O
Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) está prestes a
digitalizar 35 mil documentos do século XIX resguardados em seu
acervo. O equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado
do Ceará (Secult) foi contemplado no Edital Prêmio Memorial
Digital, da Petrobras e do Instituto Brasiliana (IB), no ano passado,
com o projeto "Digitalização dos Documentos Manuscritos da
Chefatura de Polícia da Província do Ceará (1823-1889)", e
agora dará início ao novo processo de conservação de seu acervo.
Com
a assinatura do contrato no dia 30 de dezembro de 2014, o APEC
receberá - até o mês de março -, em regime de comodato, um kit de
equipamentos, contendo câmera digital, scanner, conjunto de
iluminação e computador para a montagem de um laboratório de
digitalização. Também participará, através de um de seus
servidores, de um treinamento específico sobre digitalização de
documentos históricos, no mês de abril.
Diretor
do Arquivo Público, o historiador Márcio Porto destaca que a
premiação é uma vitória para a preservação do patrimônio
histórico e cultural do Estado, "pois vai proporcionar uma
'sobrevida' aos documentos, que não precisarão ser manuseados".
O projeto de digitalização, elaborado por ele em parceria com o
também historiador Fabiano Almeida Matos e com a estagiária de
História Patrícia Marciano, será executado no prazo de dois anos.
Segundo
Porto, a formação do laboratório de digitalização no APEC trará
ainda mais autonomia ao equipamento da Secult. "É difícil
encontrar aqui empresas especializadas em digitalização de
documentos antigos. Temos alguns documentos com mais de 200 anos",
pontua."Depois do término do projeto, temos ainda a perspectiva
de que os equipamentos sejam doados ao próprio Arquivo".
Para
a consulta do público em geral, o acesso a esses documentos também
ficará mais fácil. O material poderá ser consultado em CDs, DVDs
ou na Internet. O diretor do Arquivo Público destca que um dos
intuitos é disponibilizar, no futuro, todo o acervo da instituição,
digitalizado e online.
Os
documentos digitalizados
O
conjunto documental que ganhará sua versão digital foi produzido
pela polícia do século XIX no Ceará. A organização, a descrição
e a higienização desse acervo foram concluídas em dezembro de 2014
e fazem parte de um projeto de cinco estagiárias dos cursos de
história da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade
Federal do Ceará (UFC).
Prêmio
Memorial Digital
O
Prêmio Memorial Digital – Edital de Infraestrutura de Laboratórios
de Reprodução de Acervos Memoriais de Instituições Comprometidas
com Políticas de Digitalização" selecionou 13 projetos em
nível nacional, dentre os quais 10 foram contemplados.
O
objetivo principal do edital é disponibilizar equipamentos de
digitalização e treinamento para as instituições dispostas a
integrar, ou que já participam, da rede nacional de instituições
comprometidas com políticas de digitalização e preservação dos
acervos memoriais no Brasil – a Rede Memorial.
A
iniciativa contempla a capacitação inicial para as instituições
selecionadas, para que possam estruturar as suas políticas de
digitalização visando a continuidade do trabalho após este edital,
para a digitalização futura e contínua de outras coleções.
O
edital teve recurso total de R$ 300 mil e os 10 selecionados
receberão prêmios de R$ 30 mil em equipamentos de informática e
digitalização para captura, processamento e guarda das imagens
digitais geradas.
Além
disso, os premiados receberão treinamento necessário para a
utilização dos equipamentos recebidos. O treinamento e o apoio
técnico serão realizados pelo Laboratório da Brasiliana, da
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São
Paulo e pela Diretoria de Cultura e Memória da Fundação Joaquim
Nabuco, em Pernambuco.
Sobre
o Arquivo Público do Estado do Ceará
O
Arquivo Público do Estado do Ceará foi criado em 6 de setembro de
1916, como órgão vinculado à Biblioteca Pública. A partir de
1921, fez parte da Secretaria do Interior e Justiça. Em 1968,
vinculou-se definitivamente à Secretaria da Cultura do Estado, e
desde sua fundação esteve sediado em vários prédios antes de
instalar-se, em 1993, na sede atual.
O prédio que abriga hoje o
Arquivo Público foi construído em 1880 pela família Fernandes
Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico,
característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19
sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secretaria da
Cultura do Estado.
O
Equipamento tem como função recolher, preservar e divulgar
documentos de valor histórico para referência e pesquisa. São
correspondências, processos, relatórios, inventários, mapas,
plantas e diversos outros documentos, emitidos pelos Poderes
Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, de particulares,
desde 1703. Dos documentos antigos existentes no Arquivo Público
destacam-se o atestado de óbito do Padre Cícero; as viagens de
Matias Beck ao Ceará, do século XVIII; o inventário de Tristão
Gonçalves e de dona Ana Triste, sua esposa; registros de terras de
Fortaleza, do século XIX.
Serviço:
Arquivo
Público do Estado do Ceará
Endereço:
Rua Senador Alencar, 348, Centro.
Entrada franca.
Telefone:
(85) 3101.2615.
E-mail:
apec@secult.ce.gov.br
Atendimento
ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h.
ENTREVISTAS/MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação - Secretaria da Cultura do Ceará
(85) 8699.6524 - Dalwton Moura
(85) 8878.8805 - Raimundo Madeira
(85) 8824.0994 – Lucas Benedecti
(85) 3101.6761
Fotos: Secult/Divulgação/Felipe Abud
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