Meia de futebol técnico e elegante, apontado por Pelé como "um dos cinco melhores jogadores do mundo", o ex-jogador de Peñarol, São Paulo, Coritiba e seleção uruguaia Pedro Rocha morreu na noite desta segunda-feira (2), em São Paulo, aos 70 anos. Ele sofria de uma doença cerebral degenerativa e passou por uma internação na Santa Casa de Misericórdia.
Pedro Rocha jogou por quatro clubes no Brasil, mas foi no São Paulo, onde atuou de 1970 a 1977, que o meia fez história. Disputou 375 jogos e marcou 113 gols, ajudando o Tricolor a conquistar os Paulistas de 1971 e 1975, além do Brasileiro de 1977.
Foi convocado para a seleção uruguaia para disputar a Copa de 1962, participando ainda das três edições seguintes. No Brasil, além do São Paulo, Pedro Rocha atuou por Coritiba, Palmeiras e Bangu. Pelo Uruguai, fez 57 jogos e marcou 17 gols.
Pelo Coritiba, Pedro Rocha foi campeão paranaense em 1978. O uruguaio foi o artilheiro alviverde da competição, com seis gols. O Coxa conquistou o título na terceira partida final, no Couto Pereira, vencendo por 4 a 1 o Atlético nos pênaltis.
Depois de encerrar a carreira como jogador, Pedro Rocha virou treinador de futebol. Treinou 20 clubes entre 1981 e 2009, quando sofreu um AVC.
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário