domingo, 2 de agosto de 2015

ORLANDO ORFEI, NOME FUNDAMENTAL DO CIRCO, MORRE AOS 95 ANOS

Um dos maiores nomes do circo mundial, Orlando Orfei morreu na noite de sábado (1), aos 95 anos, de pneumonia. O artista estava internado no HSCOR de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, desde o dia 16 de julho.

Nascido em 1920, na Itália, Orlando Orfei estava no Brasil desde o fim da década de 1960. O artista começou a se apresentar como palhaço ainda na infância, aos 6 anos. Foi numa visita ao Brasil, durante o Festival Mundial do Circo, no Maracanãzinho, no Rio, que ele se apaixonou pelo país.

Morre aos 95 anos Orlando Orfei, um dos maiores nomes do circo Divulgação/Divulgação

Aqui, ele montou o Circo Nazionale D'Itália, que estreou em São Paulo em 1969. Três anos depois, fundou o Tivoli Park, na Lagoa, na Zona Sul do Rio. O Tivoli Park, que encerrou suas atividades cerca de duas décadas depois, foi um dos mais famosos parques de diversão do país.

A tradição começou em 1820, quando o bisavô dele, que era padre, largou a batina por amor. Orlando Orfei nasceu cem anos depois, em 1920, na Itália, e começou no circo aos cinco anos de idade, como palhaço. Também foi equilibrista, malabarista, mágico e domador.

Um comentário:

  1. Uilmara Machado de Melo Gonçalves17 de agosto de 2015 às 14:23

    Sempre gostei de Circo, principalmente, porque minha lembrança de Circo de verdade, foi por ter ido com meu pai ao Circo Orlando Orfei em Juiz de Fora-MG, na década de 1970 (infelizmente, não sei precisar a data!), mas, nunca achei graça em espetáculos com animais e, também, com trapezistas sem segurança (redes|), porque, pra mim, o momento é de diversão e não de apreensão! Mas, não posso deixar de reconhecer a excelência deste grande circense, a grandiosidade de seu Circo e a importância que desempenhou para não deixar esta arte morrer! Descanse em paz, Sr. Orlando Orfei, e com a certeza de que seu nome é sinônimo de diversão, luta, comprometimento, responsabilidade, e credibilidade. Não há falar-se em Circo sem lembrar de sua contribuição no Brasil! Obrigada!

    ResponderExcluir