Cerca de 2.500 fotos históricas do século 20, agrupadas em 300 lotes, serão leiloadas pelo jornal "International Herald Tribune" em Paris, a partir do próximo dia 19 de novembro.
As imagens incluem figuras marcantes, como os astros de Hollywood Cary Grant e Marilyn Monroe, o eterno Beatle John Lennon, o cineasta francês Jean Cocteau, o compositor russo Igor Stravinsky, o gângster Al Capone, políticos como membros da família Kennedy, o general francês Charles de Gaulle e até mesmo uma fotografia do líder soviético Leonid Brezhnev cochichando na orelha do presidente americano Richard Nixon.
As vendas serão conduzidas pela casa de leilão Drouot. A coleção completa é estimada em US$ 408 mil (R$ 832 mil).
De acordo com a Drouot, as imagens "recontam a história das ligações políticas, diplomáticas e culturais entre os Estados Unidos e a Europa". O "International Herald Tribune" completou 125 anos de existência em 2012.
Muitas das imagens ainda possuem marcas de corte para o uso do jornal, assim como dados técnicos e data de impressão atrás delas. A coleção será exibida na Drouot entre os dias 17 e 19, quando o leilão deve começar.
O "International Herald Tribune" foi fundado em 1887, com a intenção de levar notícias dos Estados Unidos a americanos morando fora do país, especialmente na Europa. O nome atual foi estabelecido em 1967, após os jornais americanos "New York Times" e o "Washington Post" comprarem as ações do então "New York Herald Tribune".
O "NYT" se tornou o único dono do jornal em 2003 e o "International Herald Tribune" é distribuído hoje em 160 países, tendo sucursais em Paris e Hong Kong.
FONTE:DA AFP, EM PARIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário