sábado, 4 de fevereiro de 2012

O CINEMA NO BRASIL EM 2011



Os números registrados pelo Informe Anual de Acompanhamento de Mercado 2011 – Filmes e Bilheterias, divulgado nesta segunda-feira, 30, pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), são muito favoráveis para o segmento no país. Os dados levam o Brasil a fazer parte da lista das 20 maiores bilheterias do ano, ou seja, está entre os mercados cinematográficos mais importantes do mundo.

O número total de ingressos vendidos chegou a 143,9 milhões e a renda bruta nas bilheterias dos cinemas alcançou o valor de R$ 1,44 bilhão. Esses números confirmaram a tendência de alta verificada desde o início de 2011.

A bilheteria dos filmes brasileiros ficou entre as três melhores dos dez últimos anos, em números absolutos. Foram quase 18 milhões de ingressos vendidos e mais de R$ 163 milhões de renda bruta gerada.

Os três filmes nacionais que ficaram entre as 20 maiores bilheterias do ano de 2011 foram: De Pernas pro Ar (11ª posição), Cilada.com (13ª) e Bruna Surfistinha (19ª). Os Estados Unidos ocupam as dez primeiras posições da lista e também as demais que não estão preenchidas pelo Brasil.

Em 2011, também se destacaram as produções Assalto ao Banco Central, O Palhaço, O Homem do Futuro e Qualquer Gato Vira-Lata, todas com resultados de público acima de um milhão de ingressos.
Tendência de crescimento
As distribuidoras brasileiras independentes mantiveram a sua tendência de crescimento, tendo assegurado uma participação de mercado de 27,5% no total de filmes exibidos e de 69,0% na exibição de filmes brasileiros.
No total, foram lançados 99 filmes de longa-metragem, número considerado o maior dos últimos 10 anos.
A ausência de megasucessos como Tropa de Elite 2 e Nosso Lar fizeram com que fosse registrada uma queda de cerca de 30% na bilheteria dos filmes brasileiros em relação a 2010, tanto em termos de ingressos vendidos como em renda bruta.
O ano de 2011 também rendeu recordes para os filmes estrangeiros exibidos no Brasil. A renda bruta de bilheteria dos filmes internacionais foi de R$ 1,27 bilhão, tendo dobrado de valor em cinco anos. Isso reflete um crescimento do número de ingressos vendidos de cerca de 60% e um aumento do preço médio dos ingressos de 30%, no mesmo intervalo.

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