quinta-feira, 16 de maio de 2024

DRAMATURGIA: MORRE PAULO CÉSAR PEREIO

O ator Paulo César Pereio morreu na tarde deste domingo (12), no Rio de Janeiro. Ele tinha 83 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Casa São Bernardo, onde ele estava internado. Paulo César Pereio nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940. Tem trabalhos marcantes na TV, no teatro e no cinema. Considerado um ícone da rebeldia, atuou em mais de 60 filmes e trabalhou com cineastas importantes como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra.
Pereio atuou em "Terra em transe", de Glauber Rocha, em "Toda Nudez Será Castigada" e em "Eu te amo", ambos de Arnaldo Jabor. Também integrou o elenco de "Roda Viva", peça de Chico Buarque encenada por Zé Celso Martinez Corrêa no fim dos anos 1960.

domingo, 5 de maio de 2024

DEBATE E DEMOCRACIA MARCAM PLENÁRIA DA PNAB EM UMBAÚBA

Realizado no Rotary Clube de Umabúba/SE, a plenária contou com a diversidade cultural presente no município: grupos de quadrilhas juninas, grupos de ornamentação, artistas plásticos, músicos, fotógrafos, dançarinos e artesãos e que colaboraram ativamente para as discussões sobre a execução da Política Nacioonal Aldir Blanc e construção do PAAR/Plano Anual de Aplicação de Recursos.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

quarta-feira, 24 de abril de 2024

CIRCULA CULTURA VIVA NA PNAB: COMEÇA A CAPACITAÇÃO DE GESTORES

Com a presença de quase 300 gestores e técnicos estaduais e municipais de cultura da região Nordeste, o Ministério da Cultura (MinC) iniciou, nesta segunda-feira (22), o “Circula Cultura Viva na PNAB” - uma série de encontros virtuais para a capacitação dos entes federados em relação à aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), destinados à Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Até o momento, 1.275 pessoas se inscreveram nas reuniões marcadas para atender as equipes de cultura, de acordo com as regiões do país. As inscrições para os demais eventos seguem abertas e podem ser feitas com o preenchimento do formulário disponível neste link. No total, estão previstos mais cinco encontros on-line. Após o Nordeste, será a vez da região Norte, na terça-feira (23), e, na sequência, o Centro-Oeste, no dia 24. O Sudeste terá dois dias de atividades: 25, com foco em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, e dia 26 direcionado apenas para São Paulo. Por fim, a região Sul terá acesso à capacitação no dia 29 de abril, encerrando esta primeira etapa.

PRESIDENTE LULA SANCIONA LEIS QUE BENEFICIAM SETOR E TRABALHADORES DA CULTURA

Na manhã desta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou dois importantes projetos de lei (PLs) que representam avanços significativos para a cultura brasileira e para os trabalhadores do setor. A primeira delas é a Lei 3.724/2021, que reconhece os blocos e bandas de carnaval como manifestação da cultura nacional. A segunda, o Projeto de Lei n° 5009/2019, que atribui medidas especiais de proteção trabalhista aos trabalhadores em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória. A agenda no Palácio do Planalto contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares.

terça-feira, 23 de abril de 2024

ALDO MORAES SELECIONADO NO PROGRAMA AGENTES CULTURAIS DEMOCRÁTICOS

O músico, escritor e jornalista Aldo Moraes (Clodoaldo Salustiano de Morais/Presidente do Instituto Cultural Arte Brasil) foi selecionado no Programa Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto tem o objetivo de produzir e compartilhar conhecimentos, com base no diálogo entre a pesquisa e as experiências dos agentes culturais de todo o Brasil, para estimular e aprimorar as ações culturais democráticas na atual conjuntura vivida no país. O projeto se insere nas ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e nas políticas de formação cultural do MinC, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC), com ênfase na formação de gestores e agentes culturais que atuam em políticas públicas e com projetos da sociedade civil.