Morreu na tarde deste domingo (24), aos 64 anos, o empresário, açougueiro e churrasqueiro Marcos Bassi. Conhecido pela sua habilidade no corte e preparo de carnes vermelhas, Bassi comandava, desde 1979, o restaurante Templo da Carne, um dos ícones da gastronomia paulista.
Filho de italianos, o churrasqueiro começou cedo no ramo. Aos 8 anos, já vendia miúdos e produzia linguiça no Mercado Municipal de São Paulo. Aos 15, havia se tornado empresário, abrindo uma casa de carnes.
Bassi dedicou sua vida a estudar os cortes e preparos possíveis. São atribuídas a ele as criações do bombom de alcatra e do steak de açougueiro. Também é reponsável pela valorização da fraldinha, corte tido como menos nobre no passado.
Outra contribuição foi a técnica de embalar as carnes a vácuo, na qual foi um dos pioneiros no país.
Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário