O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, deverá ser enterrado em 15 de dezembro, disse o atual mandatário, Jacob Zuma, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (6). O líder negro morreu na noite de quinta-feira (5) aos 95 anos.
Os eventos públicos e o velório do ex-presidente começarão na próxima terça, com uma missa solene no estádio Soccer City, em Johannesburgo. O local é o mesmo onde o mandatário apareceu publicamente pela última vez, em 11 de julho de 2010, na final da Copa do Mundo no país.
No mesmo dia 10, o corpo seguirá para Pretória, onde deverá ser velado por três dias no Union Buildings, a residência oficial da Presidência da República. A cerimônia deverá começar na quarta (11) e terminar na sexta (13), com a passagem de chefes de Estado, líderes políticos nacionais e a população.
Dois dias depois, no dia 15, o corpo do líder negro será enterrado em Qunu, aldeia onde Mandela nasceu em 1918 e onde fica o mausoléu de sua família. E no dia 16 deve ser erguida uma estátua do ex-líder em frente ao Union Buildings.
Zuma convocou para o próximo domingo um dia nacional de orações e reflexões nos templos religiosos de todo o país para "refletir sobre a vida de Madiba [nome tribal de Nelson Mandela] e sua contribuição para nosso país e o mundo".
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário