quinta-feira, 21 de novembro de 2024

REVISTA D'ARTE RECEBE CONTRIBUIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO

conheça a Revista: https://dartelondrina.wordpress.com/

ALDO MORAES TEM LIVRO DESTACADO NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE LONDRINA

O escritor, músico e jornalista Aldo Moraes comemora a presença e divulgação de seu livro “Poemas do amanhecer” no stand da primeira sala da Biblioteca Pública Municipal de Londrina/PR. A primeira edição do livro traz poemas escritos entre 1986 e 2010 em versos livres, haicais, sonetos e abordagem da infância e do homem perplexo perante os desafios da vida moderna. O livro, em segunda edição e acrescido com poemas sobre a pandemia, está a venda na plataforma Clube de Autores: https://clubedeautores.com.br/books/search?where=books&what=aldo+moraes

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

LONDRINENSE EDUARDO BACCARIN É CANDIDATO A UMA VAGA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

O escritor, professor e músico Eduardo Baccarin concorre a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras, vaga com o falecimento do poeta e filósofo Antônio Cícero. Baccarin é londrinense, tem profunda ligação com a arte e a cultura da cidade e anualmente lança novos títulos, fruto de seu talento, estudo e criatividade.
Nos últimos anos é um dos autores mais premiados por romances que mesclam ficção e fatos relacionados à vida nacional. Baccarin tem dialogado com membros da ABL aproximando sua história literária ao conhecimento dos autores e tem recebido apoio de importantes instituições públicas e privadas bem como destaque na mídia nacional e estrangeira.

POETA VAGNER XAVIER É MEMBRO DA ACADEMIA INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA

O poeta paranaense Vagner Xavier, com diversos livros publicados e muito atuante em rodas literárias e nas redes sociais é o mais recente membro da Academia Internacional de Literatura Brasil/Focus Brasil Nova Iorque ocupando a cadeira 1.144 Xavier fez a curadoria dos 2 volumes da Antologia Literária da Ópera Editorial (junto com Aldo Moraes e Eduardo Machado) e pela mesma editora publicou Nós somos intermináveis como o mar. O escritor se prepara para participação em eventos, festivais e projetos literários no Paraná e em todo o Brasil.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

ESCRITOR ALDO MORAES PARTICIPA DO PROGRAMA MIX CULTURALE ITÁLIA/BRASIL

adquira os livros de Aldo Moraes em: https://clubedeautores.com.br/livros/autores/aldo-moraes

ACESSIBILIDADE: PROJETO DE INCLUSÃO APRESENTA O ENCANTO DE NATAL

LONDRINA: ADECOL PROMOVE CURSO SOBRE ENERGIA SOLAR

Alunos de colégio da periferia de Londrina participam do curso gratuito de instalação e manutenção de placas de energia solar. Estudantes do curso de técnico em meio Ambiente do Colégio estadual, Albino Feijó Sanches, de Londrina, participam todas as quartas, do curso de instalação de placas fotovoltaicas. A atividade faz parte do modulo energia solar, promovido pelo projeto ECO moradia, que visa capacitar futuros profissionais para atuar no mercado de energia solar. A ação e desenvolvida pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina (ADECOL), com apoio do Instituto IMRV e Club de Engenharia e Arquitetura (CEAL).
Os alunos aprenderam desde conceitos básicos de energia elétrica passando por sistemas de segurança no trabalho, em instalações e a montagem das placas de energia solar. A presidente da Associação, Maria Inês, fala da importância da formação e atuação dos alunos. “ Pós formados eles poderão atuar em suas comunidades, fazendo um trabalho social de baixo custo para as famílias mais carentes, além da empregabilidade no mercado formal. ” Disse O estudante Igor Feitosa de 17 anos gostou muito do curso, para ele tudo foi novidade. “ Muito interessante uma área que não tinha noção de como funcionava pude aprender bastante coisa.”. Feitosa acha que no futuro poderá aproveitar os conhecimentos adquiridos para se engajar em novo um emprego. Já Juares Abrão está em dúvida sobre sua atuação nesta área.” Eu não tinha conhecimento dessa tecnologia, achei bem bacana, mas ainda não sei se vou seguir nesse mercado”. Falou
O mercado de trabalho do ramo de energia solar vive seu melhor momento de expansão. Fontes indicam que a potência instalada de energia solar no Brasil ultrapassou 39 gigawatts (GW) em 2024, o que representa 17% da matriz elétrica do país. O Brasil conta com mais de 10 mil empresas atuando com energia solar, em 2023 este mercado gerou mais de 264 mil empregos.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

PESQUISADOR ALDO MORAES PARTICIPA DE REUNIÃO DO IPHAN SOBRE COCOS DO NORDESTE

O pesquisador, músico, escritor e jornalista Aldo Moraes esteve na reunião online realizada em parceria Iphan/MinC em que se debateu sobre a importância e os procedimentos para registro patrimonial dos cocos do Nordeste. Radicado em Sergipe e premiado como pesquisador em edital da Lei Paulo Gustavo da Funcap, Moraes tem pesquisado a cultura do Nordeste, neste caso o samba de coco sergipano, inclusive com matérias publicadas na Revista D'arte.

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

O MAIOR: MORRE O PRODUTOR E MÚSICO QUINCY JONES

Quincy Jones, o homem conhecido simplesmente como “Q”, Jones morreu no domingo (3), aos 91 anos de idade, informou seu agente.Jones foi uma grande influência na música norte-americana em seu trabalho com artistas que vão de Count Basie a Frank Sinatra, e reformulou a música pop em suas colaborações com Michael Jackson. Houve muito pouco que Jones não fez em uma carreira musical de mais de 65 anos. Ele foi trompetista, líder de banda, arranjador, compositor, produtor e ganhador de 27 prêmios Grammy.

LUTO NA MÚSICA: MORRE AGNALDO RAYOL

O cantor Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (4), aos 86 anos, em São Paulo. A morte, segundo a família, foi causada por uma queda no apartamento dele na madrugada. Segundo a assessoria do cantor, Rayol caiu no banheiro e bateu a cabeça, onde teve um grande corte. Ele morava em Santana, na Zona Norte da capital. O artista foi levado para o Hospital HSANP, mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Cantor lírico de repertório romântico e popular, Agnaldo Rayol ganhou popularidade nos anos 1960. Em mais de 70 anos de carreira, fez sucesso com gravações de músicas em italiano e religiosas. Também atuou em diversas novelas.

domingo, 3 de novembro de 2024

POETA TAVINHO PAES MORRE AOS 69 ANOS

O poeta Tavinho Paes, autor de hits da música pop como "Totalmente Demais" (Hanoi Hanoi) e "Rádio Blá" (Lobão), morreu na última quinta-feira (31/10) aos 69 anos. Ele havia feito duas cirurgias e estava internado em estado de coma no Hospital Pronto Cor, na zona norte do Rio de Janeiro. Luiz Octávio Paes de Oliveira nasceu e viveu no Rio de Janeiro, e era formado em Economia (1973-1976) e Jornalismo (1976-1977) pela PUC-Rio. Mas sua carreira ficou marcada pelo talento como poeta, compositor, escritor, roteirista e artista visual. Tavinho iniciou a trajetória como letrista musical nos anos 1980, quando teve suas músicas gravadas por grandes intérpretes como Lobão, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Marisa Monte, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marina Lima, Xuxa Meneghel, Pepeu Gomes e Rita Lee. e

sábado, 2 de novembro de 2024

BATUQUE NA CAIXA E ICAB CERTIFICADOS PELO PRÊMIO IMPULSO 2024

O instituto Cultural Arte Brasil e a iniciativa cultural batuque na caixa foram certificados no Prêmio Impulso 2024, na categoria Comunicação. O selo Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor é um reconhecimento à inovação, à dedicação e ao compromisso de cada um que faz parte dessa trajetória!
Obrigado aos patrocinadores, parceiros e colaboradores pelo apoio ao projeto batuque na caixa oficinas PRONAC 184522

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

MUNDO MUSICAL: AOS 84 ANOS, MORRE ARTHUR MOREIRA LIMA

Arthur Moreira Lima é reconhecido no mundo pelo talento na música e escolheu Florianópolis para viver há pelo menos uma década. Chamado de 'Pelé do Piano' pela revista La Suisse, o artista morto na quarta-feira (30), aos 84 anos, recebeu o títulode Cidadão Honorário de Florianópolis em 2003. Moreira Lima nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e começou a tocar aos 6 anos. Foi projetado internacionalmente ao conquistar o segundo lugar na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, em 1965. Cinco anos depois, em 1970, alcançou o terceiro lugar na Competição Internacional Tchaikovsky. Pianista concertista da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), Pablo Rossi lamentou a morte de Moreira Lima e destacou que ele era um dos maiores pianistas da história. Reconhecido por interpretar compositores românticos, como Chopin e Liszt, ele também gravou clássicos brasileiros, e tocou do choro ao samba. Em 2003, Moreira Lima iniciou o projeto "Um piano pela estrada", onde percorreu cidades de Santa Catarina do Brasil em um caminhão que virava um palco. No projeto, o pianista era o criador, produtor e empresário.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

ALDO MORAES APRESENTA SEU NOVO LIVRO NO PROGRAMA BOOK BOX

O escritor, músico e jornalista Aldo Moraes divulgou seu livro "Alguém para se amar a vida inteira" publicado pela Ópera Editorial e que pode ser adquirido pelo site: https://operaeditorial.com.br/produto/alguem-para-se-amar-a-vida-inteira/
LINK do programa: https://www.youtube.com/watch?v=LXUSS_lf7Gc

CINEMA: MORRE VLADIMIR CARVALHO

Faleceu aos 89 anos, o cineasta brasileiro Vladimir Carvalho. O diretor sofreu um infarto em Brasília, o que o levou a uma internação. Já no hospital, seus rins pararam de funcionar e Vladimir não resistiu. Entre os destaques de Vladimir Carvalho estão Romeiros da Guia, de 1962, O País de São Saruê, de 1971 e Brasília Segundo Feldman, de 1979. Outro trabalho de destaque foi como assistente de direção de Eduardo Coutinho em Cabra Marcado Para Morrer.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

MINC ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO DE FOTOGRAFIA

OMinistério da Cultura (MinC), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), abriu inscrições para o curso de Fotografia. Voltado para iniciantes e profissionais que desejam aprimorar suas habilidades criativas e técnicas, a formação integra a gama de cursos livres da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult). As inscrições estão abertas até o dia 9 de janeiro, basta acessar aqui. O curso, oferecido de forma online e com 60 horas de duração, abordará tópicos como a história da fotografia, técnicas de fotometria, uso de lentes e objetivas, composição e pós-produção de imagens. A iniciativa busca fortalecer a formação técnica de profissionais da cultura, preparando para o mercado em constante evolução.

ESPORTE: MORRE MAGUILA, AOS 66 ANOS

O ex-boxeador José Adilson Maguila morreu aos 66 anos, nesta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pelo Instituto Maguila. Maguila lutou 85 vezes na carreira, com 77 vitórias, e tem entre os títulos um Mundial de Boxe, pela Federação Mundial de Boxe, em 1995, entidade contestada na época. Das vitórias de Maguila, 68 foram por nocaute. O sergipano atuou nos pesos pesados por 17 anos como profissional.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

EM 24 DE OUTUBRO: FOCUS BRASIL E ACADEMIA INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA APRESENTAM BOOK BOX

Mais uma quinta-feira literária no FOCUS BRASIL DIGITAL, com o programa BOOK BOX, que traz essa semana mais 4 membros da AILB - Academia Internacional de Literatura Brasileira, para apresentarem suas histórias, lançamentos e trajetórias literárias. Quinta-Feira - 24 de OUTUBRO 2024; 8:00pm (NY) | ⌚21:00 (BRA) Link para assistir e compartilhar do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=LXUSS_lf7Gc
Link para assistir e compartilhar do Facebook: https://www.facebook.com/events/1254626065958478

PAZ: POEMA QUE COMBATE PRECONCEITOS, DE CAMILA GOMES

PAZ Esse mundo é racional cheio de preconceito e injúria racial LGBTQIA+ passam mortos em revistas e jornais brancos queimando negros são tratados como animais, devemos dar um basta nisso chega somos todos normais.
Não importa raça ou cor Se é do terreiro ou se é pastor a escravidão já acabou temos direitos iguais não quer aceitar é sua opinião guarde pra você…
Diga não a violência seja ela de raça ou cor Se é gay, hetero ou pastor devemos tratar todos com amor Assim nos ensinou nosso Deus que morreu para nós salvar…. CAMILA GOMES

ESCRITOR ANTONIO CÍCERO, MEMBRO DA ABL, MORRE NA SUIÇA AOS 79 ANOS

O escritor e compositor Antonio Cicero, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), morreu, na manhã desta quarta-feira (23), na Suíça. Ele sofria do mal de Alzheimer e se submeteu a um procedimento de morte assistida. O crítico literário e filósofo deixou uma carta explicando a decisão. O artista era irmão da cantora e compositora Marina Lima. Na voz dela, poemas seus ficaram famosos em todo o país. Entre as canções de sua autoria estão "Fullgás", "Para Começar" e "À Francesa". Antonio Cicero também é coautor de "O Último Romântico", célebre na voz de Lulu Santos. Ele também teve parcerias com Waly Salomão, João Bosco, Orlando Morais e Adriana Calcanhotto.
Carta de Antonio Cicero: "Queridos amigos, Encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer. Assim, não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem. Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi. Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia. Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação. A convivência com vocês, meus amigos, era uma das coisas – senão a coisa – mais importante da minha vida. Hoje, do jeito em que me encontro, fico até com vergonha de reencontrá-los. Pois bem, como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade. Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços!"

sábado, 19 de outubro de 2024

GLÓRIA MENEZES: 90 ANOS

Neste sábado (19), a atriz Glória Menezes comemora seu 90º aniversário. Ícone da teledramaturgia brasileira, Glória foi protagonista de algumas das produções mais memoráveis da história da televisão. Desde sua estreia na TV Excelsior com "2-5499 Ocupado" (1963) — a primeira telenovela diária do Brasil — até sucessos mais recentes como "Totalmente Demais" (2015), a artista conquistou o coração do público. Atualmente, Glória vive no Rio de Janeiro, perto dos filhos Tarcísio Meira Filho e Maria Amélia, após a dolorosa perda do marido, o ator Tarcísio Meira, que faleceu em 2021, vítima de Covid-19. O casal, que esteve junto por 59 anos, era um dos mais queridos da televisão brasileira. Embora Glória esteja longe das novelas desde "Totalmente Demais", seu legado permanece forte. Ao longo da carreira, participou de mais de 40 novelas da TV Globo. Entre seus trabalhos mais lembrados estão "Sangue e Areia" (1967), "Brega & Chique" (1987), "Rainha da Sucata" (1990) e "A Favorita" (2008), onde seu papel como Dona Irene conquistou uma nova geração de fã A trajetória da atriz foi celebrada por diversos amigos e colegas de profissão. Nas redes sociais, Patricia Pillar, resgatou momentos ao lado de Glória, durante a parceria em produções como "Brega & Chique", "Rainha da Sucata" e "A Favorita". Publicidade "Hoje é aniversário de 90 anos de Glória Menezes! Tive o imenso prazer de conviver com essa atriz extraordinária, uma amiga e colega de trabalho generosa. Estivemos juntas em 'Brega & Chique', 'Rainha da Sucata' e 'A Favorita'. Muita saúde, Glória, querida!!! E um beijo cheio de carinho!", escreveu Patricia.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Especialização em Política e Gestão Cultural está com inscrições abertas para processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para a Especialização em Política e Gestão Cultural oferecida pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Ministério da Cultura. O curso será oferecido através da plataforma Escult (escult.cultura.gov.br) e os candidatos podem realizar as inscrições até 24 de outubro de 2024. A pós-graduação, que está em sua terceira edição, acontecerá entre março de 2025 e novembro de 2026 com aulas semanais on-line e três encontros presenciais, um por semestre, na cidade de Santo Amaro, Bahia. Com uma abordagem interdisciplinar, a especialização se propõe a contribuir com a formação de profissionais qualificados tanto em relação aos aspectos técnicos, como também com uma visão crítica, humanista e cidadã sobre o papel da cultura para a sociedade, oferecendo aos estudantes uma sólida formação teórica, metodológica e prática no campo da política e da gestão da cultura. Todas as aulas terão tradução em Libras e audiodescrição e a intenção é ter alunos de todas as regiões do país. A formação é gratuita e voltada para profissionais de nível superior com graduação em qualquer área e que atuem no campo da política e da gestão da cultura, como gestores de órgãos, espaços, coletivos culturais e instituições públicas, privadas e da sociedade civil, conselheiros de cultura, produtores culturais e artistas em geral. Parceria entre Cecult/UFRB e MinC A Especialização em Política e Gestão Cultural será oferecida através da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), plataforma que é voltada para a formação de qualificação de profissionais no campo da cultura. A iniciativa é parte do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura, vinculada à Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura - MinC. A parceria entre o centro e o MinC renderá, além da pós-graduação, a oferta de dez cursos livres e cinco de formação inicial e continuada em formato EAD, voltados para áreas técnicas e que dão suporte à atividade cultural. SERVIÇO O quê: Inscrição para processo seletivo da Especialização em Política e Gestão Cultural Quando: 24.09 a 24.10.2024 Público-alvo: Profissionais de todas as regiões do país de nível superior com graduação em qualquer área e que atuem no campo da política e da gestão da cultura (gestores de órgãos, espaços, coletivos culturais e instituições públicas, privadas e da sociedade civil, conselheiros de cultura, produtores culturais e artistas em geral) Informações: https://www2.ufrb.edu.br/pgcult/processos-seletivos e escult.cultura.gov.br Quanto: tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

BAHIA: II ENCONTRO CULTURAL DE ABADIA

JOYCE CANDIDO: SHOW MINHA VIDA EM VOZ E PIANO

LONDRIX 2024 VEM AI

FERNANDA MONTENEGRO FESTEJA 95 ANOS

MARIA LUCIA GODOY, SÍMBOLO DO CANTO LÍRICO CHEGA AOS 100 ANOS

Os 100 anos de Maria Lúcia Godoy, uma das maiores vozes da história do canto lírico no Brasil, foram comemorados, em 2 de setembro de 2024, com homenagem emocionante na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Maria Lúcia foi recebida com palmas entusiasmadas pelos convidados – artistas e autoridades –, que lotaram o plenário da ALMG. Durante a solenidade, o talento e a importância da cantora foram reverenciados pelo pianista Miguel Proença, pelo compositor Túlio Mourão e por Mauro Chantal, pesquisador de sua carreira. Sobrinho da homenageada, Daniel Godoy lembrou que a tia possuía fãs famosos como Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Disse ainda que os anônimos também eram apaixonados por ela. Certa vez, um gari abordou a artista e disse que a voz dela dava "paz no coração". "Ela uniu a música lírica ao cancioneiro popular, sua voz atravessou as montanhas de Minas", afirmou Daniel, que acompanhou ao violão Daniela Godoy, sobrinha-neta da homenageada. Foi ela quem interpretou o Hino Nacional. O Coral Madrigal Renascentista, que teve Maria Lúcia como solista, apresentou canções estrangeiras e “Amo-te muito”, sucesso do cancioneiro popular brasileiro.

LULA SANCIONA LEI QUE COLOCA EDUARDO CAMPOS NO LIVROS DOS HERÓIS E HEROÍNAS NACIONAIS

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos foi colocado no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar, nesta quinta-feira (15), o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional. Lula disse que estava “agraciado” por poder sancionar a lei. “(...) Acho que o Eduardo Campos precisa passar para a história como símbolo bom da política brasileira, como uma coisa boa que apareceu na política”, disse o presidente da República, destacando que o ex-governador “nasceu no berço da política e morreu defendendo a democracia, as pessoas menos favorecidas, as pessoas pobres desse país”. Eduardo Campos era neto do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. Durante sua trajetória política foi eleito deputado estadual e federal (por três mandatos). Também foi ministro de Ciência e Tecnologia, entre 2004 e 2005, durante o primeiro mandato do presidente Lula, e governador de Pernambuco, eleito em 2006 e reeleito em 2010.
O político também foi presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e candidato à presidência da República, em 2014. Neste ano, durante a campanha eleitoral, morreu tragicamente, aos 49 anos, vítima de um acidente aéreo na cidade de Santos (São Paulo), em 13 de agosto.

domingo, 13 de outubro de 2024

MORRE WASHINGTON OLIVETTO

Morreu na tarde deste domingo, 13, aos 73 anos, o publicitário Washington Olivetto, famoso por diversas criações como o casal Unibanco, garoto Bombril e Democracia Corinthiana. A informação inicial foi divulgada pela “Folha de S.Paulo”. Segundo a reportagem, Olivetto estava internada internado há quase cinco no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, por complicações pulmonares. Ele morreu de falência múltipla de órgãos. Descendente de italianos da região da Ligúria, Olivetto nasceu no bairro da Lapa, na cidade de São Paulo. Seu pai era vendedor e o inspirou para a carreira de publicitário. Iniciou sua carreira profissional em 1969, aos dezoito anos, como redator em uma agência de publicidade, na qual foi procurar vaga como estagiário, ao ter o pneu de seu carro furado em frente à empresa. Depois de três meses já havia produzido seu primeiro comercial para a empresa Deca, que conquistou o prêmio Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes. Washington Olivetto foi o principal rosto e o ego principal de gerações de profissionais que tornaram nas últimas décadas a publicidade brasileira uma das mais criativas e premiadas do mundo. Hiperbólico, era uma dessas pessoas inesquecíveis. Bastava estar com ele poucos minutos para, fosse qual fosse o tema, ser bombardeado por frases ferinas, comentários espirituosos, histórias variadas. Se o tema fosse Corinthians, então, a conversa podia beirar o interminável. Inesquecível, como muitas das campanhas que criou, como “O primeiro sutiã (ninguém esquece)”, para a Valisère. Olivetto foi um dos 100 maiores publicitários de todos os tempos, conforme escolha da revista Advertising Age. Bastaria um rápido resumo de 20 anos de sua carreira a partir de 1974, retirado de seu site oficial, para se ter a dimensão que Olivetto alcançou. É de tirar o fôlego. 1974, ganha o primeiro Leão de Ouro do Festival Publicitário de Cannes para o Brasil. 1978, cria com Petit o garoto Bombril. 1981, torna-se vice-presidente do Corinthians e ajuda a colocar de pé a Democracia Corintiana, nos estertores da ditadura militar. 1986, sai da DPZ e logo depois abre a W/, que seria eternizada no mega hit de Jorge Benjor “W/Brasil”. Em 1987 cria as campanhas “O primeiro sutiã”, da Valisère, e “Hitler”, para a Folha de S. Paulo, as duas únicas peças publicitárias brasileiras citadas no livro “100 maiores comerciais de todos os tempos”, de Bernice Kranner. Em 1994 faz a campanha do cachorrinho da Cofap, considerada uma das mais simpáticas da história. Quem viveu esse tempo não esquece destes clássicos, que se tornaram peças inesquecíveis não só da propaganda, mas da vida brasileira. Houve muitos outros. “Volkswagen – Pense bem, pense Volkswagen”, que se tornou uma das campanhas de maior sucesso da marca no Brasil. E principalmente uma parceria de Olivetto com Francesc Petit, o Bombril das 1001 utilidades, com o ator Carlos Moreno. Que acabou entrando para o Guinness como o garoto-propaganda de maior tempo de permanência no ar. A parceria com a Bombril durou mais de 30 anos.

A USURPADORA: ATRIZ JÉSSICA JURADO MORRE AOS 56 ANOS

A atriz Jessica Jurado morreu na última quarta-feira (9), aos 56 anos. A notícia foi confirmada pela Associação Nacional de Atores do México, que afirma que a artista sofreu uma parada cardíaca. Nascida no México, Jurado marcou a televisão do país como a Patricia Bracho da novela A Usurpadora. Ela estreou na dramaturgia com Marionetas, em 1986, e chamou a atenção ainda por seu trabalho em Amor em Silêncio e Maria do Bairro. O seu último trabalho da carreira foi No Limite da Paixão, lançado em 2002. A atriz se retirou da vida pública depois que se mudou para os Estados Unidos.