Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
domingo, 28 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024
CIRCULA CULTURA VIVA NA PNAB: COMEÇA A CAPACITAÇÃO DE GESTORES
Com a presença de quase 300 gestores e técnicos estaduais e municipais de cultura da região Nordeste, o Ministério da Cultura (MinC) iniciou, nesta segunda-feira (22), o “Circula Cultura Viva na PNAB” - uma série de encontros virtuais para a capacitação dos entes federados em relação à aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), destinados à Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Até o momento, 1.275 pessoas se inscreveram nas reuniões marcadas para atender as equipes de cultura, de acordo com as regiões do país.
As inscrições para os demais eventos seguem abertas e podem ser feitas com o preenchimento do formulário disponível neste link. No total, estão previstos mais cinco encontros on-line. Após o Nordeste, será a vez da região Norte, na terça-feira (23), e, na sequência, o Centro-Oeste, no dia 24. O Sudeste terá dois dias de atividades: 25, com foco em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, e dia 26 direcionado apenas para São Paulo. Por fim, a região Sul terá acesso à capacitação no dia 29 de abril, encerrando esta primeira etapa.
PRESIDENTE LULA SANCIONA LEIS QUE BENEFICIAM SETOR E TRABALHADORES DA CULTURA
Na manhã desta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou dois importantes projetos de lei (PLs) que representam avanços significativos para a cultura brasileira e para os trabalhadores do setor. A primeira delas é a Lei 3.724/2021, que reconhece os blocos e bandas de carnaval como manifestação da cultura nacional.
A segunda, o Projeto de Lei n° 5009/2019, que atribui medidas especiais de proteção trabalhista aos trabalhadores em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória.
A agenda no Palácio do Planalto contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares.
terça-feira, 23 de abril de 2024
ALDO MORAES SELECIONADO NO PROGRAMA AGENTES CULTURAIS DEMOCRÁTICOS
O músico, escritor e jornalista Aldo Moraes (Clodoaldo Salustiano de Morais/Presidente do Instituto Cultural Arte Brasil) foi selecionado no Programa Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto tem o objetivo de produzir e compartilhar conhecimentos, com base no diálogo entre a pesquisa e as experiências dos agentes culturais de todo o Brasil, para estimular e aprimorar as ações culturais democráticas na atual conjuntura vivida no país. O projeto se insere nas ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e nas políticas de formação cultural do MinC, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), com ênfase na formação de gestores e agentes culturais que atuam em políticas públicas e com projetos da sociedade civil.
DIA MUNDIAL DO LIVRO: EM INDIAROBA, ESCRITORES DIALOGAM COM JOVENS
A convite da Escola Pequeno Principe, os escritores Aldo Moraes, Francisco Souza e Rafael Oliveira Cruz dialogaram com a professora Luciana, a mediadora Thalita e cerca de 40 alunos jovens sobre literatura, incentivo a leitura e cidadania para celebrar o Dia Mundial do Livro. Os autores compartilharam histórias das suas vidas e obras, levaram seus títulos e o Instituto Cultural Arte Brasil/batuque na caixa fez a entrega de exemplares de livros do selo Itaú leia para uma criança como incentivo a leitura. O encontro foi na Casa da Memória, na sede de Indiaroba/SE.
sábado, 20 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024
domingo, 14 de abril de 2024
ESCRITOR ALDO MORAES SELECIONADO NO FESPOFALE 2024, O MAIOR FESTIVAL LITERÁRIO DE SERGIPE
O músico e escritor Aldo Moraes emplacou seu poema "Alguém para se amar a vida interira" no 41º Festival de Poesia Falada de Estância, em Sergipe. Tradicional e muito disputado, o evento é o mais importante na área literária do Estado de Sergipe. O Fespofale será realizado no dia 5 de maio, domingo, às 18 horas, no Fórum Ministro Heitor de Souza, dentro das comemorações do aniversário da cidade.
Radicado no Nordeste há 5 anos, Aldo Moraes integra a Sociedade dos Poetas Indiarobenses, também foi selecionado na etapa Paraná do Festival Londrix e em breve lança seu novo livro de poemas pelo importante selo Ópera Editorial.
Mais sobre o autor: https://www.instagram.com/aldomoraes.cultura/
EM INDIAROBA: GRAVAÇÃO EM VIDEO DO SÃO JOÃO, COM CANTOR BAGDÁ
*VEM AÍ* GRAVAÇÃO DO AUDIOVISUAL DE SÃO JOÃO DO BAGDÁ
*PRIMEIRO FORRÓ DE COOLER*
DIA 04/05 às 22HS
EM INDIAROBA/SE
✔️E + TRIO PÉ DE SERRA
✅ MESAS LIMITADAS:
40 REAIS 💵
*GARANTA JÁ A SUA!*
VISTA-SE A CARÁTER E VENHA DANÇAR MUITO FORRÓ!
TOMANDO CERVEJA GELADA🍺
sábado, 6 de abril de 2024
MORRE O ESCRITOR E CARTUNISTA ZIRALDO
Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6). Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.
Também chargista, caricaturista e jornalista, ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil. Em 1969, publicou seu primeiro livro infantil, “FLICTS”. Em 1979, passou a se dedicar à literatura para crianças.
Seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho”, saiu em 1980. É considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos.
AILTON KRENAK TOMA POSSE NA ABL
O escritor Ailton Krenak tomou posse na noite desta sexta-feira 5 na Academia Brasileira de Letras, se tornando o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na instituição. Ailton Krenak ocupará a Cadeira 5, vaga com a morte de José Murilo de Carvalho, em agosto de 2023. Krenak foi eleito por 23 votos, superando a historiadora Mary Del Priore e o indígena Daniel Munduruku.
"Espero que o Brasil inteiro, os outros brasileiros, possam entender que nós estamos virando uma página da relação da ABL com os povos originários. Eu já disse que venho para cá para trazer línguas nativas do Brasil para um ambiente que faz a expansão da lusofonia", disse Krenak, antes da posse, nesta sexta.
terça-feira, 2 de abril de 2024
PNAB: INDIAROBA CONVOCA PARA OITIVA
A oitiva vai ouvir a comunidade cultural e a sociedade sobre as perspectivas na execução da Política Nacional Aldir Blanc e elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos, conforme orientação do Ministério da Cultura.
Assinar:
Postagens (Atom)