Há anos acompanho a trajetória do instrumentista e compositor Ney Rosauro.
Sua vida musical é rica em timbres e inovações.
Ele aparece aqui no blog porque completa 60 anos de idade em 2012!
Ney Rosauro tem se destacado como um dos mais originais e dinâmicos percussionistas sinfônicos da atualidade. Dono de um estilo único de compor, caracterizado por melodias charmosas e a ritmos contagiantes, ele utiliza elementos do rico folclore brasileiro para criar composições estilizadas, cheias de vida, amor e fantasia, que têm encantado platéias ao redor do mundo.
Ney Gabriel Rosauro nasceu no Rio de Janeiro em 24 de Outubro de 1952. Em 1964 começou seus estudos de música e entre 1972 e 1978 estudou Composição e Regência na Universidade de Brasilia. Em 1976 começou seus estudos de percussão sinfônica com o prof. Luiz Anunciação da OSB no Rio de Janeiro, com quem teve aulas particulares até 1980.
Entre 1980 e 1982 fez cursos de especialização em Percussão e Pedagogia Musical na Hochschule für Musik Würzburg (Alemanha) sob a orientação do Prof. Siegfried Fink e entre 1985 e 1987 completou o Mestrado em Percussão nesta mesma escola.
Concluiu seu curso de Doutorado em Percussão (DMA) na University of Miami (EUA) em 1992, sob a orientação do prof. Fred Wickstrom.
Entre 1975 e 1987 foi professor da Escola de Música de Brasilia e durante este tempo foi também timpanista e chefe do naipe de percussão da Orquestra do Teatro Nacional de Brasilia.
Entre 1987 e 2000 foi coordenador do Laboratorio de percussão na Universidade Federal de Santa Maria, RS, onde também foi diretor do renomado “Grupo de Percussão da UFSM” um dos grupos pioneiros da percussão no Brasil.
Entre 2000 e 2009 foi diretor dos estudos de percussão na University of Miami, FL, EUA, onde também dirigiu o Grupo de Percussão da UM e os cursos de pós-graduação em percussão desta instituição.
Suas nove produções fonográficas foram muito bem aceitas pelo público e tem recebido críticas elogiosas da imprensa internacional.
Como compositor já escreveu mais de 50 peças e métodos didáticos para instrumentos de percussão sendo a maioria editada na Alemanha, EUA e Brasil. Suas composições já foram gravadas em CD e Video por artistas de renome internacional (como Evelyn Glennie e a London Symphony Orchestra) e seu concerto para Marimba e Orquestra foi já foi tocado por mais de 2000 orquestras nos cinco continentes.
Como pedagogo e solista tem desenvolvido sólida carreira internacional tendo ministrado cursos, participado de importantes festivais de percussão e apresentado concertos solo (ou com orquestra) no Brasil, Argentina, Uruguai, Cuba, Colômbia, Equador, Venezuela, Guatemala, Porto Rico, México, Chile, Croacia, Lituania, Polônia, Austria, Luxemburgo, Suiça, Suécia, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Dinamarca, Espanha, Holanda, Itália, Portugal, França, Canada, Finlandia, Taiwan, Macao, China, Japão,Nova Zelandia, Australia, Hong Kong, Costa Rica, Korea, Slovenia, Peru e nos EUA.
Ney Rosauro trabalha internacionalmente para YAMAHA, SABIAN, CONTEMPORANEA, MALLETWORKS e toca exclusivamente com baquetas e mallets VIC FIRTH.
FONTE: www.neyrosauro.com
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário