quarta-feira, 7 de abril de 2021

COVID 19: MORRE ALFREDO BOSI UM DOS MAIORES CRÍTICOS LITERÁRIOS

 


Alfredo Bosi, um dos maiores críticos literários do Brasil, morreu na manhã desta quarta-feira (7), em São Paulo, aos 84 anos, vítima da Covid-19.

Professor titular aposentado do curso de letras da USP, Bosi é o sétimo ocupante da Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Letras.


Após se formar em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), em 1960, Bosi recebeu uma bolsa de estudos na Itália e ficou um ano letivo em Florença. Quando voltou ao Brasil, assumiu os cursos de língua e literatura italiana na USP.

Ele era professor de literatura italiana, e seu interesse pela literatura brasileira o levou a escrever os livros Pré-Modernismo (1966) e História Concisa da Literatura Brasileira (1970).


Em 70, passou a ensinar literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, da qual foi Professor Titular de Literatura Brasileira.

Em 97, se tornou diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. No instituto, coordenou o Educação para a Cidadania (1991-96), integrou a comissão coordenadora da Cátedra Simón Bolívar (convênio entre a USP e a Fundação Memorial da América Latina) e coordenou a Comissão de Defesa da Universidade Pública (1998).

Há 31 anos, Bosi era editor da revista Estudos Avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário