domingo, 2 de novembro de 2025

GILBERTO GIL: DISCO RAÇA HUMANA GANHA RELEITURA COM NOVA GERAÇÃO DE MÚSICOS

Raça Humana é um álbum lançado por Gilberto Gil em 1984. Seus principais sucessos foram "Pessoa Nefasta", "Índigo Blue", "Tempo Rei" e "Vamos Fugir", esta composta em parceria com o produtor Liminha e sucesso também vinte anos depois, quando regravada pela banda mineira Skank

50 ANOS DEPOIS, SECOS & MOLHADOS SE REENCONTRAM PARA NOVO CLIPE

Ney Matogrosso, Gerson Conrad e os músicos que participaram da formação clássica do Secos & Molhados, como Emílio Carrera e Willy Verdaguer, se reencontraram 50 anos depois para a gravação de um novo clipe e uma série documental. O reencontro marca as comemorações do cinquentenário do lançamento do primeiro e icônico álbum da banda, de 1973.

REFERENCIA NO MOVIMENTO NEGRO, ADENILDE PETRINA BISPO MORRE EM JUIZ DE FORA

Foi sepultada na manhã desta sexta-feira (31), no Cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora, a professora, radialista e referência na liderança comunitária e no movimento negro, Adenilde Petrina Bispo. Ela morreu na quinta-feira (30), aos 73 anos, e estava em tratamento contra um câncer de mama. Nos últimos anos, a educadora se destacou com as ações do Coletivo Vozes da Rua, com trabalho junto aos jovens da periferia de Juiz de Fora.

PERFIL DO DIRETOR TEATRAL JOSÉ ANTONIO TEODORO

No final da década de 1970, Londrina viu surgir essa figura que mais tarde seria reconheccida como um dos nomes mais influentes da cena teatral da cidade. Jovem, intenso, esteta por convicção, ele se aproximou do teatro como quem encontra um chamado inevitável. E respondeu a ele com a coragem e sonhos. Em 1978, Teodoro criou e passou a dirigir o grupo Delta de teatro. No ano seguinte, fundou o Bar Valentino, na avenida Bandeirantes, em uma icônica casa de madeira. Além da atuação no teatro, Théo, como era chamado pelos mais próximos, foi professor, pesquisador, cinéfilo apaixonado por Fellini e Woody Allen, e leitor voraz. Em seu modo de fazer e pensar teatro, admitiu a influência do diretor paulistano Antunes Filho. Encantava seus atores e alunos com a síntese, a originalidade e o poder artístico de suas ideias. Deixou sua assinatura definitiva, moldando o teatro londrinense com um olhar sensível e profissionalizante. Sua primeira montagem, em 1978, foi Os Filhos de Kennedy, de Robert Patrick. Sua breve, porém impressionante trajetória, foi coroada em 1987 com o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), na categoria de Diretor Revelação, por sua impactante versão de Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues. Uma indicação ao Prêmio Mambembe no mesmo ano consagrava o que já se sabia nos bastidores: José Antonio Teodoro era um talento de dimensão nacional. Mas sua maior virtude talvez tenha sido a generosidade. Era rígido nos ensaios, detalhista ao extremo, intolerante com improvisos descuidados, mas afável e encantador nos bastidores. Criava com disciplina, mas também com paixão. Ensinava teoria como quem conta histórias. Sua morte precoce, aos 34 anos, em 04 de agosto de 1987, interrompeu uma trajetória que ainda prometia muito. Mas suas ideias e montagens ainda são lembradas nos palcos e na memória de muitos. Fontes: Maurício Arruda Mendonça, blog Epigrafias. 2009 / Francismar Lemes, Folha de Londrina. 30 dez. 2007 / Acervo Londrina Histórica.

sábado, 1 de novembro de 2025

LONDRINA: GABRIELA CATAI LANÇA NOVO ALBUM MUSICAL NA VILA TRIOLÉ CULTURAL

Cantora, Atriz e produtora. Professora de Canto e Técnica Vocal. Integrante da Banda Cluster Sisters. Sócia-proprietária da Alavanca Produções Artísticas e Escola de Música Canto da Lira.

ADILSON JOSÉ MOREIRA VENCE PREMIO JABUTI COM LIVRO SOBRE LETRAMENTO RACIAL

Adilson José Moreira é um jurista brasileiro, professor e pesquisador da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. Considerado um dos maiores juristas do Brasil, formou-se doutor em direito pela Universidade Harvard, onde estudou direito antidiscriminatório.

ATOR MATHEUS NACHTERGAELE SERÁ HOMENAGEM NO FESTIVAL CURTA SE

Matheus Nachtergaele é um ator, diretor e autor brasileiro. Nachtergaele é ganhador de vários prêmios, incluindo cinco Prêmios APCA, três vezes o Grande Otelo, dois Prêmios Guarani e três Prêmios

LILIA CABRAL VIVERÁ RITA LEE EM PEÇA TEATRAL

Lilia Cabral vai viver Rita Lee em peça sobre últimos anos da cantora. A atriz Lilia Cabral deve interpretar Rita Lee na peça "Rita Lee: Balada da Louca", prevista para estrear em 2026 em São Paulo

SOBRE TOM JOBIM: RUY CASTRO CONQUISTA LIVRO DO ANO NO PREMIO JABUTI

MÚSICAS DE CRIOLO, EMICIDA, SEU JORGE E LUIZ GONZAGA NAS PROVAS DO ENEM

FESTIVAL CURTA SE RECEBE ALICE CAYMMI

Alice Malaguti Caymmi, mais conhecida como Alice Caymmi, é uma cantora e compositora brasileira. Ela é neta de Dorival Caymmi, filha de Danilo e Simone Caymmi e sobrinha de Nana e Dori Caymmi.

DANIELA ARBEX VENCE O PREMIO JABUTI

REVISTA DA ACADEMIA DE LETRAS E CULTURA DA BAHIA DESTACA O ARTIGO DE ALDO MORAES SOBRE A PNAB

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) é uma política permanente de fomento à cultura no Brasil, instituída pela Lei nº 14.399/2022, que se tornou uma continuidade da Lei Aldir Blanc (emergencial) e da Lei Paulo Gustavo. Seu objetivo é estruturar o financiamento cultural federativo, garantindo recursos contínuos da União para estados, municípios e Distrito Federal para apoiar artistas, espaços culturais e projetos locais de forma descentralizada e continuada.
Aldo Moraes é Músico, escritor, jornalista (MTB 0010993/PR). Fundador do batuque na caixa. Ex-secretário de cultura. Agente territorial do MinC e Funcap/SE

DIREÇÃO DE ANTONIO PITANGA: A FORÇA HISTÓRICA DO FILME MALÊS

Um casal é separado após serem arrancados de sua terra natal na África e trazidos para o Brasil à força como escravizados. Enquanto lutam para sobreviver e tentar se reencontrar, ambos se envolvem no levante dos Malês.

200 ANOS: CEMITÉRIO É ENCONTRADO COM MAIS DE 100 MIL CORPOS DE PESSOAS ESCRAVIZADAS

Um antigo cemitério localizado abaixo de um estacionamento no centro de Salvador, que serviu para o enterro de pessoas escravizadas e marginalizadas entre os séculos 17 e 19, abriga mais de 100 mil corpos, segundo levantamento apresentado ao MP-BA (Ministério Público da Bahia) na última semana.

MUNDO DO JAZZ: MORRE JACK DEJOHNETTE

Morreu o baterista Jack DeJohnette, um dos mais celebrados da história do jazz. Tinha 83 anos. Nascido em Chicago em 1942, Jack DeJohnette começou a tocar bateria na adolescência, começando por acompanhar os discos de jazz do seu tio, Roy Wood, que foi o primeiro locutor negro numa rádio de Chicago para brancos, ainda no tempo da segregação. Mais tarde, enamorou-se pela música de Sun Ra, tocando algumas vezes com a Arkestra. O primeiro grande pico da sua carreira deu-se no início dos anos 60 quando, num espetáculo em Chicago, substituiu o baterista Elvin Jones - do conjunto de John Coltrane - durante três canções. “Foi uma experiência física e espiritual imensa”, contou, em 2011, ao Museu Smithsonian. Ao longo da sua carreira, trabalhou com Sonny Rollins, Pat Metheny ou Ravi Coltrane, e venceu dois prémios Grammy: um para Melhor Álbum New Age, por “Peace Time”, em 2008, e outro por Melhor Álbum Jazz Instrumental, em 2022, por “Skyline”, num trio com Gonzalo Rubalcaba e Larry Grenadier.