quinta-feira, 29 de abril de 2021

NANA CAYMMI 80 ANOS

 


Nana Caymmi é consagrada por uma assinatura vocal marcante e um estilo tradicional.

Membro de uma família musical, Nana Caymmi dedica-se à música há 60 anos e já lançou 25 álbuns de estúdio. No mais recente deles, divulgado em 2020, a intérprete traz releituras dos clássicos de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, sob direção artística e arranjos de Dori Caymmi.


biografia

REMADOR ITALIANO FILLIPO MONDELLI MORRE AOS 26 ANOS

 


O remador italiano Filippo Mondelli, campeão mundial da modalidade em 2018, morreu aos 26 anos, nesta quinta-feira (29), vítima de um câncer.

    O atleta, que era um dos grandes nomes do remo da Itália, lutava contra um osteossarcoma na perna esquerda, um tipo raro de câncer ósseo.

    Natural de Como, Mondelli começou a praticar o esporte em 2007.

    Em três mundiais disputados, o italiano conquistou duas medalhas de bronze e uma de ouro, que foi na edição de 2018, em Plovdiv.

    Já nos Campeonatos Europeus de Remo, Mondelli soma uma medalha de prata e duas de ouro, vencidas nas edições de 2017 e 2018, em Racice e Glasgow, respectivamente.

    Em janeiro de 2020, o italiano precisou abandonar o esporte por conta da doença e até fez uma cirurgia para remover parte do câncer. Mondelli seguiu lutando, mas não resistiu. (ANSA).

quarta-feira, 28 de abril de 2021

LOLLAPALOOZA BRASIL ADIADO PARA 2022

 

O festival Lollapalooza Brasil foi remarcado pela terceira vez e não vai acontecer em setembro deste ano.

A produção anunciou, nesta quarta-feira (28), novas datas para o evento nos dias 25, 26 e 27 de março de 2022.

Os ingressos comprados para a nona edição do festival, inicialmente marcada pra abril de 2020, continuam válidos.


A produção não informou os nomes das atrações que vão participar do festival no ano que vem. Isso também aconteceu nas outras vezes em que foi adiado.

PARCERIA BATUQUE NA CAIXA E CULTURA DE ARAUÁ PROMOVEM LIVROS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


 

PROGRAMA IMPULSO PARA 3 SETOR LANÇA CAFÉ SOCIAL


 

LANÇAMENTO DO PROGRAMA CAVERNA HIP HOP


 Salve Geral 

Sabadão tem lançamento do programa 

CAVERNA HIP HOP 

APRESENTA 

AS DONA 

E eu Dona Scheyla Oliver estarei no comando da nave entrevistando várias mulheres donas de si , artistas , mães, produtoras, empresárias...

E nessa primeira edição começamos com elas que super representam em suas áreas 

Rapper Leidy de SC, Adri Promotora Cultural e a Paty Brochiéri microempreendedora .

Essas gatas estarão sabadão as 21hrs ao vivo comigo no canal do YouTube Caverna Hip Hop , esperamos vcs !

terça-feira, 27 de abril de 2021

PRÊMIOS CULTURAIS DA UNIVERSIDADE DE ANTIOQUIA

 


A 53ª edição dos Prêmios Nacionais de Cultura da Universidade de Antioquia, localizada em Medellín, na Colômbia, está com inscrições abertas até dia 30 de junho. A premiação tem como objetivo promover o reconhecimento da criação e da gestão nas artes e na cultura, por meio de bolsas e prêmios.

Com bolsas em pesos colombianos, o concurso engloba quatro categorias: Prêmio Nacional de Criação Audiovisual, modalidade Curta-metragem; Prêmio Nacional de Artes Cênicas, modalidade Performance e Artes Vivas; Prêmio Nacional de Pesquisa e Gestão Cultural, modalidade Gestão Cultural; e o Prêmio Internacional de Contos Universidade de Antioquia.

Na categoria de contos, são aceitas inscrições de pessoas de todas as nacionalidades, residentes em qualquer parte do mundo. A principal condição é que o projeto seja escrito em castelhano, ou em línguas ancestrais do continente americano traduzidas para o espanhol (com formato bilíngue). Nas outras três categorias, podem se inscrever colombianos residentes no exterior e estrangeiros que residem na Colômbia.

A verificação dos requisitos de participação será realizada entre os dias 2 e 16 de julho. A publicação dos resultados sobre essa primeira fase será feita em 19 de julho. Entre 20 de julho e 14 de setembro, serão realizadas análises dos jurados, para todas as categorias. A lista de finalistas será divulgada dia 15 de setembro. Haverá uma cerimônia para entrega dos prêmios, em 14 de outubro.

1º Prêmio Internacional de Contos Universidade de Antioquia

A instituição colombiana informou que convoca a participar do 1º Prêmio Internacional de Contos Universidade de Antioquia escritores de qualquer nacionalidade, que se utilizem da “multiplicidade de manifestações e recursos da narrativa breve para abordar temáticas, estéticas e diferentes culturas”. Os candidatos devem enviar a obra em espanhol, de forma anônima, com pelo menos cinco contos de temática livre, inéditos e que não tenham sido premiados; nem obtido menções em outros concursos; e nem estejam concorrendo simultaneamente em outras convocatórias.

53º Premios Nacionales de Cultura 2021 Universidad de Antioquia

Inscrições até 30 de junho

Mais informações sobre os prêmios podem ser obtidas pelo e-mail premioscultura@udea.edu.co ou nos seguintes links (com conteúdo em espanhol):

INFORMAÇÕES

MORRE DUBLADORA IARA RIÇA


 

dubladora Iara Riça, que deu voz a tantos personagens icônicos de filmes, séries e animações em versão brasileira, morre aos 56 anos de acidente vascular cerebral (AVC). A atriz estava em coma e não resistiu.

Mais conhecida pela sua interpretação da Arlequina em quase todas as produções, incluindo o longa, Iara Riça também deu voz à Florzinha, de As Meninas Superpoderosas, Jean Grey em X-Men: Evolution, Power Ranger Amarela, entre outras produções, como Buffy, Ben-10, A Princesa e o Sapo, Liga da Justiça e Scooby-Doo.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

CAFÉ COM QUE? RECEBE 3 PROJETOS QUE PROMOVEM MULHERES

 


Nesta quinta, dia 29, teremos um encontro marcando a abertura oficial do projeto Café com Quê? 2021.
Neste bate-papo, conheceremos 3 iniciativas em Londrina que promovem trabalhos com mulheres apenadas, vítimas de violência e outras situações  vulnerabilidade.

Começa às 19h30, pela plataforma Teams: https://bityli.com/h1H3a


PROJETO MÚSICA RARA BRASILEIRA

 

Música Rara Brasileira é um nome que, a rigor, poderia ser dado a quase toda a música brasileira de concerto. Pois, exceto uma parcela pequena das obras de Villa-Lobos, e uma ou outra ópera de Carlos Gomes, nossa produção nesta área continua sendo largamente ignorada no próprio país – e a falta de registros do repertório e a escassa disponibilidade de partituras aptas para performance constituem um dos gargalos estruturais desta área.

Pois bem: apaixonado pelo tema, o escritor e diplomata Wellington Müller Bujokas resolveu, em plena pandemia, dar sua contribuição para o enfrentamento deste problema. Em parceria com o Zenon Instituto Cultural, começou, em dezembro, o projeto Música Rara Brasileira, com uma página no Facebook e uma playlist no YouTube, dentro do canal do Zenon Instituto Cultural, postando, em todas as sextas-feiras, a partir de 18 de dezembro último, gravações de obras de nossos compositores, por intérpretes do Leste europeu e do Brasil.

“O Zenon Instituto Cultural é um instituto com sede em Fortaleza, criado para divulgar a obra do artista plástico Zenon Barreto (1918-2002). Os diretores do Instituto são o filho e a nora dele, Frederico Barreto e Nara Vasconcellos Barreto. Eles mudaram faz muitos anos para a Bulgária, para lá dar educação musical para os filhos. E começaram a usar o instituto para promover cultura brasileira na Bulgária”, disse Bujokas à Revista CONCERTO no último sábado, dia 23, às vésperas de um concerto do projeto Música Rara Brasileira em Moscou, intitulado Estados da Alma, no qual seriam tocados (e gravados) trios para cordas de Lindembergue Cardoso (1939-1989), Harry Crowl (1958), Ernst Widmer (1927-1990), Frederico Richter (ou Frerídio, 1932) e L. C. Vinholes (1933), por Olga Garshina (violino), Andrei Chaporov (viola) e Andrei Berezin (violoncelo).

Bujokas conta que o Zenon Instituto Cultural realizou vários projetos de artes plásticas, cinema e música, incluindo, em 2019, o I Festival de Música Clássica Brasileira, com doze concertos em diversas cidades búlgaras. O diplomata ajudou com obtenção de partituras e curadoria do evento, e 31 obras gravadas na ocasião podem ser conferidas no YouTube

Música Rara Brasileira começou, por sinal, com uma peça para a mesma formação: Pós-Aboio a três (2020), criado especialmente para o projeto por Paulo Costa Lima (1954), e executado em Moscou por Daria Svernik (violino), Yulia Vendeland (violoncelo) e Darya Filippenko (viola). 

FUNCAP/ LEI ALDIR BLANC: AULAS ONLINE DE FLEXIBILIDADE COMJOICE GERMANIO

 


Respeitável público🎪✨


É com muita alegria que compartilho com vocês que SEGUNDA-FEIRA estará abertas as inscrições para a @oficinacorpodemola


Serão 25 horas de aulas de condicionamento físico e flexibilidade, teremos o espaço de correção na live  ao vivo e deixaremos o conteúdo salvo no perfil!


Quem fizer todas as aulas ganhará uma surpresa no final 💜

Não perca!!


“Este é um projeto proposto pelo Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê FUNCAP com recursos da Lei Aldir Blanc, apoiado pelo edital 4 de Formação e Produção Cultural referente a oficinas."

https://www.instagram.com/p/CODxamfF2BK/?igshid=2oieb7cvl1y1

OSCAR 2021: OS VENCEDORES


Melhor filme

  • Nomadland (Em cartaz nos cinemas)

Melhor direção

  • Chloé Zhao, de Nomadland (Em cartaz nos cinemas)
Equipe de Nomadland

CRÉDITO,REUTERS

Legenda da foto,

Nomadland ganhou alguns dos principais prêmios, como melhor diretora, melhor atriz e melhor filme

Melhor ator

  • Anthony Hopkins, de Meu pai (Now, Google Play)

Melhor atriz

  • Frances McDormand, de Nomadland (Em cartaz nos cinemas)

Melhor ator coadjuvante

  • Daniel Kaluuya, de Judas e o messias negro (Em cartaz nos cinemas)

Melhor atriz coadjuvante

  • Youn Yuh-jung, de Minari (Em cartaz nos cinemas)
Yuh-Jung Youn

CRÉDITO,REUTERS

Legenda da foto,

Yuh-Jung Youn foi premiada como melhor atriz coadjuvante

Melhor filme internacional

  • Druk - Mais uma rodada, Dinamarca (Now, Apple TV, Google Play)

Melhor roteiro adaptado

  • Christopher Hampton e Florian Zeller, por Meu pai (Now, Google Play)

Melhor roteiro original

  • Emerald Fennell, por Bela vingança (Estreia nos cinemas prevista para maio)

Melhor figurino

  • Ann Roth, por A voz suprema do blues (Netflix)

Melhor trilha sonora

  • Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste, por Soul (Disney+)

Melhor animação

  • Soul (Disney+)

Melhor curta de animação

  • Se algo acontecer... te amo (Netflix)

Melhor curta-metragem de ficção

  • Dois estranhos (Netflix)

Melhor documentário

  • Professor polvo (Netflix)

Melhor documentário de curta-metragem

  • Collete

Melhor som

  • Nicolas Becker, Jaime Baksht, Michelle Couttolenc, Carlos Cortés e Phillip Blath , por O som do silêncio (Amazon Prime Video, Now, Google Play, Apple TV, Looke)

Melhor canção original

  • Fight for you, de Judas e o messias negro (Em cartaz nos cinemas)

Melhor cabelo e maquiagem

  • Sergio López Rivera, Mia Neal e Jamika Wilson, por A voz suprema do blues (Netflix)

Melhores efeitos visuais

  • Andrew Jackson, David Lee, Andrew Lockley e Scott Fisher, por Tenet (Now, Apple TV, Google Play, Looke)

Melhor fotografia

  • Erik Messerschmidt, por Mank (Netflix)

Melhor edição

  • Mikkel E.G. Nielsen, por O som do silêncio (Amazon Prime Video, Now, Google Play, Apple TV, Looke)

Melhor design de produção

  • Donald Graham Burt e Jan Pascale , por Mank (Netflix)
O tapete vermelho foi montado do lado de fora da Union Station de Los Angeles

CRÉDITO,EPA

Legenda da foto,

O tapete vermelho foi montado do lado de fora da Union Station de Los Angeles

domingo, 25 de abril de 2021

MUNDO ERUDITO: MORRE CANTORA CHRISTA LUDWIG

 


A cantora alemã Christa Ludwig, que se apresentou nos palcos mais prestigiosos do mundo por quase meio século, faleceu no sábado (24), aos 93 anos, anunciou neste domingo (25) a agência austríaca APA.

A mezzo-soprano, nascida em Berlim, vivia nos subúrbios de Viena.

A cantora de ópera, que se aposentou em 1994, foi premiada na França com a Legião de Honra em 2010 por sua carreira.

Ela entrou na Ópera de Viena em 1955 e se apresentou no Festival de Salzburgo sob a direção do maestro austríaco Karl Boehm.

Christa Ludwig brilhou nos maiores palcos do mundo, atuando notadamente no La Scala de Milão, na Royal Opera House de Londres, mas também no Metropolitan Opera de Nova York.

Depois de um primeiro casamento com o barítono-baixo austríaco Walter Berry, em 1972, ela se casou com o ator e diretor francês Paul-Emile Deiber, que morreu em 2011.

LUANA BARRETO E CONVIDADOS: LIVE EM PROL DO BATUQUE NA CAIXA

 


A cantora Luana Barreto e convidados realizam uma live musical solidária em prol do batuque na caixa, projeto que desde 1999 promove oficinas culturais e ações ambientais para crianças e adolescentes, de forma gratuita, no interior do Paraná.

A live será no dia 2 de maio, a partir das 19 hs e transmitida pelo youtube de Rian e Ramon e pelo facebook/instagram de Luana Barreto.

Durante a live, empresas e pessoas fisicas poderão fazer doações ao projeto que serão revertidas às familias dos oficineiros e dos alunos atingidos pelo desemprego na pandemia da covid 19. O evento tem apoio da Academia Esbelt.

Mais informações 43 99958 735

                                                                            DOAÇÕES


PARA O INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL (RESPONSÁVEL PELO BATUQUE NA CAIXA)




PATROCINIO PELA LEI ROUANET (PELO IMPOSTO DE RENDA SENDO 4% PARA DOADOR PESSOA JURIDICA E EMPRESA DE LUCRO REAL E 6 % PARA DOADOR PESSOA FISICA)

PRONAC 184522
CONTA DE RECEBIMENTO
BANCO DO BRASIL
AGENCIA 0108-2
CONTA CORRENTE  89.514-8

INTERPRETE DA CANÇÃO BELA CHIAO, MILVA MORRE AOS 81 ANOS

 


Morreu no dia 23 de abril a cantora italiana Milva, cuja a voz tornou-se conhecida por causa da canção Bella Ciao. A música foi símbolo da resistência da Itália durante a Segunda Guerra Mundial e voltou a ser cantada nos últimos anos ao integrar a trilha sonora da série La Casa de Papel. Milva tinha 81 anos de idade e, segundo a filha, Martina, estava doente há tempos, revelou o Deadline

Ela vivia em Milão, onde acontecerá o velório no dia 27 de abril. Sergio Mattarella, presidente da Itália, se manifestou após a morte ser confirmada: Uma intérprete culta, sensível e versátil, muito apreciada na Itália e no exterior. Expresso meu sentimento de condolências à família, escreveu em seu Twitter.

sábado, 24 de abril de 2021

COVID 19: MORRE BANDEIRANTE, COMPOSITOR DE FUSCÃO PRETO

 


Morreu na quinta-feira (22), aos 63 anos, o cantor e locutor Gilberto Felício da Silveira, mais conhecido como Bandeirante. O artista não resistiu às complicações causadas pela covid-19. A informação foi confirmada por familiares nas redes sociais.

Ao longo da carreira, Bandeirante teve 12 discos lançados. O primeiro LP é de 1979, quando se juntou ao lado de Zé Batista e Darlon, formando o Trio Wandeirante para lançar a música Fuscão Preto. A canção depois foi regravada por outros artistas, fazendo grande sucesso com o Trio Parada Dura. 



    Ao longo da carreira, Bandeirante dividiu os palcos com grandes nomes da música sertaneja. Participou de diversos programas de televisão. No rádio, trabalhou em emissoras Rádio Difusora de Pouso Alegre, Rádio Viva de Cambuí e Rádio Clube de Pouso Alegre.

    quarta-feira, 21 de abril de 2021

    COVID 19: MORRE CANTOR E COMPOSITOR AUGUSTO CÉSAR

     


    O cantor Augusto César de 61 anos, morreu na noite da última terça-feira (20) em decorrência de complicações da Covid-19.

    A informação foi confirmada por Elton Luna, um dos filhos dele, na manhã desta quarta-feira (21), o cantor estava internado Hospital HapVida da Caxangá, em Recife, desde o segunda (19).

    Entre os seus maiores sucessos, estão as músicas “Escalada”, “Te Desejando Em Silêncio”, “Amor De Verdade” e “Como Posso Te Esquecer?”. Ele também é autor de “Aguenta Coração“, mega sucesso na voz de José Augusto.

    A família de Augusto César informou que o enterro está previsto para as 19h desta quarta, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. O cantor deixou quatro filhos e duas netas.

    terça-feira, 20 de abril de 2021

    POLICIAL QUE SUFOCOU GEORGE FLOYD É CONDENADO


     O ex-policial Derek Chauvin, que se ajoelhou sobre o pescoço do homem negro George Floyd e permaneceu na posição por aproximadamente nove minutos, foi condenado nesta terça-feira (20)  em Mineápolis, nos Estados Unidos, por homicídio.

    Chauvin foi considerado culpado nas três acusações: homicídio culposo, negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de Floyd e causar a morte, sem intenção, por meio de um ato perigoso, sem considerar a vida humana.

    O assassinato de Floyd em 2020 gerou uma imensa onda de protestos nos EUA e no mundo contra a violência policial, especialmente contra negros.

    ESCRITORA LYGIA FAGUNDES TELLES COMPLETA 98 ANOS



    Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira, nasceu em 19 de abril de 1923, em São Paulo. Publicou seu primeiro livro de contos — Porões e sobrados — em 1938. Formada em Direito, trabalhou como procuradora do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo, foi presidente da Cinemateca Brasileira e fez parte da comissão que, em 1977, entregou ao ministro da Justiça o Manifesto dos intelectuais, abaixo-assinado contra a censura.

    A escritora, membro da Academia Brasileira de Letras e ganhadora de prêmios como o Jabuti e Camões, faz parte da terceira geração modernista (ou pós-modernismo). Assim, suas narrativas caracterizam-se por uma prosa intimista, centrada na dimensão psicológica dos personagens e, algumas vezes, marcadas pelo realismo mágico ou fantástico, sem perder de vista a visão política e social de seu tempo, pois, como afirma a autora: “Sou, como escritora, uma testemunha desse nosso tempo e dessa nossa sociedade”. 

    A romancista e contista foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985, além de receber os seguintes prêmios:

    • Instituto Nacional do Livro (1958)

    • Jabuti (1965, 1974, 1980, 1995 e 2001)

    • Grande Prêmio Internacional Feminino para Contos Estrangeiros (1969) — França

    • Candango (1969)

    • Guimarães Rosa (1972)

    • Coelho Neto (1974)

    • APCA (1974, 1980, 2001 e 2007)

    • PEN Clube do Brasil (1977)

    • Pedro Nava (1989)

    • Arthur Azevedo (1995)

    • APLUB (1995)

    • Camões (2005)

    • Mulheres mais Influentes (2007)

    • Dra. Maria Imaculada Xavier da Silveira (2008)

    • Juca Pato (2009)

    • Conrado Wessel (2015)