quarta-feira, 2 de julho de 2025

INDEPENDÊNCIA: 2 DE JULHO SERÁ FERIADO NACIONAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá anunciar, nesta quarta-feira (2), o decreto que consolida as celebrações de 2 de julho, na Bahia, como a segunda data da Independência do Brasil. Lula embarca ainda nesta terça-feira (1º) para Salvador para participar das comemorações pelo quarto ano consecutivo. A equipe do presidente finaliza os detalhes do decreto para o anúncio. A princípio, Lula chegou a cogitar que a data fosse feriado nacional, mas a expectativa é que seja apenas consolidada no calendário oficial.
No ano passado, o presidente afirmou que pretendia transformar a data de 2 de Julho em celebração nacional. "Tem a independência que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se deu o grito mesmo [...] Mas nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses em 2 de julho em Salvador, na Bahia. Ali houve luta e houve mulheres heroínas. Muitas mulheres que lutaram para garantir a independência", disse o petista na época

USINA CULTURAL: OFICINA SABERES, ARTE E BRINCADEIRAS POPULARES

POESIA: ACERVO DIGITAL HELENA KOLODY

CONFERENCIA LIVRE DO COLETIVO DE MULHERES DA CUT PR

UEL FM: PROGRAMA AZYLO HOTEL RECEBE APOIO DA REVISTA D'ARTE

sábado, 28 de junho de 2025

BATUQUE NA CAIXA/ EDIÇÃO MARIALVA ENCERRA 1ª TURMA COM APRESENTAÇÃO E BOLSAS DE ESTUDOS

Durante 3 meses, o renomado artista e oficineiro Valdir Rodrigues da Silva comandou a oficina batuque na caixa, em Marialva/PR cujo conteúdo envolveu introdução a artes cênicas, educação financeira e teatro-terapia com alunas e alunos do Colégio Estadual João de Barro. Esta edição do projeto teve patrocinio do Fundo Social Cresol União dos Vales e apoio do Sindicato dos Bancários de Curitiba, Núcleo Regional de Ensono Maringá, Lupa do Bem e Instituto Conhecimento Liberta. Ao final da oficina, foi realizada apresentação pública com abordagem do bullying e campanha anti racista, anti violência e anti preconceito. Os melhores alunos receberam bolsa de estudos concedidas pelo ICL/Instituto Conhecimento Liberta. O batuque na caixa agradece João Pavinatto, Isabel Cristina Domingues Soares Lopes, gerentes do banco Cresol Marialva e direção do Colégio Estadual João de Barro.

AOS 93 ANOS, MORRE O PREMIADO COMPOSITOR LALO SCHIFRIN

Lalo Schifrin, o aclamado compositor argentino que criou o tema da franquia "Missão Impossível", morreu nos Estados Unidos aos 93 anos, informou a imprensa local nesta quinta-feira (26). Nascido em 21 de junho de 1932 em Buenos Aires, Schifrin trabalhou na trilha sonora de mais de 100 filmes e programas de televisão. Ele faleceu em sua casa na Califórnia, de acordo com a publicação especializada Deadline. O músico conquistou quatro prêmios Grammy em suas várias décadas de carreira, na qual somou créditos em produções como "Bullitt" (1968), estrelada por Steve McQueen, "Operação Dragão" (1973), com Bruce Lee, e a série de televisão "Starsky & Hutch".

CACIQUE RAONI LANÇA BIOGRAFIA

Raoni Metyktire, líder indígena Kayapó, lançou recentemente o livro "Memórias do cacique", onde compartilha sua sabedoria e experiências de vida. A obra, que chega às livrarias, é resultado de entrevistas gravadas com seus netos entre 2020 e 2023, refletindo sua trajetória de luta pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação da Amazônia. Em agosto, Raoni anunciará seu sucessor, um momento que considera crucial para a continuidade de sua luta. O cacique, que se aproxima dos 90 anos, expressou a importância de passar adiante seu legado. "Esse sucessor tem que ter o compromisso de continuar o meu trabalho", afirmou em entrevista ao GLOBO. O livro traz relatos inéditos sobre sua vida e a história do Brasil, desde a ditadura até a redemocratização. Raoni destaca suas interações com figuras políticas, como os irmãos Villas-Boas e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de sua amizade com o cantor Sting. Ele também aborda a relação dos Kayapós com a natureza, enfatizando que a floresta e os rios são parte de sua mitologia e espiritualidade.

RIFA ACETHAC: SORTEIO DE CESTA DE CHOCOLATES

sexta-feira, 27 de junho de 2025

PRORROGADAS INSCRIÇÕES PARA VI ANTOLOGIA DE ESCRITORES PORTO FOLHENSES E CONVIDADOS

PNAB CAMBÉ: TEATRO NA PRAÇA FAZ APRESENTAÇÃO GRATUITA

O proponente Valdir Rodrigues é ator, dramaturgo, diretor e escritor. É oficineiro do batuque na caixa e responsável pelo núcleo de artes cênicas do renomado projeto.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

INSCREVA SE NO II PREMIO AMPLA DE JORNALISMO

USINA CULTURAL LONDRINA: LANÇAMENTO DO PONTÃO DE CULTURA

LITETATURA NA AVENIDA: IMPÉRIO SERRANO HOMENAGEIA CONCEIÇÃO EVARISTO

MEMÓRIA DA MULHER NEGRA LONDRINENSE PERCORRE O NORDESTE

Publicada em 2018, com patrocinio do PROMIC/ Programa Municipal de Incentivo a Cultura de Londrina com pesquisa e realização de Maria Helena de Oliveira Morais (1943-2024) a revista memória da mulher negra londrinese tem sido fonte de pesquisa e trabalho escolar na rede municipal e estadual de Ensino em Londrina e região. Na foto, o filho Aldo Moraes entrega um exemplar da revista a Mateus dos Anjos (diretor de artes circenses da Fundação Estadual de Cultura do Governo da Bahia). Moraes recebeu exemplar dos livros "Birimbau", de Euclides Neto e a antologia "Histórias e histórias da Bahia".

quinta-feira, 19 de junho de 2025

FILME AGOSTINHO DOS SANTOS ESTREIA NOS CINEMAS

DRAMATURGIA: AOS 91 ANOS MORRE FRANCISCO CUOCO

Morreu nesta quinta-feira, aos 91 anos, o ator Francisco Cuoco. O ator, um dos grandes galãs das telenovelas brasileiras, estava internado havia vinte dias no hospital Albert Einstein. Com voz grave, olhar sedutor e postura marcante, Cuoco criou uma galeria de personagens icônicos na teledramaturgia brasileira.
Embora não fosse conhecido por transformações radicais em cena, tornou-se símbolo de virilidade, charme e intensidade emocional em novelas das décadas de 1970 a 1990, principalmente na Rede Globo, onde estrelou produções como Selva de Pedra, O Astro e Pecado Capital.