O diplomata, poeta e tradutor pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti, 84, foi eleito na tarde de quinta (5/12) o novo presidente da Academia Brasileira de Letras, com mandato até o fim de 2014.
Atual secretário-geral da ABL, Cavalcanti sucede a escritora Ana Maria Machado, 71, que cumpriu dois mandatos na presidência, a partir de 2011.
Quinto ocupante da cadeira 29, Cavalcanti entrou na ABL em 2010, na sucessão do bibliófilo José Mindlin (1914-2010). Diplomata de carreira, viveu durante 40 anos no exterior e foi embaixador junto à Unesco e à União Europeia.
Poeta, contista e ensaísta, o pernambucano é também um tradutor premiado e crítico literário. Lançou, em maio passado, "A Herança de Apolo" (Ed. Civilização Brasileira), compêndio de anotações e reflexões sobre poesia que teceu ao longo de cinco décadas.
O novo presidente encabeça uma diretoria que tem ainda Domício Proença Filho, 77, como secretário-geral e Antonio Carlos Secchin, 61, como primeiro-secretário.
O jornalista Merval Pereira, 64, será o segundo-secretário e a escritora Rosiska Darcy de Oliveira, 69, eleita neste ano para a Academia, será a nova tesoureira.
A nova diretoria tomará posse no dia 19 de dezembro, às 17h30, também no Petit Trianon, sede da ABL, no centro do Rio. O mandato é de um ano e, pela tradição da casa, é renovado por igual período.
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário