Kamala Harris, senadora pela Califórnia, foi escolhida em uma lista que tinha estimado 13 nomes de mulheres, incluindo pesos-pesados, como a senadora e ex-pré-candidata Elizabeth Warren.
Biden havia prometido ter uma mulher como vice e estava sob pressão para que escolhesse uma mulher negra - Harris, portanto, cumpre esses dois pré-requisitos.
Ela já era apontada como favorita, ao lado da ex-embaixadora e ex-conselheira de Segurança de Barack Obama, Susan Rice. Uma vantagem de Harris sobre Rice é que ela tem mais experiência em campanhas eleitorais, uma vez que Rice nunca disputou um pleito.
Depois de cursar a universidade negra Howard, Harris estudou Direito na Universidade da Califórnia em Hastings e iniciou sua carreira na Promotoria do condado de Alameda. Tornou-se promotora-chefe em San Francisco em 2003, antes de ser eleita a primeira negra procuradora-geral da Califórnia. No cargo, ganhou reputação como estrela ascendente do Partido Democrata, até ser eleita ao Senado americano.
No Legislativo, Harris se destacou durante seus ásperos questionamentos a dois indicados por Trump - Brett Kavanaugh, então nomeado à Suprema Corte, e William Barr, nomeado ao cargo equivalente a ministro da Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário