quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MÚSICO MARCELO TORCATO COMENTA O ARTIGO DE ALDO MORAES

Abaixo, comentário do músico Marcelo Torcato sobre meu artigo ( publicado neste blog e no site: www.recantodasletras.com.br ) em que enfoco os recentes filmes brasileiros que abordam a música. Agradeço a atenção deste amigo e importante incentivador da nossa tradição cultural. Saiba mais sobre Torcato: www.grupoinstrumental.net


Boas Novas!

Realmente, existem avanços importantes.

Eu 2004 eu participei do Festival Nacional do Choro em Mendes, RJ,
onde foi mostrado vídeos de vários músicos, cantores de nossa MPB,
também foi chamado a atenção para o cuidado do acervo, que não existe essa
preocupação, é preciso.

Mas a MPB de qualidade está meio apagada pela grande mídia, hoje a formação como foi citada, não existe mais para o grande público, o que poderá gerar um empobrecimento e a noção de futilidade na música, é algo que terá que ser combatido, não sei como. Mas, lendo a sua informação, o caminho está aberto para ser transformado para melhor, à partir do momento que a nossa música começa a ser pesquisada e mostrada, começa a ter alguma mudança, afinal, cantar Choro, é um grande exercício de dicção que a Música Sertaneja não tem, aí também a importância de haver a valorização de vários estilos musicais, já que um completa o outro, produzindo uma técnica decente.

Um problema que todos os professores atacaram no Festival de Choro que
eu participei em 2004, é sobre a necessidade de escrever os
arranjos do Choro, não ficar apenas na melodia e a indicação das harmonias, pois também é um registro histórico ao escrever tudo. Isso também deve ser estendido a MPB como um todo.

Abraços.
Marcelo Torcato

Nenhum comentário:

Postar um comentário