O que é o Centro Nacional de Folclore e Cultural Popular (CNFCP)?
É uma instituição pública vinculada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC).
Herdeira da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro (CDFB), foi criada em 1958.
Tem por missão formular, fomentar e executar programas e projetos em nível nacional voltados para a pesquisa, documentação, difusão e apoio a expressões das culturas populares brasileiras.
Baixe no link
http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=29
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
segunda-feira, 30 de junho de 2014
SELEÇÃO DE ENTIDADES PARA PROGRAMA DE HABITAÇÃO SOCIAL
O Ministério das Cidades prorrogou nesta segunda-feira (09/06), por 30 dias, o calendário de Habilitação de Entidades de 2014. A alteração foi realizada por meio da portaria nº 306 publicada no Diário Oficial da União. As entidades privadas sem fins lucrativos têm até o dia quatro de julho para se habilitarem em programas de habitação de interesse social.
Após a habilitação, as entidades passam a ser credenciadas junto ao Ministério das Cidades, o que permite a atuação como Entidades Organizadoras (EO) no âmbito dos programas de habitação de interesse social direcionados ao atendimento da demanda organizada. São programas que possuem recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) ou do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Por este motivo, as entidades devem comprovar sua regularidade institucional e qualificação técnica.
A habilitação das entidades para acesso aos recursos do programa Minha, Casa, Minha Vida na modalidade Entidades requer os seguintes procedimentos: acesse o sistema do Ministério das Cidades, obtenha um número de protocolo e entregue a documentação na Caixa Econômica Federal até o dia 04 de julho de 2014.
O Ministério das Cidades, por meio da portaria nº 247, de 06 de maio de 2014, apresentou as condições gerais para habilitação e requalificação de entidades privadas sem fins lucrativos, como Entidades Organizadoras, no âmbito dos programas de habitação de interesse social sob a gestão do ministério.
Esta portaria instituiu o Manual de Instruções para habilitação em 2014 e definiu que a habitação das Entidades Organizadoras realizada em 2012 terá o prazo de validade estendido até 31 de março de 2015, mas passando a ter sua abrangência revista.
Mais: www.cidades.gov.br
Após a habilitação, as entidades passam a ser credenciadas junto ao Ministério das Cidades, o que permite a atuação como Entidades Organizadoras (EO) no âmbito dos programas de habitação de interesse social direcionados ao atendimento da demanda organizada. São programas que possuem recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) ou do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Por este motivo, as entidades devem comprovar sua regularidade institucional e qualificação técnica.
A habilitação das entidades para acesso aos recursos do programa Minha, Casa, Minha Vida na modalidade Entidades requer os seguintes procedimentos: acesse o sistema do Ministério das Cidades, obtenha um número de protocolo e entregue a documentação na Caixa Econômica Federal até o dia 04 de julho de 2014.
O Ministério das Cidades, por meio da portaria nº 247, de 06 de maio de 2014, apresentou as condições gerais para habilitação e requalificação de entidades privadas sem fins lucrativos, como Entidades Organizadoras, no âmbito dos programas de habitação de interesse social sob a gestão do ministério.
Esta portaria instituiu o Manual de Instruções para habilitação em 2014 e definiu que a habitação das Entidades Organizadoras realizada em 2012 terá o prazo de validade estendido até 31 de março de 2015, mas passando a ter sua abrangência revista.
Mais: www.cidades.gov.br
PERFIL: UNIÃO NACIONAL POR MORADIA POPULAR
A UNMP iniciou sua articulação em 1989 e consolidou-se a partir do processo de coletas de assinaturas para o primeiro Projeto de Lei de Iniciativa Popular que criou o Sistema, o Fundo e o Conselho Nacional por Moradia Popular no Brasil (Lei 11.124/05). Com esta tarefa os movimentos de moradia do Estado do Paraná, São Paulo e Minas Gerais iniciam com objetivo de articular e mobilizar os movimentos de moradia, lutar pelo direito à moradia, por reforma urbana e autogestão e assim resgatar a esperança do povo rumo a uma sociedade sem exclusão social. Sua atuação se dá nas áreas de favelas, cortiços, sem-teto, mutirões ocupações e loteamentos.
Passados 19 anos, a atuação do movimento com essas propostas estão localizadas em 19 Estados brasileiros (ver anexo 1). Sua forma de organização tem uma forte influência da metodologia das Comunidades Eclesiais de Base, de onde se originam grandes partes de suas lideranças. Trabalha-se com grupos de base nas regiões metropolitanas e se articulam regionalmente nos principais pólos dos estados. Os estados são representados na instância nacional.
Sempre defendendo a proposta autogestionária, o direito à moradia e à cidade e a participação popular nas políticas públicas e radicalmente contra os despejos, a UNMP organiza-se em torno desses princípios comuns que se traduzem em reivindicações, lutas concretas e propostas dirigidas ao poder público nas três esferas de governo. Nesse sentido, tem enfrentado as diferentes gestões, ao longo desse tempo, buscando a negociação e a ação propositiva, sem deixar de lado as ferramentas de luta e pressão do movimento popular.
A UNMP tem sido fundamental para a articulação e propostas habitacional no âmbito do Governo Federal, tendo participado da mobilização e conquista da inclusão do direito à moradia na Constituição, da aprovação do Estatuto das Cidades e da realização da Conferência das Cidades, tendo elegido 6 titulares e 5 suplentes para o Conselho nacional das Cidades para o período 2008-2010.
Desde a nossa fundação houve uma preocupação de obtermos parcerias em prol do fortalecimento e da capacitação dos atores que lutam para aquisição da moradia digna. Esta reivindicação é legitima e, para isso, realizamos várias caravanas à Brasília, várias ocupações e propostas de políticas habitacionais tanto no Parlamento e no Executivo do nosso país.
Em 2004 e 2005, a UNMP participou do processo de construção, junto ao governo federal,de um novo Sistema Nacional de Habitação, que incorpore as propostas desenvolvidas no projeto de lei do Fundo Nacional de Moradia Popular. Em 2004, a UNMP conquistou o financiamento junto ao Ministério das Cidades, para construção de moradias através da autogestão através do Programa Crédito Solidário. Em 2007, lutamos pelo acesso direto aos recursos do FNHIS, que deve se concretizar ainda neste 1º. Semestre de 2008, através do Programa Produção Social da Moradia.
Organização da Entidade
A União Nacional por Moradia Popular se organiza a partir da base nos Estados, articulando movimentos populares de moradia, em suas diversas expressões – movimentos de sem-teto, cortiços, favelas, loteamentos, mutirões, ocupações – no Brasil.
Passados 19 anos, a atuação do movimento com essas propostas estão localizadas em 19 Estados brasileiros (ver anexo 1). Sua forma de organização tem uma forte influência da metodologia das Comunidades Eclesiais de Base, de onde se originam grandes partes de suas lideranças. Trabalha-se com grupos de base nas regiões metropolitanas e se articulam regionalmente nos principais pólos dos estados. Os estados são representados na instância nacional.
Sempre defendendo a proposta autogestionária, o direito à moradia e à cidade e a participação popular nas políticas públicas e radicalmente contra os despejos, a UNMP organiza-se em torno desses princípios comuns que se traduzem em reivindicações, lutas concretas e propostas dirigidas ao poder público nas três esferas de governo. Nesse sentido, tem enfrentado as diferentes gestões, ao longo desse tempo, buscando a negociação e a ação propositiva, sem deixar de lado as ferramentas de luta e pressão do movimento popular.
A UNMP tem sido fundamental para a articulação e propostas habitacional no âmbito do Governo Federal, tendo participado da mobilização e conquista da inclusão do direito à moradia na Constituição, da aprovação do Estatuto das Cidades e da realização da Conferência das Cidades, tendo elegido 6 titulares e 5 suplentes para o Conselho nacional das Cidades para o período 2008-2010.
Desde a nossa fundação houve uma preocupação de obtermos parcerias em prol do fortalecimento e da capacitação dos atores que lutam para aquisição da moradia digna. Esta reivindicação é legitima e, para isso, realizamos várias caravanas à Brasília, várias ocupações e propostas de políticas habitacionais tanto no Parlamento e no Executivo do nosso país.
Em 2004 e 2005, a UNMP participou do processo de construção, junto ao governo federal,de um novo Sistema Nacional de Habitação, que incorpore as propostas desenvolvidas no projeto de lei do Fundo Nacional de Moradia Popular. Em 2004, a UNMP conquistou o financiamento junto ao Ministério das Cidades, para construção de moradias através da autogestão através do Programa Crédito Solidário. Em 2007, lutamos pelo acesso direto aos recursos do FNHIS, que deve se concretizar ainda neste 1º. Semestre de 2008, através do Programa Produção Social da Moradia.
Organização da Entidade
A União Nacional por Moradia Popular se organiza a partir da base nos Estados, articulando movimentos populares de moradia, em suas diversas expressões – movimentos de sem-teto, cortiços, favelas, loteamentos, mutirões, ocupações – no Brasil.
domingo, 29 de junho de 2014
EDITAL DE PRÊMIO SOBRE PATRIMÔNIO NEGRO ATÉ 19 DE JULHO
Estão abertas até o dia 19 de julho, as inscrições para o Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). De acordo com o edital, o prêmio vai distribuir R$ 1 milhão, sendo dez prêmios no valor de R$ 40 mil e 25, no valor de R$ 24 mil à iniciativas que valorizem o patrimônio desses povos.
A proposta é reconhecer ações de preservação, valorização e documentação relacionados as comunidades de matriz africana. As iniciativas serão avaliadas conforme sua originalidade, excepcionalidade ou caráter exemplar, que mereçam divulgação e reconhecimento público.
As inscrições devem ser feitas na ficha disponível no site do Instituto (www.iphan.gov.br). O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira, de habilitação, será conduzida por uma Comissão Técnica composta por técnicos do IPHAN. A segunda fase, de avaliação, será conduzida por uma Comissão de Seleção, composta por técnicos do IPHAN, representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) e representantes da sociedade civil.
No ato da inscrição, os participantes deverão escolher entre duas categorias e linhas de ação específicas em cada uma delas. Na Categoria 1 serão oferecidos dez prêmios de R$ 40 mil para ações realizadas de preservação do Patrimônio Cultural Tombado pelo IPHAN ou em Processo de Tombamento pelo IPHAN, que tenham sido desenvolvidas pelas associações representativas dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana.
Outros 25 prêmios de R$ 25 mil serão destinados à Categoria 2, premiando ações de preservação do Patrimônio Cultural que tenham sido desenvolvidas pelas associações representativas dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana sediados em qualquer parte do território nacional.
Homologação - A documentação comprobatória da ação e seus anexos deverão ser enviadas pelo serviço de Correios aos cuidados do Departamento do Patrimônio Imaterial do IPHAN. O endereço é SEPS 713/913, 4º andar, CEP 70.390- 135, Brasília – DF. Poderão concorrer pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que sejam representantes dos Povos e Comunidades tradicionais de matriz africana, conforme especificado no Edital.
Outras informações podem ser adquiridas pelo fone (61) 2024-5434.
VII FESTIVAL DE SONETOS DA ACADEMIA JACAREHYENSE DE LETRAS
Abertas as inscrições para o 8º Festival de Sonetos promovido pela Academia Jacarehyense de Letras.
Poderão se inscrever poetas dos países da língua portuguesa.
Prêmios em dinheiro de até R$ 1.000,00, troféus, medalhas e publicação gratuita em coletânea com os 50 melhores.
Enviem seus sonetos!
www.ajletras.com.br
sábado, 28 de junho de 2014
LIVROS DE ROBERTO DE QUEIROZ EM FORMATO DIGITAL
- roberto queirozEditar detalhes do perfil
- roberto queirozrobertodequeiroz@yahoo.com.br
Meus livros A nudez de Escrever (prefácio de Admmauro Gommes - FAMASUL) e O enigma do Olhar(prefácio de Carmen Lucia Bezerra Bandeira – CEEL/UFPE) agora estão disponíveis em formato digital. As vantagens desse formato são o preço baixo (apenas R$ 5,99 cada exemplar) e as múltiplas possibilidades de acesso (PC, Mac, Androide, iPad/iPhone).
Para mais detalhes, clique nestes links.
A nudez de Escrever - Saraiva
O enigma do Olhar - Saraiva
Cordialmente,
Roberto de Queiroz.
SEMANA DE CURSOS CMBP
Semana de Cursos CMBP
De 14 a 19 e Julho de 2014
A semana de cursos do Conservatório Musical Brooklin Paulista acontecerá entre os dias 14 e 19 de Julho.
Dentre os cursos de 2014 teremos:
- XX CIMK (Curso InterXX CIMK (Curso Internacional sobre o Método Kodály) com Professor Carlos Miró. - Nível I e Avançado.
- XII Oficina de Rítmica de Dalcroze com Professor Iramar Rodrigues.
VIII FESTIVAL DE SONETOS
Regulamento do 8º Festival de Sonetos promovido pela Academia Jacarehyense de Letras disponível em www.ajletras.com.br
Prêmios em dinheiro e publicação gratuita em coletânea.
Envie seus trabalhos para sonetoajl@hotmail.com
ARTE E CULTURA DO URUGUAI
A maior festa popular do Uruguai e como pode se imaginar, também de Montevidéu, é o Carnaval. Ele representa uma parte importante da cultura que se exibe, reflete e comemora na "época" do Carnaval, que vai de fevereiro a março em determinadas ocasiões. Porém, estas atividades, em diversas maneiras, são "praticadas" durante o ano todo em oficinas, eventos oficiais, festivais e espectáculos, e espontaneamente nos bairros, seja através das “murgas” ou do “candombe”. O espírito dos montevideanos é muito hospitaleiro e cordial. O chimarrão, é a infusão característica da região do Río de la Plata, alguns o apreciam doce, mas a maioria prefere "um amargo". |
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O Tango em Montevidéu | |
O tango em Montevidéu é discreto. Embora ainda hoje, muito tempo depois do nascimento do Tango, o mundo continua a associá-lo com Argentina, especialmente a Buenos Aires, não se precisa muito para perceber que esta cidade também viu nascer o Tango. Aqui, o Tango não é uma mercadoria à venda, salvo no caso de alguns hotéis que, para seus clientes, organizam visitas às danceterias onde pode-se apreciar o tango-espetáculo "for export". Uma razão histórica pela qual o Tango está mais associado a Buenos Aires, é o estabelecimento da indústria fonográfica. Em Buenos Aires, os primeiros discos foram gravados a início do século XX, em Montevidéu, onde o mercado é muito menor, só no ano 1941. Esas situação evidentemente, jogou a favor de Buenos Aires. O mais famoso tango, "La Cumparsita", por exemplo, foi composto e estreado em Montevidéu, mas gravado pela primeira vez, em Buenos Aires |
ARTE E CULTURA DA COLÔMBIA
A cultura da Colômbia resulta essencialmente da mestiçagem cultural dos povos nativos com a influência colonizadora espanhola. A religião toma um aspecto muito importante na definição da identidade cultural do país: 95% da população é católica. Muito do que pode ser dito sobre os hábitos culturais deste país é também aplicável a outros países da América Latina.
O futebol é o desporto nacional por excelência, como acontece, de resto, na esmagadora maioria dos países da América Latina. Ver os jogos pela televisão é, dos passatempos nacionais, o mais popular. As vitórias da seleção nacional são celebradas de forma exuberante. É considerado, contudo, uma ocupação masculina: muitos homens e rapazes dedicam o seu tempo livre a esta modalidade desportiva.
A tourada, desporto tradicional que os colonizadores espanhóis trouxeram para a América do Sul, mantém-se bastante popular. Existem várias praças de touros em Bogotá e outras das principais cidades do país.
Outro jogo tradicional, o “tejo”, é herdado do património cultural dos Chibchan e consiste em lançar pequenos discos de metal para um detonador de pólvora. É vencedor aquele que causar um maior número de explosões, em comparação com o número de lançamentos.
As danças populares constituem uma parte importante da identidade cultural colombiana. Das dezenas de estilos de dança, bastante ritmados como é vulgar na América Latina, um dos mais populares é o bambuco, caracterizado por diversos passos complexos que remetem para os rituais de cortejamento e namoro. Há quem considere esta dança nacional, até porque terá sido usada durante as guerras de libertação de Simón Bolívar, mas rivaliza, neste título, com a cumbia.
A arte pré-colombiana, milenar, era particularmente rica. As figuras construídas em ouro e as peças de joalharia foram bastante cobiçadas pelos colonizadores espanhóis, que procederam em alguns casos, a autênticos massacres para possuírem materiais preciosos usados que pelo seu valor artístico. Muitas dessas peças foram levadas para Espanha onde foram destruídas, a fim de se usar o ouro e pedras preciosas noutros objectos. Escavações arqueológicas cuidadas têm trazido para a luz do dia muitos destes objectos que são, todavia, um pequeno vislumbre da opulência artística do passado deste povo.
O artesanato produzido pelos grupos étnicos é igualmente rico e bastante apreciado, quer por locais quer por turistas. O povo Guajiro produz bolsas, cintos e redes tecidas manualmente. Os Paez, são, por seu lado, conhecidos pela manufatura dos seus típicos xales de lã.
Depois da independência da Espanha, em 1819, a arte colombiana tem pouca representatividade e está ainda muito dependente do figurativo. Há quem explique este atraso na evolução dos estilos artísticos colombianos com a própria geografia montanhosa do país que não permitia um contacto e diálogo continuado entre as várias tendências criativas que aí se desenvolviam.
Na década de 1920, Marco Tobon Mejia e José Horacio Betancur, da cidade de Medellín conseguem criar algum dinamismo com a elaboração de murais, influenciados, no estilo, pela arte mexicana, ainda que com características neoclássicas e da Art Nouveau. No início da década de 1940, devido a um crescente desinteresse internacional pela arte colombiana, começam a aparecer obras com estilos que não tinham, aí, sido experimentados, como o pós-impressionismo e o estilo académico francês. O paisagista Ricardo Gómez Campuzano é disso exemplo (Rua de Cartagena das Índias).
Muitos historiadores de arte consideram, no entanto, que a arte colombiana só começou a ter um carácter vincado e próprio a partir de meados do século XX, ao recriarem, sob um novo ponto de vista, os elementos culturais e artísticos tradicionais, integrando os conceitos desenvolvidos pela arte do século XX. Igancio Gomez Jaramillo, cuja obra pode ser considerada “modernista”, apresentou, por exemplo no seu Retrato dos irmãos Greiff, o quanto a arte colombiana podia aliar as novas técnicas com o respeito à cultura e temas tipicamente colombianos. Carlos Correa, na sua obra paradigmática, “Natureza morta em silêncio”, combina a abstracção geométrica e o cubismo, inaugurando um estilo ainda recorrente na actualidade. Pedro Nel Gomez, que se notabilizou no desenho, aguarela, fresco, pintura a óleo e escultura em madeira, pedra e bronze, demonstra, por exemplo em “Auto-retrato com chapéu” (1941), a sua familiaridade com as obras de Gauguin e Van Gogh, revelando, também a influência de outros autores como Cézanne no seu “Auto-retrato” de 1949 ou José Clemente Orozco, na sua série sobre as Barequeras (mulheres que se dedicavam à prospecção de ouro).
Alejandro Obregón, considerado por muitos como o "pai da arte colombiana" (devido à sua originalidade, inauguradora de uma arte considerada colombiana de raiz), devido às suas pinturas de paisagens nacionais caracterizadas por pinceladas violentas e a utilização simbólica e expressionista de animais (especialmente, aves como o Condor), tem sido largamente aclamado por críticos e pelo público em geral e foi, sem dúvida, o artista mais influente deste período. São notórias as influências de Picasso ou de Graham Sutherland.
Podemos ainda referir, por exemplo:
A cúmbia resulta também da mistura de influências espanholas e africanas (devido ao transporte de escravos para as plantações de café).
No século XIX, a abolição da escravatura levou a uma maior influência mútua entre os diversos grupos étnicos. Foi a época de ouro do bambuco, vallenato e do porro. Quando a valsa se tornou popular, no mesmo século, os colombianos rapidamente inventaram a sua variante própria: o pasillo. O estilo pop latino internacional, em género de balada com características românticas e a música de salsa são representados por Charlie Zaa e Joe Arroyo, respectivamente.
Juanes e Shakira são também importantes representantes da música colombiana da atualidade, desde que se lançou ao sucesso, com canções como Donde Estás Corazón e Estoy Aquí. Shakira é vencedora de vários prêmios e adorada no mundo todo; suas músicas misturam o ritmo latino às suas origens libanesas. Devido a essas diversas misturas de ritmos, sua inteligência, beleza e sua ações humanitárias, Shakira é aclamada no mundo todo, sendo a cantora sul-americana mais conhecida no planeta. Suas músicas vão desde ao rock, como em Pies Descalzos, até a bossa-nova,em Obtener un sí. A canção Hip's Don't Lie é uma homenagem ao carnaval de Barranquilla.
No campo da chamada música clássica, podemos referir, por exemplo, Luís Antonio Escobar ou Guillermo Uribe Holguin.
Cinema
O interesse pela produção cinematográfica demorou a instalar-se na Colômbia. Enquanto que nos outros países se davam os primeiros passos nesta arte, os colombianos estavam envolvidos na Guerra dos Mil Dias. Vicente e Francisco Di Doménico, italianos, foram os pioneiros no que diz respeito à projeção de filmes. Em 8 de Dezembro de 1912 inauguraram a primeira grande sala de cinema da Colômbia: o Olympia Salon, com capacidade para três mil pessoas, em volta do écran, no centro da sala (os espectadores atrás do écran tinham de ler os entre-títulos com a ajuda de um espelho).
Em 1913 foi criada a primeira empresa de produção de filmes na Colômbia: a SICLA (Sociedad Industrial Cinematográfica Latino Americana), também pelos Di Doménico, que filmava cenas quotidianas (pessoas andando na rua, etc – como no seu “Diário colombiano”) e as exibiam no dia seguinte. Alguns filmes de ficção, sobretudo com tramas patrióticas foram também realizados, como Una notabilidad rural, La hija del Tequendama, Nobles corazones, e Ricaurte en San Mateo. Desta altura data o filme “El drama del 15 de octubre” onde se reconstruiu o assassinato do General Rafael Uribe Uribe com os próprios assassinos a fazerem deles mesmos!
Entre 1912 e 1922 é realizado pelo espanhol Máximo Calvo, o filme com maior projecção internacional da história do cinema colombiano: “Maria”, da obra de Jorge Isaacs. Os Di Doménico decidem rivalizar com esta produção, filmando “Aura o las violetas” da obra de José Maria Vargas Villa, romance bastante popular na época, com Isabel van Walden como estrela do filme. Arturo Acevedo aparece, na altura, como outro rival na produção de filmes (com “La tragedia del silencio”) .
O filme dos Di Doménico “Como los muertos”, sobre leprosos, apesar de ser uma grande produção, foi acusado de dar uma má imagem da Colômbia e poder levar a uma baixa do preço do café colombiano. Entretanto, os actores vinham do estrangeiro: principalmente as actrizes, já que nenhuma senhora respeitável colombiana tinha autorização da família para aparecer nos filmes.
Deve-se a Gonzalo Mejia, milionário antioquenho, o filme “Bajo el cielo antioqueno” (“Debaixo do céu de antioquenho”), realizado pela equipa de Arturo Acevedo. Não terá sido, segundo os críticos, o melhor filme do ano, mas resta dessa época como um documento inestimável do estilo de filmar da época, além das imagens da alta sociedade de Medellín que decidiu participar ostensivamente no filme.
Restam apenas pedaços de um filme politicamente polémico, “Garras de oro” (1928), sobre a separação do Panamá – que levou a protestos do governo dos Estados Unidos da América e à censura em várias cidades da Colômbia.
Em 1927 é criada a Cine Colombia, empresa que depressa assumirá o monopólio da exibição de filmes no país e terá uma política de restrição no que se refere à produção própria de películas. Em 1928 adquire os estúdios pioneiros dos Di Doménico. Existe uma certa unanimidade entre os historiadores do cinema colombiano em afirmar que este monopólio silenciou (curiosamente, quando o cinema sonoro dava os seus primeiros passos) quase em absoluto, o cinema colombiano que passou, desde então, a ter uma produção insignificante.
O primeiro filme sonoro colombiano foi Flores del Valle, realizado em 1941.
A empresa Ducrane realiza nesta década alguns filmes que tentavam levar para o écrã o sucesso das novelas radiofónicas, como Sendero de luz (1943) de Emílio Correa Alvarez. Uma lei de 1942 tenta encorajar, debalde, a produção cinematográfica. A empresa Pátria Films ainda tenta, com uma equipe técnica de chilenos, realizar filmes com algum significado para os colombianos, como Bambucos e corazones ou El sereno de Bogotá, de Antonio Santos. A empresa terminará abruptamente a produção em 1946.
Camilo Correa será, até aos anos 50, a figura mais proeminente da produção colombiana, mais como crítico e teórico do que como realizador de cinema. Enoc Roldan, entretanto, percorria as pequenas cidades colombianas, exibindo os seus filmes pouco sofisticados mas que, ainda assim, lhe permitiam continuar no ramo. Entre os seus filmes encontramos El hijo de la Choza sobre o ex-presidente colombiano Marco Fidel Suarez e Luz en la selva sobre a missionária Laura Montoya. Um grupo de intelectuais, entre os quais se encontra Gabriel García Márquez, Álvaro Cepeda Samudio e Enrique Grau ainda tentam criar um cinema surrealista de que pouco mais ficará que o filme “La langosta azul”. Luís Moya realiza também El milagro de la sal que será premiado no Festival de San Sebastián.
Nos anos setenta, há a tentativa de produzir filme de baixo custo, de acordo com os princípios estéticos do neorealismo, sobressaindo a figura do espanhol Jose Maria Arzuaga e do colombiano Julio Luzardo .
Em 1972 sai uma lei que obriga à apresentação de curtas-metragens de origem nacional em cada exibição. Em 1979 é criada a Focine, que dará algum alento a alguns realizadores como Francisco Norden, autor do filme Condores no entierran todos los dias, sobre a a cultura de violência da Colômbia.
O Grupo de Cali, criado por Andres Caicedo, foi um grupo de criadores importantes, ainda que o seu estilo não tenha tido grande adesão por parte do público. Luís Ospina (“Pura sangre”) e Carlos Mayolo (“Carne de tu carne”) desenvolvem um cinema crítico e com preocupações políticas.
Nos anos oitenta foram criadas as primeiras duas escolas de arte cinematografica na Colômbia. Em 1980, a Unitec, escola tecnológica do sector privado, abre o programa de "Cine y Fotografia", constituindo-se a única produtora de filmes após a desaparição de Focine. A finais da década a Universidade Nacional da Colômbia abre o curso de "Cine y Television". Entretanto, o cinema colombiano continuou pouco produtivo e sem grande expressão a nível mundial.
Os poucos filmes destacados neste período foram: Pisingaña, 1985 de Leopoldo Pinzón, El Embajador de la India, 1986 de Mario Ribero, Visa U.S.A., 1986 de Lizandro Duque, Rodrigo D - no fururo, 1988 de Victor Gavíria, e María Cano, 1989 de Camila Loboguerreroe os filmes de animação de Fernando Laverde.
O futebol é o desporto nacional por excelência, como acontece, de resto, na esmagadora maioria dos países da América Latina. Ver os jogos pela televisão é, dos passatempos nacionais, o mais popular. As vitórias da seleção nacional são celebradas de forma exuberante. É considerado, contudo, uma ocupação masculina: muitos homens e rapazes dedicam o seu tempo livre a esta modalidade desportiva.
A tourada, desporto tradicional que os colonizadores espanhóis trouxeram para a América do Sul, mantém-se bastante popular. Existem várias praças de touros em Bogotá e outras das principais cidades do país.
Outro jogo tradicional, o “tejo”, é herdado do património cultural dos Chibchan e consiste em lançar pequenos discos de metal para um detonador de pólvora. É vencedor aquele que causar um maior número de explosões, em comparação com o número de lançamentos.
As danças populares constituem uma parte importante da identidade cultural colombiana. Das dezenas de estilos de dança, bastante ritmados como é vulgar na América Latina, um dos mais populares é o bambuco, caracterizado por diversos passos complexos que remetem para os rituais de cortejamento e namoro. Há quem considere esta dança nacional, até porque terá sido usada durante as guerras de libertação de Simón Bolívar, mas rivaliza, neste título, com a cumbia.
A arte pré-colombiana, milenar, era particularmente rica. As figuras construídas em ouro e as peças de joalharia foram bastante cobiçadas pelos colonizadores espanhóis, que procederam em alguns casos, a autênticos massacres para possuírem materiais preciosos usados que pelo seu valor artístico. Muitas dessas peças foram levadas para Espanha onde foram destruídas, a fim de se usar o ouro e pedras preciosas noutros objectos. Escavações arqueológicas cuidadas têm trazido para a luz do dia muitos destes objectos que são, todavia, um pequeno vislumbre da opulência artística do passado deste povo.
O artesanato produzido pelos grupos étnicos é igualmente rico e bastante apreciado, quer por locais quer por turistas. O povo Guajiro produz bolsas, cintos e redes tecidas manualmente. Os Paez, são, por seu lado, conhecidos pela manufatura dos seus típicos xales de lã.
Pintura
Na época colonial, a pintura Colombiana é marcada pelos trabalhos dos três Figueroa, autênticos pioneiros desta arte: Baltasar de Figueroa, o velho; Gaspar de Figueroa, seu filho e Baltasar de Figueroa, o moço. Gaspar foi o mestre de artistas relevantes, entre os quais se encontra a referência maior de Gregorio Vásquez de Arce y Ceballos. José Maria Espinosa Prieto, pintor, gravador e miniaturista é também celebrado pelos seus retratos, paisagens e caricaturas. Epifanio Garay, ainda que tenha desenvolvido muito da sua obra no Panamá, é também muito referenciado, especialmente como retratista.Depois da independência da Espanha, em 1819, a arte colombiana tem pouca representatividade e está ainda muito dependente do figurativo. Há quem explique este atraso na evolução dos estilos artísticos colombianos com a própria geografia montanhosa do país que não permitia um contacto e diálogo continuado entre as várias tendências criativas que aí se desenvolviam.
Na década de 1920, Marco Tobon Mejia e José Horacio Betancur, da cidade de Medellín conseguem criar algum dinamismo com a elaboração de murais, influenciados, no estilo, pela arte mexicana, ainda que com características neoclássicas e da Art Nouveau. No início da década de 1940, devido a um crescente desinteresse internacional pela arte colombiana, começam a aparecer obras com estilos que não tinham, aí, sido experimentados, como o pós-impressionismo e o estilo académico francês. O paisagista Ricardo Gómez Campuzano é disso exemplo (Rua de Cartagena das Índias).
Muitos historiadores de arte consideram, no entanto, que a arte colombiana só começou a ter um carácter vincado e próprio a partir de meados do século XX, ao recriarem, sob um novo ponto de vista, os elementos culturais e artísticos tradicionais, integrando os conceitos desenvolvidos pela arte do século XX. Igancio Gomez Jaramillo, cuja obra pode ser considerada “modernista”, apresentou, por exemplo no seu Retrato dos irmãos Greiff, o quanto a arte colombiana podia aliar as novas técnicas com o respeito à cultura e temas tipicamente colombianos. Carlos Correa, na sua obra paradigmática, “Natureza morta em silêncio”, combina a abstracção geométrica e o cubismo, inaugurando um estilo ainda recorrente na actualidade. Pedro Nel Gomez, que se notabilizou no desenho, aguarela, fresco, pintura a óleo e escultura em madeira, pedra e bronze, demonstra, por exemplo em “Auto-retrato com chapéu” (1941), a sua familiaridade com as obras de Gauguin e Van Gogh, revelando, também a influência de outros autores como Cézanne no seu “Auto-retrato” de 1949 ou José Clemente Orozco, na sua série sobre as Barequeras (mulheres que se dedicavam à prospecção de ouro).
Alejandro Obregón, considerado por muitos como o "pai da arte colombiana" (devido à sua originalidade, inauguradora de uma arte considerada colombiana de raiz), devido às suas pinturas de paisagens nacionais caracterizadas por pinceladas violentas e a utilização simbólica e expressionista de animais (especialmente, aves como o Condor), tem sido largamente aclamado por críticos e pelo público em geral e foi, sem dúvida, o artista mais influente deste período. São notórias as influências de Picasso ou de Graham Sutherland.
Podemos ainda referir, por exemplo:
- Enrique Grau, com o seu desenho apurado do corpo humano;
- Fernando Botero, com as suas personagens arredondadas e volumosas (“O Banho”, 1989)
- Ricardo Borrero Alvarez, conhecido pelas suas paisagens de cores delicadas.
- Santiago Martínez Delgado, artista gráfico muito influenciado por Frank Lloyd Wright.
- Luís Alberto Acuña, que também se dedicou à escultura.
Literatura
Gabriel García Márquez, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, é colombiano. Entre os livros que escreveu, de qualidade reconhecida em todo o mundo, Cem Anos de Solidão continua a ser um best seller e é largamente considerado o auge do chamado “realismo mágico” – corrente literária que não se limita, contudo, à Colômbia mas à generalidade da América Latina.Música
A música tradicional colombiana deriva de uma mistura de influências africanas, europeias (especialmente espanholas), bem como das formas musicais modernas da América e das Caraíbas, como de Trinidad e Tobago, Cuba e Jamaica. É frequente referir-se, como música nacional, a cúmbia.A cúmbia resulta também da mistura de influências espanholas e africanas (devido ao transporte de escravos para as plantações de café).
No século XIX, a abolição da escravatura levou a uma maior influência mútua entre os diversos grupos étnicos. Foi a época de ouro do bambuco, vallenato e do porro. Quando a valsa se tornou popular, no mesmo século, os colombianos rapidamente inventaram a sua variante própria: o pasillo. O estilo pop latino internacional, em género de balada com características românticas e a música de salsa são representados por Charlie Zaa e Joe Arroyo, respectivamente.
Juanes e Shakira são também importantes representantes da música colombiana da atualidade, desde que se lançou ao sucesso, com canções como Donde Estás Corazón e Estoy Aquí. Shakira é vencedora de vários prêmios e adorada no mundo todo; suas músicas misturam o ritmo latino às suas origens libanesas. Devido a essas diversas misturas de ritmos, sua inteligência, beleza e sua ações humanitárias, Shakira é aclamada no mundo todo, sendo a cantora sul-americana mais conhecida no planeta. Suas músicas vão desde ao rock, como em Pies Descalzos, até a bossa-nova,em Obtener un sí. A canção Hip's Don't Lie é uma homenagem ao carnaval de Barranquilla.
No campo da chamada música clássica, podemos referir, por exemplo, Luís Antonio Escobar ou Guillermo Uribe Holguin.
Cinema
O interesse pela produção cinematográfica demorou a instalar-se na Colômbia. Enquanto que nos outros países se davam os primeiros passos nesta arte, os colombianos estavam envolvidos na Guerra dos Mil Dias. Vicente e Francisco Di Doménico, italianos, foram os pioneiros no que diz respeito à projeção de filmes. Em 8 de Dezembro de 1912 inauguraram a primeira grande sala de cinema da Colômbia: o Olympia Salon, com capacidade para três mil pessoas, em volta do écran, no centro da sala (os espectadores atrás do écran tinham de ler os entre-títulos com a ajuda de um espelho).
Em 1913 foi criada a primeira empresa de produção de filmes na Colômbia: a SICLA (Sociedad Industrial Cinematográfica Latino Americana), também pelos Di Doménico, que filmava cenas quotidianas (pessoas andando na rua, etc – como no seu “Diário colombiano”) e as exibiam no dia seguinte. Alguns filmes de ficção, sobretudo com tramas patrióticas foram também realizados, como Una notabilidad rural, La hija del Tequendama, Nobles corazones, e Ricaurte en San Mateo. Desta altura data o filme “El drama del 15 de octubre” onde se reconstruiu o assassinato do General Rafael Uribe Uribe com os próprios assassinos a fazerem deles mesmos!
Entre 1912 e 1922 é realizado pelo espanhol Máximo Calvo, o filme com maior projecção internacional da história do cinema colombiano: “Maria”, da obra de Jorge Isaacs. Os Di Doménico decidem rivalizar com esta produção, filmando “Aura o las violetas” da obra de José Maria Vargas Villa, romance bastante popular na época, com Isabel van Walden como estrela do filme. Arturo Acevedo aparece, na altura, como outro rival na produção de filmes (com “La tragedia del silencio”) .
O filme dos Di Doménico “Como los muertos”, sobre leprosos, apesar de ser uma grande produção, foi acusado de dar uma má imagem da Colômbia e poder levar a uma baixa do preço do café colombiano. Entretanto, os actores vinham do estrangeiro: principalmente as actrizes, já que nenhuma senhora respeitável colombiana tinha autorização da família para aparecer nos filmes.
Deve-se a Gonzalo Mejia, milionário antioquenho, o filme “Bajo el cielo antioqueno” (“Debaixo do céu de antioquenho”), realizado pela equipa de Arturo Acevedo. Não terá sido, segundo os críticos, o melhor filme do ano, mas resta dessa época como um documento inestimável do estilo de filmar da época, além das imagens da alta sociedade de Medellín que decidiu participar ostensivamente no filme.
Restam apenas pedaços de um filme politicamente polémico, “Garras de oro” (1928), sobre a separação do Panamá – que levou a protestos do governo dos Estados Unidos da América e à censura em várias cidades da Colômbia.
Em 1927 é criada a Cine Colombia, empresa que depressa assumirá o monopólio da exibição de filmes no país e terá uma política de restrição no que se refere à produção própria de películas. Em 1928 adquire os estúdios pioneiros dos Di Doménico. Existe uma certa unanimidade entre os historiadores do cinema colombiano em afirmar que este monopólio silenciou (curiosamente, quando o cinema sonoro dava os seus primeiros passos) quase em absoluto, o cinema colombiano que passou, desde então, a ter uma produção insignificante.
O primeiro filme sonoro colombiano foi Flores del Valle, realizado em 1941.
A empresa Ducrane realiza nesta década alguns filmes que tentavam levar para o écrã o sucesso das novelas radiofónicas, como Sendero de luz (1943) de Emílio Correa Alvarez. Uma lei de 1942 tenta encorajar, debalde, a produção cinematográfica. A empresa Pátria Films ainda tenta, com uma equipe técnica de chilenos, realizar filmes com algum significado para os colombianos, como Bambucos e corazones ou El sereno de Bogotá, de Antonio Santos. A empresa terminará abruptamente a produção em 1946.
Camilo Correa será, até aos anos 50, a figura mais proeminente da produção colombiana, mais como crítico e teórico do que como realizador de cinema. Enoc Roldan, entretanto, percorria as pequenas cidades colombianas, exibindo os seus filmes pouco sofisticados mas que, ainda assim, lhe permitiam continuar no ramo. Entre os seus filmes encontramos El hijo de la Choza sobre o ex-presidente colombiano Marco Fidel Suarez e Luz en la selva sobre a missionária Laura Montoya. Um grupo de intelectuais, entre os quais se encontra Gabriel García Márquez, Álvaro Cepeda Samudio e Enrique Grau ainda tentam criar um cinema surrealista de que pouco mais ficará que o filme “La langosta azul”. Luís Moya realiza também El milagro de la sal que será premiado no Festival de San Sebastián.
Nos anos setenta, há a tentativa de produzir filme de baixo custo, de acordo com os princípios estéticos do neorealismo, sobressaindo a figura do espanhol Jose Maria Arzuaga e do colombiano Julio Luzardo .
Em 1972 sai uma lei que obriga à apresentação de curtas-metragens de origem nacional em cada exibição. Em 1979 é criada a Focine, que dará algum alento a alguns realizadores como Francisco Norden, autor do filme Condores no entierran todos los dias, sobre a a cultura de violência da Colômbia.
O Grupo de Cali, criado por Andres Caicedo, foi um grupo de criadores importantes, ainda que o seu estilo não tenha tido grande adesão por parte do público. Luís Ospina (“Pura sangre”) e Carlos Mayolo (“Carne de tu carne”) desenvolvem um cinema crítico e com preocupações políticas.
Nos anos oitenta foram criadas as primeiras duas escolas de arte cinematografica na Colômbia. Em 1980, a Unitec, escola tecnológica do sector privado, abre o programa de "Cine y Fotografia", constituindo-se a única produtora de filmes após a desaparição de Focine. A finais da década a Universidade Nacional da Colômbia abre o curso de "Cine y Television". Entretanto, o cinema colombiano continuou pouco produtivo e sem grande expressão a nível mundial.
Os poucos filmes destacados neste período foram: Pisingaña, 1985 de Leopoldo Pinzón, El Embajador de la India, 1986 de Mario Ribero, Visa U.S.A., 1986 de Lizandro Duque, Rodrigo D - no fururo, 1988 de Victor Gavíria, e María Cano, 1989 de Camila Loboguerreroe os filmes de animação de Fernando Laverde.
Arquitetura
Rogelio Salmona, discípulo de Le Corbusier, é uma das referências mais imediatas da arquitectura colombiana. Entre as suas obras mais celebradas está o museu Quimbaya, com que ganhou o prémio Nacional da Bienal de Arquitectura 1986 - 1987.MÚSICA PERDE BOBBY WOMACK, VOZ DO SOUL E R&B
O cantor e compositor americano Bobby Womack, 70 anos e uma das mais reconhecidas e longevas vozes do soul e do R&B dos Estados Unidos, morreu nesta sexta-feira nos Estados Unidos, confirmou sua gravadora, a XL Records.
Nascido em Cleveland, Womack deu os primeiros passos na música junto de seus irmãos Cecil, Curtis, Harry e Friendly Jr, formando o quinteto gospel The Valentinos. Mas foi trabalhando com as grandes vozes da música soul americana como Sam Cooke, Sly Stone e Wilson Picket que Womack atingiu o estrelato na década de 60, com a canção It's All Over Now, que posteriormente se tornou famosa com os Rolling Stones e garantiu à banda inglesa seu primeiro grande hit.
Após a morte de Cooke, de quem era guitarrista e com quem manteve uma de suas mais prolíficas parcerias, Womack viveu, no entanto, um período de decadência musical.
Womack continuou como guitarrista de grandes artistas no final da década de 60, incluindo Ray Charles, Joe Tex, King Curtis e Aretha Franklin. No início da década de 70, ele começou a alçar seu primeiro voo solo com o álbum de estreia Communication, seguido por outros discos bem-sucedidos.
Em 1994, lançou o álbum Ressurrection, com participações de artistas como Ron Wood, Keith Richards, Rod Stewart e Stevie Wonder. Em 2009, Womack foi incluído no Rock & Roll Hall of Fame.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE HIP HOP DE CURITIBA
Estão à venda os ingressos para a 13ª edição do Festival Internacional de Hip-Hop de Curitiba, que acontece de 11 a 13 e julho, no Expo Unimed e no Teatro Positivo.
Neste ano, participam da competição mais de 1,5 mil dançarinos de dez estados do país e, ao todo, serão apresentadas 92 coreografias nas três noites do evento.
Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada) e podem ser adquiridos pelo serviço Disk Ingressos (www.diskingresos.com.br). Mais informações no site www.fih2.com.br.
Neste ano, participam da competição mais de 1,5 mil dançarinos de dez estados do país e, ao todo, serão apresentadas 92 coreografias nas três noites do evento.
Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada) e podem ser adquiridos pelo serviço Disk Ingressos (www.diskingresos.com.br). Mais informações no site www.fih2.com.br.
LINK PARA O CLIPE DO CANTOR ALLAN MATHEUS
O sertanejo e londrinense Allan Matheus, gravou em Londrina o clipe da música O campeão voltou, inspirado no clima da Copa do Mundo.
O cenário principal é o estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), além da comunidade do Jardim Novo Amparo e outras locações, como o Lago Igapó.
O clipe pode ser assistido pelo Youtube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=bl9gDZNdFkc
O cenário principal é o estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), além da comunidade do Jardim Novo Amparo e outras locações, como o Lago Igapó.
O clipe pode ser assistido pelo Youtube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=bl9gDZNdFkc
ORQUESTRA DA UEL FAZ CONCERTO HOJE EM LONDRINA
Concerto da Osuel, hoje, às 10h30, no Cine Comtour/UEL (Av. Tiradentes, 1241). Ingressos a R$ 20 (inteira_ e R$ 10 (meia).
sexta-feira, 27 de junho de 2014
ABERTA SELEÇÃO PARA NÚCLEO DE DRAMATURGIA AUDIOVISUAL DO SESI PARANÁ
Estão abertas até 20 de julho as inscrições para o Núcleo de Dramaturgia Audiovisual do Sesi/PR, que ocorrem no segundo semestre em Londrina, Ponta Grossa e Curitiba.
Os integrantes vão participar de encontros quinzenais.
Em Londrina, com os cineastas Ana Johann, Jessica Caldal e de Rodrigo Grota.
Serão selecionados 30 alunos e os encontros ocorrerão aos sábados, das 8h30 às 12h30, no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 130). Informações e inscrições pelo site www.sesipr.org.br/cultura.
Os integrantes vão participar de encontros quinzenais.
Em Londrina, com os cineastas Ana Johann, Jessica Caldal e de Rodrigo Grota.
Serão selecionados 30 alunos e os encontros ocorrerão aos sábados, das 8h30 às 12h30, no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 130). Informações e inscrições pelo site www.sesipr.org.br/cultura.
quinta-feira, 26 de junho de 2014
CURITIBA PERDE ARCEBISPO DOM MOACYR JOSÉ VITTI
O arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti morreu por volta das 14h40 desta quinta-feira (26), vitimado por um enfarte. Ele tinha 73 anos. De acordo com a Arquidiocese de Curitiba, o corpo deve chegar entre 21h30 e 22 horas à Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, onde serão realizados o velório e o sepultamento, na manhã do sábado (28).
Após uma missa, segundo informações da própria Catedral, o local permanece aberto, durante toda a madrugada. A partir das 7 da manhã de sexta, missas em memória do arcebispo serão celebradas de hora em hora, até o final da noite. Na madrugada, a igreja fica novamente aberta para a população.
Após uma missa, segundo informações da própria Catedral, o local permanece aberto, durante toda a madrugada. A partir das 7 da manhã de sexta, missas em memória do arcebispo serão celebradas de hora em hora, até o final da noite. Na madrugada, a igreja fica novamente aberta para a população.
Rádio Vaticano/Divulgação
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Marcelo Andrade/Agência de Notícias Gazeta do Povo
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Henry Milleo/Agência de Notícias Gazeta do Povo
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Filho de João Vitti e Sophia Vitti, Moacyr José Vitti nasceu no dia 30 de novembro de 1940, no município de Piracicaba, São Paulo.
Entrou para a congregação dos Estigmatinos em 17 de janeiro de 1953, passando a estudar no município de Ribeirão Preto. Tornou-se noviço em 1960, no município de Casa Branca, onde professou os primeiros votos como religioso. Depois, estudou Filosofia e Teologia no Instituto dos Estigmatinos em Campinas. Fez sua profissão perpétua em 9 de dezembro de 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade, em Campinas, em 16 de dezembro de 1967.
Após ordenado, trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral (segundo na hierarquia) da Congregação dos Estigmatinos, em Roma, e em seguida provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.
Doutorou-se em Teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba ocorreu no dia 18 de novembro de 1987. A ordenação episcopal ocorreu no município de Americana, São Paulo, em dia 3 de janeiro de 1988.
A nomeação de bispo diocesano de Piracicaba/SP ocorreu no dia 15 de maio de 2002. Em 19 de maio de 2004, Dom Moacyr foi transferido para a arquidiocese de Curitiba pelo papa João Paulo II, tomando posse no dia 18 de junho, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Entrou para a congregação dos Estigmatinos em 17 de janeiro de 1953, passando a estudar no município de Ribeirão Preto. Tornou-se noviço em 1960, no município de Casa Branca, onde professou os primeiros votos como religioso. Depois, estudou Filosofia e Teologia no Instituto dos Estigmatinos em Campinas. Fez sua profissão perpétua em 9 de dezembro de 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade, em Campinas, em 16 de dezembro de 1967.
Após ordenado, trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral (segundo na hierarquia) da Congregação dos Estigmatinos, em Roma, e em seguida provincial da Província de Santa Cruz no Brasil.
Doutorou-se em Teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba ocorreu no dia 18 de novembro de 1987. A ordenação episcopal ocorreu no município de Americana, São Paulo, em dia 3 de janeiro de 1988.
A nomeação de bispo diocesano de Piracicaba/SP ocorreu no dia 15 de maio de 2002. Em 19 de maio de 2004, Dom Moacyr foi transferido para a arquidiocese de Curitiba pelo papa João Paulo II, tomando posse no dia 18 de junho, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
quarta-feira, 25 de junho de 2014
CULTURA E ARTE DO CHILE
Vamos conhecer um pouco a cultura e a arte dos nossos vizinhos e adversários nas oitavas de final da Copa 2014, o povo chileno.
A cultura chilena foi bastante influenciada pelos costumes europeus. Isto se deu devido ao modo europeu de ensino da população chilena, que durou por séculos.
O esporte mais popular e praticado pela população é o futebol. Porém o basquete, o surfe, e o "Sky" também são bastante praticados. O Rodeo é o seu esporte nacional, ele consiste em dois cavaleiros, os chamados huasos, e seus respectivos cavalos, na qual devem conseguir parar um touro em um cerco que se chama Medialuna.
Apesar de não ter tanto reconhecimento quanto os filmes americanos, o cinema chileno é reconhecido por seu dinamismo.
Sua culinária é bastante famosa por seus vinhos. Entre as comidas temos as provenientes do mar, o "seafood" é bastante popular pela abundância de peixes. Tem influências italianas, espanholas, alemãs.
Muitas ruas de cidades chilenas conservam seu patrimônio arquitetônico, sob forma de casas, edifícios e casas do país. Abriga também uma série de museus importantes.
Sua literatura é popular por seus romances e ficções de histórias curtas. O casal de poetas chilenos Gabriela Mistral e Pablo Neruda, ganhou um Prêmio Nobel, sendo suas casas transformadas em museus. Vários autores contemporâneos ganharam reconhecimento mundial como Isabel Allende, em "Casa dos Espíritos", Eva Luna, em "Amor" e "Sombras".
O folclore tem a sua origem nos seres anônimos e esquecidos, e vai se transmitindo de geração em geração. As diversas tribos que povoavam o Chile possuíam cultura musical e variados instrumentos. Em geral, se caracterizavam pelo mesmo tom, mais triste do que alegre com uso de instrumentos bélicos, fúnebres e solenes.
A revelação da influência cultural de Espanha, na época da Colônia, se evidencia nas práticas religiosas, uso de certos instrumentos e, especialmente, nas danças. Esta é a base da música folclórica chilena. Instrumentos, danças e outras características da música folclórica. Devido à sua extensão há dificuldades de comunicação.
O folclore das diferentes regiões do país possui suas próprias características. Assim sendo, musicalmente, as escalas e esquemas melódicos dos indígenas do sul do país não tem ponto de contato com a existente a música andina (dos Andes do Norte). Sua dança nacional é a Cueca.
Bibliografias:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.kwintessential.co.uk/articles/article/Chile/Chilean-Culture/2293&prev=/translate_s%3Fhl%3Dpt-BR%26q%3DCultura%2Bchilena%26tq%3DChilean%2Bculture%26sl%3Dpt%26tl%3Den%26start%3D10
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Chile
A cultura chilena foi bastante influenciada pelos costumes europeus. Isto se deu devido ao modo europeu de ensino da população chilena, que durou por séculos.
O esporte mais popular e praticado pela população é o futebol. Porém o basquete, o surfe, e o "Sky" também são bastante praticados. O Rodeo é o seu esporte nacional, ele consiste em dois cavaleiros, os chamados huasos, e seus respectivos cavalos, na qual devem conseguir parar um touro em um cerco que se chama Medialuna.
Apesar de não ter tanto reconhecimento quanto os filmes americanos, o cinema chileno é reconhecido por seu dinamismo.
Sua culinária é bastante famosa por seus vinhos. Entre as comidas temos as provenientes do mar, o "seafood" é bastante popular pela abundância de peixes. Tem influências italianas, espanholas, alemãs.
Muitas ruas de cidades chilenas conservam seu patrimônio arquitetônico, sob forma de casas, edifícios e casas do país. Abriga também uma série de museus importantes.
Sua literatura é popular por seus romances e ficções de histórias curtas. O casal de poetas chilenos Gabriela Mistral e Pablo Neruda, ganhou um Prêmio Nobel, sendo suas casas transformadas em museus. Vários autores contemporâneos ganharam reconhecimento mundial como Isabel Allende, em "Casa dos Espíritos", Eva Luna, em "Amor" e "Sombras".
O folclore tem a sua origem nos seres anônimos e esquecidos, e vai se transmitindo de geração em geração. As diversas tribos que povoavam o Chile possuíam cultura musical e variados instrumentos. Em geral, se caracterizavam pelo mesmo tom, mais triste do que alegre com uso de instrumentos bélicos, fúnebres e solenes.
A revelação da influência cultural de Espanha, na época da Colônia, se evidencia nas práticas religiosas, uso de certos instrumentos e, especialmente, nas danças. Esta é a base da música folclórica chilena. Instrumentos, danças e outras características da música folclórica. Devido à sua extensão há dificuldades de comunicação.
O folclore das diferentes regiões do país possui suas próprias características. Assim sendo, musicalmente, as escalas e esquemas melódicos dos indígenas do sul do país não tem ponto de contato com a existente a música andina (dos Andes do Norte). Sua dança nacional é a Cueca.
Bibliografias:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.kwintessential.co.uk/articles/article/Chile/Chilean-Culture/2293&prev=/translate_s%3Fhl%3Dpt-BR%26q%3DCultura%2Bchilena%26tq%3DChilean%2Bculture%26sl%3Dpt%26tl%3Den%26start%3D10
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Chile
PAULA LIMA CANTA OS 70 ANOS DE CHICO BUARQUE
Para comemorar os 70 anos de Chico Buarque, um dos maiores compositores que o país já produziu, a edição de junho do projeto Estéreo MIS recebe a cantora Paula Lima para realizar um show especial.
A apresentação faz um passeio por toda a carreira musical de Chico e acontece na sexta, 27 de junho, a partir das 21h, no Auditório do MIS.
A apresentação faz um passeio por toda a carreira musical de Chico e acontece na sexta, 27 de junho, a partir das 21h, no Auditório do MIS.
JORGE ANTUNES: MÚSICA E CIDADANIA
Já foram iniciados os ensaios de A Cartomante, nova ópera de Jorge Antunes, será estreada em Brasília no dia 30 de julho, na programação do IV Festival de Ópera de Brasília. Após a estreia do dia 30, seguir-se-ão mais três récitas nos dias 1º, 2 e 3 de agosto.
Nas quatro récitas a OSTNCS (Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro) será dirigida pelo Maestro Jorge Lisbôa Antunes, filho do compósito
A ópera tem três atos, sendo que cada ato é dividido em duas cenas. Na adaptação que o Maestro Antunes fez do conto machadiano, os personagens mantêm os mesmos perfis, mas o triângulo amoroso e o final trágico do conto original ganham contornos com características da conjuntura atual: os amigos de infância Camilo e Vilela, da história original, na ópera são, respectivamente, um líder sindical pelego e um dono de fábrica explorador.
Com o fechamento, para obras, do Teatro Nacional de Brasília, o IV Festival de Ópera de Brasília será realizado no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano, que terá seu palco reestruturado e adaptado para ópera.
O PSOL, partido do maestro Antunes, lhe reservou tarefa importante: ser candidato a Deputado Distrital. Assim, Jorge Antunes, no momento, se desdobra com a organização de sua campanha, e com a composição de uma nova obra sinfônica que lhe foi encomendada pela Funarte, para ser estreada na Bienal de Música Contemporânea Brasileira de 2015.
Será uma obra para grande orquestra sinfônica, que tem o título provisório de Apoteose de Rousseau. Nesse poema sinfônico, Antunes explora o contraste e a luta entre a Harmonia e a Melodia. A composição é inspirada no debate protagonizado por Rameau e Rousseau, em que o primeiro exaltava a harmonia e o segundo preconizava o uso da melodia.
FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA TEM ENCONTRO NACIONAL DE COMPOSIÇÃO
Os concertos serão realizados na quinta-feira no Teatro Crystal Palace (R. Quintino Bocaiúva, 15), na sexta e no sábado no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413), sempre a partir das 20h30. Todos gratuitos.
Na programação científica do evento, está prevista uma conferência de abertura, debates, sessões de comunicação, palestras e mesa-redonda com os compositores Silvio Ferraz, José Augusto Mannis e Roberto Victório. Um workshop sobre vocalização será ministrado pela poetisa Annita Costa Malufe.
Os eventos científicos serão realizados no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 130, em frente à Concha Acústica) e as inscrições devem ser feitas pelo site www.fml.com.br/encom.
As inscrições para os eventos do Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina (EnCom) são gratuitas e podem ser feitas pelo site
www.fml.com.br/encom, onde tem a programação completa. Lá é possível também conferir a programação dos concertos.
Na programação científica do evento, está prevista uma conferência de abertura, debates, sessões de comunicação, palestras e mesa-redonda com os compositores Silvio Ferraz, José Augusto Mannis e Roberto Victório. Um workshop sobre vocalização será ministrado pela poetisa Annita Costa Malufe.
Os eventos científicos serão realizados no Centro Cultural Sesi/AML (Praça 1º de Maio, 130, em frente à Concha Acústica) e as inscrições devem ser feitas pelo site www.fml.com.br/encom.
As inscrições para os eventos do Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina (EnCom) são gratuitas e podem ser feitas pelo site
www.fml.com.br/encom, onde tem a programação completa. Lá é possível também conferir a programação dos concertos.
terça-feira, 24 de junho de 2014
EX TÉCNICO E LATERAL GIBA MORRE AOS 52 ANOS
O técnico e ex-lateral Giba
Maniaes, de 52 anos completados em março, faleceu na manhã desta
terça-feira no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de uma
doença rara chamada amiloidose.
CARREIRA
- Ex-lateral de Corinthians, Guarani e Inter de Limeira, Giba foi
titular do no primeiro título brasileiro da história do Corinthians, em
1990. Ele teve bons momentos e recebeu o carinho de torcedores por todos
os clubes em que passou.
Como
treinador, iniciou a carreira no Etti Jundiaí (hoje Paulista). Ele
ainda dirigiu Sport, Joinville, Guarani, São Caetano, Ipatinga e muitos
outros clubes do futebol brasileiro. Seu último trabalho aconteceu no
Paulista de Jundiaí, nesta temporada. Ele tem muito prestígio na cidade,
tendo recebido ano passado o título de "Cidadão Jundiaense".
LISTA DOS PRINCIPAIS FESTIVAIS DE M[USICA NO BRASIL, EM JULHO
São Paulo
• 45º Festival de Inverno de Campo do Jordão, SP
De 5 de julho a 3 de agosto
• Festival de Inverno de Atibaia, SP
De 14 a 27 de julho
• Festival de Inverno Serra do Itapety, Mogi das Cruzes, SP
De 3 a 25 de julho • 14º Festival de Música de Ourinhos, SP
De 19 a 26 de julho
• 5º Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba, SP
De 21 a 26 de julho
• 3º MUNASP - Festival Internacional de Música do Centro Universitário Adventista de São Paulo, SP
De 6 a 12 de julho
Rio de Janeiro • 14º Festival de Inverno de Petrópolis, RJ
De 18 a 27 de julho
• 12º Festival de Inverno de Nova Friburgo, RJDe 17 a 27 de julho
• 12º Festival Vale do Café, RJ
De 7 a 27 de julho
Minas Gerais • 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, MG
De 14 a 27 de julho
• 37º Festival de Prados, MG
De 2 a 12 de julho
• Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, MG - Fórum das Artes 2014
De 4 a 20 de julho
• 8º Brasil Instrumental Andradas, MG
De 14 a 18 de julho
Outros Estados
• 34º Festival de Música de Londrina, PR
De 6 a 19 de julho
• 29º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria, RS
De 27 de julho a 3 de agosto
• 5º Festival Internacional de Música no Pampa, Bagé, RS
De 27 de julho a 2 de agosto
• Festival Internacional Música na Serra em Lages, RS
De 20 a 26 de julho • 5º Festival Internacional de Música de Campina Grande, PB
De 21 a 26 de julho • XVI Festival Eleazar de Carvalho, Fortaleza, CE
De 29 de junho a 20 de julho
• XXI Festival de Inverno de Domingos Martins, ES
De 18 a 27 de julho
• 45º Festival de Inverno de Campo do Jordão, SP
De 5 de julho a 3 de agosto
• Festival de Inverno de Atibaia, SP
De 14 a 27 de julho
• Festival de Inverno Serra do Itapety, Mogi das Cruzes, SP
De 3 a 25 de julho • 14º Festival de Música de Ourinhos, SP
De 19 a 26 de julho
• 5º Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba, SP
De 21 a 26 de julho
• 3º MUNASP - Festival Internacional de Música do Centro Universitário Adventista de São Paulo, SP
De 6 a 12 de julho
Rio de Janeiro • 14º Festival de Inverno de Petrópolis, RJ
De 18 a 27 de julho
• 12º Festival de Inverno de Nova Friburgo, RJDe 17 a 27 de julho
• 12º Festival Vale do Café, RJ
De 7 a 27 de julho
Minas Gerais • 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, MG
De 14 a 27 de julho
• 37º Festival de Prados, MG
De 2 a 12 de julho
• Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, MG - Fórum das Artes 2014
De 4 a 20 de julho
• 8º Brasil Instrumental Andradas, MG
De 14 a 18 de julho
Outros Estados
• 34º Festival de Música de Londrina, PR
De 6 a 19 de julho
• 29º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria, RS
De 27 de julho a 3 de agosto
• 5º Festival Internacional de Música no Pampa, Bagé, RS
De 27 de julho a 2 de agosto
• Festival Internacional Música na Serra em Lages, RS
De 20 a 26 de julho • 5º Festival Internacional de Música de Campina Grande, PB
De 21 a 26 de julho • XVI Festival Eleazar de Carvalho, Fortaleza, CE
De 29 de junho a 20 de julho
• XXI Festival de Inverno de Domingos Martins, ES
De 18 a 27 de julho
34º FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA ABRE INSCRIÇÕES
Estão abertas até 30 de junho as inscrições para os cursos e oficinas do
34º Festival de Música de Londrina (FML), que será realizado de 6 a 19
de julho.
Os valores variam entre R$ 65 e R$ 140. A programação pedagógica pode ser conferida pelo site www.fml.com.br, onde estará também a grade artística, que será divulgada em breve.
Nos cursos para as crianças, de 3 a 12 anos, o valor é único: R$ 50. Ao todo, serão 55 curso ministrados por 42 professores.
Os inscritos nas modalidades “isento” ou “com desconto” deverão enviar a documentação necessária para comprovação.
Os valores variam entre R$ 65 e R$ 140. A programação pedagógica pode ser conferida pelo site www.fml.com.br, onde estará também a grade artística, que será divulgada em breve.
Nos cursos para as crianças, de 3 a 12 anos, o valor é único: R$ 50. Ao todo, serão 55 curso ministrados por 42 professores.
Os inscritos nas modalidades “isento” ou “com desconto” deverão enviar a documentação necessária para comprovação.
ARTIGO "MÚSICA QUE TRANSFORMA": LINK
http://batuquenacaixa.blogspot.com.br/2014/06/musica-que-transforma.html
segunda-feira, 23 de junho de 2014
BRASIL VENCE CAMARÕES E LIDERA GRUPO A
Estádio Nacional de Brasilia, Brasília
FIM DE JOGO
84' |
|
81' |
80' |
75' |
72' |
71' |
63' |
58' |
49' |
|
46' |
INTERVALO
35' |
|
| 26' |
17' |
|
11' |
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