quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MORRE POETISA WISLAWA SZYMBORSKA



A poetisa polonesa Wislawa Szymborska, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 1996, morreu nesta quarta-feira aos 88 anos na Cracóvia vítima de um câncer de pulmão.
"Morreu em casa, tranqüila, enquanto dormia", disse à imprensa seu secretário pessoal, Michal Rusinek, lembrando que a escritora foi sempre um fumante incorrigível apesar das constantes advertências dos médicos.
Embora Wislawa, nascida em Kornik, no oeste da Polônia, em julho de 1923, fosse a poetisa mais conhecida da Polônia, teve que esperar até a concessão do Nobel em 1996 para que sua obra chegasse ao resto do mundo.
A autora destacou-se por uma poesia cheia de humor e pela habilidade em usar trocadilhos, presente desde seu primeiro poema publicado em um jornal local em 1945.
Inédita no país em livro próprio, a poeta Wislawa Szymborska acaba de ter um conjunto de 44 poesias publicado no volume "Poemas", editado pela Companhia das Letras.
Tímida, reservada e apegada desde menina à cidade de Cracóvia, no sul da Polônia, a poeta ganhou o mundo com o raro humor melancólico polonês e seus versos indagadores. O estilo lhe valeu o apelido de "poeta filosófica".
Usando formas simples para falar de assuntos complicados, a escritora foi laureada com o prêmio Nobel de Literatura de 1996.
A tradução dos poemas ficou por conta da doutora em literatura comparada e especialista em literatura eslava Regina Przybycien.
Uma das ideias da editora, com o título, é dar sequência à publicação de poesia estrangeira, tema sobre o qual já publicou uma grande coleção no passado.
"Poemas"
Autora: Wislawa Szymborska
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 168
Quanto: R$ 33,50 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário