DOCUMENTÁRIO GEADA NEGRA
O documentário geada negra reúne material que registra um dos períodos trágicos da história do Paraná na década de 1970.
Direção : Adriano Justino
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
II PRÊMIO ARAUCÁRIA DE LITERATURA
Categorias: Poesia e Conto
REGULAMENTO
Apresentação: Objetivando estimular a produção literária, auxiliar a divulgação do trabalho de poetas e escritores e promover a Cidade de Campos do Jordão no cenário literário brasileiro, o Centro de Ação Literária de Campos do Jordão torna pública a realização do II PRÊMIO ARAUCÁRIA DE LITERATURA, nas categorias Poesia e Conto, cujo Regulamento apresentamos a seguir:
Período de Inscrições: de 23 de novembro de 2010 a 28 de fevereiro de 2011 (valendo a data da postagem);
Forma de participação: Os autores poderão participar de ambas as categorias, com no máximo 03 (três) textos por categoria. O tema é livre e não há limites de páginas, versos, linhas ou toques. Devem, no entanto, estar digitados ou datilografados.
Taxa de Inscrição: R$ 5,00 (cinco reais), por texto inscrito (poesia ou conto), valor este que se destina a cobrir despesas gerais do Concurso (divulgação, despesas de correio, aquisição de prêmios, publicação dos textos dos primeiros colocados de cada categoria, etc).
Como participar: Os textos, de temática livre, devem ser enviados em 02 (duas) vias cada um, devendo constar em cada uma delas o título do texto e o pseudônimo do autor, além de cópia do comprovante de depósito. Anexo, deve ser enviado um outro envelope menor, lacrado, devendo constar na parte externa apenas o pseudônimo, títulos das obras e a categoria concorrente. Na parte interna deste segundo envelope, as seguintes informações: Pseudônimo, título das obras inscritas, nome do Autor, endereço com CEP, telefone e e-mail, se tiver.
Importante: o pseudônimo pode ser o mesmo para ambas as categorias. Observação: inscrições incompletas, isto é, que não apresentem os dados solicitados, serão impugnadas e resultarão na imediata desclassificação do candidato, sem prévio aviso.
Forma de inscrição: somente via postal (Correios), devendo o material ser enviado (valendo a data do carimbo até 28/02/2011) para o seguinte endereço: Centro de Ação Literária de Campos do Jordão, Rua Oscar da Matta, 685 – Jd. Floriano Pinheiro, CEP 12460-000, Campos do Jordão, SP. Não serão aceitas inscrições que não forem feitas através dos Correios. Os participantes da I edição do Prêmio devem estar atentos, pois nesta segunda edição houve mudança de endereço e dados bancários.
Premiação: os primeiros colocados de cada categoria receberão troféu e certificado, além de figurarem na Antologia Literária Cidade 2011, editada pelo Escritor e Professor Universitário Abilio Pacheco (www.abiliopacheco.com.br), atraves da Editora Literacidade; o segundo e terceiro colocados receberão, cada um, medalha e certificado. Serão escolhidos outros sete textos que receberão certificados de Menção Honrosa.
Medalha Sophia Leite Cruz: Como foi feito na edição 2009, quando foi homenageado o poeta Miguel Russowski, nesta edição os participantes de fora do Brasil concorrerão à Medalha Sophia Leite Cruz, uma homenagem à brilhante escritora, poetisa, trovadora e professora santista, já falecida.
Comissão Julgadora: A banca será formada por 02 (dois) profissionais de literatura, docentes ou escritores, que entregarão individualmente as avaliações à Comissão Julgadora. A decisão dos jurados é soberana e, sua decisão, inquestionável.
Divulgação do Resultado: Os três vencedores e os sete classificados como Menção Honrosa serão comunicados previamente do resultado, que será tornado de conhecimento público através de envio de release para a Imprensa (jornais e sites de literatura). A relação dos vencedores estará disponibilizada no blog http://IIpremioaraucaria.blogspot.com. Não haverá cerimônia de premiação, e as despesas de envio dos prêmios será de responsabilidade da organização do Concurso.
Dados bancários para depósito da taxa de inscrição: Banco Santander, agência 087-6, conta corrente 3705787-1, favorecido Simone Andréia dos Santos Silva.
Observações: Após o Concurso, os textos não serão devolvidos. Atenção: O Centro de Ação Literária de Campos do Jordão não é uma empresa, e sim uma entidade sem fins lucrativos formada por pessoas que, antes de mais nada, amam a literatura.
Premiados em 2009: Poesia: Lúcia Cardoso (Recife), Maria Apparecida Coquemala (Itararé, SP) e Ney Eichler Cardoso (Niterói, RJ); Conto: Tatiana Alves Soares Caldas (Rio de Janeiro), Laura Cohen Rabelo (Belo Horizonte) e Daniele Barizon (Rio de Janeiro). Medalha Miguel Russowski: Maria Cristina Drese (Buenos Aires, Argentina).
Maiores informações: premioaraucariadeliteratura@bol.com.br
Benilson Toniolo
Centro de Ação Literária de Campos do Jordão
(12) 3662-3763 begin_of_the_skype_highlighting (12) 3662-3763 end_of_the_skype_highlighting
Sexta Feira, O Conjunto Retratos se apresenta a partir das 18h00 no
SESC Pinheiros no projeto "Espaço do Choro".
Realizado toda útima sexta feira do mês, o espaço tem por objetivo
consolidar a apreciação do gênero, criar um espaço permante de
discussão, fomentação e valorização de novos talentos.
O Conjunto Retratos preparou um repertório em homenagem ao Centenário
de Nicolino Cópia , o genial Copinha, excelente músico, arranjador e
compositor que apesar de não ter deixado muitas músicas (20
aproximadamente), deixou seu registro na música brasileira em
gravações antológicas como a introdução de “Chega de Saudade” no
primeiro LP de João Gilberto arranjado por Tom Jobim.
Sexta Feira - 26 de Novembro às 18:00h
Entrada Gratuita
SESC Pinheiros
Rua Paes Leme 195 – Pinheiros – São Paulo
Tel.: (11) 3095-9402
Informações:
www.conjuntoretratos.com.br
www.chorinhobrasil.com.br
CONSCIÊNCIA NEGRA
Consciência negra
É minha pele, calejada pelo trabalho escravo.
É minha mão, construindo uma esperança.
É minha língua lembrando o dialeto dos antepassados.
São meus generosos braços que se estendem a abraços sinceros em índios, negros e brancos.
É minha mente que se recorda de tudo.
São meus cabelos, tão únicos e difíceis de classificar.
Consciência negra
É minha história que teima em se lembrar.
São meus heróis esquecidos no canto da história.
É minha cultura, meu pranto
A mesa estendida com a beleza do nosso paladar
É o grito na noite, o quilombo, o banto
Consciência negra
É o amor que tenho pela terra mãe
É a barriga que gera conforto aos meninos que nascem
É ser pai, mãe, avô e professor
É ensinar contos de outras épocas
É rodar ciranda na quizomba
É conviver com o homem, o bicho e a planta com o mesmo respeito
É escrever, na longa estrada, versos tão belos ...
Consciência negra
É reconstruir as páginas da memória
É correr o risco de buscar a liberdade
É integrar e nunca se entregar
É ser cada vez mais brasileiro
E estender os povos do Brasil ao mundo ...
Consciência negra é minha fala; apesar de tudo; de ternura, sorriso e de esperança !
( Texto de Aldo Moraes )