domingo, 4 de março de 2012

VIK MUNIZ E O LIXO EXTRAORDINÁRIO


Inventor de métodos e cores para expressar sua visão do mundo, o artista plástico Vik Muniz é o ousado protagonista do filme" Lixo Extraordinário", que coloca em primeiro plano e de forma digna, recicladores do Aterro do Jardim Gramacho, Rio de Janeiro.

Zumbi, Tião, Irmã, Magna, Suelem e Isis são os personagens que emergem da luta, do sofrimento e da re-descoberta de que podem ser felizes e realizados.

Li especialistas de cinema argumentando aqui e ali que não é propriamente um filme e que Muniz surge numa crise artística para fazer algo novo e escolhe estes catadores. Acontece que Vik Muniz é mesmo um artista diferenciado, cuja matéria prima é o novo, o ousado, o estranho. Mas que consegue transformar ou melhor transportar suas matérias primas ao universo da arte.



Muniz é um sucesso internacional, que optou por seguir um caminho próprio, num trabalho que impressiona pela beleza visual e pela originalidade. E ao dar oportunidade de protagonismo a estes recicladores, empreendeu uma parceria que resgata valores humanos e ainda os aproxima da arte.

O filme concorreu ao Oscar e ainda conquistou prêmios nos Festivais de Sundance, Berlim e Paulínia.

Vik Muniz nasceu em 1961, em São Paulo e atualmente, mora em Nova Iorque.

Mais: www.vikmuniz.net

Texto: Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com

Um comentário: