quinta-feira, 22 de maio de 2025

DENZEL WASHINGTON RECEBE PALMA DE OURO HONORÁRIA, EM CANNES

O lendário ator norte-americano Denzel Washington conseguiu fazer uma "viagem relâmpago ao Festival de Cinema de Cannes para a estreia do último filme conjunto de Spike Lee, Highest 2 Lowest, na segunda-feira. E foi uma decisão acertada, pois foi recompensado com uma surpresa: uma Palma de Ouro honorária. Cannes acomodou a rápida viagem de Washington a França, que aconteceu no seu único dia de folga enquanto representava "Othello" em Nova Iorque. Foi o diretor do Festival de Cinema de Cannes , Thierry Frémaux, que surpreendeu Washington com o prémio, mas foi Spike Lee que o entregou. "Este é o meu irmão", disse . "Ele está na Broadway a fazer 'Othello', por isso foi preciso muito para ele voar até aqui. Uma salva de palmas para Denzel Washington, por favor". Denzel Washington foi receber o prémio visivelmente emocionado e surpreendido. "Isto é uma surpresa total para mim", disse.

PAULO HENRIQUE BRITO É ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

O poeta, contista, ensaísta e tradutor Paulo Henriques Britto foi eleito nesta quinta-feira (22) como o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras. Ele ocupará a cadeira 30, sucedendo Heloisa Teixeira, que morreu em março. O novo "imortal" nasceu no Rio de Janeiro em 1951. Britto já publicou quatorze livros: sendo oito de poesia, três de ensaio e um infantojuvenil. Antologias de poemas seus foram publicadas em inglês (2007) e em sueco (2014), e sua poesia reunida foi editada em Portugal (2021); seu ensaio "A tradução literária" foi publicado em espanhol no Chile (2023).

quarta-feira, 21 de maio de 2025

SELO DOS CORREIOS HOMENAGEIA EUNICE PAIVA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou dois selos postais dos Correios durante o evento de entrega da Ordem do Mérito Cultural, no Palácio Gustavo Capanema, reinaugurado na capital carioca nesta terça-feira (20). Um deles celebra os 40 anos do Ministério da Cultura; o outro homenageia Eunice Paiva, cuja história de luta contra a ditadura militar foi retratada no premiado filme Ainda Estou Aqui. O selo em homenagem a Eunice traz uma fotografia em preto e branco, do arquivo da família. Na imagem, ela aparece sorrindo e rodeada por três pombas brancas, aves que se tornaram símbolo da paz. À esquerda, está grafado “Eunice Paiva”, na cor branca.

Morre aos 96 anos a atriz Dorinha Duval, a primeira Cuca do 'Sítio do Picapau Amarelo'

A atriz Dorinha Duval morreu aos 96 anos nesta quarta-feira (21). A informação foi divulgada pela filha dela, a também atriz Carla Daniel, nas redes sociais. Dorinha foi a primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo. Dorah Teixeira, como era seu nome de batismo, nasceu em 21 de janeiro de 1929, em São Paulo. Ingressou no mundo artístico como cantora, nos anos 1940, acompanhando o pianista Moacyr Peixoto (irmão do cantor Cauby Peixoto) na extinta boate Oasis. Dorinha Duval atuou em diversas radionovelas, antes de estrear na televisão. Começou na extinta Tupi, integrando o elenco do programa TV de Comédia, entre 1957 e 1959. Dorinha começou a trabalhar na Globo em 1969, no elenco da novela 'Verão Vermelho', de Dias Gomes. No início dos anos 1970, esteve no elenco de três das novelas de maior sucesso da teledramaturgia brasileira, todas dirigidas por Daniel Filho: 'Irmãos Coragem' (1970), de Janete Clair, 'Minha Doce Namorada' (1970), de Vicente Sesso, e 'Selva de Pedra' (1972), também de Janete Clair. Dorinha Duval afastou-se da televisão no início dos anos 1980, após ser condenada a seis anos de prisão pelo assassinato de Paulo Sérgio Alcântara, com quem estava casada havia seis anos. Cumpriu oito meses de prisão em regime semiaberto. Desde 1987, passou a se dedicar às artes plásticas, em especial à escultura.

OMC: "A cultura de um povo é uma força coletiva que sempre estará na linha de frente contra qualquer regime de exceção", diz presidente Lula

Na tarde desta terça-feira (20), o Rio de Janeiro voltou a ser palco de um dos momentos mais simbólicos da retomada das políticas culturais no Brasil. No histórico Palácio Gustavo Capanema, com sua fachada azul e janelas abertas para o Centro da cidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, entregaram a Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública do setor, a personalidades e instituições que ajudam a construir a diversidade e a riqueza da cultura brasileira. A cerimônia celebrou não apenas o reconhecimento de nomes como Fernanda Torres, Alaíde Costa, Marcelo Rubens Paiva e Chico César, entre tantos outros, mas também a resistência de um setor que, como lembrou Lula, sofreu ataques sistemáticos nos últimos anos.
"A cultura tem um papel extraordinário na defesa da democracia. Porque a cultura de um povo é uma força coletiva tão poderosa, que estará sempre na linha de frente contra qualquer regime de exceção”, destacou o presidente. A OMC deste ano teve um diferencial: a consulta pública. Mais de 11 mil contribuições populares indicaram nomes de todas as regiões, gerações e expressões culturais do país. Ao todo, foram homenageadas 112 pessoas físicas e 14 instituições, com distinções nos graus de Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.

segunda-feira, 19 de maio de 2025

POETA VAGNER XAVIER MARCA PRESENÇA NO SARAU LONDRIX

Vagner Xavier marcou presença no Sarau Londrix interpretando “Gostaria de salvar tua vida com minhas poesias ou te matar de vez”, presente no seu novo livro que foi traduzido para o italiano “E chi potrebbe tollerare quel cielo” @edizioniwe! Xavier celebra o excelente momento profissional com publicação no exterior e a ótima repercussão de sua obra literária pelo Brasil. O sarau foi no Bar Valentino, em 18 de maio, Londrina/PR

VALDIR RODRIGUES PARTICIPA DO SARAU LONDRIX

O poeta, dramaturgo, ator e terapeuta Valdir Rodrigues participou no palco do Bar Valentino do Sarau Londrix (o festival celebra 20 anos) na companhia de outros autores e autoras como Samantha Abreu, Hermann Schmitz, Vagner Xavier e Amanda Damásio. Rodrigues interpretou seu poema Clamor (premiado em edição do concurso vídeo-poema, no próprio Londrix) e Valsa Negra, de Aldo Moraes e dedicado à Maria Helena de Oliveira Morais.

MARIA ANGELA DE JESUS É NOVA PRESIDENTE DA TV CULTURA

A executiva Maria Angela de Jesus foi eleita como a nova diretora-presidente da Fundação Padre Anchieta, entidade responsável pela gestão da TV Cultura. Ela se torna a primeira mulher a assumir o posto nos quase 60 anos da instituição. Maria Angela de Jesus é uma produtora executiva de audiovisuais brasileira. Maria Angela foi diretora de produção de originais do Netflix Brasil e vice-presidente da HBO América Latina. Também se tornou uma das primeiras executivas negras a assumir uma posição de destaque em empresas como HBO e Netflix

FREVO E APLAUSOS MARCAM ESTREIA DO FILME O AGENTE SECRETO, EM CANNES

O Agente Secreto, filme brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, mesmo diretor de Bacurau, foi exibido neste domingo (18/5) no Festival de Cannes. Ao final da sessão, o longa foi aplaudido por 13 minutos pelo público presente, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Cultura (Minc). O filme é um dos concorrentes à Palma de Ouro, principal prêmio do festival.

EM EDIÇÃO CAPRICHADA, EDITORA EDIZIONI WE PUBLICA NOVO LIVRO DE VAGNER XAVIER

poderia tolerar aquele céu"), publicado pela editora italiana Edizioni WE. A obra, que conta com 102 páginas, reúne poemas inéditos e alguns já publicados em outros livros do autor, consolidando sua trajetória literária em território internacional.
A tradução dos poemas para o italiano foi realizada pela escritora Simona Adivincula, enquanto o editor Nicola Bergamaschi garantiu a qualidade editorial do projeto. A edição conta ainda com a apresentação assinada por Aldo Moraes, prefácio de Tiago Rafael e uma capa especialmente criada pelo artista plástico Luan Lima. O livro está à venda na Amazon italiana e, em breve, também no site da Edizioni WE.

sábado, 17 de maio de 2025

MORRE O SANFONEIRO WANDERLEY DO NORDESTE AOS 52 ANOS

O cantor e sanfoneiro Wanderley do Nordeste, que morreu aos 52 anos após passar mal em Andorinha, no norte da Bahia, aprendeu a tocar o instrumento aos 12 anos, espelhado no pai, José Berlamino, e tinha mais de 30 de carreira. Ela deixa dois filhos. O músico iniciou a carreira em 1996, quando se mudou para Juazeiro. Durante a trajetória profissional, ele gravou oitos CDs e um DVD. Conhecido pelo carisma e musicalidade regional, Wanderley foi responsável por realizar e ser parceiro de projetos sociais em unidades de saúde do Vale do São Francisco. Entre as entidades que foram beneficiadas por ele estão a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e Infância (Apami) e o Hospital Dom Tomás (HDT), unidade referência no tratamento contra o câncer na região.

ESCRITOR ALDO MORAES PARTICIPA DA ANTOLOGIA POEMAS DE AMOR PARA CURAR O MUNDO

Representando a cidade de Indiaroba/SE, o escritor, músico e jornalista Aldo Moraes participa como autor selecionado da Antologia "Poemas de amor que curam o mundo" da Editora Articule. O livro terá lançamento na Bienal 2025 do Rio de Janeiro. Moraes foi secretário municipal de cultura de Londrina/PR e desde 2019 está radicado na região Nordeste

quarta-feira, 14 de maio de 2025

ESCRITOR VALDIR RODRIGUES É PRESENÇA CONFIRMADA NO SARAU DO LONDRIX

Ator, dramaturgo, poeta e terapeuta Valdir Rodrigues tem experiências acumuladas no Brasil e Europa. Também é oficineiro de artes cênicas do batuque na caixa. Rodrigues vai interpretar seus textos e o poema Valsa Negra (de Aldo Moraes e dedicado à Maria Helena de Oliveira Morais).

BOQUIM INTEGRA XXIII SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Organizado pela assessora cultural do municipio e reconhecida produtora cultural Sandra Rodrigues, a exposição destaca importantes mestras e mestres da cultura tradicional e popular (reisado, cordel, pifano) e momentos da cultura boquinense. A exposição pode ser visitada no Centro Administrativo Municipal Dr José Rollemberg Leite (hall de entrada da prefeitura), no centro de Boquim/Sergipe

LÍDER MUNDIAL, EX PRESIDENTE DO URUGUAI PEPE MUJICA MORRE AOS 89 ANOS

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Entretanto, a causa da morte ainda não foi divulgada. Pepe Mujica nasceu em 1935, em Montevidéu, onde morou ao longo de toda a vida. Começou na política no Partido Nacional, um dos mais tradicionais do Uruguai, onde foi secretário-geral da Juventude. Fundador do principal grupo guerrilheiro do Uruguai, ficou preso mais de uma década, foi torturado pela ditadura e acabou chegando ao poder décadas depois. Mujica se tornou o um dos presidentes mais queridos internacionalmente e colocou o Uruguai, o segundo menor país da América do Sul, na lupa mundial.

ESPIRITUALIDADE:MORRE DIVALDO FRANCO

O médium e líder espírita Divaldo Franco morreu nesta terça-feira (13), aos 98 anos, em Salvador. A causa da morte ainda não informada, mas ele lutava contra um câncer na bexiga desde novembro do ano passado e, nesta noite, teve falência múltipla dos órgãos. Natural de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, ele dedicou mais de 70 anos ao espiritismo. Colheu os frutos de todo esse trabalho ao se consagrar como uma das vozes mais respeitadas na área. Sua trajetória começou a ganhar destaque em 1952, quando fundou a Mansão do Caminho, localizada no bairro de Pau da Lima, em Salvador. A entidade acolhe e educa milhares de crianças que antes viviam em condições de miséria extrema.

terça-feira, 13 de maio de 2025

MUNDO ERUDITO: MORRE COMPOSITOR E MAESTRO ERNST MAHLE

Ernst Mahle morreu, aos 96 anos, na noite desta segunda-feira (12) em Piracicaba (SP). O maestro alemão estava internado em um hospital da cidade, mas as causas da morte não foram informadas pela família. Mahle teve história marcada pela atuação na música erudita nacional e internacional, além da criação da Escola de Música de Piracicaba (EMP). Mahle trabalhou como músico, compositor, regente e educador musical. Deixou esposa, quatro filhos, netos, bisneta, familiares e amigos. O velório ocorre a partir das 9h desta terça-feira (13) no Cemitério Parque da Ressurreição. O sepultamento está marcado para às 16h30 desta terça.

MATEUS ALELUIA LANÇA NOVO ALBUM

Aos 81 anos, sendo 65 deles dedicados à música, o baiano Mateus Aleluia — eterno Tincoã — lançou, na última sexta-feira, seu quinto álbum solo. Homônimo ao seu nome, o trabalho reúne seis faixas inéditas e extensas, com mais de sete minutos de duração, nas quais canta o amor e a profundidade apenas com voz e violão.