MUSEU PELÉ
A cidade de Santos inaugurará em 2012 um museu em homenagem à pessoa que mais divulgou seu nome pelo mundo.
O Museu Pelé, que foi projetado por outro ilustre brasileiro, o arquiteto Oscar Niemeyer, já está sendo construído no centro histórico da cidade e deve ficar pronto em 2012.
Na última quinta-feira, Niemeyer e Pelé se reuniram no escritório do arquiteto, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para apresentar o projeto oficial do local.
Pelo planejado, o museu ficará dentro de uma esfera de sete metros de diâmetro por intermédio de uma rampa que circundará todo o objeto. Ao lado, em uma placa de 20 metros de altura, estará desenhada a comemoração típica de Pelé, dando socos no ar.
Para o Rei, a idéia do maior arquiteto brasileiro, que completará em breve 103 anos, foi aprovada.
"Ele [Niemeyer] teve a idéia de mostrar o soco no ar e o pé do Pelé controlando a bola. Só o seu Oscar mesmo", comentou Pelé.
"Ele [Niemeyer] teve a idéia de mostrar o soco no ar e o pé do Pelé controlando a bola. Só o seu Oscar mesmo", comentou Pelé.
Niemeyer também retribuiu os elogios: "É um prazer. Pelé é um ídolo. O pessoal do meu tempo nunca vai se esquecer do Pelé jogando futebol. Foi uma figura fantástica", afirmou o arquiteto.
Para realizar o museu, Pelé doou cerca de 3.000 peças (como filmes, fotos e troféus) de seu acervo pessoal para o local, que ficará num antigo casarão do século 19 que foi cedido pelo Governo do Estado de São Paulo.
O custo total estimado do projeto é de R$ 20 milhões, sendo que parte deste montante virá da iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário