O naturalista Peter Matthiessen, escritor americano premiado que ajudou a criar a revista "The Paris Review", morreu ontem aos 86 anos, de acordo com sua editora, Riverhead Books.
Matthiessen era um ambientalista que escreveu sobre diversos povos indígenas. Ele foi o único autor a receber o prêmio National Book Award tanto na categoria de não ficção quanto na de ficção.
O primeiro deles veio em 1978, com "The Snow Leopard", livro sobre suas viagens ao Nepal. 30 anos depois, ele voltou a ganhar a honraria com "Shadow Country", uma coletânea de histórias.
Seu último livro tem data de lançamento marcada para a próxima terça-feira, dia 8, e se chama "In Paradise". A obra fala sobre o Holocausto.
Nascido em Nova York, ele se formou nas universidades Yale e Sorbonne, em Paris, onde ele criou, ao lado de Harold Humes e George Plimpton, a influente revista literária "The Paris Review", em 1953.
Mickey Rooney, ator de grande destaque em Hollywood nos anos 1930 e 40, morreu no domingo aos 93 anos de idade, informou a polícia de Los Angeles.
Rooney rodou mais de 200 longas-metragens em uma carreira que começou aos seis anos com um pequeno papel no filme mudo "Not to Be Trusted" (1926), e atualmente estava trabalhando no filme "The Strange Case of D.r Jekyll and Mr. Hyde", segundo apontou The Hollywood Reporter.
Foi nomeado quatro vezes ao Oscar e ganhou a estatueta em duas ocasiões, com premiações especiais: em 1939, no Prêmio Juvenil da Academia, compartilhado com Deanna Durbin, e em 1983, pelo conjunto da obra.
Rooney, com carreira tanto no teatro e na televisão, também foi indicado quatro vezes ao Emmy, saindo vencedor em uma ocasião, e foi indicado ao Tony, em 1980, pelo musical "Sugar Babies".
Nos anos 80 e 90 participou de séries de televisão populares como "The Love Boat" (1982), "The Golden Girls" (1988), "Murder, She Wrote" (1993) e "ER - Plantão Médico" (1998) ou em filmes como "Babe: O Porquinho Atrapalhado na Cidade" (1998).
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário