quinta-feira, 31 de julho de 2014

MAESTRO GIANCARLO GUERRERO COMANDA OSESP ATÉ 2 DE AGOSTO

 
Nos dias 31 de julho, e 1º e 2 de agosto, a Osesp faz três concertos na Sala São Paulo sob regência de um velho conhecido da orquestra, o costa-riquenho Giancarlo Guerrero, diretor artístico da Sinfônica de Nashville, dos Estados Unidos. Conhecido pelo carisma e pelos gestos enérgicos, o maestro é figura recorrente nas temporadas da orquestra paulista, e foi um dos principais nomes do Festival de Inverno de Campos do Jordão (organizado pela Fundação Osesp), ministrando aulas de regência e comandando a Orquestra do Festival junto com Marin Alsop.

A trinca de concertos contaria com a participação do violonista cubano Manuel Barrueco, que cancelou sua participação. O repertório sofreu pequenas mudanças, e agora é composto por Fandangos de Roberto Sierra, a famosa Appalachian spring, de Copland, a Brasiliana de Claudio Santoro, e a suíte sinfônica On the waterfront, de Leonard Bernstein.
Guerrero volta a dirigir a Osesp na semana que vem, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, quando conta com a participação do jovem pianista russo Dmitry Mayboroda.

FLIP 2014

flipFesta Literária
Internacional de Paraty
30 de julho
a 3 de agosto
2014


Programação e informações completas: www.flip.org.br

quarta-feira, 30 de julho de 2014

HUMORISTA FAUSTO FANTI É ENCONTRADO MORTO

O corpo do humorista Fausto Fanti, da dupla Hermes e Renato, foi encontrado na tarde desta quarta-feira (30), em São Paulo. O programa era exibido pela extinta emissora MTV Brasil. Fanti interpretava o personagem Renato.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar, ele foi encontrado já sem vida com um cinto enrolado no pescoço, em seu apartamento em Perdizes.
Divulgação/Arquivo / Fanti (à direita) foi encontrado morto em seu apartamentoFanti (à direita) foi encontrado morto em seu apartamento
A polícia ainda não confirma a hipótese de suicídio, pois a perícia ainda deve ir até o apartamento.

domingo, 27 de julho de 2014

FOZ DO IGUAÇU, MARINGÁ E TOLEDO SÃO APROVADAS EM EDITAL DA VIRADA CULTURAL 2014

Oito cidades são classificadas no processo de seleção para a Virada Cultural Paraná 2014. No total, 13 projetos foram recebidos pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). Destes, oito atingiram pontuação necessária para avançar para a próxima etapa de análise da documentação. As propostas foram avaliadas por uma Comissão composta por membros da equipe técnica da Secretaria e suas vinculadas. A qualidade das atividades propostas, o alcance (artístico, educacional e social) e as atividades de arte e educação no trânsito estavam entre os critérios de seleção.

As cidades classificadas são Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama. A ordem de classificação e a pontuação obtida por cada projeto foram publicadas nesta sexta-feira (25/07), no Diário Oficial do Estado e também estão disponíveis em: http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1223#

De acordo com a coordenadora geral da Virada, Luci Daros, as cidades cujos projetos foram classificados foram bastante criteriosas quanto à programação proposta. “Constatamos, ao analisar os projetos, quão importante é para os municípios receber a Virada Paraná 2014. O município de Maringá, por exemplo, incluiu a Virada Cultural no calendário de eventos da cidade, por meio de projeto aprovado na Câmara de Vereadores. Isso depois de termos realizado duas edições na cidade”.

Pelo edital os projetos deveriam conter atividades que estimulassem a produção local e valorizassem os artistas regionais. As áreas artísticas como música, artes visuais, artes plásticas, artes cênicas (dança, teatro, circo) e literatura, dedicadas a crianças, jovens e adultos de forma gratuita também deveriam ser contempladas.

Virada Paraná 2014 – Ao final do processo, as cidades selecionadas receberão o apoio da SEEC para a montagem do palco Conexões, que deve receber cinco atrações culturais: duas de renome nacional e três grupos musicais paranaenses. Não haverá repasse de recursos financeiros para os selecionados no edital.

A edição deste ano também é realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e os projetos apresentados devem contemplar atividades educativas e culturais que promovam o tema “Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana”.

MULHERES COMPOSITORAS É DESTAQUE DO PROGRAMA O MAESTRO EXPLICA

De Hildegard von Bingen a Chiquinha Gonzaga. Mulheres compositoras.

 É o assunto do programa "O maestro explica" hoje com Oswaldo Colarusso.

Meio dia e 21 horas .

Em Curitiba FM 97.1

Na internet http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/programacao/radiofm_ao_vivo.php
 

RICCIARDO E HAMILTON SÃO DESTAQUES DO GP DA HUNGRIA

Em corrida na qual Hamilton saiu dos boxes na última posição e chegou ao terceiro lugar; Rosberg que foi pole ficou atrás do companheiro da Mercedes.

O pódio ficou assim no GP da Hungria:

Ricciardo
Alonso
Hamilton
Rosberg
Massa
Haikonnen

LINK DA COMÉDIA: STAND UP EM LONDRINA

- LINK DA COMÉDIA - TEATRO ZAQUEU DE MELO - CONVITES ANTECIPADOS (43) 3326-8321 ou FALAR COMIGO IN BOX -

SHOW DA DUPLA JOÃO VICTOR & ISAAC

A dupla de garotos violeiros João Victor e Isaac se apresenta no Programa Siqueira Martins, no dia 10 de agosto, dia dos pais.

O programa vai ao ar nas manhãs de domingo, pela RIC TV, afiliada da Rede Record de Televisão.

AGENDA DE SHOWS DA DUPLA ALESSA & MALDONADO

A dupla Alessa & Maldonado, já uma grife de qualidade e boa música toca em Londrina no início de agosto:

dia 2: Chaplin Music Bar

dia 3: Bar da Silva

Conheça mais a dupla:  pt-br.facebook.com/AlessaeMaldonado

www.youtube.com/watch?v=ZGt0EzMZya0

palcomp3.com › SertanejoAlessa & Maldonado

 
Alessa & Maldonado
 
Alessa & Maldonado, unidos por uma mesma paixão: A música.
 
Dupla formada em Julho de 2013.
 
Alessa, natural de Pato Bragado-PR já participou de várias bandas e Maldonado, natural de Londrina-PR começou sua vida musical cantando na igreja.

EDITORA SOM: EDUCAÇÃO MUSICAL NA MATURIDADE

"Educação Musical na Maturidade"por Marcelo Caires Luz

Publicado pela EDITORA SOM - SP, o livro traz a primeira pesquisa nacional sobre a prática e a aprendizagem da música na terceira idade. Entre outras questões, investiga e discute mitos e estigmas, além de processos teóricos e práticos sobre envelhecimento e pedagogia musical para idosos. Aponta ainda aspectos relacionados ao desenvolvimento social, afetivo, sensorial, motor e cognitivo da aprendizagem musical na maturidade. A obra sintetiza mais de 10 anos de resultados observados em práticas desenvolvidas em diferentes “laboratórios”. Vale conferir!

Público Alvo: Músicos, Educadores Musicais, Gerontólogos, Musicoterapeutas, Geriatras, Sociólogos, Antropólogos, Arte-Educadores no geral e profissionais interessados nas múltiplas relações entre a vivência e a aprendizagem musical na terceira idade.

Valor: R$ 44,00 (frete incluso)
Para adquirir o livro, entre em contato com a Editora som através do email editorasom@editorasom.com.br

DICA DE LIVROS: EDITORA SOM

O blog indica uma série de livros que são interessantes para o músico, o estudante e para o pesquisador em geral e que além da música, tratam de acessibilidade, infância e terceira idade:

Mais: www.editorasom.com.br

“FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM MUSICAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”Viviane Louro

O livro Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência, traz uma abordagem atualizada das questões neurológicas, psicomotoras, pedagógicas e sociais que permeiam o processo ensino-aprendizagem musical de pessoas com deficiência cognitiva, física, visual e auditiva. 
O livro, com 315 páginas, regado a descrições de casos reais, é fruto de pesquisas teóricas unidas a uma intensa experiência prática por parte da autora (10 anos na área pedagógica musical inclusiva). Além da extensa experiência de Viviane Louro, a obra conta com a colaboração de pessoas altamente qualificadas da área da educação musical e da medicina: Prof. Dr. Siney Molina e Prof. Dr. Luís Alonso. 
É um trabalho que esclarece detalhadamente, mas de forma simples e objetiva, os mecanismos cognitivos que estão por trás do aprender musical, de um modo geral, e de alunos em condições diferenciadas de aprendizagem. Promove reflexões profundas e atuais sobre a formação do professor de música diante do desafio da inclusão e oferece subsídio técnico para professores e pesquisadores da área.

Valor: R$ 60,00 (frete incluso)
Para adquirir o livro, entre em contato com a Editora som através do email editorasom@editorasom.com.br

CESE APÓIA O BATUQUE NA CAIXA

A Coordenadoria Ecumênica de Serviços, com sede em Salvador, na Bahia, apóia o batuque na caixa através do programa Mobilização de Recursos.

Cada real doado ao batuque na caixa é dobrado pela CESE.

Para doar ao projeto, deposite na conta 351831-6, agencia 0394, op. 013, Caixa Econômica Federal.

Em 18 de agosto, 2 membros do batuque na caixa vão a São Paulo participar de curso promovido pela CESE em parceria com a agência holandesa Wilde Ganzen

sábado, 26 de julho de 2014

ASTRONOMIA BRASILEIRA PERDE RONALDO ROGÉRIO MOURÃO

O astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, de 79 anos, morreu na noite desta sexta-feira no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Quinta D'or, em São Cristóvão, desde o último sábado (19) com pneumonia.

Considerado ícone da astronomia brasileira, Ronaldo Mourão trabalhou pela divulgação da ciência, com colunas em várias revistas e jornais do país. Seus primeiros artigos foram publicados na década de 50 e ele alcançou a marca de 98 livros.

O pesquisador fundou o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e durante sua carreira desenvolveu foco no campo dos asteroides, cometas e técnica fotográficas dos astros.


LONDRINA COM TUDO PELA SÉRIE C

Os ingressos para a estreia do Tubarão contra o Metropolitano de Blumenau (SC), pela Série D do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Café, serão vendidos com valor promocional até este sábado (26). As entradas para a arquibancada são vendidas a R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia. Já a cadeira cativa custa R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia, para compras antecipadas.

No domingo (27), dia do jogo, os ingressos sobem para R$ 40 a inteira da arquibancada e R$ 50 a entrada inteira para acesso à cadeira cativa. A meia-entrada será equivalente a 50% do valor do ingresso inteiro.

Pontos de venda
- Boulevard Londrina Shopping - Quiosque do Tubarão e na Loja Centauro, ambos no andar térreo do shopping, localizado na Avenida Theodoro Victorelli, 150.
- Banca Rodeio - Alameda Miguel Blasi, esquina com Rua Professor João Cândido, no centro.
- Karilu - Avenida Celso Garcia Cid, 836; Shopping Quintino; Shopping Com-Tour e Super Muffato da Avenida Madre Leônia Milito.
- Bazar Doce Mel - Avenida Saul Elkind, 998 - Cinco Conjuntos.
- Tato Presentes - Shopping Catuaí.
- Suplementus - Avenida Higienópolis, 210.
- Bilheteria do Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) - Avenida Jorge Casoni, 1.900.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

MUSICAL FORROBODÓ EM CURITIBA

Silvana Marques/Divulgação / O espetáculo tem apresentações nos dias 9 e 10 de agosto, no Teatro Guaíra

A comédia musical “Forrobodó - Um Choro na Cidade Nova” tem apresentações nos dias 9 e 10 de agosto, no Teatro Guaíra com cantores e atores nacionais e que repercute a obra de Chiquinha Gonzaga.

VOTE NO PRÊMIO PRESS AWARD 2014

http://www.pressaward.com/votacao

O cantor brasileiro Ivo Pessoa está na lista como melhor cantor e melhor show.

A CARTOMANTE: NOVA ÓPERA DE JORGE ANTUNES

A Cartomante, nova ópera de Jorge Antunes, será estreada em Brasília no dia 31 de julho, na programação do IV Festival de Ópera de Brasília. Após a estreia do dia 31, seguir-se-ão mais três récitas nos dias 1º, 2 e 3 de agosto. Sempre com entrada franca.
O libreto é do próprio Antunes e é baseado no conto homônimo de Machado de Assis. A ópera é uma encomenda financiada pelo FAC-DF (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal).
Nas quatro récitas a OSTNCS (Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro) será dirigida pelo Maestro Jorge Lisbôa Antunes, filho do compositor Jorge Antunes. Nos papéis principais estão a soprano Janette Dornellas (Rita), o tenor Jean Nardoto (Camilo), o barítono Marlon Maia (Vilela) e a contralto Clara Figueiroa (Cartomante). A direção cênica é de Francisco Frias e os cenários são de Miguel Simão.
O drama e a tragédia, que se prenunciam, são simbolizadas na Dança da Mulher Vermelha, um balé eletrônico que será interpretado pela dançarina Melissa Patusco.
O maestro Gabriel Muniz prepara o coro masculino (operários da fábrica), que tem o operário Zé da Silva, interpretado pelo tenor Roney Calazans, como a grande liderança da insurgência operária.
A ópera tem três atos, sendo que cada ato é dividido em duas cenas. Na adaptação que o Maestro Antunes fez do conto machadiano, os personagens mantêm os mesmos perfis, mas o triângulo amoroso e o final trágico do conto original ganham contornos com características da conjuntura atual: os amigos de infância Camilo e Vilela da história original, são, na ópera, respectivamente, um líder sindical pelego e um dono de fábrica explorador.
A linguagem que Jorge Antunes utiliza é eclética, na mesma linha de suas óperas Qorpo Santo e Olga: orquestra com ambientações sonoras arrojadas, árias atonais e neotonais e sons eletrônicos.
Os solistas exploram toda a riqueza da paleta vocal: canto normal, spreachgesang, fala e sussurro-cantado.
Com o fechamento, para obras, do Teatro Nacional de Brasília, o IV Festival de Ópera de Brasília será realizado no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano, que terá seu palco reestruturado e adaptado para a ópera A Cartomante.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

GOVERNO DE PERNAMBUCO DECRETA LUTO POR ARIANO SUASSUNA

O governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), decretou luto oficial de três dias pela morte do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna ocorrida no final da tarde da quarta-feira, 23, no Recife. O velório é no Palácio do Campo das Princesas.

O enterro está previsto para as 16 horas de 24 de julho, no cemitério Morada da Paz, na região metropolitana do Recife, onde está enterrado um dos seis filhos de Suassuna, Joaquim.

O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, cancelou a agenda de amanhã em virtude da morte do escritor. Suassuna era casado com Zélia, tia de Renata Campos, mulher do candidato.

INDICADOS AO PREMIO SHELL DE TEATRO

Foram anunciados na terça-feira, 22  de julho, os indicados de São Paulo à 27ª edição do Prêmio Shell de Teatro. Os espetáculos dessa lista concorrerão ao prêmio juntamente com os nomeados do segundo semestre, que serão escolhidos em dezembro.

A peça Trágica.3 - Electra Medéia Antígona, com direção de Guilherme Leme, é o maior destaque do anúncio, com cinco indicações: direção, atriz, figurino, iluminação e música. Assim É (Se lhe Parece), de Marco Antônio Pâmio, concorre em três categorias.

NOTA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS SOBRE ARIANO SUASSUNA

"A morte de Ariano Suassuna confrange e entristece a Academia Brasileira de Letras. No espaço de um mês, é o terceiro grande acadêmico que parte. Estendemos à família de Ariano nossos profundos sentimentos de pesar. E à multidão de seus amigos, leitores e admiradores no Brasil e no mundo, nossa solidariedade pela imensa perda. Ariano reunia em sua pessoa as extraordinárias qualidades de homem de letras e de intelectual no melhor sentido da palavra, alguém que, dispondo de uma cultura invulgar, era, ao mesmo tempo, um homem de ação. À sua maneira ocupava-se e preocupava-se com os problemas sociais, focado nos da sua região. Não podemos esquecer seu engajamento com o Movimento Armorial, através do qual buscava revigorar a identidade nordestina e suas peregrinações levando, com humor, sua mensagem por todo o Brasil".

Geraldo Holanda Cavalcanti, presidente da Academia Brasileira de Letras

quarta-feira, 23 de julho de 2014

VIDA E OBRA DE ARIANO SUASSUNA

Irreverente, Ariano Vilar Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, em Nossa Senhora das Neves, que hoje é conhecida como João Pessoa, capital da Paraíba.

Com mais de 15 peças teatrais, seis romances ficcionais e algumas outras obras – entre as quais, livros de poesia – depois, Suassuna consolidou-se como um dos maiores dramaturgos do país. Sua obra mais conhecida é “O Auto da Compadecida”, escrita em 1955. A peça, que narra a trajetória de Chicó e João Grilo, retoma elementos da literatura de cordel e satiriza quem se preocupa apenas com bens materiais.
Divulgação /

Em 2007, ele assumiu a secretaria de Cultura de Pernambuco a convite do governador Eduardo Campos, e chegou a ocupar outros cargos até deixar o governo recentemente, em abril de 2014.

O ano de 2007 também foi marcado pela celebração dos 80 anos do escritor em todo o Brasil. As homenagens o levaram a viajar de Norte a Sul do país. O que era um fardo para o escritor que detestava avião.
Sobre o passar dos anos, o autor brincava: se soubesse que chegar aos 80 anos daria tanto trabalho, teria ficado nos 79.

MORRE O MESTRE ARIANO SUASSUNA

Editoria de Arte/Folhapress


Divulgação /
 
O escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, de 87 anos, morreu nesta quarta-feira (23).

O autor e membro da Academia Brasileira de Letras estava internado no Hospital Português, no Recife, se recuperando na UTI da unidade de saúde depois de passar por uma cirurgia na noite da segunda (21). Suassuna sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico e foi internado na unidade de saúde por volta das 20h.

Direito à Educação Inclusiva é tema da Semana de Ação Mundial em 2014

Coordenada pela Campanha Nacional pelo Direto à Educação, que articula parcerias com organizações da sociedade civil, dentre elas o Cenpec, a Semana de Ação Mundial (SAM) tem como tema em 2014 a Educação Inclusiva como um direito de todos. No marco do Dia Nacional de Luta pelo Direito da Pessoa com Deficiência, a SAM acontece de 21 a 27 de setembro em todo o Brasil. Mundialmente, as pessoas com deficiência estão entre os grupos de maior risco de exclusão escolar.


Mas para que a SAM alcance seu objetivo, é fundamental a participação de todos os envolvidos no processo educacional. Várias atividades já estão programadas e outras mais podem ser propostas, pois a autogestão é uma característica primordial da SAM. Os materiais da Semana já estão em produção e a organização convida a todos a se cadastrarem no site para receber, gratuitamente, o kit da SAM.


São materiais específicos para apoiar e subsidiar a realização das atividades locais. O kit contém cartaz, folder e manual com orientações e sugestões de atividades. Para recebê-los é necessário preencher o formulário disponível em: http://semanaacaomundial2014.wordpress.com/comoparticipar/


Mas, atenção, o prazo para se cadastrar e receber estes materiais termina em 1º de agosto.


Saiba mais sobre a SAM:


Sugestões e dúvidas também podem ser esclarecidas no contato abaixo


Tel.: (11) 3159-1243 (fixo Embratel)

100 ANOS DE EDISON CARNEIRO

Vale a pena pesquisar e conhecer a magnifica obra do pesquisador Edison Carneiro.
 
O folclorista Edison Carneiro (1912-1972) foi um dos pesquisadores pioneiros que trouxeram o samba carioca como objeto de reflexão. Escreveu sobre o tema na década de 1950 e defendeu sua preservação na “Carta do Samba”, redigida em 1962.
 
Sua atuação nos ajuda a pensar sobre a interlocução estabelecida entre campos do conhecimento – especialmente entre os estudos de folclore e as ciências sociais, e nos permite ainda compreender as iniciativas e os dilemas em torno das ações de preservação do samba como patrimônio cultural.
 
Seu centenário foi comemorado em Universidades e no CNFCP com lançamento de livros e CDs reproduzindo e repercutinndo a obra deste baiano maior.

SARAU NA UEL, FESTIVAL DE CINEMA E MOSTRA DE CURTAS NO SESC LONDRINA

a) O I Sarau Cultural do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL será realizado amanhã, às 13h, no Centro de Ciências Humanas (CCH). As atrações são voltadas a professores, estudantes e também à comunidade externa interessada em literatura, música e dança.

Os interessados em participar do sarau podem se inscrever por R$ 5 no departamento, conforme divulgou a Agência UEL. Mais informações: 3372-4468.



b) As inscrições para o Festival Kinoarte de Cinema estão abertas para curtas realizados a partir de janeiro do ano passado. A 16ª Edição Londrina do festival vai contar com uma mostra ibero-americana de curtas – com produções de Espanha, Portugal e América Latina –, além das mostras nacional, estadual e local.

As inscrições podem ser feitas pela plataforma Movibeta (http://festival.movibeta.com/) ou pelo envio de DVD e ficha de inscrição. Mais informações: http://festivaiskinoarte.org


c) Mostra Sesc de Cinema – Edição comemorativa dos 80 anos de Londrina. Na Sala de Espetáculos do Sesc Londrina (R. Fernando de Noronha, 264). Informações: 3305-7800

programação

Quarta

-20h: Londrina Histórica (60 min); curtas de Hikoma Udihara restaurados por Caio Julio Cesaro (1930-60/40 min); Londrina 1959, de Orlando Vicentini (1959/20 min). Apresentação e Mediação: Rodrigo Grota. Debate: Carlos Eduardo Lourenço Jorge (colunista do JL) e Tony Hara (historiador).

Quinta
-14h: Curtas Infanto-juvenis (52 min) - João Pipoca (2004/20 min), de Anderson Craveiro; Os olhos não têm cerca (2010/9 min), das Oficinas Kinoarte; Meia noite meia (2011/14 min), das Oficinas Kinoarte; Prova de coragem (2013/9 min), das Oficinas Kinoarte.
-15h30 – Singularidades - Saga Cidade (2012/120 min), de Luis Henrique Mioto e Rodrigo Evangelista.

-20h: Londrina em Película (59 min); Gênesis (1983/18 min), de Vicente José Lorenzo Izquierdo; Cine Paixão (2001/13 min), de Sérgio Concílio e Vera Senise; Saudade (2004/5 min), de Sérgio Concílio e Vera Senise; Pandora (2004/4 min), da Oficina de Realização em Cinema/Mostra Londrina de Cinema; Maria Angélica (2009/19 min), de Francelino França. Apresentação e Mediação: Rodrigo Grota. Debate: Guilherme Peraro (produtor), Bruno Gehring (produtor) e Anderson Craveiro (diretor de fotografia).

Sexta
-14h: Curtas Infanto-juvenis (52 min) - João Pipoca (2004/20 min), de Anderson Craveiro; Os olhos não têm cerca (2010/9 min), das Oficinas Kinoarte; Meia noite meia (2011/14 min), das Oficinas Kinoarte; Prova de coragem (2013/9 min), das Oficinas Kinoarte.
-15h30: Londrina Popular - Retalhos do chão, do corpo e do céu (2013/60 min), de Luis Henrique Mioto.

-20h: Londrina Documental (68 min) - Zé Bento, o amigo de Mário de Andrade (2003/13 min), de Luciano Pascoal; Nem todos que estão são, nem todos que são estão (5 min), das Oficinas Kinoarte; Rotundus (2005/5 min), de Luciano Pascoal/Oficinas Kinoarte; Paulo Menten (2009/9 min), de Wagner Munhê; Galeria (2010/15 min), de Evelyssa Sanches; Mauro Montezuma - vida e obra (2012/4 min), de Ian e Eik Sorgi; Nanuk (2013/17 min), de José Dias Lima. Apresentação e Mediação: Rodrigo Grota. Debate: Ian Sorgi, José Dias Lima, Luciano Pascal e Wagner Munhê.

Sábado
-16h: Curtas Infanto-juvenis (52 min) - João Pipoca (2004/20 min), de Anderson Craveiro; Os olhos não têm cerca (2010/9 min), das Oficinas Kinoarte; Meia noite meia (2011/14 min), das Oficinas Kinoarte; Prova de coragem (2013/9 min), das Oficinas Kinoarte.

-18h: Londrina Sombria (58 min) e O Quinto Postulado (2006/15 min), de Rodrigo Grota; Venha ver o pôr do sol (2012, 12 min), das Oficinas Kinoarte; Bosque Vermelho (2013/8 min), das Oficinas Kinoarte/Mostra Londrina de Cinema/Cine Guerrilha; Lucidez (2013/8 min), de Miriam Kimura; O Castelo (2013/15 min), de Rodrigo Grota. Apresentação e Mediação: Rodrigo Grota. Debate: Carlos Fofaun Fortes e Miriam Kimura.

-20h: Londrina Sonora (48 min) - O violeiro de Lerroville (2013/9 min), de Carlos Fofaun Fortes; California Soul (2013/12 min), de Artur Ianckievicz; Jardim Tókio (2013/15 min), de Rodrigo Grota; Parque Guanabara (2013/12 min), de Guilherme Peraro. Apresentação e Mediação: Rodrigo Grota. Debate: Carlos Fofaun Fortes, Artur Ianckievicz e Guilherme Peraro.
Domingo

-18h: Londrina Contemporânea (50 min) - Londrina em três movimentos (2004/15 min), de Rodrigo Grota; Sylvia (2013/17 min), de Artur Ianckievicz; Rubras Mariposas (2013/18 min), de Anderson Craveiro. Apresentação e Mediação: Rodrigo Grota. Debate: Anderson Craveiro e Artur Ianckievicz.
-20h: Londrina Imaginária (48 min) - Satori Uso (2007/17 min), de Rodrigo Grota; Booker Pittman (2008/15 min), de Rodrigo Grota; Haruo Ohara (2010/16 min), de Rodrigo Grota. Apresentação e Mediação: Rafael Ceribelli. Debate: Rodrigo Grota (diretor).


domingo, 20 de julho de 2014

MÚSICA SERTANEJA PERDE CANTOR GOIANO

O cantor sertanejo de raiz Valdomiro Neres Ferreira, mais conhecido como Goiano, morreu na tarde desta sexta-feira (18), às 17h, vítima de problemas no fígado, na cidade de Pinhalzinho, no interior de São Paulo.

Natural da cidade Sítio d'Abadia, no interior de Goiás, ele morava em uma chácara em Pinhalzinho, a 114km da capital paulista, onde está sendo velado, e será enterrado neste sábado (19), às 15h.

Goiano começou sua carreira em 1978, ao lado de Valdo da Viola, quando formaram a dupla Neres e Nerinho. Os dois não chegaram a gravar nenhum disco e Goiano se juntou ao músico João Roberto Alonso e formaram a dupla Goiano e Paranaense.

CINEMA PERDE JAMES GARNER, DE GRAND PRIX

REUTERS/Lucy Nicholson/Files
REUTERS/Lucy Nicholson/Files /

 

O ator americano James Garner, astro da série de TV "Maverick" e de filmes como "Fugindo do Inferno", "Grand Prix", "Victor ou Victória?" e "O Romance de Murphy", morreu aos 86 anos.

Garner teve uma carreira premiada, recebendo seu primeiro Globo de Ouro em 1958, como Nova Estrela daquele ano. O reconhecimento veio quando dava vida ao personagem que marcou sua carreira: Bret Maverick, na série de comédia 'western' "Maverick", que ficou no ar entre 1957 e 1960.

Em 1994, Garner estrelou filme que Mel Gibson protagonizou, interpretando Bret Maverick.
O ator foi indicado uma vez ao Oscar, por seu papel de protagonista em "O Romance de Murphy", em 1985. Também venceu outros dois Globos de Ouro por participação em série de TV.

Outro de seus sucessos foi a série "The Rockford Files" (no Brasil exibida como "Arquivo Confidencial", em que vivia o protagonista. Pelo papel, Garner ganhou um Globo de Ouro em 1977.

GP DA ALEMANHA É MARCADA POR PERFORMANCE ESPETACULAR DE HAMILTON

Na disputa interna da Mercedes, foi a vez de Nico Rosberg vencer em casa neste domingo, no GP da Alemanha de Fórmula 1, assim como fizera Lewis Hamilton na Inglaterra, há duas semanas. De ponta a ponta, o piloto alemão conquistou sua quarta vitória na temporada e sustentou a primeira colocação do campeonato, seguido de perto pelo companheiro de equipe, que foi o terceiro no Circuito de Hockenheim. O finlandês Valtteri Bottas chegou em segundo. Felipe Massa, seu companheiro de Williams, bateu na largada e não completou a prova.

Apesar da vitória de Rosberg, o grande destaque da prova foi mesmo Hamilton. O inglês largou em 20º após ter problemas no treino classificatório e trocar a caixa de câmbio. Em uma corrida de recuperação, ele empilhou diversas ultrapassagens e, apesar de três paradas nos boxes, colou nos líderes e esteve perto de desbancar Bottas nas voltas finais.

Os pilotos da Fórmula 1 voltam à pista já no próximo fim de semana para o GP da Hungria, no Circuito de Budapeste, no dia 27.

 

1.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), em 1h33min42s914

2.º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 20s789

3.º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 22s530

4.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 44s014

5.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 52s467

6.º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 52s549

7.º - Nico Huelkenberg (ALE/Force India), a 1min04s178

8.º - Jenson Button (ING/McLaren), a 1min24s711

9.º - Kevin Magnussen (DIN/McLaren), a 1 volta

10.º - Sergio Perez (MEX/Force India), a 1 volta

11.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 1 volta

12.º - Pastor Maldonado (VEN/Lotus), a 1 volta

13.º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 1 volta

14.º - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), a 1 volta

15.º - Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 1 volta

16.º - Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), a 2 voltas

17.º - Max Chilton (ING/Marussia), a 2 voltas

18.º - Marcus Ericsson (SUE/Caterham), a 2 voltas


Não completaram a prova:

Felipe Massa (BRA/Williams)

Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)

Adrian Sutil (ALE/Sauber)

sábado, 19 de julho de 2014

EDUCADOR E FICCIONISTA RUBEM ALVES MORRE AOS 80 ANOS

 
Divulgação /

 

O escritor Rubem Alves, 80, morreu neste sábado (19), às 11h50, por falência múltipla de órgãos. Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Centro Médico de Campinas (a 93 km de São Paulo) e, segundo boletim médico, tinha apresentado agravamento das funções renais e pulmonares na sexta (18).

Rubem Alves nasceu em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1933, e morava em Campinas, onde mantinha um instituto para promover a inserção social por meio da educação. O Instituto Rubem Alves também dá assistência a educadores.

Sua obra literária aborda temas como filosofia, teologia e educação. Ele também já publicou livros da ficção infantojuvenis, como "A Pipa e A Flor" e "A Volta do Pássaro Encantado".

Foi colunista da Folha de S.Paulo em três oportunidades: entre 1982 e 1985, entre 2002 e 2005, e entre 2005 e 2011.

TREINO PARA O GP DA ALEMANHA TEM BATIDA DE HAMILTON E OUTRA POLE DE ROSBERG

Getty Images
Fórmula 1 Automobilismo treino Alemanha Nico Rosberg 19/07/2014
 
Após Lewis Hamilton deixar o treino classificatório ainda no Q1 por conta de um acidente, Nico Rosberg não teve problemas para garantir a pole position no GP de Hockenheim, na Alemanha, neste sábado. Pilotando em casa, o germânico da Mercedes garantiu a primeira posição no grid com o tempo de 1m16s540 sem ser incomodado em qualquer momento no Q3.

Logo após o líder do Mundial de pilotos da Fórmula 1, apareceram as duas Williams. Valteri Bottas, da Williams, ficou em segundo, com uma diferença de 0,219 segundos para Rosberg. O brasileiro Felipe Massa apareceu na terceira colocação.

Veja o resultado do treino classificatório para o GP da Alemanha de F-1:
1: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min16s540
2: Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min16s759
3: Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min17s078
4: Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - 1min17s214
5: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min17s273
6: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min17s577
7: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min17s649
8: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - 1min17s965
9: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min18s014
10: Sergio Pérez (MEX/Force India) - 1min18s035
11: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min18s193
12: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min18s273
13: Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min18s285
14: Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min18s893
15: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - sem tempo
16: Adrian Sutil (ALE/Sauber) - 1min19s142
17: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - 1min18s787*
18: Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1min19s676
19: Pastor Maldonado (VEN/Lotus) - 1min20s195
20: Kamui Kobayashi (JAP/Caterham) - 1min20s408
21: Max Chilton (ING/Marussia) - 1min20s489
22: Marcus Ericsson (SUE/Caterham) - sem tempo
*Punido com a perda de três posições

sexta-feira, 18 de julho de 2014

OLODUM TOCA EM AGOSTO NA HOMENAGEM AOS HEROIS DA REVOLTA DOS BUZIOS




A OBRA DE JOAO UBALDO RIBEIRO

Entre as principais obras de João Ubaldo Ribeiro estão Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1984) e O Sorriso do Lagarto (1989). João Ubaldo Ribeiro recebeu, em 2008, o Prêmio Camões, concedido pelos governos de Portugal e do Brasil, para autores que contribuem para o enriquecimento da língua portuguesa.

Ribeiro também venceu, por duas vezes, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Em 1972, conquistou o Jabuti de Melhor Autor, por Sargento Getúlio. Em 1984, venceu na categoria Melhor Romance, com Viva o Povo Brasileiro.

Principais obras

- Sargento Getúlio (1971)
- Viva o Povo Brasileiro (1984)
- O Sorriso do Lagarto (1989)



Principais prêmios

- Prêmio Jabuti (1972) - Melhor Autor, com Sargento Getúlio
- Prêmio Jabuti (1984) - Melhor Romance, com Viva o Povo Brasileiro
- Prêmio Camões (2008) - Contribuição à língua portuguesa

LITERATURA BRASILEIRA PERDE JOAO UBALDO RIBEIRO

A notícia triste desta manhã e que acomete nossa cultura é o falecimento do consagrado escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos.

Nascido na ilha de Itaparica (BA) em 23 de janeiro de 1941, Ubaldo formou-se em direito na Universidade da Bahia, mas jamais exerceu a profissão. Escreveu seu primeiro livro, "Setembro Não Tem Sentido", aos 21 anos. O segundo foi "Sargento Getúlio" (1971), uma de suas obras mais célebres, que lhe deu seu primeiro prêmio Jabuti, em 1972 -o segundo viria por "Viva o Povo Brasileiro".

Ubaldo também trabalhou como jornalista no "Jornal da Bahia" e foi colunista de diversos jornais no Brasil e no exterior.

Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 7 de outubro de 1993, tornando-se o sétimo ocupante da cadeira nº 34, na sucessão de Carlos Castello Branco.

Em 2008, venceu o Prêmio Camões, principal premiação da língua portuguesa.

O corpo será velado na sede da ABL, no centro do Rio, a partir das 10h. Pela tradição, membros da Academia Brasileira de Letras são velados na sede da ABL e enterrados no mausoléu da entidade, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul da cidade.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O QUE VEM POR AÍ NO FILO 2014

Espetáculos nacionais:-Alphonsus – Lume Teatro (Campinas-SP)
-Antes da chuva – Cia. Cortejo (Três Rios-RJ)
-As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo – Cia. Provisório-Definitivo (SP)
-As tramoias de José na cidade labiríntica – Grupo Obragem de Teatro (Curitiba)
-A vida é arte e convidados - Marcos Silva (Londrina)
-Bagaça Registrada - Triolé Cultural (Londrina)
-Experimental 20 Anos - Companhia Experimental – (Recife-PE)
-Corsários Inversos – Grupo Mosaico Cultural (Porto Alegre-RS)
-Estapafúrdias – Cia. Cirko Volante (Sumaré–SP)
-Little Boy - Jameson's Company/Artes Cênicas da UEL (Londrina)
-Marias da Luz – Cia. As Graças – (SP)
-Negrinha – Coletivo Em Cor (SP)
-Números – Cia Os Palhaços de Rua (Londrina)
-O fio de Ariadne – Grupo AARPA (Londrina)
-O gigante egoísta – Artesanal Cia. de Teatro (RJ)
-O olhar de Neuza – Cia do Abração (Curitiba)
-Primeiro amor – Ana Kfouri (RJ)
-Primus – Boa Companhia (Campinas-SP)
-Raízes e Copas – Grupo Talvez Quinta – Artes Cênicas UEL (Londrina)
-Recordações do tempo em que tinha boca – Grupo Láchesis – Artes Cênicas da UEL (Londrina)
-Sonho de uma noite de verão – Cia. FarsaCena (RJ)

Espetáculos internacionais:
-Black Madonna – Maureen Fleming Company (EUA)
-Clown’s houses - Merlin Puppet Theatre (Alemanha)
-Diagnóstico: Hamlet – Companyia Pelmànec (Espanha)
-Fuera – Cia. Projeto María Peligro (Argentina/Bélgica)
-La función por hacer – Kamikaze Producciones (Espanha)
-Las tres hermanas – Rey Marciali Producciones (Argentina)
- L’École des ventriloques - Compagnie Point Zero (Bélgica)

segunda-feira, 14 de julho de 2014

PENSAMENTO E FRASES DE NADINE GORDIMER

"Eu não consigo viver com alguém que não consiga viver sem mim."


"A poesia é ao mesmo tempo um esconderijo e um altifalante."

"A arte desafia a derrota pela sua própria existência, representando a celebração da vida, apesar de todas as tentativas para degradá-la e destruí-la."

"A solidão da escrita é muito assustadora. Está muito perto da loucura, desaparecemos por um dia e perdemos o contacto."

NOBEL, ESCRITORA SUL AFRICANA NADINE GORDIMER MORRE AOS 90 ANOS

A escritora sul-africana, Nadine Gordimer, morreu na noite deste domingo (13).

A escritora foi uma das mais importantes vozes contra o apartheid na África do Sul e, a maior parte dos seus mais de 30 livros, foi focada na situação social do país durante esse período.

Gordimer ganhou um prêmio Nobel de Literatura em 1991 pelo conjunto da obra. Na época, o comitê responsável pela premiação declarou que a escritora trouxe "através de sua escrita épica, grandes benefícios para a humanidade".

Ela também recebeu o Booker Prize de 1974 e, mais recentemente, a premiação Legião da Honra, na França. (ANSA)



MORRE A CANTORA VANGE LEONEL

Morreu nesta segunda-feira (14) a cantora e escritora Vange Leonel, aos 51 anos. Ela estava internada no Hospital Santa Isabel, em São Paulo.

  Maria Evangelina Leonel Gandolfo fez parte da banda de rock Nau, com a qual lançou disco em 1987.

Dois anos depois, o grupo acabou.

O sucesso veio com a carreira solo, em 1991. A música "Noite preta" fazia parte do disco “Vange” e foi incluída na trilha sonora da novela "Vamp", da TV Globo.
 
O CD marcou o início da parceria artística com a jornalista Cilmara Bedaque. Ela foi também casada com Vange.

Além de escrever livros e ser ativista LGBT, Vange roteirizou a peça “As sereias de Rive Gauche”, baseada em um de seus livros. Publicou ainda “Lésbicas” (1999), “Girls – Garotas iradas” (2001) e “Balada para as meninas perdidas” (2003).



Vange Leonel no clipe da música 'Noite preta', seu maior sucesso (Foto: Divulgação)Vange Leonel no clipe da música 'Noite preta', seu maior sucesso

MEMÓRIA: MAYA ANGELOU

A poeta e ativista Maya Angelou participa da Convenção Nacional do Partido Democrata em Boston em 27 de julho de 2004 (Foto: Gary Hershorn/Reuters)A poeta e ativista Maya Angelou participa da Convenção Nacional do Partido Democrata em Boston em 27 de julho de 2004 (Foto: Gary Hershorn/Reuters)



 Maya Angelou nasceu em St. Louis, Missouri, nos EUA. Ela também trabalhou como cantora, dançarina, atriz, dramaturga e compositora. A artista ganhou o Grammy e outros prêmios em diversas áreas artísticas. Ela teve uma infância pobre, na época de alta segregação racial nos EUA. Ainda aos 17 anos, ela se formou na escola e teve um filho, Guy. Nesta época, começou a trabalhar e foi a primeira motorista negra em San Francisco, segundo o Poetry Foundation.

Como escritora, sua obra tem forte marca autobiográfica. Maya foi aclamada já em seu primeiro livro, a autobiografia "I know why the caged bird sings" (1969), que fez dela uma das primeiras escritoras negras a ter um best-seller nos Estados Unidos.

Na obra, ela se lembra de que, quando tinha apenas sete anos de idade, foi estuprada pelo namorado da mãe. O homem acabou sendo morto pelos tios de Maya, que se sentiu responsável pelo desfecho do episódio e passou os próximos cinco anos sem falar qualquer palavra.
A poeta Maya Angelou recebe Presidential Medal of Freedom, a mais alta condecoração civil americana, das mãos de Barack Obama, na Casa Branca, em cerimônia no dia 15 de fevereiro de 2011 (Foto: Larry Downing/Reuters)Maya Angelou recebe a Presidential Medal of
Freedom das mãos de Barack Obama (Foto: Larry Downing/Reuters)


 Maya Angelou fez parte do comitê de dois presidentes dos Estados Unidos: Gerald Ford em 1975 e Jimmy Carter em 1977. Em 2000, ela recebeu a Medalha Nacional das Artes do então presidente do país, Bill Clinton. Em 2010, foi recebeu, das mãos do presidente dos EUA, Barack Obama, a mais alta condecoração civil americana, a "Presidential Medal of Freedom".

Em seu discurso na cerimônia, Obama afirmou: "Com sua poesia ascendente, sua prosa elevada e seu domínio de diversas formas de arte, a doutora Angelou falou à consciência da nossa nação. Suas palavras comoventes nos ensinaram como alcançar [o que queremos] mesmo em meio ao separatismo e honraram a beleza de nosso mundo".

No início de sua fala, Obama lembrou-se da história trágica de Maya e de como a autora foi uma influência em sua família. "Quando era uma garotinha, Marguerite Ann Johnson sofreu trauma e abuso, que a levaram a ficar muda", afirmou. "Mas, como performer, e finalmente como escritora, poeta, Maya Angelou encontrou a sua voz própria. É uma voz que falou a milhões, incluindo minha mãe, e esse é o motivo pelo qual minha irmã recebeu o nome de Maya."

Maya morreu em maio deste ano, aos 86 anos.

SABER AULAS PARTICULARES


ALEMANHA RECEBE TAÇA E JOGADORES EXTRAVASAM NO MARACANÃ

 
 
 
 

domingo, 13 de julho de 2014

GOETZE MARCA NA PRORROGAÇÃO E ALEMANHA É CAMPEÃ NO BRASIL

Goetze marca e Alemanha adianta-se no marcador na prorrogação.

Defesa argentina foi apanhada em contra-ataque, aos 113 minutos e Messi se apagou no jogo.

A Argentina ainda teve a chance de 2 gols, um com lance de Messi.

E a própria Alemanha ainda chutou 2 vezes também a gol, tudo no segundo tempo da prorrogação.


Argentina perdeu na final do Maracanã e Alemanha é campeã da Copa 2014 no Brasil.



MUNDO ERUDITO: MORRE MAESTRO LORIN MAAZEL

O diretor de orquestra Lorin Maazel morreu neste domingo aos 84 anos na Virgínia, nos Estados Unidos, vítima de uma pneumonia. Nascido em Paris em 6 de março de 1930, Maazel também ficou conhecido como compositor.

Ao longo de sua carreira, foi diretor-geral da Ópera estatal de Viena, diretor musical da Rádio Sinfônica de Berlim, da Orquestra Sinfônica da Rádio da Bavária, da Sinfônica de Pittsburgh, da Orquestra de Cleveland, da Filarmônica de Munique e da de Nova York.

Sua primeira ópera - baseada no livro "1984" de George Orwell - teve sua première na Royal Opera House. Maazel fundou o Festival Castleton em sua fazenda na Virgínia, junto com sua mulher, em 2009. O evento conta com concertos anuais e seminários.

RITMO E VIRTUOSISMO DE CARLINHOS BROWN E SANTANA MARCAM FINAL DA COPA 2014



 
 


 


 
 
 

IMAGENS DA FESTA DE ENCERRAMENTO DA COPA NO BRASIL







 


 




150 ANOS DO NASCIMENTO DE ALBERTO NEPOMUCENO

Alberto Nepomuceno, compositor, organista, pianista e professor, nasceu em Fortaleza, Ceará, em 06 de julho de 1864 e faleceu no Rio de Janeiro em 16 de outubro de 1920. Iniciou sua carreira musical em Recife, onde, aos 18 anos de idade, já era diretor musical do Clube Carlos Gomes. Estudou com Terziani na Academia de Santa Cecília de Roma. Mais tarde, com bolsa de estudo do Governo Brasileiro, transferiu-se para Berlim, onde estudou no Conservatório Stern. Posteriormente, estudou órgão em Paris. Iniciou suas atividades pedagógicas no Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, em 1895. Foi regente da Sociedade de Concertos Populares.



Sua Série Brasileira foi estreada em 1897, marcando momento importante do grande nacionalismo brasileiro, pela utilização de temas do populário nacional e pelo clima brasileiro obtido na composição. Nepomuceno é considerado o pai da canção de câmara brasileira, tendo insistido na necessidade de utilização do idioma nacional na música de concerto, como mais uma forma de nacionalizar a linguagem musical. Foi escolhido como patrono da cadeira nº 30 da Academia Brasileira de Música.

Obras principais

Música dramática: A Cigarra, 1911; A Pastoral, 1902; Abul, 1899-1905; Ártemis, 1898; Electra, versão 1894; O Garatuja, 1904-1920 (inacabada); Porangaba, 1887-1889.

Música orquestral: Marcha Fúnebre, 1887; Prière, 1887; Suíte da ópera Porangaba, 1887; Rhapsodie brésilienne, 1887; Scherzo vivace; Suíte Antiga; Sinfonia em sol menor; Spimlied, 1893; Largo e ofertório, para órgão e orquestra, 1896; Série brasileira; Andante expressivo; Serenata, 1902; Seis valsas humorísticas, para piano e orquestra, 1903; O Garatuja, 1904; Suíte da ópera Abdul, 1906; Romance e tarantela, para violoncelo e orquestra, 1908, Iriel, 1916.

Música de câmara: Trio, para piano, violino e violoncelo, 1916; Quarteto, 1889; Quarteto nº 1, 1890; Quarteto nº 2, 1890; Quarteto nº 3, 1891.

Música para piano: A brasileira; Anelo, 1894; Barcarola, 1906; Berceuse, 1890; Brincando, 1906; Cloche de Noël, 1916; Dança de negros, 1887; Dança, 1906; Diálogo, 1894; Folhas d'álbum (6), 1891; Galhofeira, 1894; Improviso, 1904; Líricas nº 1, 1895; Líricas nº 2, 1895; Mazurca em ré menor, 1890; Mazurca nº 1, 1887; Melodia, 1906; Ninna nanna, 1890; Noturno nº 1, 1910; Noturno nº 2, 1912; Noturno, 1907; Prece, 1887; Quatro peças infantis, 1903; Devaneio, 1904; Scherzo fantástico, 1887; Seis valsas humorísticas; Série Brasileira, 1908; Sinfonia em sol menor, 1908; Sonata, 1893; Suíte antiga, 1893; Tema e variações em lá maior, 1902; Une fleur (romance), 1891; Valsa da cigarra, 1911; Valsa, 1894; Valse impromptu, 1893; Variações sobre um tema original, 1902.

Para órgão: Orgelstück, 1893; Prelúdio e fuga, 1894; Comunhão, 1895; Sonata, 1895; Ofertório, 1902; Prelúdio e fuga, 1912.