Através de sua sensibilidade e talento, a Londrina dos anos 50 em diante foi registrada por Yutaka Yasanaka.
Através do Foto Estrela, seu comércio de fotos na Rua Maranhão (que fechou em 2008), o povo teve a oportunidade de registrar momentos familiares e preservar a própria memória.
Yutaka faleceu hoje em Londrina, cidade para a qual doou todo o acervo de fotos e máquinas originais com as quais registrou Londrina. Objeto de estudo e de admiração, o homem que veio do Japão e que no Brasil constituiu família e se apaixonou pelo chão vermelho, deixa uma lição de amor e atenção com a história da cidade recém fundada que passava por seus olhos.
Yutaka é sem dúvidas, um símbolo da Londrina inovadora e vanguardista que sempre esteve a frente de seu tempo.
Aldo Moraes
www.palcomp3.com/aldomoraesoficial
composermoraes@hotmail.com
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário