terça-feira, 29 de novembro de 2022

MORRE CANTOR E COMPOSITOR ERASMO CARLOS

Erasmo Carlos morreu na terça-feira (22/11). O cantor e compositor havia sido internado ontem de manhã no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, às pressas. Erasmo Carlos (1941-2022) foi um cantor e compositor brasileiro que despontou nos anos 60, no tempo da Jovem Guarda, junto com Roberto Carlos e Wanderléa. É um dos pioneiro do rock brasileiro. Erasmo tornou-se o parceiro mais importante de Roberto Carlos, resultando na composição de mais de duzentas músicas de sucesso.O primeiro grande sucesso de Erasmo Carlos foi a música “Festa de Arromba”, composta pela dupla Erasmo e Roberto, e lançada no primeiro disco do cantor, em 1965. Outro destaque do mesmo disco foi “Minha Fama de Mau”. Em 1966, lançou seu segundo disco solo “Você Me Acende”, que fez grande sucesso com a música título e com a faixa “Gatinha Manhosa”.Em 1980, Erasmo lançou o disco Erasmo Convida, quando faz duetos com outros grandes artistas, como Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Bem e Caetano Veloso.
Em 2001, depois de quatro anos sem gravar, Erasmo lançou o disco “Pra Falar de Amor”, quando se destacou a música “Mais Um Na Multidão”, em dueto com Marisa Monte, composta por Erasmo, Marisa Monte e Carlinhos Brown.Em dezembro de 2019, Erasmo lançou o EP “Quem Foi Que Disse Que Eu Não Faço Samba”, com canções do gênero, compostas ao longo de sua carreira.

MPB PERDE GAL COSTA

Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil, morreu aos 77 anos, em São Paulo, no dia 9 de novembro. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e como "Baby", "Meu nome é Gal", "Chuva de Prata", "Meu bem, meu mal", "Pérola Negra" e "Barato total". Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou "Eu vim da Bahia", samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor. Ao longo dos anos 60 e 70, ela seguiu misturando estilos. Dedicou-se ao suingue de Jorge Ben Jor com "Que pena (Ela já não gosta mais de mim)" e foi pelo rock com "Cinema Olympia", mais uma de Caetano. "Meu nome é Gal", de Roberto e Erasmo Carlos, serviu como carta de apresentação unindo Jovem Guarda e Tropicália. Ao gravar "Pérola negra", em 1971, ajudou a revelar o então jovem compositor Luiz Melodia (1951-2017). No mesmo ano, lançou "Vapor barato", mostrando a força dos versos de Jards Macalé e Waly Salomão. Ela seguiu gravando várias músicas de Gil e Caetano, mas foi incluindo no repertório versos de outros compositores como Cazuza ("Brasil", 1998); Michael Sullivan e Paulo Massadas ("Um dia de domingo", de 1985); e Marília Mendonça ("Cuidando de longe", 2018).
Ela estava em turnê com o show "As várias pontas de uma estrela", no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. "Açaí", "Nada mais", "Sorte" e "Lua de mel" eram algumas das músicas do repertório.

sábado, 19 de novembro de 2022

EM LONDRINA: BAILE NEON SOU DANCE

PROGRAMA BOOK BOX TRAZ A DIVERSIDADE DA LITERATURA BRASILEIRA

Com apresentação do jornalista, músico e escritor Aldo Moraes o programa repercutiu a obra de novos e criativos autores brasileiros, inclusive alguns radicados no exterior. Realização FOCUS BRAZIL FOUNDATION

EVENTO HIP HOP & CONSCIENCIA NEGRA, EM ROLÂNDIA

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

PRODUTORA CULTURAL SANDRA RODRIGUES É DESTAQUE NA REVISTA ATRAÇÃO

https://www.yumpu.com/pt/document/view/67360898/58-edicao-revista-atracao