terça-feira, 30 de novembro de 2010



DOCUMENTÁRIO GEADA NEGRA


O documentário geada negra reúne material que registra um dos períodos trágicos da história do Paraná na década de 1970.


Direção : Adriano Justino


Fone: ( 41 ) 3013-4163


AGENDA CULTURAL DE LONDRINA ( PR )



a) Núcleo Ás de paus apresenta o espetáculo " Tia Pereira Miséria " , no dia 30 de novembro, na Praça do CECA, Universidade Estadual de Londrina.
Horário : 11 horas
Entrada Gratuita




b) Oficinas de objetos porta-retratos e kiripet no Museu de Arte de Londrina
Inscrições : Rua Sergipe, 640 Fone : ( 43 ) 3337-6238



c) Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e projeto Musicando na Escola
Concerto em 14/12 Às 20:00 horas
Teatro Ouro Verde



d) Peça " O Pagador de promessas", de Dias Gomes
Comemoração dos 15 anos da Escola Municipal de Teatro
Até 6 de dezembro, sempre às 20:00 horas
Teatro do FILO: Rua Cuiabá, 39
Ingresso: 1 produto de limpeza



e) CINEMA

Cine Com Tour apresenta" Dois irmãos" ( Brasil)

Cine Catuaí apresenta " Harry Potter e as relíquias da morte" ( EUA, aventura, 146 min )

RED - Aposentados e perigosos : ( EUA, ação, 150 min )

Tropa de Elite 2 ( Brasil, ação, 117 min)

Muita calma nessa hora ( Brasil, comédia, 92 min )




f) Peça Navalha na carne, com o grupo Boca de Baco
Até 19/12, sempre às 21:00 horas
Local: Usina Cultural ( Avenida Duque de Caxias, 4159 )
Preço: R$ 10,00 e R$ 5,00 ( meia entrada )

MORRE AOS 84 ANOS, O ATOR LESLIE NIELSEN

Assim que foi anunciada a morte de Leslie Nielsen, 84, no início da noite deste domingo (28), celebridades começaram a lamentar a perda do ator e comediante no Twitter. Nielsen estava internado há cerca de duas semanas em um hospital na Flórida (EUA) e faleceu devido a complicações causadas por uma pneumonia.


O comediante Russell Brand (@rustyrockets) foi um dos que manifestaram tristeza com a morte do colega. "RIP Leslie Nielsen. Shirley, ele vai fazer falta", tuitou Brand, fazendo referência à citação clássica que o personagem de Nielsen faz em Airplane! (- And don't call me Shirley!).


O cantor Josh Groban (@joshgroban) também lembrou Shirley para lamentar a perda do colega. Ele retuitou a notícia dada pelo The New York Times sobre o falecimento de Nielsen e acrescentou: "Shirley, isso parte o meu coração".
No Twitter da modelo e apresentadora Brooke Bruke (@brookeburke) constou: "é triste saber que Leslie Nielsen se foi. Orações para seus entes queridos".


Slash (@slash), ex-Guns N' Roses e atual guitarrista do Velvet Revolver, tuitou: "RIP Leslie Nielson, um dos meus comediantes favoritos de todos os tempos. Você, amigo, vai deixar saudades por um bom tempo. Puxa, que perda!".


No Brasil, algumas celebridades também expuseram seus sentimentos no Twitter. O humorista Bruno Mazzeo (@bmazzeo) publicou: " Poxa, morreu o Leslie Nielsen, uma das figuras que mais me divertiu no cinema. Viva Tenente Frank Drebin!", fazendo referência ao personagem de Nielsen em Corra que a Polícia Vem Aí!.


Para Rafael Cortez (@cortezrafa), do CQC, foi "uma pena Leslie Nielsen ter morrido". O humorista disse, em seu twitter, que Nielsen foi "um dos caras mais engraçados que ele já viu no cinema".


FONTE : Site Terra

segunda-feira, 29 de novembro de 2010



OPINIÃO
A Construção do Novo Rio


“ aqui tudo é ainda construção, mas parece que já é ruína” Caetano Veloso, música Fora de Ordem


Os lamentáveis e trágicos acontecimentos na cidade do Rio de Janeiro estão ligados diretamente à décadas de ações governamentais equivocadas e a falta de atenção do Governo Federal, que até hoje não tem um diagnóstico real na diversidade local que cada Estado brasileiro tem. Os problemas dos morros cariocas não são exclusividade do povo do Rio de Janeiro e se espalham pelo país, adaptando-se a realidade de cada região. Também são angustiantes para a vida civil, as baixas diárias, na maior parte, de jovens envolvidos com o tráfico em toda a nação.

É preciso reconhecer que os avanços dos programas sociais, as ações do Pronasci ( através do Ministério da Justiça ), o acesso à universidade e os projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos de ONGs em todo o Brasil tem levado nova perspectiva para jovens e seus familiares. Mas o crime organizado, em algum momento, iria demonstrar uma reação de força. E me parece ser este o momento ideal para o Estado se fazer presente e buscar alternativas e projetos de médio prazo, em acordo com os Estados. E os Estados precisam ouvir e discutir soluções com os Prefeitos.

Afora, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que são importantes e vão trazer turistas e recursos em grande volume para o Brasil; mas são pontuais; o país necessita urgentemente de programas que valorizem o cidadão e o trabalhador brasileiro no que concerne às questões de segurança. Precisa também de ações continuadas que aos poucos, resgate a vida diária que todo cidadão merece para criar seus filhos e planejar a melhora de sua vida. Pois este paga impostos o ano inteiro e se sente inseguro e sem perspectivas de desfrutar dos avanços econômicos e tecnológicos que o país produz.


Aos nossos irmãos cariocas, votos de dias melhores e que a cidade maravilhosa volte aos braços do povo !


Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

dia nacional do samba






Por ocasião do Dia Nacional do Samba, instituído oficialmente em 1963 e comemorado em 02 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, através do seu programa Cultura Musical, realiza o Especial "Samba é Cultura", de 1º a 4 de dezembro, com entrada franca. O Especial apresentará uma série de shows em homenagem à cadência e popularidade desse gênero que muito contribui para o enriquecimento da cultura nacional.

Além do convite a alguns artistas nascidos ou radicados em São Paulo e no Rio de Janeiro - como Celso Viáfora, o cearense Chapinha, Augusto Martins & Marcel Powell e Junior Meirelles -, o evento dá um destaque especial a vários grupos locais filiados à Associação "Movimento Vem Pro Samba", idealizada pelo músico e compositor Carlinhos Palhano.

A Associação tem por objetivo discutir alternativas sobre como levar o samba a diversos espaços e públicos no Ceará. Para isso, leva à frente projetos como o "Samba Social", "Trem do Samba", "Samba na Praça" e a Semana de Mobilização Social e Cultural do Samba.

Do Especial "Samba é Cultura", participarão do evento os seguintes grupos filiados à Associação: Mistura Brasileira, Fina Flor, Carlinhos Palhano & Samba de Mesa, Dragões do Samba, Além da Razão, Louka Paixão, Brilho no Olhar, Naturalidade, Samba Stylo e Nobreza.

Também integra a programação uma troca de ideias com o cantor e compositor Chapinha, cearense radicado em São Paulo, e representantes da Associação "Movimento Vem Pro Samba", que acontecerá no dia 1º (quarta-feira), às 16h30 - antes do show de Chapinha acompanhado por Carlinhos Palhano e o grupo Samba de Mesa, no mesmo dia, às 18 horas.

Cearense de Uruburetama, José Marilton da Cruz (Chapinha) já compôs mais de 500 sambas, integra a ala de compositores da escola de samba paulista Vai-Vai e fundou a Comunidade Samba da Vela, que se tornou uma referência no Brasil e no exterior. A Comunidade de músicos se reúne no bairro paulistano de Santo Amaro nas noites de segunda-feira, atraindo muitos visitantes interessados em ouvir o samba autêntico, tocando até apagar uma vela acesa no início da apresentação.

Em seu show, ao lado de Carlinhos Palhano & Samba de Mesa, Chapinha cantará, com maestria e carisma, o seu próprio repertório e sambas de nomes consagrados como Noel Rosa, Sinhô, Ary Barroso, Zé Kéti, Originais do Samba, Adoniran Barbosa, João Nogueira, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Chico Buarque e Jorge Aragão.

Antes, na troca de ideias, Chapinha e os representantes da Associação conversarão sobre as escolas de samba de São Paulo e os cenários do samba naquela megalópole e em Fortaleza. Chapinha também falará sobre a sua inserção no mundo do samba paulista, sua visão e vivência no meio musical, e os representantes da Associação vão destacar a mobilização realizada pela entidade no sentido de valorizar o samba de raiz no Ceará.

Conheça a seguir a programação completa do Especial "Samba é Cultura":



Dia 01, quarta-feira

12h30 "Associação Movimento Vem Pro Samba" - Show musical com o grupo Mistura Brasileira. 40min.

13h30 Associação "Movimento Vem Pro Samba" - Show musical com o grupo Fina Flor. 40min.

16h30 Troca de Idéias sobre o mundo do Samba, com o compositor Chapinha e representantes da "Associação Movimento Vem Pro Samba"

18h Associação Movimento Vem Pro Samba - Show musical com o compositor Chapinha, acompanhado por Carlinhos Palhano & Samba de Mesa. 40min.



Dia 02, quinta-feira

12h30 Associação "Movimento Vem Pro Samba" - Show musical com o grupo Dragões do Samba. 40min.

13h30 Associação "Movimento Vem Pro Samba" - Show musical com o grupo Além da Razão. 40min.

14h30 Associação "Movimento Vem Pro Samba" - Show musical com o grupo Louka Paixão. 40min.

18h "Água no Feijão" - Show musical com Junior Meirelles & Hoto Jr. (CE). 60min.

Meirelles é guitarrista de Ney Matogrosso e Hoto Jr., um de nossos melhores percussionistas. Neste especial, canções autorais inéditas ou de compositores renomados, como Cartola, Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal.



Dia 03, sexta-feira

14h30 Associação "Movimento Vem Pro Samba" - Show musical com o grupo Brilho no Olhar. 40min.

15h30 Associação "Movimento Vem Pro Samba" - Show musical com o grupo Naturalidade. 40min.

18h "Violão, Voz & Zé Kéti" - Show musical com Augusto Martins & Marcel Powell (RJ)

Uma sonoridade muito original e paradoxalmente respeitosa dessa obra irretocável. Nela, o cantor carioca e o violonista franco-brasileiro passeiam com rara elegância e desenvoltura.



Dia 04, sábado

15h Associação "Movimento Vem Pro Samba" - Show musical com o grupo Samba Stylo. 40min.

17h Associação "Movimento Vem Pro Samba" - Show musical com o grupo Nobreza. 40min.

18h CCBNB - "Batuque de Tudo" - Show musical com Celso Viáfora (SP). 60 min.

Lançando na mesma semana o seu DVD "Batuque de Tudo", na cidade de Jericoacoara, o artista segue a linha de seus principais discos, como "Palavra!" e, principalmente, "A cara do Brasil". Viáfora prega a diversidade e canta a democracia e suas contradições.

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

* Carlinhos Palhano (líder da Associação "Movimento Vem Pro Samba") - (85) 9996.6640

* André Marinho (coordenador musical do Centro Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3259 / 9111.1090 - andreluismm@bnb.gov.br

* Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br

JORGE ANTUNES

Recentemente foi feito ataque ao povo brasileiro do Nordeste. Em desagravo àqueles brasileiros, coloco no ar a gravação do 3º movimento de minha Sinfonia em Cinco Movimentos intitulado “O Povo Brasileiro Nordestino”.

Ouçam em:
http://www.americasnet.com.br/antunes/audio/O_Povo_Brasileiro_Nordestino.mp3

Em 1999 o Ministério da Cultura empreendeu ação rara: encomenda de obras sinfônicas a compositores brasileiros. A motivação era a efeméride do ano seguinte: os 500 anos do descobrimento do Brasil. O presidente era FHC e o Ministro da Cultura era Francisco Weffort. Mas isso não significava lucidez do governo. Weffort confessou-me, em 2000, que desconhecia a existência de compositores brasileiros de música erudita. Por trás das ações do Ministério estava alguém de visão admirável da cultura brasileira: Wladimir Murtinho, qassessor do Ministro.

Queriam escolher 5 compositores para que fossem compostas 5 obras sinfônicas homenageando o Descobrimento do Brasil. A incumbência foi dada a uma comissão integrada de Isaac Karabtchevsky, Diogo Pacheco e outros.

Fiquei feliz ao saber que fui um dos escolhidos. Mas eu não via motivos para comemorar o “Descobrimento do Brasil”. O Brasil não foi descoberto. Foi invadido.

Contornei meu conflito interno compondo obra homenageando o povo brasileiro: Sinfonia em Cinco Movimentos.

O 3º movimento usa um tema de baião que esporadicamente é interrompido por ataques de sons quase extemporâneos. Na abertura e na coda do uso sons eletrônicos, mesclados à orquestra, que nos reportam a um carro de boi.

Gravação: Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, regente Silvio Barbato.


Acesse o link abaixo para alterar o seu cadastro!
http://www.yawl.com.br/mlist/cadastrar.php?reles

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

II Premio Araucária de Literatura

II PRÊMIO ARAUCÁRIA DE LITERATURA

Categorias: Poesia e Conto

REGULAMENTO

Apresentação: Objetivando estimular a produção literária, auxiliar a divulgação do trabalho de poetas e escritores e promover a Cidade de Campos do Jordão no cenário literário brasileiro, o Centro de Ação Literária de Campos do Jordão torna pública a realização do II PRÊMIO ARAUCÁRIA DE LITERATURA, nas categorias Poesia e Conto, cujo Regulamento apresentamos a seguir:

Período de Inscrições: de 23 de novembro de 2010 a 28 de fevereiro de 2011 (valendo a data da postagem);

Forma de participação: Os autores poderão participar de ambas as categorias, com no máximo 03 (três) textos por categoria. O tema é livre e não há limites de páginas, versos, linhas ou toques. Devem, no entanto, estar digitados ou datilografados.

Taxa de Inscrição: R$ 5,00 (cinco reais), por texto inscrito (poesia ou conto), valor este que se destina a cobrir despesas gerais do Concurso (divulgação, despesas de correio, aquisição de prêmios, publicação dos textos dos primeiros colocados de cada categoria, etc).

Como participar: Os textos, de temática livre, devem ser enviados em 02 (duas) vias cada um, devendo constar em cada uma delas o título do texto e o pseudônimo do autor, além de cópia do comprovante de depósito. Anexo, deve ser enviado um outro envelope menor, lacrado, devendo constar na parte externa apenas o pseudônimo, títulos das obras e a categoria concorrente. Na parte interna deste segundo envelope, as seguintes informações: Pseudônimo, título das obras inscritas, nome do Autor, endereço com CEP, telefone e e-mail, se tiver.

Importante: o pseudônimo pode ser o mesmo para ambas as categorias. Observação: inscrições incompletas, isto é, que não apresentem os dados solicitados, serão impugnadas e resultarão na imediata desclassificação do candidato, sem prévio aviso.

Forma de inscrição: somente via postal (Correios), devendo o material ser enviado (valendo a data do carimbo até 28/02/2011) para o seguinte endereço: Centro de Ação Literária de Campos do Jordão, Rua Oscar da Matta, 685 – Jd. Floriano Pinheiro, CEP 12460-000, Campos do Jordão, SP. Não serão aceitas inscrições que não forem feitas através dos Correios. Os participantes da I edição do Prêmio devem estar atentos, pois nesta segunda edição houve mudança de endereço e dados bancários.

Premiação: os primeiros colocados de cada categoria receberão troféu e certificado, além de figurarem na Antologia Literária Cidade 2011, editada pelo Escritor e Professor Universitário Abilio Pacheco (www.abiliopacheco.com.br), atraves da Editora Literacidade; o segundo e terceiro colocados receberão, cada um, medalha e certificado. Serão escolhidos outros sete textos que receberão certificados de Menção Honrosa.

Medalha Sophia Leite Cruz: Como foi feito na edição 2009, quando foi homenageado o poeta Miguel Russowski, nesta edição os participantes de fora do Brasil concorrerão à Medalha Sophia Leite Cruz, uma homenagem à brilhante escritora, poetisa, trovadora e professora santista, já falecida.

Comissão Julgadora: A banca será formada por 02 (dois) profissionais de literatura, docentes ou escritores, que entregarão individualmente as avaliações à Comissão Julgadora. A decisão dos jurados é soberana e, sua decisão, inquestionável.

Divulgação do Resultado: Os três vencedores e os sete classificados como Menção Honrosa serão comunicados previamente do resultado, que será tornado de conhecimento público através de envio de release para a Imprensa (jornais e sites de literatura). A relação dos vencedores estará disponibilizada no blog http://IIpremioaraucaria.blogspot.com. Não haverá cerimônia de premiação, e as despesas de envio dos prêmios será de responsabilidade da organização do Concurso.

Dados bancários para depósito da taxa de inscrição: Banco Santander, agência 087-6, conta corrente 3705787-1, favorecido Simone Andréia dos Santos Silva.

Observações: Após o Concurso, os textos não serão devolvidos. Atenção: O Centro de Ação Literária de Campos do Jordão não é uma empresa, e sim uma entidade sem fins lucrativos formada por pessoas que, antes de mais nada, amam a literatura.

Premiados em 2009: Poesia: Lúcia Cardoso (Recife), Maria Apparecida Coquemala (Itararé, SP) e Ney Eichler Cardoso (Niterói, RJ); Conto: Tatiana Alves Soares Caldas (Rio de Janeiro), Laura Cohen Rabelo (Belo Horizonte) e Daniele Barizon (Rio de Janeiro). Medalha Miguel Russowski: Maria Cristina Drese (Buenos Aires, Argentina).

Maiores informações: premioaraucariadeliteratura@bol.com.br

Benilson Toniolo

Centro de Ação Literária de Campos do Jordão

(12) 3662-3763 begin_of_the_skype_highlighting (12) 3662-3763 end_of_the_skype_highlighting

CONJUNTO RETRATOS E OS 100 ANOS DE COPINHA





Sexta Feira, O Conjunto Retratos se apresenta a partir das 18h00 no

SESC Pinheiros no projeto "Espaço do Choro".

Realizado toda útima sexta feira do mês, o espaço tem por objetivo

consolidar a apreciação do gênero, criar um espaço permante de

discussão, fomentação e valorização de novos talentos.

O Conjunto Retratos preparou um repertório em homenagem ao Centenário

de Nicolino Cópia , o genial Copinha, excelente músico, arranjador e

compositor que apesar de não ter deixado muitas músicas (20

aproximadamente), deixou seu registro na música brasileira em

gravações antológicas como a introdução de “Chega de Saudade” no

primeiro LP de João Gilberto arranjado por Tom Jobim.

Sexta Feira - 26 de Novembro às 18:00h

Entrada Gratuita

SESC Pinheiros

Rua Paes Leme 195 – Pinheiros – São Paulo

Tel.: (11) 3095-9402

Informações:

www.conjuntoretratos.com.br

www.chorinhobrasil.com.br

terça-feira, 23 de novembro de 2010



Escritor português lança livro sobre Padre Antônio Vieira em Fortaleza



Abreu Freire realizou uma expedição marítima comemorativa dos 400 anos do padre Antônio Vieira e refez os percursos do jesuíta português, passando por Viçosa do Ceará, onde o padre Vieira esteve, em 1660, à frente da Missão da Ibiapaba, que deu origem ao aldeamento indígena na região.

Os livros tratam de temas como a evangelização dos indígenas e a pregação jesuítica no século 17, tomando como referência os textos do padre Vieira e de seus contemporâneos barrocos no Brasil e em Portugal.

Durante o lançamento, Abreu Freire falará sobre as duas obras e estará aberto ao diálogo com o público presente. Haverá também a exibição de imagens do restauro da Igreja Matriz de Viçosa pelo arquiteto Domingos Linheiro, responsável pelo projeto e pelo acompanhamento da restauração da igreja, construída na época da missão jesuítica, em 1700, uma das mais antigas do Ceará e tombada como monumento nacional.

Serviço:



Lançamento dos livros Ação ( www.washington.blog.br ) e Palavra - Vida e Obra do Padre António Vieira e Padre António Vieira - História de um homem corajoso, de Antônio Abreu Freire. Editora Afrontamento



Local: Armazém da Cultura ( Rua Jorge da Rocha, 154, Aldeota)

Data: 26 de novembro, às 19 horas

Preço: R$ 20,00 cada exemplar

Mais informações no site: www.armazemcultura.com.br

ou telefone: 32249780
ERIC E MACÁRIO CANTAM NO 1º RODEIO DE NOVA FÁTIMA ( PR )

Banda Rubber Soul realiza show comemorativo de 40 anos de lançamento do álbum Let It Be, dos Beatles.



Também será analisada a poética das canções dos Fab Four, no programa Literatura em Revista



FORTALEZA, 22.11.2009 - Para comemorar os 40 anos de lançamento do álbum Let It Be, dos Beatles, a inspirada banda Rubber Soul, primeiro grupo cearense cover dos Fab Four (fundada em 1991), tocará com fidedignidade todo o repertório do disco, inclusive seguindo os arranjos originais, no próximo sábado, 27, às 18h30. A apresentação da Rubber Soul acontecerá no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 2º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108), com entrada franca.

No show, a banda Rubber Soul - formada por Kildare Rios (baixo e voz), Eduardo Neves (guitarra e voz), Armando Gaspar (bateria e percussão) e Thiago Mendonça (teclados, voz, guitarra, gaita e percussão) - revive a antológica atmosfera musical e toca todo o repertório do álbum Let It Be, incluindo canções que se tornaram clássicos da música popular universal - a exemplo de "Let it be", "The long and winding road", "Get back", "Across the universe", "I me mine" e "I've got a feeling", entre outras, animando e emocionando a platéia presente ao cineteatro do CCBNB-Fortaleza.



A poética das canções dos Beatles

Antes, no mesmo dia (sábado, 22), às 17 horas, no auditório do CCBNB-Fortaleza (3º andar), Nelson Augusto (jornalista, pesquisador musical, produtor e apresentador do programa semanal "Frequência Beatles", da rádio Universitária FM 107.9 MHz), Astrid Miranda Leão e Fábio Parente(dois colaboradores do programa) farão, no programa Literatura em Revista, uma retrospectiva das letras das composições na obra musical dos Beatles e suas inclinações poéticas.

Durante o programa de apreciação e difusão literária, serão tratadas desde a temática romântica do início da trajetória dos Fab Four, com construções mais simples de álbuns como "Please, Please Me", até à fase das músicas psicodélicas e com o foco direcionado para as mensagens mais sofisticadas do então LP "Let it be", que completou 40 anos de lançamento em julho deste ano.

Na apresentação, letras de músicas dos Beatles serão analisadas, seguindo a ordem cronológica, com algumas de suas traduções, acompanhadas da audição dos registros originais e alguns clipes, além de ressaltado o aspecto histórico desse vasto e belo cancioneiro dentro do contexto artístico mundial.

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

* Banda Rubber Soul - (85) 3274.9645 (Kildare Rios) / (85) 9171.1921 (Eduardo Neves)

* Nelson Augusto (programa "Frequência Beatles", da rádio Universitária FM) - (85) 8864.2237 / 3366.7474 / 3366.7475 - nelson@nelsons.com.br; naugusto@fortalnet.com.br

* André Marinho (coordenador musical do CCBNB-Fortaleza) - (85) 3464.3259 / 9111.1090 - andreluismm@bnb.gov.br

* Mário Nogueira (coordenador do programa Literatura em Revista) - (85) 3464.3182 / 8621.2581 / 9930.6593 - amariobn@bnb.gov.br

* Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010


PRÊMIO RAÇA NEGRA 2010
Primeira-dama conquista simpatia dos convidados ao Prémio Raça Negra

São Paulo (Do enviado especial) –

Com beleza e simplicidade, a primeira-dama de Angola, Ana Paula dos Santos, conquistou a simpatia dos convidados à oitava edição do Prémio Raça Negra – Coração de Estudante, que teve lugar segunda-feira na Sala São Paulo, com capacidade para pelo menos mil e quinhentas pessoas.


A sua chegada, ao local do evento, foi recebida pelo reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e responsável da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural (Afrobras), José Vicente.


Logo depois, a primeira-dama foi cumprimentada por actores e actrizes brasileiras, na sua maioria negros, sendo que uns já estiveram em Angola outros ouvem falar do país e manifestaram o desejo e interesse em conhecê-lo.


Na sequência, Ana Paula dos Santos tirou fotos para a revista Caras brasileira e foi entrevistada pela Revista Afirmativa Plural, onde explicou o trabalho desenvolvido pela Fundação Lwini, em favor das crianças, idosos, deficientes e mulheres.
"Nesse âmbito estamos a trabalhar para que essa franja da sociedade, considerada a mais vulnerável, possa ter uma vida moral, social e económica estável", frisiou.


Quanto ao evento, que antecede as festividades do 20 de Novembro, dia da Consciência negra, pautou por um discurso de igualdade entre os negros e brancos, referindo que "somos todos iguais e não deve haver desigualdades tão gritantes".
Relativamente ao prémio que recebeu, disse que se sente feliz pelo reconhecimento, pois esse é também do povo angolano.
No palco, diversos artistas, como Jorge Vercillo, Lenine, Margareth Menezes, Fafá de Belém, Simoninha cantaram músicas que marcaram história na carreira de Milton do Nascimento, o homenageado da noite.


Foram ainda laureadas as seguintes categorias: actor de cinema – André Ramiro, actriz de cinema – Cris Vianna, actriz de teatro – Elisa Lucinda, apresentadora repórter – Maria Júlio Coutinho (Rede Globo), actor de TV – Marcello Melo Júnior, actriz de TV – Priscila Marinho, Grupo musical – Grupo Bom Gosto.

Para além dos artistas, o evento contou com a participação de ilustres individualidades, tal como o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, o ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, o ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, o embaixador de Angola no Brasil, Liovigildo da Costa e Silva, e o cônsul geral da cidade de São Paulo, Oliveira Encoge.

( Extraído do site Angop, Agência Angola Press )




22 DE NOVEMBRO, DIA DO MÚSICO


HOMENAGEM DO ARTE BRASIL A UM DOS MAIORES GÊNIOS DA MÚSICA


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Poema Consciência Negra, de Aldo Moraes


CONSCIÊNCIA NEGRA

Consciência negra

É minha pele, calejada pelo trabalho escravo.

É minha mão, construindo uma esperança.

É minha língua lembrando o dialeto dos antepassados.

São meus generosos braços que se estendem a abraços sinceros em índios, negros e brancos.

É minha mente que se recorda de tudo.

São meus cabelos, tão únicos e difíceis de classificar.

Consciência negra

É minha história que teima em se lembrar.

São meus heróis esquecidos no canto da história.

É minha cultura, meu pranto

A mesa estendida com a beleza do nosso paladar

É o grito na noite, o quilombo, o banto

Consciência negra

É o amor que tenho pela terra mãe

É a barriga que gera conforto aos meninos que nascem

É ser pai, mãe, avô e professor

É ensinar contos de outras épocas

É rodar ciranda na quizomba

É conviver com o homem, o bicho e a planta com o mesmo respeito

É escrever, na longa estrada, versos tão belos ...

Consciência negra

É reconstruir as páginas da memória

É correr o risco de buscar a liberdade

É integrar e nunca se entregar

É ser cada vez mais brasileiro

E estender os povos do Brasil ao mundo ...

Consciência negra é minha fala; apesar de tudo; de ternura, sorriso e de esperança !

( Texto de Aldo Moraes )


Conheça os trabalhos e livros do autor:

http://www.clubedeautores.com.br/authors/38412

http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=66567&categoria=7

http://tramavirtual.uol.com.br/aldo_moraes