Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
domingo, 4 de março de 2012
VIK MUNIZ E O LIXO EXTRAORDINÁRIO
Inventor de métodos e cores para expressar sua visão do mundo, o artista plástico Vik Muniz é o ousado protagonista do filme" Lixo Extraordinário", que coloca em primeiro plano e de forma digna, recicladores do Aterro do Jardim Gramacho, Rio de Janeiro.
Zumbi, Tião, Irmã, Magna, Suelem e Isis são os personagens que emergem da luta, do sofrimento e da re-descoberta de que podem ser felizes e realizados.
Li especialistas de cinema argumentando aqui e ali que não é propriamente um filme e que Muniz surge numa crise artística para fazer algo novo e escolhe estes catadores. Acontece que Vik Muniz é mesmo um artista diferenciado, cuja matéria prima é o novo, o ousado, o estranho. Mas que consegue transformar ou melhor transportar suas matérias primas ao universo da arte.
Muniz é um sucesso internacional, que optou por seguir um caminho próprio, num trabalho que impressiona pela beleza visual e pela originalidade. E ao dar oportunidade de protagonismo a estes recicladores, empreendeu uma parceria que resgata valores humanos e ainda os aproxima da arte.
O filme concorreu ao Oscar e ainda conquistou prêmios nos Festivais de Sundance, Berlim e Paulínia.
Vik Muniz nasceu em 1961, em São Paulo e atualmente, mora em Nova Iorque.
Mais: www.vikmuniz.net
Texto: Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom!!!!
ResponderExcluirParabéns pelo artigo
Souza Carvalho/ator/SP