As exposições "Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”, “Bens tombados: imagens do Patrimônio Cultural do Paraná”, “Gravuras do Acervo MON”, “Andersen, Luz e Cor”, “Ka´ á – a erva sagrada” e “Desejo de Salão: Salão Paranaense, uma retrospectiva” voltam a circular pelo Estado. Desta vez, os municípios de Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Laranjeiras, Mallet, Pato Branco e União da Vitória acolhem as mostras, organizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC).
As imagens que compõem a exposição “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”, abre no dia 3 de setembro, no município de Campo Mourão, e permanece até 30 de setembro. Nesta mostra é possível conhecer a arte e a história de um dos mais atuantes fotógrafos do sul do Brasil. São 62 fotos que destacam a arquitetura, o cotidiano, as escolas, os desfiles patrióticos, enfim, uma diversidade de temas pelos quais a Lapa e as cidades em seu entorno vivenciaram.
Em “Desejo de Salão - Salão Paranaense, uma retrospectiva”, que abre no dia 5 de setembro e permanece até 3 de outubro, no município de Pato Branco, um representativo recorte dessa grande exposição, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná e que foi exibida no Museu Oscar Niemeyer, apresenta obras de Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Guido Viaro, entre outros artistas premiados ou destaques das edições do Salão Paranaense, que vem sendo realizado pelo Estado desde 1944.
A cidade de Mallet recebe a mostra “Bens tombados: imagens do Patrimônio Cultural do Paraná”, que apresenta fotos do patrimônio histórico, artístico e natural do Paraná. São exemplares da arquitetura dos séculos 18, 19 e 20, entre eles a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, em Paranaguá, primeiro imóvel tombado pelo Estado, em 1962. A abertura ocorre no dia 6 de setembro e a mostra permanece aberta até 30 de setembro.
A exposição “Andersen, Luz e Cor” é um representativo recorte da mostra "Andersen em Brasília", exibida no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, na capital do país, em maio/junho de 2012. A mostra com obras do pintor norueguês será inaugurada no dia 13 de setembro, em Foz do Iguaçu, e fica aberta até 3 de novembro de 2012. No dia da abertura, às 18h, o diretor do Museu Alfredo Andersen, Ronald Simon, fará uma visita guiada.
Em Laranjeiras a exposição “Ka´ á – a erva sagrada”, abre no dia 12 de setembro e permanece na cidade até 11 de outubro. A mostra apresenta fotos de Vladimir Kozák e Carlos Bueno que retratam a importância do uso da erva-mate no cotidiano de populações indígenas nas décadas de 1950 e 1980. Muito antes dos primeiros europeus chegarem à América, os nativos dos planaltos do Sul do continente já faziam uso da erva-mate.
O município de União da Vitória abriga a mostra “Gravuras do Acervo MON”, entre os dias 19 de setembro e 14 de outubro de 2012. A exposição reúne obras dos mais destacados nomes das artes visuais do Brasil e da América Latina. Entre as coleções representadas, o MON selecionou 22 obras que ilustram as diferentes técnicas da arte da gravura, como água-tinta, ponta seca, xilogravura, linoleogravura, zincogravura e outras. No dia 19, às 19h, e no dia 20, às 10h e às 14h, ocorrem oficinas de gravura com a arte educadora do Museu Oscar Niemeyer, Sueli Yamamoto.
Serviço
Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück
Abertura: 3 de setembro, às 19 horas
Período expositivo: 4 a 30 de setembro de 2012
Entrada gratuita
Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes
Rua Francisco Ferreira Albuquerque, s/n. Campo Mourão – PR
Desejo de Salão: Salão Paranaense, uma retrospectiva
Abertura: 5 de setembro, 19h
Período expositivo: 6 de setembro a 3 de outubro de 2012
Entrada gratuita
Centro Cultural Raul Juglair | Galeria Maria Genoveva Argentona
Rua Jaciretã, 450. Pato Branco – PR
Bens tombados: imagens do Patrimônio Cultural do Paraná
Abertura: 6 de setembro, 15h
Período expositivo: 7 a 30 de setembro de 2012
Entrada gratuita
Câmara Municipal – Palácio 21 de Setembro.
Avenida João Pessoa, nº. 909. Mallet – PR
Andersen, Luz e Cor
Abertura: 13 de setembro, 19h
Período expositivo: 14 de setembro a 3 de novembro de 2012
Entrada gratuita
Ecomuseu Itaipu Binacional - Espaço das Artes
Avenida Tancredo Neves, 6001. Foz do Iguaçu – PR
Ka´ á – a erva sagrada
Abertura: 12 de setembro, 19h
Período expositivo: 13 de setembro a 11 de outubro de 2012
Entrada gratuita
Cine Teatro Iguassu
Rua Manoel Ribas, 1819. Laranjeiras do Sul – PR
Gravuras do Acervo MON
Abertura: 19 de setembro, 19h
Período expositivo: 20 de setembro a 14 de outubro 2012
Entrada gratuito
Estação União – Galeria de Arte Erich Herbert Will
Praça Visconde de Nácar, s/nº. União da Vitória – PR
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário