Além das sempre citadas contribuições negras à cultura e história do nosso país como a feijoada (na gastronomia), o carnaval e o samba (na cultura), a inclusão de novos termos e palavras na língua portuguesa e na religião com forte interesse e relações com a natureza e os seres espirituais; os negros foram decisivos no interior de São Paulo e do Paraná para a música sertaneja de raiz, contribuindo com compositores e cantores para as duplas caipiras até meados dos anos 70.
Boa parte destes cantores ficou restrita à suas cidades ou mesmo às suas comunidades, mas não se pode ignorar a grande influência que tiveram em temáticas que ficaram famosas e na fusão com a toada que desembocaram no samba rural e no pagode sertanejo (de Tião Carreiro). Um grande exemplo desta fusão e que foi sucesso nacional é o samba "Todo menino é um rei", gravado pelo carioca Roberto Ribeiro em 1977.
Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário