O magnata Run Run Shaw, uma das grandes figuras da indústria cinematográfica da Ásia, morreu nesta terça-feira aos 106 anos de idade na ilha de Hong Kong, informou a emissora local TVB, de propriedade do empresário e a primeira livre de Hong Kong.
Shaw fundou junto com um de seus irmãos a companhia Shaw Brothers Studios –estabelecida em 1958–, com a qual produziu quase mil filmes e conseguiu divulgar o kung fu para o mundo através do cinema, além de definir a sétima arte no mundo asiático.
Entre os filmes mais conhecidos produzidos por seus estúdios, estão o premiado "The Magnificient Concubine" (1962) e "Espadachim de um Braço" (1967), que estabeleceram recordes de bilheteria em Hong Kong e tiveram várias continuações.
Além de sua presença destacada na Ásia, o magnata das comunicações também contribuiu para o mundo do cinema em outros continentes, através do financiamento do mítico filme "Blade Runner, o Caçador de Androides".
Com seus estúdios e a abertura da TVB, em 1967, é considerado uma das figuras chave da cultura de Hong Kong e de toda Ásia.
Shaw foi condecorado pela rainha Elizabeth 2ª em 1974 e também fundou os prêmios que levam seu sobrenome e que prestam homenagem às conquistas científicas na Ásia.
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário