O termo novo normal foi criado pelo empresário americano Mohamed El-Erian, em 2009, para falar sobre as consequências da crise econômica mundial daquele período. Desde então, a expressão tem sido usada para se referir a um momento após uma ruptura de grande magnitude.
Considerando o cenário de pandemia, a aplicação do termo no momento atual faz todo o sentido. Com a imposição do isolamento social, as pessoas logo começaram a desejar que a vida e a rotina voltassem à normalidade. Assim, desde então, discute-se como seria esse novo normal.
O que é o novo normal?
Apesar de o termo ser muito utilizado, ainda há uma incerteza sobre o que é o novo normal. Ele refere-se ao período após um momento ou evento que promoveu rupturas estruturais. Ou seja, a mudança foi tão intensa que é difícil acreditar que a situação será normalizada e tudo voltará a acontecer como antigamente.
É importante lembrar que eventos globais, como pandemias e guerras, aceleram o desenvolvimento, e isso está acontecendo atualmente. Para se adaptar à crise sanitária, grandes mudanças foram necessárias, tanto na vida profissional, quanto na pessoal.
O novo normal pode ser entendido como a nova forma de viver, que irá garantir a segurança e a sobrevivência da população. Portanto, o termo refere-se, principalmente, às ações cotidianas e à nova maneira de se relacionar, considerando as mudanças enfrentadas durante a pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário