sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"International Herald Tribune" leiloará fotos históricas do século 20

Cerca de 2.500 fotos históricas do século 20, agrupadas em 300 lotes, serão leiloadas pelo jornal "International Herald Tribune" em Paris, a partir do próximo dia 19 de novembro.

As imagens incluem figuras marcantes, como os astros de Hollywood Cary Grant e Marilyn Monroe, o eterno Beatle John Lennon, o cineasta francês Jean Cocteau, o compositor russo Igor Stravinsky, o gângster Al Capone, políticos como membros da família Kennedy, o general francês Charles de Gaulle e até mesmo uma fotografia do líder soviético Leonid Brezhnev cochichando na orelha do presidente americano Richard Nixon.

As vendas serão conduzidas pela casa de leilão Drouot. A coleção completa é estimada em US$ 408 mil (R$ 832 mil).

De acordo com a Drouot, as imagens "recontam a história das ligações políticas, diplomáticas e culturais entre os Estados Unidos e a Europa". O "International Herald Tribune" completou 125 anos de existência em 2012.


Muitas das imagens ainda possuem marcas de corte para o uso do jornal, assim como dados técnicos e data de impressão atrás delas. A coleção será exibida na Drouot entre os dias 17 e 19, quando o leilão deve começar.

O "International Herald Tribune" foi fundado em 1887, com a intenção de levar notícias dos Estados Unidos a americanos morando fora do país, especialmente na Europa. O nome atual foi estabelecido em 1967, após os jornais americanos "New York Times" e o "Washington Post" comprarem as ações do então "New York Herald Tribune".

O "NYT" se tornou o único dono do jornal em 2003 e o "International Herald Tribune" é distribuído hoje em 160 países, tendo sucursais em Paris e Hong Kong.


FONTE:DA AFP, EM PARIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário