A artista brasileira Lúcia Hinz, encontrou a presidente Dilma Rousseff em Bruxelas na solenidade de abertura do festival Europália, e foi num forte abraço entre a artista e a presidente que Lúcia buscou inspiração para concluir o retrato da Presidente Dilma Rousseff, exposto nos dias 21, 22 e 23 de outubro no famoso museu do Louvre em Paris.
Sobre a artista
Lúcia Araújo de Medeiros Hinz nasceu em Caicó - RN. Viveu na Paraíba, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo – Brasil. Desde adolescente dedica-se à arte, transformando-a em solidariedade, atuando em defesa dos direitos e bem-estar de pessoas menos favorecidas.
Em 1989, imigrou para a Alemanha, viveu com sua família em Munique e Aachen. Desde 1996 Lúcia vive na Bélgica, onde freqüentou a “Académie des Beaux-Arts” de Verviers.
Nos últimos anos a artista promoveu e participou de inúmeras ações junto a fundações de diversos países, vivenciando e participando de campanhas em prol da melhoria da existência humana, especialmente de mulheres e crianças. Atualmente, Lúcia Hinz movimenta-se entre a Bélgica, Alemanha e o Brasil, onde dá continuidade às suas atividades artísticas, sociais e culturais.
A arte de Lúcia Hinz é composta de traços fortes e firmes, cores reluzentes e alegres, ela expressa com elegância e humildade através de um formato único, a perseverança de uma mulher que sabe o quer. Suas obras trazem a nossa consciência, beleza, paz, alegria e suas figuras nos transmitem o fervor e a força explosiva de paixões vividas intensamente, explicitando personagens que exprimem a pureza e inocência no mais profundo sentimento.
Lúcia pode ser considerada uma poetisa das cores, que através de suas obras nos conscientiza de que a felicidade e a paz podem está na simplicidade da nossa existência. Ela abstrai as problemáticas e dá ênfase às cenas que expressam as vitórias de uma mulher capaz de lutar pelos seus objetivos.
As obras mais conhecida da artista são:O painel “CAPITAL DA CULTURA”, doado para a Biblioteca Nacional de Brasília, projetada pelo arquiteto brasileiro Dr. Oscar Niemeyer na década de 80. A obra “SEGREDO FEMININO”, doada para o museu do Parlamento de São Paulo
A Manequim intitulada “LULU DO CASTELO”, exposta permanente no Notariat Dr. Bernhard Gschoßmann, no castelo da condessa Glória von Thurn und Taxis em Regensburg – Alemanha.
Reconhecida internacionalmente, a artista possui obras em acervos de colecionadores de diversos países da Europa, EUA e Brasil.
Suas obras, história e currículo completo podem ser conferidos no
Site: www.atelier-hinz.com
Fonte: Jornal O Rebate / Katiuscia Czakaj - Bacharel em Arte e Cultura
Obrigada pela divulgação!
ResponderExcluirUm grande abraço diretamente da Alemanha
Lúcia Medeiros - Hinz