sexta-feira, 30 de abril de 2010




O Solista

Recentemente lançado no Brasil, O Solista é sobre um homem negro, que mora nas ruas de Los Angeles, sofre de esquizofrenia e que é descoberto pelo jornalista Steve Lopez, articulista do Los Angeles Times, de quem se torna amigo.

Robert Downey Jr faz o jornalista que tem uma entrada simbólica no filme, fruto da imaginação do diretor e do eficiente roteiro: ao sair de bicicleta da redação, Lopez sofre um pequeno acidente e fica hospitalizado para avaliação. A direção precisa de Joe Wright nos apresenta Los Angeles através da diversidade étnica na recepção do hospital e na cena seguinte, o cérebro do jornalista é examinado.

Liberado, no fim do outro dia, Lopez encontra, por acaso, na rua, o músico Nathaniel e logo que o vemos, percebe-se tratar de alguém com perturbações mentais. Nathaniel ouve a voz de seu pensamento que ele interpreta como música constante. Ao mesmo tempo a música que sai do violino ( e do violoncelo ) que toca, ilumina e pacifica as ruas e os becos de L..A.

Quando Lopez se depara com a extrema dependência de Jr em relação à amizade, o jornalista fica na defensiva e incomodado. Busca um tratamento para o solista, que reage e questiona a liberdade e o conceito do que é loucura ou normalidade. E então, Lopez começa um processo de compreensão daquilo que corresponde à verdadeira amizade e do quanto, podemos aceitar o outro sem mesmo concordar com suas ações e modo de vida.

Musicalmente, a 3ª Sinfonia de Beethoven ( 1770-1827 ), pontua a mágica e a instabilidade do personagem.Esta Sinfonia, conhecida como Heróica, é uma peça revolucionária entre as composições de Beethoven, por que feita ainda no período chamado clássico, antecipa não só as mudanças que viriam com o Romantismo, mas mesmo o período atonal do início do século XX. É uma obra com trechos atonais, quebra paradigmas de temas e linearidade, tem trechos camerísticos e mudança de conceito em movimentos tradicionais. Em minha opinião, a mudança se acentua com a 4ª e 5ª Sinfonias, principalmente em alguns aspectos,como o tema enxuto, no caso da Sinfonia nº 5.

A interpretação de Jamie Foxx é reveladora do grande ator que encarna o músico Nathaniel Jr: não exagera na interpretação de um esquizofrênico; tem ternura e emoção ao tocar e mas imagens de flash back, já demonstra, sutilmente, os problemas iniciais de Jr. O filme me fez lembrar de Arthur Bispo do Rosário ( 1911-1989 ), operário da Light, que teve uma experiência mística em 1939 e uma vez, internado até a morte na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, tornou-se um artista diferenciado com uma poética voltada à obsessão de preservar elementos desprezados pelo consumo para entregar à Deus, no dia do juízo final. O artista negro hoje é uma referencia internacional e comparado à Marcel Duchamp e Arman.

O filme nos apresenta uma comunidade da periferia de L.A, que inclusive participa como figurante da película e conhecemos o LAMP, abrigo para moradores de rua e a Filarmônica de Los Angeles, que faz um ensaio da 3ª Sinfonia, para que Nathaniel possa ouvi-lá.

É um filme muito interessante e que possibilita diversas leituras ...

quinta-feira, 29 de abril de 2010


CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - FORTALEZA

Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - Ceará - CEP: 60025-130
Fone (85) 3464.3108 - Fax (85) 3464.3177


MAIO 2010



Dia 03, segunda-feira

Música - CULTURA & MÚSICA

16h Programa de Rádio na Universitária FM - 107,9 MHz (o programa também pode ser ouvido ao vivo no site da rádio - www.radiouniversitariafm.com.br ). 60min.







CULTURA & MÚSICA (Programa radiofônico)




Dias 03, 10, 17, 24 e 31, às segundas-feiras, 16h às 17h - Rádio Universitária FM - 107.9 MHz (o programa também pode ser ouvido ao vivo no site da rádio - www.radiouniversitariafm.com.br )




Programa semanal de rádio que divulga a agenda cultural do CCBNB e da cidade de Fortaleza, além de entrevistas, divulgação da produção musical e difusão dos espetáculos realizados nos programas Cultura Musical e Palco Instrumental, apresentados pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. 60min.








INFORMAÇÕES GERAIS

Desde a sua criação, em 1998, o Centro Cultural Banco do Nordeste já se firmou no cenário cultural da região, como um centro formador de platéias e espaço de difusão e promoção da cultura nordestina e universal, feito para despertar em seus visitantes a curiosidade e o interesse pelos bens culturais. Sediado em Fortaleza, o Centro Cultural é uma ação estratégica do Banco do Nordeste para a promoção do desenvolvimento da região, que além do espaço físico, oferece um lugar de encontro dos vários públicos para fruição, reflexão e valorização da arte e da cultura.

Em quatro andares equipados com salões de exposições, cineteatro, auditório e biblioteca física e virtual, o Centro Cultural Banco do Nordeste oferece a seus visitantes uma rica e variada programação diária e gratuita, nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, filosofia, história, literatura, música e patrimônio cultural. Nele, o público descobre o prazer de conhecer e apreciar a arte e a cultura, e se habitua a conviver com artistas e obras de reconhecida qualidade.

Horário de Funcionamento:

Terça-feira a sábado: das 10h às 20h

Domingo: das 10h às 18h

Entrada: Gratuita. Crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando acompanhadas dos pais ou responsáveis. (Estatuto da Criança e do Adolescente - Art. 75).

Inscrições para Cursos, Oficinas, Seminários e Percursos Urbanos: na sede do Centro Cultural, mediante o preenchimento de formulário. Não são aceitas inscrições por telefone ou pela Internet.

Distribuição dos Ingressos:

- De terça-feira a sábado: 15 minutos antes do início previsto para realização dos programas, exceto para o Ato Compacto, cujos ingressos são distribuídos com 2 (duas) horas de antecedência.

- Aos domingos:

Teatro - a partir das 10h (para sessão das 10h30) e

a partir das 13h (para as sessões das 15h e 17h)

Obs: Os ingressos distribuídos perdem sua validade a partir de 5 (cinco) minutos antes do início dos eventos, e os lugares ainda existentes serão ocupados por ordem de chegada.

BIBLIOTECA

Acervo de livros e periódicos voltado para as áreas de Desenvolvimento Regional, Economia, Arte e Cultura, além de mapas, vídeos, dvd's, dicionários, enciclopédias gerais e específicas. A Biblioteca está instalada em espaço moderno e funcional, com salas de leitura, vídeo e dvd, auditório, e espaço de inclusão digital, denominado Biblioteca Virtual, com 12 computadores equipados com recursos multimídia, possibilitando acesso à Internet gratuito e ágil.

Obs: Não é permitido o acesso à Biblioteca portando jornais, bolsas, sacolas, pastas ou similares.

Horário de Funcionamento da Biblioteca:

Terça-feira a sábado: das 10h às 19h

Domingo: das 10h às 18h

Utilização da Biblioteca Virtual: mediante senha distribuída ao público. Requer preenchimento de cadastro e apresentação de documento de identidade. Permanência máxima por usuário será de uma hora por dia.



Facilidade para Pessoas com Deficiência Visual:

Disponibilização da agenda mensal em braile no andar térreo e na Biblioteca.





Sugestões

Caixa de sugestões à disposição do público na recepção.

Central de Atendimento - Cliente-Consulta I Ouvidoria : 0800-728-3030
BANCO DO NORDESTE APOIA LANÇAMENTO DE CD QUE MISTURA MÚSICA JUDAICA COM RITMOS NORDESTINOS



Com apoio do Banco do Nordeste, a Banda LeChaim lançou seu primeiro CD, Nigun Cearense, em única apresentação, na quinta-feira, 22 de abril, no Sesc-Senac Iracema (Rua Boris, 90 C - Praia de Iracema).



A obra é uma releitura criativa de clássicos da música judaica com um tempero cearense, numa mistura de ritmos musicais nordestinos com 5.000 anos de história do povo judeu. O trabalho aproxima a música judaica de origem Klezmer, característica do Leste Europeu, com o forró, bossa nova e cha cha cha.



Segundo o cantor de sinagoga e músico profissional, Marcus Strozberg, fazer música judaica no Nordeste é resgatar a memória de centenas de famílias e reconhecer essa influência no eixo formador da cultura nordestina. Para ele, a harmonia da música brasileira soma-se ao hebraico numa métrica perfeita.



A música de trabalho ganhou a internet, antes mesmo de ser lançada. Asa Branca no original recebeu a letra de um poema medieval em hebraico, Adon Olam, que conta a relação do homem com o próprio Deus. "Originalmente, a palavra judiação aparece na letra com o sentido que a língua portuguesa dá ao termo, de maltratar. Essa é uma visão pejorativa para com todo o povo. Nessa versão em hebraico, Deus é bom e trata bem do homem", conta Marcus.



Nota: Nigun é uma palavra hebraica que define estilo de canto litúrgico.

Clip Adon Olam Nordestino - http://www.youtube.com/watch?v=3bo-bafLR1Q




ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
* Produção - Maria Laura - (85) 9159.3618 - marialauraemp@gmail.com
* Figurino - Ive Strozberg - (85) 8872.1781 - ivstrozberg@uol.com.br
* Direção Musical - Julianne Frenkiel - (85) 8686.8088 - jufrenkiel@gmail.com



Mostra Regional de Artes Visuais

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus, realizará a Mostra Regional de Artes Visuais do Estado do Paraná, a acontecer na regional AMEPAR, de acordo com as normas descritas abaixo:

Das Condições

1.1 A Mostra será realizada em cidade previamente escolhida dentro de cada Regional de Cultura, sendo o número de Mostras a acontecer anualmente determinado pela Secretaria de Estado da Cultura.

1.2 Poderão participar da seleção para a Mostra, artistas com idade mínima de 16 anos, sediados em todas as cidades que compõem a Regional e que produzam trabalhos em pintura, desenho, gravura, escultura, instalações, performance, multimídia e outras manifestações artísticas.

1.3 As obras não convencionais terão os trabalhos de montagem e desmontagem sob inteira responsabilidade do artista, devendo a montagem estar pronta no local e data designados pela curadoria.

1.4 A escolha das obras será feita por uma Comissão de Seleção designada pela Secretaria de Estado da Cultura, que estará na Regional, no município sede da Mostra na data marcada pela SEEC, para analisar e selecionar os trabalhos que irão compor a mostra. Nessa ocasião só serão permitidas as presenças de pessoas credenciadas pela SEEC.

1.5 Cada Artista deverá apresentar, no dia anterior aos trabalhos da comissão, até 3 (três) obras para apreciação. No caso de instalação, performance ou multimídia apresentar um trabalho, podendo ser em forma de projeto ou memorial descritivo.

1.6 Serão instituídos três prêmios no valor bruto de R$ 1.000,00 (Hum mil reais) cada, que a Comissão destinará, a seu critério, aos trabalhos mais significativos, a título de incentivo.

1.7 Outros prêmios, inclusive aquisitivos, poderão ser instituídos pelas Prefeituras Municipais, empresas ou pessoas físicas que queiram prestigiar a Mostra.

1.8 Encerrados os trabalhos de seleção a Comissão apresentará Ata indicando os critérios de seleção, premiação e os artistas participantes.

1.9 A participação do artista selecionado será concretizada mediante o preenchimento de ficha própria, digitada ou em letra legível, devidamente assinada.

1.10 As obras selecionadas deverão ser apresentadas devidamente identificadas no verso.

1.11 O resultado da seleção e premiação será divulgado após a transcrição da Ata pela Comissão Julgadora.

1.12 Os artistas expositores deverão retirar as respectivas obras no local da exposição até três dias após o encerramento da Mostra, cessando a partir dessa data a responsabilidade dos organizadores.

II. Das Disposições Gerais

2.1 Os trabalhos de organização serão realizados por uma Comissão coordenada pela chefia da COSEM em parceria com a Regional de Cultura que sediará a Mostra.

2.2 Em cada Mostra será homenageado um renomado artista paranaense escolhido pela Comissão Organizadora.

2.3 Os casos omissos neste documento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Maiores informações na COSEM – (41) 3321-4824 (41) 3321-4752 cosem@pr.gov.br



III. Das Responsabilidades

3.1 Compete à Secretaria de Estado da Cultura:

a ) determinar a cidade em que acontecerá a Mostra;

b ) designar os membros da Comissão de Seleção;

c ) pagar os três prêmios instituídos;

d ) pagar cachês e diárias aos membros da Comissão de Seleção;

e ) pagar despesas (diárias) da equipe de montagem da Mostra;

f ) fornecer equipamentos expositivos para a montagem da Mostra;

g ) fornecer convites, folders e banners para divulgação da Mostra;

período da realização da mostra;

3.2 Compete ao Coordenador Regional:

a ) responsabilizar-se pelo agendamento da reunião com artistas, junto aos municípios.

b ) oferecer apoio logístico à Comissão de Seleção;

c ) divulgar a Mostra no âmbito de sua Regional;

d ) participar da solenidade de inauguração da Mostra.

3.3 Compete ao Município sede:

a ) designar um responsável pelas providências necessárias, devendo acompanhar todas as atividades da Comissão de Seleção e da equipe de montagem;

b ) ceder um espaço apropriado (amplo, iluminado, com vigilância, limpeza, etc.) para a realização da Mostra;

c ) manter o espaço aberto para visitação, obedecendo os horários pré-estabelecidos;

d ) designar responsáveis que permaneçam no local enquanto a Mostra estiver aberta para visitação;

e ) organizar agendamento de escolas e outros grupos para visitação;

f ) tomar providências necessárias para a solenidade de abertura da Mostra;

g ) zelar pela segurança das obras expostas e equipamentos;

h ) divulgar na mídia local e por outros meios a realização da Mostra;

I ) manter no local da Mostra um registro de presenças, solicitando as assinaturas dos visitantes;

J ) encaminhar à SEEC/COSEM um relatório sobre a realização da Mostra.

K) arcar com as despesas de hospedagem e alimentação da comissão de Seleção e Premiação.



CRONOGRAMA:

Dias : 22 E 23/JUNHO/2010 – SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

(local para entrega das obras)





Dia 28/JULHO– 20 h– ABERTURA

(local: o mesmo da Seleção e Premiação)

Permanece até 27 DE AGOSTO/ 2010





LOCAL ESCOLHIDO PARA A MOSTRA:



Cidade: Ibiporã – PR

Local da abertura e mostra: Fundação Cultural de Ibiporã / Saguão de Exposições e Eventos do Cine Teatro Pe. José Zanelli.

Endereço: rua D. Pedro II, n 368 - centro - CEP: 86200000 - Fones (43) 3178 - 0215 / (43) 3178 – 0216

Local da entrega das obras: Fundação Cultural de Ibiporã / Complexo Cultural e Turístico / Ateliê de Artes.



Site: http://www.fcibipora.com.br

E-mail para contato: artes@fcibipora.com.br

Responsável da F.C.I.: Thaiza Carla Martinho.




Estréias e Lançamentos


Esta chegando o dia "Harlem Globetrotters traz um pouco de magia para Londrina e Região"

A turnê “ MAGICAL MEMORIES – SOUTH AMERICAN TOUR 2010” do time americano passará pela cidade na próxima quinta-feira, dia 6, no Ginásio de Esportes Moringão


Após se instalarem em Londrina no início do mês de abril para a escolha do candidato Brasileiro para integrar a equipe uma ação em parceria com a Rede Globo no Programa Caldeirão do Huck e a CUFA Central Única das Favelas, os americanos do Harlem Globetrotters voltam à cidade na próxima quinta-feira, dia 6 de maio, no ginásio de Esportes Moringão, para a realização do jogo que faz parte da turnê Magical Memories, que passará pela América do Sul durante o ano de 2010.


Esta será a segunda apresentação oficial dos Globetrotters em Londrina. A primeira, também no Moringão, aconteceu em 1978. O fato curioso é que Louis “Sweet Lou” Dunbar, atual técnico dos Harlem Globetrotters, esteve presente aqui como jogador da equipe, Dunbar não escondeu a felicidade de estar em Londrina novamente depois de tanto tempo, e declarou, nas coletivas que deu durante a seleção do Globetrotter Brasileiro, que era ótimo voltar como técnico dos HGT para um lugar que passou como jogador.


Antes do início do jogo, os representantes do Harlem Globetrotters farão a apresentação do representante Brasileiro escolhido para compor a equipe e acompanhá-la nas turnês mundiais. Dentre os 10 candidatos que estiveram em Londrina para a gravação do reality show do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, o felizardo foi Wilson de Melo, de Brasília - DF.


O adversário dos Globetrotters será o Washington Generals. A equipe, fundada em 1952, acompanha os HGT nas turnês como seu “saco de pancadas”, já que a última vez que conseguiram ganhar dos Globetrotters foi em 1971, por um ponto de diferença, no último segundo da partida. As apresentações ficam ainda melhores com as duas equipes, já que os atletas do Washington Generals estão acostumados com o humor nas apresentações, marca registrada dos Harlem Globetrotters.


Os portões serão abertos ao público às 19h, e o jogo está marcado para começar às 20h. Os interessados podem adquirir os ingressos pelo site www.ingressorapido.com.br, ou pelo número 4003-1212. Mais informações sobre a turnê dos Harlem Globetrotters pela página www.harlemglobetrotters.com.br e com Jefferson no 8445-0119 ou no e-mail:jefferson@compornegocio.com.br e Marcos no 8419-2654 ou marcoscruz.cufaprlondrina@gmail.com

Livros


Arthur Bispo do Rosário, A poética do delírio
De Marta Dantas
Tese de doutorado da autora na UNESP


Brasília aos 50 anos,que cidade é essa ?
Reunião de artigos e ensaios
Tema Editorial


A cidade modernista
James Holston
Cia das Letras


Rimbaud, a vida dupla de um rebelde
Biografia escrita pelo professor e crítico Edmund White
Tradução : Marcus Bagno
Cia das Letras



Exposições

Saulo Ohara
No Museu Histórico Pe Carlos Weiss/Londrina
Até maio


Brasília, síntese das artes
CCBB Brasília
Até 26/6


Lúcio Costa Arquiteto
Museu Nacional da República de Brasília
Até 3/8


As construções de Brasília
Instituto Moreira Salles/RJ
Até 25/7


100 anos de Tancredo Neves
Museu Histórico Nacional ( RJ )


Performance e retrospectiva de Marina Abramovic
MOMA ( Museu de Arte Moderna de Nova York )
As intrigantes perfomances ao vivo, que instigam e questionam o público
e o próprio objeto de arte podem ser vistas ao vivo em:
www.moma.org


Filmes

Educação ( Drama/EUA )
Direção Lone Scherfig


Chico Xavier ( Drama/Brasil )
Direção Daniel Filho


Alice no país das maravilhas ( EUA )
Direção Tim Burton


As melhores coisas do mundo ( Brasil )
Direção Laís Bodanzky

A casa Verde ( Brasil )
Direção Paulo Nascimento


Teatro

Peça O Idiota
Adaptação de Dostoiévski, por Cibele Forjaz
SESC POMPÉIA ( SP ) até 9/5



CDs

Nome: Velhas e novas cirandas
Artista :Fábio Cury ( fagote )
Gravadora/Selo: Selo Clássicos


Alborada do Brasil
Carlos Nunez
Sony Music


Tum Tum Tum
Déa Franco
Biscoito Fino


Délibab
Vítor Ramil
Satolep


Efêmera
Tulipa Ruiz
YB Music

Dia nacional do choro


A data de 23 de abril é o do nascimento de Pixinguinha e para homenagear um dos pilares da música brasileira, é também o dia nacional do choro. Para nós, o mês todo de abril deveria ser dedicado ao choro.

O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado.

O conjunto regional é geralmente formado por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia, o cavaquinho faz o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto, além do pandeiro como marcador de ritmo.

Surgiu provavelmente em meados de 1870, no Rio de Janeiro, e nesse início era considerado apenas uma forma abrasileirada dos músicos da época tocarem os ritmos estrangeiros, que eram populares naquele tempo, como os europeus xote, valsa e principalmente polca, além dos africanos como o lundu. O flautista Joaquim Calado é considerado um dos criadores do Choro, ou pelo menos um dos principais colaboradores para a fixação do gênero, quando incorporou ao solo de flauta, dois violões e um cavaquinho, que improvisavam livremente em torno da melodia, uma característica do Choro moderno, que recebeu forte influência dos ritmos que no início eram somente interpretados, demorando algumas décadas para ser considerado um gênero musical.

Alguns dos chorões mais conhecidos são Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha. Alguns dos choros mais famosos são
 "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu
 "Brasileirinho", de Waldir Azevedo
 "Noites Cariocas", de Jacob do Bandolim
 "Carinhoso" e "Lamento" de Pixinguinha
 "Odeon", de Ernesto Nazareth
 "O violão e a flor", de Toninho Ramos
Dentre as composições de Heitor Villa-Lobos, o ciclo dos Choros é considerado a mais significativa. O chorão mais conhecido e ativo na atualidade é o virtuoso flautista e compositor Altamiro Carrilho, que já se apresentou em mais de 40 países difundindo o gênero.

No Brasil, se destacam grupos em SP, RJ,DF e MG, como o Conjunto Retratos ( SP) com um trabalho ativo na divulgação do gênero e seus novos compositores. Em Londrina ( PR ), se destacam o tradicional Clube do Choro de Londrina e os grupos Borógodó e Café no Sangue, com jovens músicos da cidade.

quinta-feira, 22 de abril de 2010




NOTAS CULTURAIS


a) 4º Concurso de Ilustração da Folha de São Paulo

Categorias : cartum, chrages, quadrinho, caricatura e ilustração.

Até 30 de abril

www.folha.com.br/100991




b) Premiação do 22º Shell de Teatro

Autor: Rafael Primot
Direção: Newton Moreno
Atriz: Fernanda Montenegro
Ator: João Miguel
Cenário: Marcelo Andrade e Newton Moreno
Figurino: Wanda Sgarbi
Iluminação: Luiz Päetow
Música: William Guedes
Categoria Especial: Cia São Jorge de Variedades



c) O Instituto Arte Brasil recebe e agradece ofício do Ex-Governador de Minas Gerais, Sr Aécio Neves e livro de música, doado pela Editora Atlas ( SP).




d) “ Se todos quisermos, podemos fazer deste país, uma grande nação “
Frase atribuída à Tiradentes, enforcado em 21 de abril de 1972, naquele que ficou conhecido historicamente como o episodio da Inconfidência Mineira




e) IV Encontro Internacional de Mulheres Compositoras
a/c Maria Helena Rosas
www.eimc.com.br



f ) Brasília, capital do Distrito Federal completou 50 anos, ontem. Construída em 1955 e inaugurada em 1960, por JK, Brasília chegou num momento ímpar da cultura brasileira:

O movimento concretista de Décio Pignatari e os irmãos Campos

A Bossa Nova

A força do cinema nacional com Glauber Rocha e o Cinema Novo

A arquitetura de Oscar Niemeyer e seus contemporâneos.

Para a inauguração, foi composta a Sinfonia do Alvorada, por Tom Jobim e Billy Blanco, sendo que as partes sinfônicas foram gravadas recentemente por músicos da OSESP, através de projeto da gravadora Biscoito Fino.
Morte do radialista Jota Rodrigues, em Londrina

Jota Rodrigues tinha 75 anos, nasceu no dia 23 de junho de 1935, em Taquaritinga, interior paulista e chegou a Londrina em 1972, onde sempre atuou na imprensa. Tinha 57 anos de rádio e atualmente era apresentador do Jornal da Manhã, na rádio Paiquerê AM.

Começou na extinta Rádio Tupy de São Paulo, ao vencer um concurso juvenil para locução comercial. Foi na Rádio Ribeirão Preto que Rodrigues solidificou sua condição de profissional do microfone, como plantão esportivo, locutor comercial, animador de auditório e correspondente noticioso.

Antes de chegar a Londrina, em 1972, passou pelas rádios Colorado-SP, Mundial-RJ, Rede Piratininga-SP e Brasiliense de Ribeirão Preto. Em Londrina, dirigiu as rádios Londrina, Difusora Paraná e Clube (onde foi sócio proprietário) e foi noticiarista da Cruzeiro do Sul, Paiquerê e Brasil Sul. Era locutor de comerciais.

terça-feira, 20 de abril de 2010


Conjunto Retratos homenageia dia do choro



No próximo domingo (25/04) o Conjunto Retratos (um grupo de Choro da Zona Sul de São Paulo) realiza no teatro Juca Chaves em homenagem ao Dia Nacional do Choro, o recital “Um passeio pelo Choro Brasileiro, uma homenagem a Pixinguinha”.

CONCERTO DE EUDÓXIA DE BARROS


Eudóxia de Barros toca dia 27, 20hs., em BRASÍLIA, a peça premiada em 1994 ( como a MELHOR OBRA SINFÔNICA, pela APCA, de São Paulo) , "CROMOS para piano e orquestra" de OSVALDO LACERDA, sob a regência de HENRIQUE MORELENBAUM . Trata-se de um programa totalmente de Música Brasileira Erudita; as outras peças do programa são de LEOPOLDO MIGUEZ e a 5ª SINFONIA de CLÁUDIO SANTORO .

Eudóxia considera o Mtro. Morelenbaum, como o melhor Maestro com quem já tocou . E será a 14ª vez que apresenta esses Cromos , sempre com as Orquestras mais variadas do Brasil ( inúmeras vezes em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, São Caetano, Santo André, e Rio ). Toca com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro , no Teatro Nacional .

( Enviado por email pela pianista Eudóxia de Barros )

segunda-feira, 19 de abril de 2010


Aos 69 anos, Roberto Carlos é saudado como um dos maiores artistas do mundo


Nesta segunda-feira, dia 19 de abril, o cantor e compositor Roberto Carlos completa 69 anos de vida e ainda no ritmo das comemorações em torno dos seus 50 anos de carreira.

Em matéria do The New York Times, escrita por Larry Rohter e publicada em 16 último, RC é descrito como o rei do pop do Brasil, autor de mais de 500 canções em parceria com Erasmo Carlos e mais de 100 milhões de álbuns vendidos. Semana passada, realizou uma série de shows nos EUA, em comemoração aos 50 anos de carreira.

Tendo vivido tragédias pessoais ( como a perda de parte da perna na infância; o filho cego, a morte de Maria Rita aos 38 anos e o transtorno obsessivo, do qual se curou), RC tem retratado o cotidiano e a vida romântica que sensibiliza milhões de brasileiros e que tem atraído cada vez mais a juventude.

Em seu especial de televisão, na Rede Globo, Roberto sempre contou com as participações mais inesperadas ( já foram ao programa, desde os companheiros de Jovem Guarda até Mc Leozinho, passando por Tom Jobim e Marina Lima ) e nos últimos anos, tem se dedicado a projetos temáticos como o disco" Roberto e Caetano cantam Tom Jobim" em que coloca sua voz pequena e perfeita dicção à serviço da obra do maestro soberano.

Quem questiona este trabalho, não entende que apesar de ter iniciado no velho rock dos anos 50, Roberto Carlos se transformou num cantor/compositor romântico e que pela qualidade de suas canções, chegou até à MPB. Com sua voz bem colocada, sem exageros, excelente dicção e espontaneidade, está bem à vontade com o perfil da Bossa Nova, que diga-se, recebe hoje interpretações mais livres e até fora de contexto. Portanto, neste perfil, RC está mais perto das origens da Bossa Nova do que muitos cantores da chamada Nova MPB.

Nos anos 60, explorou o mercado latino e utilizando sua intuição e gosto por Sinatra e Bennet, viu sua popularidade crescer muito e rivalizar com Julio Iglesias, sendo que sua música chegou até EUA e Europa. Também teve a satisfação de ver sua canção" Amigo" ser umas das preferidas do Papa João Paulo II e tocada em todas as visitas do Pontífice à América Latina.

É uma extraordinária carreira para um artista que começou cantando versões de sucessos norte-americanos e hoje tem canções entre as mais ouvidas e alguns dos versos mais belos da música brasileira, como " O portão, Detalhes, Café da manhã, Amada Amante, As canções que você fez prá mim e Fera Ferida".

* Na foto, o cantor com sua mãe imortalizada na canção " Lady Laura" e falecida, em 17 de abril.

( Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com )

TEMPORADA 2010 DA PETROBRÁS SINFÔNICA Em 2010, a Petrobrás Sinfônica continua com as séries Djanira, Portinari, Ensaios Abertos, MPB & Jazz, Metrônomo e Mestre Athayde com estréias de André Mehmari, Leos Janacek, Friedrich Gulda, Leonard Bernstein, Wojciech Kilar e Charles Ives. Méritos do Maestro e Diretor Artístico Isaac Karabtchevsky, a Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Rattes e da Presidente da Fundação Theatro Municipal, Carla Camurati. Mais : www.petrobrasinfonica.com.br www.theatromunicipal.rj.gov.br


Entrevista de Leopoldo Nantes para o blog Arte Brasil



“Nesta edição, entrevistamos o jovem violonista Leopoldo Nantes que, junto com Tiago Mayer, integra o Farofa Duo. Com o Cd Espontâneo, lançado há alguns meses, o músico também se formou pela Universidade Estadual de Londrina e conta como começou seu interesse pela música, suas influências e sua preocupação com a educação musical.” Por Aldo Moraes


1) Leopoldo, é um prazer ter você falando com o público que acompanha nosso blog. Poderia nos contar um pouco sobre o inicio de sua experiência musical ?


Sempre houve muita música ao meu redor, minha mãe e meus tios sempre participaram do coro da igreja, minha irmã e minha mãe tocavam órgão eletrônico então cresci rodeado por música, mas só me interessei mesmo em tocar quando tive contato com o rock.



2) Como você começou escrever para o seu instrumento ? E como é o seu processo de criação ?



Sempre foi tudo muito intuitivo, sempre tirei muita música de ouvido, isso certamente me deu ferramentas para criar também. Após estudar mais sistematicamente harmonia e contraponto, acho que meu processo de criação ficou um pouco mais minucioso, mas acredito que é sempre interessante dosar um pouco essas duas coisas, razão e intuição.


3 ) Admiro muito seu trabalho com o Farofa Duo. Quais recitais e concertos que foram memoráveis para você ?



Tivemos momentos bem legais, mas o que me ocorre no momento foi uma apresentação que fizemos no FEJACAN (festival de canção promovido pelo SESC-PR ) realizado em Jacarezinho-PR no ano passado, tinha muita gente interessante lá, sentimos uma responsabilidade muito grande ao subir no palco, mas foi muito bom, e o público realmente curtiu nossa música, e receber esse retorno de um trabalho instrumental já é um prêmio.


4 ) Como você avalia sua passagem pela Universidade e como mudou sua visão estética e profissional da música ?



Foi muito válido com certeza. Sistematizei muito do que eu já sabia, e acabei por aprender muita coisa nova também. A questão estética certamente foi um dos pontos que mais me afetaram (positivamente e negativamente), porque apesar de ter tido contato com muito material do qual eu realmente não sou adepto até hoje, também me foi apresentada vertentes da música com as quais eu não tinha tido contato anteriormente e isso me enriqueceu muito e forjou minha maneira de tocar atualmente. E a parte profissional também acaba sendo afetada com isso, pois você entende o seu lugar no mercado e passa a ser mais crítico consigo mesmo.


5 ) Como músico, você acompanha a música contemporânea ? E caso acompanhe, como a situa em seu repertório e em relação à sua estética musical ?



Apesar de eu já achar esse termo muito amplo hoje em dia, se considerarmos a música contemporânea nesse caso como sendo a música de vanguarda, aquela que sempre preza pelo experimentalismo, essa me influencia de uma maneira sutil, não por deixar de gostar, mas por ainda me identificar muito com a maneira tradicional de tocar, ainda ouço e exploro muito as formas e sonoridades da música tradicional, mas sou um apreciador das inovações e pesquisas direcionadas à parte harmônica, rítmica e melódica da música contemporânea, e também da música popular contemporânea.


6 ) Em sua formação, quais músicos e compositores você considera uma influência em sua carreira ?


Uau!..rs, eu gosto de muita coisa, e indiretamente isso me influencia, eu acho que ao invés de citar nomes vou preferir citar segmentos da música com os quais me identifiquei e com os quais me identifico mais atualmente. Comecei a tocar influenciado pelo rock, acho que é um dos estilos que mais desperta o gosto pelo instrumento nos jovens, portanto considero a cena rock, principalmente européia dos anos 70 como sendo uma grande influência pra mim, principalmente essa que bebeu muito na fonte da música clássica como matéria prima para o seu som, bandas como Deep Purple, Led Zeppelin, Yes, são coisas que me agradam até hoje, logo depois me interessei muito por instrumentistas virtuoses tanto no rock como em outros segmentos, e acredito que próximo ao período que passei na faculdade comecei a me interessar por artistas que tinham elementos mais “contemporâneos” de uma certa forma no seu som, a MPB em geral, o blues, o funk, o jazz e suas ramificaões. Frank Zappa pra mim foi uma descoberta muito legal, porque foi ali que descobri que tudo isso podia acontecer ao mesmo tempo.



Entrevista ( Parte II ) Leopoldo Nantes


7 ) Você tem acompanhado a recente safra de violonistas brasileiros ? O que acha ? Destaca algum trabalho em especial ?


Sim, acompanho na medida do possível, tem muita gente legal tocando e muito bem, vi na tv recentemente um rapaz chamado Diego Figueiredo, toca num estilo mais popular, faz rearranjos pra violão solo, improvisa, e está viajando muito; Duo Siqueira-Lima também (esses mais como intérpretes). Temos que ter orgulho de um trabalho como esse no Brasil, pois são instrumentistas de nível altíssimo para concorrer internacionalmente em termos de interpretação com qualquer um. E os mais consagrados também como Marco Pereira, Guinga, Ulisses Rocha (um dos meus preferidos), Yamandú, etc.




8 ) Poderia falar um pouco sobre seu trabalho com educação musical ?


Dou aulas de guitarra e violão desde os 16 anos, sempre tive isso como um ganha pão e sempre fui muito sistemático e preocupado com a questão de como ensinar todas essas coisas para o pessoal que está começando. A Faculdade me trouxe mais ferramentas para o ensino de música, estratégias, metodologias, etc. Mas a prática do ensino é sempre enriquecedora. Mais recentemente fui selecionado para a vaga de instrutor de música da prefeitura da cidade de Cambé (cidade onde resido), ainda não assumi o posto, mas ando garimpando materiais e refletindo sobre estratégias para trabalho com jovens em oficinas e vejo cada vez mais que o trabalho deve ser sempre focado na prática e na interação com o material. Assistam um filme chamado Escola de Rock, acho que é por aí...rs



9) Quais seus planos futuros em relação à música ?


Sigo trabalhando com as aulas de música, é uma coisa que já faz parte do meu cotidiano e ainda é uma alternativa para quem vive de música. Estou trabalhando em uma banda cover do Deep Purple com uns antigos amigos, fiquei um tempo fora do circuito noturno, mas sinto falta de tocar guitarra (que é meu principal instrumento na realidade), ainda há espaço para o mercado de bandas cover, então estamos juntando “a fome com a vontade de comer”...rs. Seguimos também com o Farofa Duo, recentemente recebi a notícia que ficamos entre os 10 classificados do Prêmio Nabor Pires Camargo que será realizado em Indaiatuba-SP no dia 23/04/2010, um prêmio dedicado à memória do clarinetista nascido na cidade e que todo ano é homenageado com um festival que revela novos instrumentistas. Estamos nesse momento enviando material para alguns poucos festivais que privilegiam a música instrumental no país, o que é uma pena vide o número de instrumentistas geniais que temos aqui, e lembrar que o disco Espontâneo se encontra à venda nas Livrarias Porto ( para quem está em Londrina) ou pelo e-mail.



10) Que musica define Leopoldo Nantes ?


Acho que o 1º disco do Farofa Duo reflete bastante meu modo de ver a música, e o próprio nome do duo mostra como funciona minha cabeça pra música...rs



11) Abro o espaço para você falar com nosso público e agradeço imensamente o tempo que você nos reservou para conceder esta entrevista. Obrigado !


Agradeço ao Aldo pelo espaço, pela colaboração ao longo do tempo que estamos em contato, por acreditar no nosso trabalho e achar que mereço um pedacinho desse espaço aqui...rs. Ao pessoal que acompanha o blog meu muito obrigado, pela atenção e por dar crédito à palavra de um artista da cidade, sigam firmes em suas caminhadas, sejamos organizados e dedicados ao trabalho seja lá qual for, pois hoje em dia isso vale muito. Parabéns às pessoas da cidade que continuam fazendo arte mesmo nesse momento de apatia geral que atravessamos devido o nível da produção artística que nos é imposto pelos principais meios de comunicação. A internet está aí para revelar o quanto de coisa está acontecendo de bom, superando até as grandes mídias, e o caminho daqui pra frente é este, trabalho de formiguinha, cavando as oportunidades e tentando ser feliz.

Abraço a todos


Contatos com Leopoldo Nantes ( favor preencher )
Email: leonantes85@hotmail.com
Telefone: (43) 3254 5738
Site: www.farofaduo.com.br

quinta-feira, 15 de abril de 2010


Sai a Lista dos Indicados ao
XIII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita



Acaba de ser divulgada a Lista dos Indicados ao XIII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Musica Erudita. Especialistas da área definiram nomes dos finalistas para cada uma das 13 categorias: Espetáculo de Ópera, Cenário, Figurino, Iluminação, Direção de Cena, Solista Instrumental, Conjunto de Câmara, Regente Sinfônico, Orquestra Sinfônica, Regente de Ópera, Cantor Solista, Cantora Solista, e o Troféu Guarany, que premia o conjunto de realizações de uma carreira.



A Comissão Organizadora é presidida pelo soprano Niza de Castro Tank, com vice-presidência do compositor Almeida Prado. O pesquisador e professor Sérgio Casoy é o secretário do Colegiado de Indicação, órgão composto por 28 especialistas desse segmento cultural, que elaboraram a Lista dos Indicados em cada categoria.



Para definir os vencedores, ocorrerão duas votações paralelas: a do Corpo de Jurados, composto por cerca de 100 membros de todo o Brasil, com peso de 90%, e a de um Júri Popular, aberto a todos os interessados, que consignarão seus votos através da Internet, com peso de 10%.



A votação acontece entre os dias 14 de abril e 2 de maio. A votação popular é pelo site http://www.premiocarlosgomes.com.br



O resultado final será revelado na Cerimônia de Premiação, que ocorrerá na Sala São Paulo, em 5 de maio.



Lista dos Indicados:

1. Espetáculo de Ópera

A Menina das Nuvens

Ópera de Villa-Lobos, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte

Cavalleria Rusticana

Ópera de Mascagni, no Theatro São Pedro, produção da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, São Paulo

Der Rosenkavalier

Ópera de Strauss, na Sala São Paulo, produção da Fundação OSESP

O Anão

Ópera de Zemlinsky, produção da Petrobras Sinfônica, Rio de Janeiro

2. Cenário

Adriana Varejão

Por Erwartung, de Schoenberg, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte

Cia. Imago

Por Pedro e o Lobo, de Prokofiev, com a Sinfônica Municipal de São Paulo no Teatro Bradesco

Rosa Magalhães

Por A Menina das Nuvens, de Villa-Lobos, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte

3. Figurino

Claudinei Hidalgo

Por Cavalleria Rusticana, de Mascagni, no Theatro São Pedro, produção da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, São Paulo

Olintho Malaquias

Por Les Troyens, de Berlioz, por Samson et Dalila, de Saint-Saens, ambas no Teatro Amazonas, produções do Festival de Ópera de Manaus, e por Il Barbiere di Siviglia, de Rossini, Theatro São Pedro, produção da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, São Paulo

Rosa Magalhães

Por A Menina das Nuvens, de Villa-Lobos, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte

4. Iluminação

Pedro Pederneiras

Por A Menina das Nuvens, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte

Rubens Almeida

Por Roméo et Juliette, de Gounod, e por La Cambiale di Matrimonio, de Rossini, produções do Theatro da Paz de Belém

Wagner Pinto

Por Macbeth, de Verdi, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte



5. Direção de Cena

André Heller-Lopes

Por Der Rosenkavalier, de Strauss, na Sala São Paulo, produção da Fundação OSESP, São Paulo

Caetano Vilella

Por Les Troyens, de Berlioz, no Teatro Amazonas, produção do Festival de Ópera de Manaus

Henrique Passini

Por Rita, de Donizetti, produção da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, São Paulo

William Pereira

Por Il Barbiere di Siviglia, de Rossini, no Theatro São Pedro, produção da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, São Paulo

6. Solista Instrumental

Cláudio Cruz

Pela excelência de suas apresentações como violino solo

Emmanuele Baldini

Pelos Concertos n.3 e n. 4 de Mozart, realizados em junho na Sala São Paulo, como solista e regente

Luiz Filipe Coelho

Pelo DVD Camargo Guarnieri: 3 Concertos para violino

Turíbio Santos

Pelo trabalho de recuperação da obra de Villa-Lobos

7. Conjunto de Câmara

Coro de Câmara da OSESP

Pelas gravações e espetáculos na Sala São Paulo, produções da Fundação OSESP

Quarteto da Cidade de São Paulo

Pela qualidade das interpretações e pela sofisticação do repertório

Quarteto OSESP

Pelo conjunto de atuações na Sala São Paulo, produções da Fundação OSESP

Quarteto Radamés Gnatalli

Pelos concertos com a série de 17 quartetos de Villa-Lobos e pelos concertos didáticos no Acre

8. Regente Sinfônico

Carlos Moreno

Pelo CD Das Lied von der Erde

Fabio Mechetti

Pelo concerto de 19 de setembro na Sala São Paulo, apresentando Medeia, de Mendelssohn, e Morte e Transfiguração, de Strauss; pela realização de A Floresta do Amazonas com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Isaac Karabtchevsky

Por seu DVD Floresta do Amazonas

Roberto Tibiriçá

Pelo trabalho à frente da Orquestra de Heliópolis

9. Orquestra Sinfônica

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Pela ópera Macbeth, de Verdi, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte, e pelo seu rápido desenvolvimento artístico

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Pela ópera A Menina das Nuvens, de Villa-Lobos, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Pela temporada de concertos e pela ópera Der Rosenkavalier, produções da Fundação OSESP

10. Regente de Ópera

Isaac Karabtchevsky

Por O Anão, de de Zemlinsky, produção da Sinfônica Petrobras, e por Falstaff, de Verdi, na Sala São Paulo, produção da Fundação OSESP

Roberto Duarte

Por A Menina das Nuvens, de Villa-Lobos, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte

Silvio Viegas

Por Cavalleria Rusticana, produção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

11. Cantor Solista

Fernando Portari

Pela participação no CD Das Lied von der Erde, de Mahler

Marcello Vannucci

Por Turiddu, na Cavalleria Rusticana, Theatro São Pedro, produção da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, São Paulo, e por Manrico, em Il Trovatore, de Verdi, produção do Theatro São Pedro, Porto Alegre.

Rodrigo Esteves

Por Alfio, na Cavalleria Rusticana, e por Figaro, em Il Barbiere di Siviglia, ambas no Theatro São Pedro, produções da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte, São Paulo; Faninal em Der Rosenkavalier, na Sala São Paulo, produção da Fundação OSESP; pela participação no CD Das Lied von der Erde, de Mahler

12. Cantora Solista

Céline Imbert

Por Elle em La Voix Humaine, de Francis Poulenc, no Theatro São Pedro, produção APAA - Associação Paulista de Amigos da Arte, São Paulo

Eliane Coelho

Por A Mulher em Erwartung, de Schoenberg, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte

Gabriella Pace

Por sua participação como A Menina em A Menina das Nuvens, de Villa-Lobos, produção do Palácio das Artes em Belo Horizonte

13. Troféu Guarany

Arnaldo Cohen

Pelo conjunto de sua carreira no Brasil e no Exterior

Lauro Machado Coelho

Pelas excepcionais biografias de compositores e pela série História da Ópera

Nelson Freire

Pelo conjunto de sua carreira no Brasil e no Exterior

Walter Lourenção

Pela dedicação constante à divulgação da ópera e da música erudita na Radio Cultura FM de São Paulo



Cada vencedor receberá um diploma, um troféu, e R$ 3 mil em dinheiro. O homenageado com o Troféu Guarany receberá R$ 5 mil.



No dia 5 de maio, quarta-feira, às 21h, acontecerá a cerimônia de entrega do XIII Prêmio Carlos Gomes na Sala São Paulo, com a participação da Orquestra Sinfônica de Santo André, sob regência de Carlos Moreno, e as solistas Gabriella Pace e Adriana Clis.


Criado em 1996, o Prêmio Carlos Gomes toma como patrono o maior operista das Américas e busca criar um universo de referências, através da escolha dos melhores nomes da música lírica e sinfônica do Brasil, trazendo um novo estímulo à vida cultural do país.



O Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Musica Erudita é uma realização da Algol Editora.


NOTAS CULTURAIS


A) O livro Ilha do medo, que deu origem ao filme de mesmo nome dirigido por Martin Scorsese recebeu nova edição através da Cia das Letras. O romance de Dennis Lehane, traduzido por Luciano Machado, tem 334 páginas e pode ser visto também nos cinemas, como uma das grandes estréias de 2010.



B ) O Grupo Uakti, cultuado na Europa, EUA e Brasil, faz concerto em Londrina, no dia 8 de maio, no Cine Teatro Ouro Verde, dentro da série musical Vectra ConstruSom.



C) V Congresso Internacional de Filosofia, em junho, No Paraná
www.eventos.unicentro.br


D) Curso de Libras, em Curitiba
Gratuito
Info: cepigrad.libras@ufpr.br



E) Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho
www.jacarezinho.pr.gov.br



F) Exposição Matizes, na Casa da Cultura de Irati
www.irati.pr.gov.br



G) O Ministério da Cultura está com vários editais abertos para patrocínio cultural
www.cultura.gov.br



H ) O Itaú Cultural abriu inscrições para teatro, música, literatura e pesquisa.
www.itaucultural.org.br


I ) Prêmio Funarte de Composição Clássica
www.funarte.gov.br


J ) Encontro de Mulheres Compositoras
De 22 a 26 de setembro
www.eimc.com.br

Concurso Nacional de Piano Luiz Thomaszeck De 10 a 13 de junho www.concertosparauberlandia.com.br



QUEM FOI LUIS THOMASZECK


Luis Thomaszeck nasceu em Curitiba, a 11 de junho de 1950. Iniciou seus estudos em fevereiro de 1960, quando, após breve iniciação com sua avó, Dna. Aline Cordeiro Parigot de Sousa, prestou vestibular na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Matriculou-se na classe do Prof. Daniel Costa da Silva, Titular de Piano daquela entidade, com quem estudou até 1964, quando recebeu o certificado de conclusão do Curso Fundamental de Piano, com a nota máxima.

Aos 11 anos iniciou suas apresentações em público, em salas de concerto, em Rádio e Televisão de seu Estado, tocando inúmeras vezes. Nessa época recebeu aulas do Prof. Josef Kliass, em São Paulo. Em 1964 freqüentou o Curso Internacional de Férias de Teresópolis, onde devido sua atuação, recebeu Bolsa especial da Prefeitura local para o Curso de 1965. Nessa ocasião passou a estudar com o ilustre pianista Gilberto Tinetti.

Em 1965 Luis Thomaszeck participou do Encontro Internacional de Música de São Paulo, quando dedicou-se intensivamente à música de Câmara, sob a orientação do Prof. Tobias Kühne, da Áustria. Em agosto desse ano foi classificado por unanimidade Solista da Orquestra Filarmônica de São Paulo; do júri fizeram parte, entre outras personalidades, os maestros Howard Mitchell, Regente Titular Emérito da National Symphony Orchestra de Washington, D. C., E.U.A., e Simon Blech, da Argentina.

Em setembro de 1965 foi para New York, onde após submeter-se ao concurso seletivo, recebeu Bolsa de Estudos na Juilliard School of Music, estudou durante um ano, Piano com a Profa. Libbie Tecklin e Materials of Music com Saul Braverman. De volta ao Brasil, prosseguiu seus estudos com o pianista Gilberto Tinetti e em 1967 voltou a participar do Curso de Teresópolis, onde foi considerado o melhor aluno e indicado oficialmente pela Pró-Arte do Brasil para receber uma Bolsa de Estudos do governo da Polônia, a fim de aperfeiçoar-se naquele país.

Em abril de 1967 Thomaszeck, então com 16 anos, venceu o I Concurso Nacional de Piano de São Paulo, concorrendo com 84 pianistas e obtendo primeiro lugar por unanimidade, quando interpretou magistralmente, segundo a crítica local, a Sonata em Si Menor de Franz Liszt e o Primeiro Concerto para Piano e Orquestra de Tchaikovsky, entre outras obras. Foi imediatamente convidado para inaugurar a Temporada 67 de Vesperais da Orquestra Filarmônica de São Paulo. Thomazeck inaugurou também o piano Steinway de Concerto doado à Sociedade Filarmônica de São Paulo pelo Governo da República Federal da Alemanha.

Em julho de 1967 Thomaszeck foi audicionado por Cláudio Arrau, reconhecido mundialmente como um dos maiores pianistas do século e considerado por muitos o maior pianista vivo. Impressionado com o jovem artista, Arrau aceitou-o como aluno. Interrompendo suas apresentações em público, Thomaszeck mudou-se para Nova York, onde, sob a orientação do mestre, aprofundou-se em um severo processo de desenvolvimento técnico-musical e artístico-intelectual. Durante um período de 4 meses contou, nas ausências de Arrau, com a assistência do renomado pedagogo Rafael de Silva, integrante do Círculo Busoni de Berlim, e de cuja associação musical com Cláudio Arrau surgiu a The Piano School of New York.

A partir de então, a formação de Thomaszeck viria a concluir-se sob a exclusiva orientação de Cláudio Arrau, em temporadas realizadas nos Estados Unidos e na Europa. Tendo o professor de Arrau, Martin Krause, sido aluno de Franz Liszt, o pensamento musical de Thomaszeck integra-se à tradição derivada desses mestres.

Em 1969, a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, representou nosso país junto à Organização dos Estados Americanos, dando um recital na Pan American Union, Washington, D.C., em homenagem à passagem do 10º Aniversário do Falecimento de Heitor Villa-Lobos. Em 1970 Thomaszeck foi o único músico brasileiro a participar do Internacionale Meisterkurse realizado em Bonn, numa promoção da Staatlichen Horchschule für Musik (Escola Superior de Música) de Colônia, Alemanha Ocidental, em comemoração ao bicentenário do nascimento de Beethoven.

Em 1972, Thomaszeck recebeu um pedido do Departamento de Música da Tenessee State University, dos Estados Unidos, de completo material biográfico, para seu nome ser incluído em sua nova enciclopédia elaborada por aquela entidade. No final daquele mesmo ano, quando se preparava exaustivamente para as tournées que iniciaria na Américas e na Europa, Luis Thomaszeck foi acometido por uma gravíssima enfermidade paralisante que quase lhe roubou a vida. Esse acontecimento causou profunda consternação nos meios artísticos e intelectuais brasileiros, com repercussão internacional. Manifestações de solidariedade ao artista chegaram de todo o país, dos Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Bélgica e Venezuela.

Em 1975, Thomaszeck reiniciou suas atividades pedagógicas, voltando-se ainda para a composição musical e para a literatura, também passou a elaborar artigos sobre música para alguns jornais e revistas. Thomaszeck manteve contatos com o Prof. Walter Hinson da Southern Baptist Theological Seminary de Louisville, E.U.A., através dos quais vinha obtendo divulgação para a música brasileira contemporânea. Thomaszeck é Membro Vitalício da American Liszt Society, dos Estados Unidos, organização de âmbito internacional dedicada à pesquisa e à divulgação da obra do compositor.




LUIZ THOMASZECK II
Em 1977, Thomaszeck recebeu permissão das autoridades governamentais da Hungria para integrar a Liszt Ferenc Tarsáság – Sociedade Franz Liszt de Budapest, entidade fundada em 1893 e que congrega personalidades consideradas dignas do legado humanístico deixado pelo eminente patrono.

Em 1978 seu nome foi aprovado, pelo Departamento de Instrumentos Polifônicos da Escola de Belas Artes do Paraná, para ministrar naquela Escola, em 1979, curso de interpretação da obra pianística do Romantismo, pois seus vastos conhecimentos precisavam ser aproveitados e transmitidos à nova geração de músicos.

“No período que vai de 1967 a 1971 foi ele um dos intérpretes brasileiros de maior futuro, aplaudido no Brasil e exterior. Depois, repentinamente, a marca da fatalidade podou-lhe as aspirações de intérprete em toda sua potencialidade. Nos anos seguintes travou luta atroz, moral e física. Mas, apesar de estar com os membros paralisados, ficou-lhe o talento musical, pois este nem mesmo a força do destino conseguiu roubar-lhe.”

Seu falecimento em 17 de outubro de 1978 consternou os meios artísticos do Brasil e além de fronteiras. Manifestações de pesar chegaram de todo o país, dos Estados Unidos, da Holanda, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Bélgica e Venezuela. Porém, as mais numerosas foram de sua terra natal.




CRÍTICAS


“Dos muitos e brilhantes talentos que tenho podido ouvir em todas as partes do mundo, Luis Thomaszeck foi aquele para quem esperei o máximo”.
CLAUDIO ARRAU (Julho 1976)


“Seu talento absolutamente invulgar, sua incrível facilidade pianística, aliados a um trabalho regular, intenso e de grande seriedade, deixam entrever uma carreira brilhante para Luis Thomaszeck”.
GILBERTO TINETTI (Pianista – Junho 1967)


“O maior pianista do Brasil”.
JOÃO CARLOS MARTINS (Pianista – Outubro 1968)


“Um pianista notável. Quem o escutar, jamais o esquecerá!”.
IRIS BIANCHI (Pianista)


“Porque o escolhemos? Não há porque. Ele é um artista. Ele está criando um mundo todo dele, mergulhando dentro de sim, até o âmago, caindo no cosmos da criação artística. Claro, ele tem técnica. Sem técnica, nada é possível. Mas o que realmente aprecio em Thomaszeck, é essa introspecção, essa concentração, essa capacidade de se desligar do público e do ambiente, de se integrar na música, de sofrer com elas, de estar nela, dentro dela. Ele está no caminho certo”.
JULIUS BLOOM (Diretor do Carnegie Hall de New York – Janeiro 1972)

Este comentário foi feito após a escolha de Thomaszeck entre os participantes do concurso realizado na Sala Cecília Meireles, Rio, pela JABRARTE, para realizar 25 concertos em novembro e dezembro de 1972, na Colômbia, Venezuela, México, Canadá e culminando com uma apresentação de gala no Carnegie Hall de New York.

LUTO

A arte londrinense está de luto esta semana, pelo falecimento da bailarina e coreógrafa Yeda Marques Russo, aos 61 anos.


Yeda dedicava-se intensamente ao balé e praticava o método vaganova, da escola russa e; fundou o Centro de Artes e Danças Adanac, que foi fundamental para os pilares da dança moderna e tradicional no Norte do Paraná.


Querida por todos, a artista criou uma das coreografias da primeira exibição do Ballet de Londrina, compahia que é hoje uma referência da dança nacional.



A cultura londrinense é hoje um exemplo do apoio público através do PROMIC ( Programa Municipal de Incentivo a Cultura ) e seus projetos, festivais e iniciativas podem ser conhecidos em :


www.londrina.pr.gov.br/secretarias/cultura/promic


Em 5 de março, comemorou-se o nascimento de Heitor Villa Lobos ( 1887-1959 ) e também o dia Nacional da Música Clássica, iniciativa empreendida pelo Anuário Viva Música, organizado por Heloísa Fischer.

Saiba mais sobre o grande compositor em :

www.museuvillalobos.org.br

www.abm.org.br

E sobre o Viva Música, em :

www.vivamusica.com.br


Conheça também jovens compositores contemporâneos do Brasil, em:

www.zampronha.com

www.compomus.com

www.unicamp.br/cdmc

www.farofaduo.blogspot.com

www.marcotureta.com.br

www.tramavirtual.com.br/aldo_moraes

www.andremehmari.com.br

www.sitemovimento.com

10 anos de projetos do “Instituto Cultural Arte Brasil”

 Na foto, alunos de composição e literatura, Escola Estadual São José ( Londrina/PR), junho/2006

“Parabéns pelos trabalhos poéticos publicados, que já garantem um futuro promissor do “Arte Brasil ” no cenário cultural e, particularmente, literário em nosso país”
(Jessé nascimento) Setembro/2008


“Gostei muito da quarta edição do ótimo jornal “Arte Brasil’”
(Rubens Leone/SP) Setembro/2008


“ Aproveitamos a oportunidade para cumprimentá-lo pelo excelente trabalho que tem realizado com o Batuque na caixa
(Célio Gardini, Diretor da Associação Cultural Coro e Osso/SP, em 23/09/2008 )


“ Fiquei muito feliz em receber seu informativo de literatura Arte Brasil, por que aos meus olhos, você acaba de se integrar à grande cadeia de homens de letras, que semeia , por estes Brasis, jardins literários dignos de admiração de todos que militam nesta área.”
( Milton Ximenes Lima , RJ, 12/12/2008 )


“ Obrigado pelo envio do Arte Brasil nºs 08 e 09. O trabalho é bem feito e merece perpetuar”
( Rogério Salgado, MG, 06/05/2009 )


“ Estou recebendo Arte Brasil 08 e 09. É um trabalho bonito, Parabéns !
( Aparecida Mariano de Barros, SP, 30/04/2009 )


“ Arte Brasil é um belo trabalho em favor do desenvolvimento cultural e o crescimento real de nossa gente. Parabéns !
( Fernando Vasconcelos, Ponta Grossa/PR, 05/05/2009 )


“ Felicito pela compreensão da importância cultural de que se reveste a unificação do nosso sistema de grafar as palavras em todo o quadrante da lusofonia, a implantação da reforma ortográfica “
( Escritor Evanildo Bechara, Academia Brasileira de Letras, RJ, 13/05/2009 )


“ Parabenizamos Aldo Moraes e os desdobramentos de seus projetos, sobretudo Batuque na caixa e o Informativo Arte Brasil, que destaca poetas brasileiros”
( Jornal O Radar, março de 2009, Paraná )


“Cumprimento o Instituto Cultural Arte Brasil com sua programação voltada à divulgação da música popular e erudita para jovens carentes e iniciação em temas essenciais para o exercício da cidadania. Cumprimento o Sr Aldo Moraes e sua equipe pela relevante atividade cultural da instituição” ( Senador e ex-Vice Presidente da República, Sr Marco Maciel ( Carta de 10/08/2009)


“ Prezado Aldo Moraes parabéns pelo lindo trabalho social Batuque na caixa. É muito bom saber que há brasileiros preocupados em preservar a história e a memória nacional “ ( Elisa Duque Estrada, bisneta de Osório Duque Estrada, autor do Hino Nacional Brasileiro, 21/07/2009)


CONHEÇA OS PROJETOS DO ARTE BRASIL EM POSTAGENS DESTE BLOG E EM :

www.historianamesa.nafoto.net
www.tramavirtual.com.br/batuque_na_caixa
www.batuquecaixa.nafoto.net

terça-feira, 13 de abril de 2010


IVO RODRIGUES

Quase no mesmo instante que completava 40 anos do anúncio feito sobre o fim dos Beatles, pelo contrabaixista Paul MacCartney, o cantor e músico Ivo Rodrigues nos deixava um pouco mais órfãos.

Ivo estava na banda Blindagem desde 1969 e portanto viu também o fim da banda de Abbey Road.

O cantor fazia o rock que era a cara do Paraná e manteve uma longa e produtiva parceria com o poeta Paulo Leminski.

A história da Blindagem com a de Ivo Rodrigues pode e deve ser conhecida em detalhes no site da banda, onde há canções para downloads gratuitos.

www.blindagem.com.br


Indico:


Coco antes de Chanel, é o filme que retrata a vida de Coco Chanel até os 27 anos, quando começa a explodir para o mundo da moda. Percebe-se a direção cuidadosa do filme, pelas mãos de Anie Fontaine e que começa, como ela mesma diz no making off, numa narrativa conservadora: do inicio mesmo, em 1893, quando Coco e a irmã são deixadas num orfanato, depois da morte da mãe. O preto e branco e a economia de meios que tornou a estilista referência é uma aquisição na fotografia do filme, que a combina muito bem com o colorido suave de algumas cenas na juventude de Coco. A trilha sonora original é tocante e de uma feminilidade que se mistura ao estilo da biografada. Entre as músicas incidentais, Tchaikovisky, em seus momentos líricos e apaixonantes.
Um momento interessante, do ponto de vista da aleatoriedade temporal, é quando Coco e as costureiras estão em seu ateliê e trajam roupas que remetem às transformações que estão surgindo. Mas suas mãos costuram aqui e ali, as modas das próximas décadas, enquanto o ambiente e mesmo as roupas que vestem continuam estáticos. Foi uma solução poética muito boa para mostrar a evolução da moda e a participação de Chanel neste novo tempo, que mudou mesmo o século XX.
( Aldo Moraes composermoraes@hotmail.com )


Informações Técnicas

Título no Brasil: Coco Antes de Chanel
Título Original: Coco avant Chanel
País de Origem: França
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 30/10/2009
Site Oficial: www.sonyclassics.com/cocobeforechanel
Estúdio/Distrib.: Warner Home
Direção: Anne Fontaine

Elenco
Audrey Tautou ... Gabrielle 'Coco' Chanel
Benoît Poelvoorde ... Étienne Balsan

segunda-feira, 12 de abril de 2010


OUTRAS NOTAS CULTURAIS





Livro" Meneghetti, o gato dos telhados"
Editora Boitempo
Autor Mouzar Benedito
Indicamos, pois conta a fascinante história do" bom ladrão" como também ficou conhecido Gino,que cometeu seu último delito aos 92 anos de idade, em 1970 e que nunca cometeu um ato de violência. Meneghetti assombrou e fascinou a São Paulo, do século XX e se tornou uma lenda das páginas policiais, chegando a ser ovacionado nas ruas.




Ouça o acervo de vozes do século XX, organizado pelo jornalista e colecionador de documentos sonoros, Luiz Ernesto Kawall, em :
www.folha.com.br/1006314



Mostra Andy Warhol, Mr América
Estação Pinacoteca São Paulo SP
Até 23/5
Info: 0xx11 3335-4990



Jorge Amado nos cinemas
Três filmes baseados em obras de Jorge Amado ( 1912-2001) chegam às telas em 2010. Na década de 70, também foram produzidos três filmes baseados na obra do grande escritor baiano, um deles o clássico e recordista nacional de público até hoje: Dona Flor e seus dois maridos.
Desta vez, os filmes são:
Quincas Berro d'água ( Direção de Sérgio Machado )
Capitães da Areia ( Direção de Cecília Amado, sua neta )
Os velhos marinheiros ( Direção de Marcos Jorge )


Indico a edição 120 do Rascunho, que já estou devorando e que traz matérias sobre J.D.Sallinger, Lígia Fagundes Telles e Elvira Vigna.
www.rascunho.com.br
Assine este interessante periódico de literatura: rascunho@onda.com.br



Ouça a programação erudita e brasileira da UEL FM ( Emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina ) e programas, como “ Para gostar de ópera, Concerto Noturno, Supertônica, Clássicos 107, A música dos grandes mestres, Londrina Jazz Club e Roda de Choro”.
www.uelfm.br

NOTAS CULTURAIS


 Esta foto da antiga Londrina está na exposição, organizada pelo Foto Link Londrina.



II Congresso de Jornalismo Cultural
De 3 a 6 de maio, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo
Info: www.revistacult.com.br
congresso2010@revistacult.com.br




9º Concurso Guemanisse de Contos e Poesias
Inscrições até 8/5
Info: editora@guemanisse.com.br
concursoliterario@guemanisse.com.br




1ª Competitiva e 1º Salão Nacional de Ilustração de Londrina
Realização: Curso de Artes Visuais/Multimídia da Unopar
Até 30/4
Info: www.unopar.br/salaodeilustracao




Encontro Internacional da Imagem
Com exposições e Debates sobre a linguagem visual
Até 15/5
Coordenadora Geral : Fernanda Magalhães
www.fotolinklondrina.com.br

DIDI 50 ANOS


Em 2010, aos 75 anos, o humorista Renato Aragão, comemora 50 anos da criação de seu famoso e inesquecível personagem; Didi Mocó.
A Rede Globo prevê uma série de homenagens e uma programação especial para lembrar momentos daquele que ao lado de Mussum, Zacarias e Dedé formaram os personagens brasileirissímos de" OS TRAPALHÕES " e que foram durante anos a audiência imbatível dos domingos na televisão brasileira.

A internet disponibiliza imagens do quarteto trapalhão ( youtube, memória tv globo ) e a Globo Filmes colocou no mercado as aventuras de Didi e seus parceiros em Dvds dos programas de tv e dos filmes para cinema. Alias os filmes sempre foram recorde de bilheteria e projetou atores, diretores e músicos nas produções do grupo.

quinta-feira, 8 de abril de 2010



Morto aos 59 anos, me parece que apesar de ser mais lembrado pelo grande público, por trabalhos na televisão ( embora se dedicasse com mais afinco ao teatro e cinema), o ator Buza Ferraz, não teve o espaço merecido na telinha para mostrar seu talento e competência para além da interpretação.

Buza Ferraz escrevia e também foi um bom diretor, sendo premiado no Festival de Gramado pelo filme" For all - o trampolim da vitória".

Produtor, vinha trabalhando numa peça escrita por seu filho caçula e marcou o cinema nacional na produção de " Xica da Silva ".

Seu mais recente trabalho na tv foi um personagem na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos.

Particularmente, me marca na memória sua participação na ingênua e encantadora novela" Final Feliz" da saudosa Ivani Ribeiro.

( Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com )

quarta-feira, 7 de abril de 2010


LANÇAMENTO DA REVISTA COYOTE



NA QUINTA BLUES COM SHOW DA BANDA BLUES OXYGEN

DIA 08 DE ABRIL – 21 HORAS

NA VILA CULTURAL CEMITÉRIO DE AUTOMÓVEIS

VINTE VEZES COYOTE

“Uma das revistas mais independentes de maior qualidade do País”.

O Estado de S. Paulo

“Editada em Londrina (PR), a Coyote é uma das melhores revistas literárias brasileiras”. Folha de São Paulo

Poemas do dramaturgo Mário Bortolotto, conto autobiográfico do poeta norte-americano Delmore Schwartz, dossiê com o poeta e artista plástico catarinense Rodrigo de Haro e relatos oníricos da portuguesa Anna Hatherly são destaques do novo número da revista londrinense COYOTE, lançada com duas capas diferentes.

"A linguagem da poesia será fatalmente constituída por sucessivo espanto, ou não será nada". É o que afirma em entrevista, no novo número da Coyote, o poeta e plástico catarinense Rodrigo de Haro (1939), criador de uma poética pouco conhecida no Brasil.

Editada em Londrina (PR) com distribuição nacional, número 20 da revista de literatura e arte Coyote, traz também textos inéditos do livro Um Bom Lugar Pra Morrer, novo livro do dramaturgo londrinense Mário Bortolotto. Em caráter de resgate, Maurício Arruda Mendonça apresenta e traduz do japonês os haikais da imigrante japonesa radicada em Londrina Mityio Sugimoto.

Seguindo em seu compromisso em revelar novos talentos, a Coyote 20 apresenta poemas de Samantha Abreu (Londrina), Luiz Felipe Leprevost (Curitiba) e Ponti Pontedura (São Paulo).

A revista traz ainda o conto "Nos Sonhos Começam as Responsabilidades", do poeta norte-americano Delmore Schwartz (1913-1966), e, pela primeira vez no Brasil, poemas do beat Bob Kauffman (1925-1986), além de quatro fragmentos de Exercícios de Estilo, obra do francês Raymond Queneau, um dos autores mais experimentais da literatura francesa do século 20.

Outra novidade da edição são as duas capas diferentes, com fotos de Egberto Nogueira. Na contracapa, o cartum do artista londrinense Beto.

Em seus sete anos de atividade, a Coyote prossegue abrindo espaço para novos autores, resgatando e apresentando nomes importantes das letras e das artes, de épocas e lugares diferentes, instigando a reflexão e a criação literária. A revista é patrocinada pelo PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) da cidade de Londrina. Com seu perfil independente, ousado e criativo, desvinculado dos interesses comerciais imediatos da indústria editorial, a revista Coyote publicou, ao longo dos anos, mais de 300 poetas, escritores, fotógrafos, desenhistas, artistas gráficos de Londrina, do Brasil e de outros países.

COYOTE é editada pelos poetas Ademir Assunção, Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes. Distribuição nacional (em livrarias) pela Editora Iluminuras.

POSTOS DE VENDA EM LONDRINA:

Revistaria do Aeroporto, Banca Flamengo (Mercado Shangri-lá), Livraria Peripathus (Rua Piauí, 615) e Revistaria Odisséia (Rua Souza Naves, 307).

PATROCÍNIO: PROMIC - PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE LONDRINA (PR)

QUINTA BLUES

O projeto Quinta Blues tem como objetivo proporcionar um local certo para os amantes de Blues. Com a programação fixa de uma banda, a Blues Oxygen e convidados especiais, os eventos acontecerão todas as segundas quinta de cada mês no espaço Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

Período: maio a dezembro de 2010.

Local: Vila Cultural Cemitério de Automóveis

Público: direcionada aos amantes de blues de todas as idades.

Coordenação: Christine Vianna

Objetivos Gerais:

· Fortalecer o meio cultural londrinense, criando um espaço aberto para a apreciação e desenvolvimento de trabalhos musicais.

Eventos:

· As apresentações acontecem toda segunda quinta feira de cada mês, a Banda Oxigen Blues funcionará como espécie de anfitriã para diversos convidados, durantes algumas seções a leitura de poemas, saraus darão o toque especial e literário. Com divulgação em rádio, cartazes, e filipetas. Nestas noites o bar funcionará normalmente.

BLUES OXYGEN

Banda composta por:

Max Balikian > voz e guitarra

Marcelo Mattano > Gaita

Renato Alves > Contra Baixo

Gustavo Rocha > Bateria

O Blue's Oxygen nasceu da união dos músicos Max Balikian (canto e voz), Marcelo Mattano (gaita), Gustavo Rocha (bateria) e com a inclusão de Renato Alves (baixo elétrico).

O repertório do grupo trata-se de uma releitura do universo do Blues, a banda apresenta composições tradicionais de nomes como Muddy Water, B. B. King, Johnny Winter e outros.

O objetivo do Blue's Oxygen é caminhar pelo território da fusão musical de texturas blues & rock com o universo da música brasileira, as composições próprias da banda apresentam em lingua portuguesa um apelo sonoro inusitado. Vale a pena conferir.

SERVIÇO:

Onde? Vila Cultural Cemitério de Automóveis

Rua João Pessoa, 103 - A

Valor do show: R$5,00

Valor da revista: R$5,00

Horário: a partir das 21 horas

Contatos: losnak@onda.com.br / rgarcialopes@gmail.com / zonabranca@uol.com.br

Fone: (43) 3334-3299 / (43) 3322-2115 / (11) 3731-3281