quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

ADRIANA RIBEIRO: POEMA O DOUTOR DAS FÁBULAS HOMENAGEIA JOSÉ OLINO LIMA DE NETO

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7221771

HÁ 126 ANOS NASCIA O ESCRITOR JOSÉ OLINO DE LIMA NETO

Gente Sergipana - José Olino de Lima Neto (1900 – 1985) (Por Antônio Samarone) Nasceu em 2 de janeiro de 1900, no engenho Tuim, município do Arauá/SE. Filho do Coronel João Neto e de Dona Sinhá. Para facilitar os estudos dos filhos (José Olino, Urbano Neto e João Bosco), o seu Pai foi morar na Estância, em 1908. José Olino estudou o primário em Estância. Foi o primeiro aluno do Seminário de Aracaju, fundado por Dom José Thomaz. Após sete anos, José Olino descobriu que a vocação de padre era pequena, deixou o seminário e entrou para a Faculdade de Medicina da Bahia. Formou-se em Medicina em 1929, defendendo a tese “Profilaxia do Sezonismo”. Formou-se também em Farmácia. Retornou à Sergipe em 1930, e exerceu a medicina nas cidades de Itabaianinha, Simão Dias e Lagarto. Em 1938, fixou residência em Aracaju e começou a dedicar-se integralmente ao magistério. Foram 41 anos de dedicação ao ensino e teria morrido na cátedra se a aposentadoria compulsória não o impedisse de continuar lecionando. Em 1938 publicou sua segunda tese, “Notas Filológicas à margem das Vinte Horas de Liteira de Camilo Castelo Branco”, através de cuja defesa conquistou a Cátedra de Português no Atheneu Sergipense. Em 1973, José Olino publicou o primeiro volume das “Fábulas em Versos”. No dizer de Cabral Machado, “O nosso fabulista é médico. Cedo abandonou a arte de curar, se engenho ou arte talvez não possuísse, e dedicou-se ao magistério, após memorável concurso público, disputando a cátedra de português, com uma tese apreciando a linguagem de Camilo Castelo Branco... A fábula é uma criação do folclore em quase todas as culturas, depois assumiu a forma literária”. Jose Olino de Lima Neto ocupou a cadeira nº 30, da Academia Sergipana de Letras, que tem como patrono o poeta José Jorge de Siqueira Filho. O Dr. José Olino foi casado com Dona Antonina e teve cinco filhos: João Epifânio, Cândido, Antonino, José Olino e Seu Aloísio, da Pisolar. Faleceu em 27 de fevereiro de 1985, em Aracaju, com 85 anos.

GILBERTO GIL E NEY MATOGROSSO CELEBRAM VIRADA DO ANO, EM COPACABANA

Gilberto Gil e Ney Matogrosso celebraram a música brasileira e a amizade em uma apresentação especial no palco principal do Réveillon da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (31). O encontro de ícones foi o destaque de uma festa que, neste ano, recebeu o título de maior do mundo pelo Guinness Book.

EXPERIENCIA DE PAULO FREIRE SOBRE ALFABETIZAÇÃO IRÁ AOS CINEMAS

A experiência de alfabetização de Paulo Freire, notavelmente em Angicos (RN) em 1963, foi revolucionária por alfabetizar 300 adultos em 40 horas usando um método dialógico que partia da realidade dos alunos, transformando palavras-chave em ferramentas de leitura e escrita, focando não só em ler o "texto", mas também o "mundo", gerando empoderamento e conscientização, o que levou ao sucesso do método, mas também à perseguição política e ao exílio após o golpe de 1964

CULTURA POPULAR: HÁ 13 ANOS PARTIA DONA CANÔ

Dona Canô (Claudionor Viana Teles Veloso) foi a matriarca da família Velloso, mãe dos icônicos músicos brasileiros Caetano Veloso e Maria Bethânia, uma figura querida e símbolo de Santo Amaro, Bahia, conhecida por sua fé, força e acolhimento, falecida em 2012 aos 105 anos, inspirando músicas e se tornando um patrimônio cultural baiano.

BAIANA NUBIA DE OLIVEIRA CONQUISTA TERCEIRO LUGAR NA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE

Após chegar novamente em terceiro lugar na Corrida Internacional de São Silvestre, repetindo feito do ano passado, a atleta brasileira Nubia de Oliveira afirmou que pretende vir mais forte no próximo ano e que seu objetivo ainda é ser campeã da prova. “Meu sonho é me tornar campeã da São Silvestre e eu vou lutar por isso até o fim. Tenho 23 anos de idade. Eu acredito que tenho ainda um longo caminho para percorrer. Estou ganhando muita experiência até chegar no lugar mais alto do pódio”, disse Núbia, que já está em sua quarta participação na prova. Nesta quarta-feira (31), Nubia melhorou o tempo do ano passando, fechando a corrida com 52 minutos e 42 segundos, a melhor atleta brasileira na prova. No ano passado, ela também chegou na terceira posição, mas com o tempo de 53 minutos e 24 segundos. A atleta nasceu em Campo Formoso, Bahia
FONTE Agência Brasil

ANO NOVO: TRECHO DO POEMA ESPERANÇA, DE MÁRIO QUINTANA

Mário Quintana (1906-1994) foi um poeta, jornalista e tradutor brasileiro, um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX, conhecido como o "poeta das coisas simples" por sua escrita acessível, profunda, irônica e bem-humorada, celebrando o cotidiano e a condição humana, tendo morado grande parte da vida em hotéis em Porto Alegre e deixando um legado de versos leves e memoráveis.