTICIPA DE DEBATES EM TORNO DA ARTE EDUCAÇÃO EM SP


 Convidado e finalista do prêmio Itaú Unicef, o batuque na caixa participou das atividades no Hotel Pestana e no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A experiência de 20 anos com arte-educação num projeto sem sede própria e que vai até às comunidades mais carentes foi um diferencial.


 No dia 26/11 houve o jantar de boas vindas.  No dia seguinte, houve roda de debates com representantes dos 30 projetos finalistas na Sala Bellatrix, do Hotel Pestana. 

À noite, houve a festa de premiação com show da cantora Elba Ramalho e presença dos diretores do Itaú Social; CENPEC; Congemas e Unicef.


 Dia 28/11 foi o dia de confraternização e entrega dos diplomas e placas de premiados.



Pollyana Sella convidada do Paraná


Aldo Moraes com Nazira/CENPEC

domingo, 25 de novembro de 2018

ESCOLA DE SAMBA EXPLODE CORAÇÃO COMEMORA PRÊMIO NACIONAL


PROJETO MEMÓRIAS DA MULHER NEGRA LONDRINENSE VISITA ESCOLAS NA SEMANA DA CONSCIENCIA NEGRA




INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL PARTICIPA DE WORKSHOP NACIONAL EM SP


 Centrado no Centro de Formação Sagrada Família, o curso nacional e que reuniu representantes de 20 organizações foi de 19 a 23 de novembro com orientações de Domingos Armani e Mauri Cruz.

No 1º dia foi exibido o vídeo-manifesto anti-inclusão em sugestão do ativista gaúcho Sinistro. Houve exposição de frutos; doces; artesanato; CD/DVDs; livros. revistas e outros materiais que representam a cultura dos Estados presentes no evento.

Armani fez uma exposição temática e debate sobre sustentabilidade das OSCs (valor social; comunicação; parcerias e articulação em rede).



 No 2º dia, foi discutido os eixos do desenvolvimento institucional: identidade; mobilização de recursos; ação social e gestão.

E as 3 dimensões da sustentabilidade: sócio-política; técnico gerencial e financeira.



 No dia 21/11 foi debatido sobre a mobilização de recursos visando a sustentabilidade das OSCs;o fortalecimento da profissionalização em busca de recursos próprios e de pessoa física. Foram citados exemplos de apoiadores (Abong; União Européia; CESE; OAK Foundation e IAF) e mobilizadores conhecidos como o Greenpeace.

l
Participaram da mesa sobre experiências de mobilização Cristiane Paiva/RR; Mariselma Bonfim/BA e Sinistro/RS

l
Na quinta, dia 22/11 apresentou-se os desafios de comunicação das OSCs e dos doadores regulares. Mauri Cruz debateu na segunda parte do dia o marco regulatório (lei 13019) que regula convenios entre as OSCs e os governos. E uma mesa reuniu experiencias de captação com Aldo Moraes falando do batuque na caixa, de Londrina/PR

No último, Armani pontuou sobre plano de mobilização de recursos e os participantes fizeram e apresentaram um esboço preliminar com base em um roteiro dado.


PALMEIRAS CAMPEÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018

O Palmeiras venceu o Vasco neste domingo (25 de novembro), em São Januário, e se sagrou campeão brasileiro pela 10ª vez em sua história. 


Com gol do atacante Deyverson, que entrou no segundo tempo, o Verdão manteve a distância de cinco pontos para o vice-líder Flamengo, que também venceu o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e não pode mais ser alcançado. 

O Cruzmaltino, por sua vez, continua na briga para tentar fugir do rebaixamento.

ANO DO PENTA: HAMILTON VENCE GP 2018 DE ABU DABI

Lewis Hamilton (Mercedes) fechou este domingo a temporada com chave de ouro ao vencer o Grande Prémio de Abu Dhabi. A última corrida da época de Fórmula 1 ficou também marcada pela despedida de Fernando Alonso, que fez o seu 311.º e último Grande Prémio.

Sebastian Vettel (Ferrari), vice-campeão do mundo, acabou a corrida no segundo lugar, atrás de Hamilton, com Max Verstappen (Red Bull) a terminar em terceiro.

domingo, 18 de novembro de 2018

JENNIFER NASCIMENTO VENCE POPSTAR

A atriz Jennifer Nascimento foi a grande campeã da 2ª edição do reality show Popstar neste domingo. Quem roubou a cena na final, porém, foi a cantora Preta Gil: como jurada da atração, esqueceu de dar sua nota para a apresentação de Jennifer e quase complicou o resultado da vencedora.

Após Jennifer cantar a música "Survivor", do trio Destiny's Child, conhecido por ter revelado Beyoncé, nove dos dez jurados deram nota máxima à apresentação, 10.
No duelo final do programa, Jennifer enfrentou João Côrtes, que, em uma apresentação abaixo das expectativas cantando "Do Seu Lado", do grupo Jota Quest, obteve sete notas 9.9, uma nota 9.8 e duas notas 9.7 dos jurados.

Com a soma dos votos dos especialistas (9.97 x 9.85), da plateia interativa (9.95 x 9.78) e do público (9.92 x 9.68), com o acréscimo de um ponto de "estrela bônus", Jennifer ficou à frente com 30.84 pontos, diante de 30.31 de João.

No palco, Jennifer chorou, agradeceu o apoio de familiares e deixou uma mensagem religiosa:

"Minha frase da vida é: acredite na força de seus sonhos. Deus é justo e não colocaria em seu coração um desejo impossível de ser realizado."

LONDRINENSE E CONSELHEIRA DE CULTURA THATIANNE ANDREA ESTÁ ENTRE OS HOMENAGEADOS PELO GOVERNO DO PARANÁ

lEm 20 de novembro de 2018, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra será realizada pelo segundo ano consecutivo a entrega do "Diploma Personalidade Afro-Paranaense". Na ocasião, o Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), homenageia dez personalidades afro-paranaenses que se destacam pelo compromisso da igualdade racial e pelo protagonismo nas ações de valorização da população negra no Paraná. A solenidade será no Teatro Guaíra, às 20h.

"Pelo segundo ano o Governo do Paraná faz essa homenagem, um reconhecimento a essas personalidades que contribuem para a valorização da cultura afro-paranaense", afirma o  secretário da Cultura, João Luiz Fiani.
Na seqüência das homenagens, acontece às 20h30, no mesmo espaço, o show Sandra de Sá e convidados - Michelle Mara, Janine Mathias, Kátia Drumond e Soulution Orchestra. Toda a programação é aberta ao público com entrada gratuita.

Homenageados

A escolha dos homenageados foi realizada pela SEEC e pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPIR), visando contemplar profissionais que atuam em diferentes áreas. São eles: Dr. Nizan Pereira Almeida (Área acadêmica), Fernanda Maria de Castro Paula (Área artística), Professora Maria Arlete Ferreira (Área de Comunidades Quilombolas), Ney Manoel Ferreira, (Área de Cultura Popular), Herivelto Oliveira (Área de Comunicação), Professora Maria Olímpia Jaques do Prado (Área de Educação), Ozeil Moura dos Santos (Área de Diplomacia), Glauco Souza Lobo (Área de Movimentos Sociais), Thatianne Andrea da Silva (Área da Juventude), Vó Neli de Oxalá, (Área de Religiões de Matriz Africana).

Mês da Consciência Negra

O Mês da Consciência Negra é uma das ações do programa DiversidArte, que valoriza a diversidade cultural ao reunir ações de incentivo, promoção e inclusão que contribuem para o fim de todo tipo de discriminação. A programação promove mais de 90 atividades durante o mês de novembro, como oficinas, palestras, debates e shows que colocam a questão do negro, do preconceito e do papel dele na sociedade no centro das discussões, e celebram o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11).  

Serviço

20h | "Diploma Personalidade Afro-Paranaense"
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guaírão
Entrada gratuita

20h30 | Show com Sandra de Sá e convidados - Michele Mara,
Janine Mathias, Kátia Drumond e Soulution Orchestra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guaírão
Entrada gratuita

Fonte: SEEC