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Novas formas de consultar o IDeA
O
IDeA agora conta com um menu avançado para filtrar ainda melhor os seus
resultados. O usuário poderá selecionar os municípios por número de
habitantes, estado, região do país, nível de desigualdade e de
aprendizagem. O novo recurso facilita a consulta, auxiliando
pesquisadores e gestores de políticas públicas. Clique aqui para ler mais.
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Suspensão das aulas e desigualdades de aprendizagem
A
suspensão das aulas nas escolas ao redor do mundo tem por objetivo
conter o ritmo da expansão da pandemia de Covid-19. Essa medida drástica
é necessária, dada a gravidade da pandemia. Entretanto, poderá ter
consequências nas aprendizagens e nas desigualdades escolares. Podemos
antever consequências pela leitura de pesquisas que evidenciam que as
desigualdades de aprendizagem aumentam mais durante longos períodos de
interrupção das aulas do que durante o período letivo. Clique aqui para acessar a matéria completa.
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“A interrupção educacional pelo COVID-19 e respostas”
A UNESCO lançou a Global Education Coalition e passou a monitorar as políticas educacionais estabelecidas pelos diferentes países durante o período da pandemia, apresentando inclusive um mapeamento diário
do número de alunos afetados em todo o mundo. O organismo também
destaca as possíveis consequências do fechamento das escolas sobre a
aprendizagem dos alunos mais vulneráveis e apresenta caminhos
para mitigar essa desigualdade: buscar a equidade de acesso e uso das
tecnologias de informação, assegurar segurança alimentar fora das
escolas e pensar em soluções de aprendizagem inclusivas.
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As
possíveis consequências da suspensão das aulas estão sendo debatidas na
mídia nacional e internacional. Nessa reportagem, o jornal Folha de
S.Paulo destaca que “o aumento da desigualdade é um dos riscos mais
temidos”, apontando desigualdades entre alunos de diferentes grupos
sociais no acesso a equipamentos eletrônicos, serviços de internet, bem
como desigualdades de oferta de atividades propostas (ou não) pelas
escolas privadas e públicas. Além disso, a matéria discute
possibilidades de participação da família durante esse período atípico.
Newsweek, EUA, 25/03/2020
“Fechamento das escolas devido ao coronavírus poderá ampliar a desigualdade educacional entre estudantes”
Le Monde, França, 17/03/2020
“Coronavírus e educação a distância: entre o aumento das desigualdades educacionais e a transformação pedagógica”
L’Express, França, 23/03/2020
“Coronavírus: quando a escola em casa amplia as desigualdades educacionais” |
Annette
Lareau, da Universidade Pensilvânia, EUA, há muitos anos estuda as
formas como as diferentes classes sociais educam seus filhos. Seu livro
Unequal Childhoods (2003) pode ser considerado um clássico recente da
Sociologia da Educação. Nele, a autora apresenta uma longa pesquisa
etnográfica sobre o tema, pela qual investigou crianças de 10 anos e
suas famílias. Nesse trabalho, ela traça, em detalhes, dois perfis de
educação de filhos: por um lado, o padrão das famílias de classe média,
que é mais próximo da cultura escolar e, por outro, o padrão das
famílias de classes populares, não só mais distante da cultura escolar,
como também conflitivo com ela. Essas diferenças, ao se relacionarem com
as práticas escolares, desempenhariam um papel muito importante na
reprodução das desigualdades. Um artigo sobre a pesquisa já foi publicado no Brasil. Além disso, a pesquisadora apresenta brevemente seu trabalho nesse vídeo.
As pesquisas de Annette Lareau podem nos ajudar a pensar o momento
atual, no qual crianças e jovens estão fora das escolas e no qual a
influência familiar sobre o acesso à cultura escolar é ainda maior.
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