quarta-feira, 7 de março de 2012

VILLA LOBOS 125 ANOS: BACHIANAS BRASILEIRAS




Na série de pequenos textos, abordamos as Bachianas Brasileiras nº4, em que o mestre Villa Lobos funde elementos do nosso folclore e imaginário popular ao universo de Bach. Viva os 125 anos do nosso grande compositor, autor da alma brasileira.

Bachianas 4
Escrita para piano em 1930 e estreada em 1939 por José Vieira Brandão
Orquestrada em 1941 e regida em 1942 pelo próprio compositor.
Dividida em: Prelúdio
Coral-canto do sertão
Ária-cantiga
Dança-miudinho

01-O prelúdio é uma forma aberta e monotemática. Muito usada no Barroco para iniciar uma obra em várias partes.
Tem andamento lento, compasso quaternário, melodia em Si menor fluente, bem Bach. A parte central é um pouco agitada e usa baixos descendentes, fazendo parecer um chorinho mais lento.

02-Partitura melancólica, Largo, no tom de Dó menor.

Melodia bucólica construída sobre uma harmonia leve e que lembra uma remota paisagem brasileira de rude beleza. No agudo, ouve-se um pássaro a pontilhar a melodia com sua percutida voz. O quadro geral lembra uma toada caipira em ritmo mais lento. A presença do caboclo se faz em escala sincopada e requebrada, enquanto o quadro musical se mantém como no início. Esta escala dá a falsa idéia de um crescendo.

03- O tema usado é do popular nordestino "Ó mana deixa eu ir"
(modo menor, com alterações de caráter particular na sexta nota ).
É um tema utilizado pelos cegos cantadores de feira da década de 20/30 no Nordeste do Brasil.
Dividido em 03 partes: a-Moderato
b-Vivace
a'-Moderato

Na parte central, o piano transforma-se numa escola de samba: tamborins, pandeiros, voz ( agudo )
harmonia dançante ( médio )
surdo deslocado ( grave )
O tema nordestino é também referência ás sanfonas e violões de toadas nortistas e Villa Lobos consegue dar um tom característico de Bach a esta melodia.

04-O miudinho é uma dança e um dos passos do samba de roda. Os dançarinos avançam como se fossem bonecos de mola, corpo imóvel e um movimento quase imperceptível de pés, num ritmo rápido e sempre igual. O instrumental do miudinho é pandeiro, violão, chocalho e berimbau. O compasso da Dança é 2/4, ritmo muito animado, em tom de Dó maior. O centro da obra possui ainda o tema "Vamos maruca" do folclore paulista.


Aldo Moraes/Compositor
composermoraes@hotmail.com

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