quarta-feira, 3 de julho de 2013

MORRE DOUGLAS C ENGELBART, CRIADOR DO MOUSE

O cientista americano Douglas C. Engelbart faleceu nesta terça-feira (3) em sua casa na Califórnia (Estados Unidos) por insuficiência renal. Engelbart morreu aos 88 anos e detém a patente da invenção de uma série projetos. No entanto, ele ficou conhecido por ter sido o criador do mouse.

Engelbart teve a ideia de criar o mouse em 1964. Na época, quase toda a interação entre o homem e o computador era feita por meio de cartões. Ele concebeu o conceito da necessidade de haver um "periférico de indicação" de direções em um computador durante uma conferência de computação gráfica realizada nos Estados Unidos.

O cientista, então, fez um esboço do que ele havia pensado e mostrou para William English, um engenheiro mecânico que colaborava com ele em projetos de pesquisa. Os primeiros modelos de mouse tinham três botões, pois era o máximo que a estrutura acomodava. Para Engelbart, quanto mais botões disponíveis, mais ele seria útil. A patente do mouse foi registrada em 1967 nos Estados Unidos e oficializada em 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário